[TÓPICO DEDICADO] Testemunhos de rede Mesh

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos SimPos
  • Data de Início Data de Início
O twibi 2 teria que ficar na posição que coloquei abaixo.

O Twibi tem um LED na frente que sinaliza a qualidade do sinal. Quando está ótimo e excelente fica verde. Quando está razoável fica amarelo. Passa para violeta e depois vermelho quando a qualidade de comunicação entre os Twibis fica ruim.
Isso facilita muito na hora de posicionar os aparelhos porque o LED muda de cor quase em tempo real.

Última edição:
Vou falar para vocês que a rede Mesh foi a melhor coisa que criaram, porque antes eu tinha três roteadores para levar o wifi em toda a casa e do 2º roteador para o 3º sempre tinha problema de roteamento adequado ou então o sinal era inconsistente.

Aqui dava tranquilamente 2 twibis mas por precaução peguei 3 e pela intensidade do sinal do 2º twibi para o meu quarto dá 100%, coisa que chegava entre 85% a 95% nos roteadores, sem falar que o roteamento para o equipamento que faz mais uso da rede é coisa do outro mundo, já fiz livestream sem perda de qualidade e com a minha mãe no quarto falando no skype no notebook, se fosse como antes nos roteadores tinha que botar QoS e esperar a rede não ficar instável.

Estou pesquisando os roteadores DECO e, por minha internet ser de 70Mbps, o E4 me atenderia perfeitamente.

No review do Digital Citzen, vi que a perfomance dele é bem sólida, chegando aos 94Mbps em praticamente todos os testes, sem quedas significativas.

Duas unidades já resolveria meu problema de cobertura aqui em casa e, se eu adicionar um M4 posteriormente, eu consigo ter velocidades de transferência (rede interna) maiores que 100Mpbs quado estiver conectado a esse nó, ou todos o sistema se "nivela por baixo"?

Pessoal, bom dia.
Gostaria de tirar umas dúvidas com quem possui o Deco M5. Estou querendo adquirir esse modelo para otimizar minha rede em casa, ter somente um SSID e melhorar a experiência no google home (as vezes não consigo fazer streaming pelo fato do meu telefone estar conectado em outro SSID). Minha idéia é ligar o Deco M5 com cabos para aumentar a performance, mas li alguns relatos que há queda de performance no 2 e 3 deco, não sendo possível atingit a velocidade máxima mesmo ligando via cabo. De quanto seria essa queda? Meu setup aqui é: o router da TIM + um AP da Linksys. Consigo utilizar um único SSID para o 5Ghz para não ter que ficar mudando de rede toda hora que me movimento pela casa e consigo atingir a velocidade máxima de 300 Mb nas duas redes.

Pessoal, bom dia.
Gostaria de tirar umas dúvidas com quem possui o Deco M5. Estou querendo adquirir esse modelo para otimizar minha rede em casa, ter somente um SSID e melhorar a experiência no google home (as vezes não consigo fazer streaming pelo fato do meu telefone estar conectado em outro SSID). Minha idéia é ligar o Deco M5 com cabos para aumentar a performance, mas li alguns relatos que há queda de performance no 2 e 3 deco, não sendo possível atingit a velocidade máxima mesmo ligando via cabo. De quanto seria essa queda? Meu setup aqui é: o router da TIM + um AP da Linksys. Consigo utilizar um único SSID para o 5Ghz para não ter que ficar mudando de rede toda hora que me movimento pela casa e consigo atingir a velocidade máxima de 300 Mb nas duas redes.

Não perde performance nos decos 2 e 3 estando eles conectados por cabo.
Presumo que o último parágrafo é uma pergunta, sim, único ssid com "troca" invisível entre os deco.

Fiz 1 exemplo de conexão com gargalo e 2 de conexão sem gargalo;

Deco-1.png

Deco-2.png

d1111.png

Vale lembrar que a maioria dos roteadores Wifi AC e AX podem virar Deco/Mesh, eles mesmos possuem nas configurações um modo de se transformarem em Access Point. Lembrando gente Deco/Mesh nada mais são do que Access Point.

Se você usar a mesma marca e os mesmos modelos, não existirá Bugs na hora de usar o mesmo SSID. Ou seja, se você quer usar 4 Roteadores TPLink Archer C9 ou Archer AX3000, compre 4 roteadores do mesmo modelo. Se você comprar 2 Archer C9 e 2 Archer AX3000, então use 2 SSID diferentes e não 1 SSID. Não estou afirmando com absoluta certeza que acontecerá bugs o tempo todo, mas que uma hora ou outra a conexão via Wifi pode ficar bugada, isso com certeza. Já reconfigurei diversas SSID de empresas que compravam marcas e modelos de Access Point diferentes e queriam usar o mesmo SSID e era extremamente bugado, a solução era comprar tudo do mesmo modelo ou usar mais SSID.

fdfdfdf.png
gdfdff.png

Perfeito, obrigado pela ajuda. Vou adquirir esse Deco M5 e dar um up na minha rede em casa.

Para os que pediram minha planta e a localização dos satélites. Apt de 139m2, internet de 240mbps , modem em bridge e 2 Deco M4. Tenho 5gz no apt todo de boa qualidade. Velocidade mínima é de 150mbps no Deco 2, porque já perde uma porcentagem na recepção do sinal principal, só um tri band para não perder nada. 2.4Ghz tenho até no elevador tranquilo.
@tkueda @Bolano

PLANTA.jpg

Aqui em casa basicamente com os três Twibis o último é o mais utilizado com os dois notebooks sendo um utilizando cabo de rede (meu) e o da minha mãe via wifi, já o segundo tem a cobertura maior utilizada pelos celulares (fica na maior parte do tempo na copa já que a minha utiliza muito pouco o celular por dia).

Nesse esquema consigo fazer livestream a 720p com pouca perda de quadro utilizando o OBS e a boa vontade da rede da NET, se caso eu queira fazer uma live a 1080p ou 720p sem perdas de quadros tenho que ir para a sala onde está o roteador da NET, tirando isso aqui a rede tá suportando bem vários dispositivos conectados ao mesmo tempo, coisa que com roteadores em modo repetidor dava umas boas capengadas durante o dia.

Estou planejando comprar uma caixa de 100 metros de cabo CAT5e para ir colocando em todos os twibis para ter uma performance máxima na rede e não ter que me preocupar mais com a intensidade do sinal wifi ou posicionamento dos twibis enquanto faço livestream.

Esquema-Internet.jpg

Para os que pediram minha planta e a localização dos satélites. Apt de 139m2, internet de 240mbps , modem em bridge e 2 Deco M4. Tenho 5gz no apt todo de boa qualidade. Velocidade mínima é de 150mbps no Deco 2, porque já perde uma porcentagem na recepção do sinal principal, só um tri band para não perder nada. 2.4Ghz tenho até no elevador tranquilo.
@tkueda @Bolano

PLANTA.jpg
O lugar que mais perda do sinal seria a cozinha e a lavanderia?

O lugar que mais perda do sinal seria a cozinha e a lavanderia?
Sinal na cozinha pega o 5Ghz com boa velocidade. Lavanderia o sistema já troca para o 2.4Ghz, porém com 100% de sinal, velocidade de 50/60mbps com 40mhz de largura de banda.
*Testes feito com um Macbook Air e Ipad 5th.

Pessoal, meti o pé na jaca e comprei esse kit aqui:

Pelo que pesquisei, ele é o modelo EW9, da IP-COM, rebranded pra Tenda.

Achei o preço bem interessante por ser um sistema MESH com 3 nós e ainda gigabit. Não achava nada pare

Assim que chegar, irei fazer os testes e posto aqui pra vocês.

Achei o preço bem interessante por ser um sistema MESH com 3 nós e ainda gigabit. Não achava nada pare

Bem interessante!
Conseguiu especificações de hardware dele?
O fato de ter 4 portas ajuda bastante!!!

Vendo aqui, as unidades satélites não tem entrada para cabo de rede, quanta confiança do fabricante.

Bem interessante!
Conseguiu especificações de hardware dele?
O fato de ter 4 portas ajuda bastante!!!

Vendo aqui, as unidades satélites não tem entrada para cabo de rede, quanta confiança do fabricante.

Não consegui achar em nenhum lugar as especificações. Só tem alguns vídeos em indiano e romeno(!) no Youtube, mas é só unboxing e caracteristicas.

Já até li o manual que consta no site, mas também não tem essas informações de hardware.

Bom, terei 7 dias para desbravar essa terra desconhecida antes de alguma devolução...

Não consegui achar em nenhum lugar as especificações. Só tem alguns vídeos em indiano e romeno(!) no Youtube, mas é só unboxing e caracteristicas.

Já até li o manual que consta no site, mas também não tem essas informações de hardware.

Bom, terei 7 dias para desbravar essa terra desconhecida antes de alguma devolução...

Basicamente você comprou um acess point indoor que é algo mais relacionado a empresas, tráfego de redes para empresas de médio e grande porte, mas, pelo preço e pelas especificações acredito que você pagou muito bem em relação a um DECO ou Twibi da vida e vai ter bem menos dor de cabeça com isso, o chato deve ser relacionado a configuração, mas o lado bom é que ele deve ter muitas opções de personalização de configurações.

Especificações do EW9

Other
Authentication Access
Management and Maitainance
Installation and Deployment
Software Specification
Hardware Specification
FrequencyDua-Band:2.4G+5G
Wireless Rate300+867Mbps
11AC Wave 2Support
BeamformingSupport
Networking TechnologyTrue Mesh
Wireless Power2.4G:19dBm
5G:19dBm
Antenna4*4dBi, Horizontal omnidirectional antenna
Interface1*Power Port, 1*Reset button, 4*Gigabit Port
WAN Portsdual WAN
QoSSupport
Seamless RoamingSupport
Mountingwall mount/ceiling mount/pole mount/desk mount
APP Installation and ConfigurationSupport
Route Mode and Bridge ModeSupport
Mesh nodes in one Mesh SystemTypical:3
Max:9
APP ManagementSupport
Local CertifiicationSupport
DimensionsProduct:170*170*36mm
Packing:260*175*55mm
Packing ListBracketx1, Boltx4、Expansion sleevex4, Expansion scewx4, Ribbonx2
Packing Quantities20
Power DimensionsExternal switching power supply 12V/1A
CertificationCCC\FCC\CE\RoHs

Especificações do EP9

Other
Authentication Access
Management and Maitainance
Installation and Deployment
Software Specification
Hardware Specification
FrequencyDua-Band:2.4G+5G
Wireless Rate300+867Mbps
11AC Wave 2Support
BeamformingSupport
Networking TechnologyTrue Mesh
Wireless Power2.4G:19dBm
5G:19dBm
Antenna4*4dBi, Horizontal omnidirectional antenna
Interface1*Power Port, 1*Reset button
QoSSupport
Seamless RoamingSupport
Mountingwall mount/ceiling mount/pole mount/desk mount
APP Installation and ConfigurationSupport
Route Mode and Bridge ModeSupport
Mesh nodes in one Mesh SystemTypical:3
Max:9
APP ManagementSupport
Local CertifiicationSupport
DimensionsProduct:170*170*36mm
Packing:260*175*55mm
Packing ListBracketx1, Boltx4、Expansion sleevex4, Expansion scewx4, Ribbonx2
Packing Quantities20
Power DimensionsExternal switching power supply 12V/1A
CertificationFCC\CE\RoHs

Basicamente você comprou um acess point indoor que é algo mais relacionado a empresas, tráfego de redes para empresas de médio e grande porte, mas, pelo preço e pelas especificações acredito que você pagou muito bem em relação a um DECO ou Twibi da vida e vai ter bem menos dor de cabeça com isso, o chato deve ser relacionado a configuração, mas o lado bom é que ele deve ter muitas opções de personalização de configurações.

Especificações do EW9...

Sim, a idéia foi essa mesmo. Pegar algo que me dê cobertura pois compartilho o wifi com a minha irmã que mora na casa da frente (mesmo terreno).

Na questão da configuração, é feita toda por um app no celular e aparentmente é bem tranquilo, viu. Agora é ficar aqui ansioso pela chegada...

Não sei se entendi direito, mas parece que o ponto principal EW9( que tem as entradas de rede) é gigabit. Porém os dois satélites EP9 não são gigas, então vai enviar até 100 mega.

Não sei se entendi direito, mas parece que o ponto principal EW9( que tem as entradas de rede) é gigabit. Porém os dois satélites EP9 não são gigas, então vai enviar até 100 mega.

Os satélites não tem LAN, é apenas por wifi, então, teoricamente ficam limitado pela velocodade do padrão AC, que teoricamente passam velocidades acima de 1 giga.

Ola pessoal, estou procurando uma solução para minha loja, pesquisei e achei muito interessante o Twibi Fast, mas tem uma coisa que não achei legal, aqui é uma loja de moveis, não temos um trafego alto de dados, mas como o espaço é grande muitas vezes não tenho sinal em algumas partes da loja, nisso a tecnologia mesh deve me ajudar. Mas pelo que vi no manual o Twibi tem uma rede de convidados que pode ser configurada, mas pelo que vi não tem limitação de banda nessa rede, alguém sabe me confirmar isso? Pois como aqui é loja e também uso a mesma internet em casa não gostaria de deixar toda a banda disponível para qualquer um que passe na rua fora de horário. Caso não tenha como poderiam me indicar algum sistema mesh com bom custo beneficio que faça isso?

Gente, não comprem Mesh/Deco/AP sem pelo menos UMA conexão de Rede Ethernet. Os melhores vão ter 2, mas a maioria possui pelo menos 1.
Aqueles que não possuem nenhuma vão ter um desempenho terrível, no maximo vão servir para trocar textos no whatsapp, se fazer uma ligação de audio/video ja caga tudo

Abaixo está o que você busca. Usa chips Realtek. Pelo que vi é semelhante ao Tenda MW6 e o Twibi Giga, mas usa antenas distintas de 2,4 e 5GHz.

Gente, não comprem Mesh/Deco/AP sem pelo menos UMA conexão de Rede Ethernet. Os melhores vão ter 2, mas a maioria possui pelo menos 1.
Aqueles que não possuem nenhuma vão ter um desempenho terrível, no maximo vão servir para trocar textos no whatsapp, se fazer uma ligação de audio/video ja caga tudo

Não necessariamente, existem relatos aqui neste tópico mesmo, do pessoal usando Deco M5 "linkados" apenas por wifi e funcionando muito bem!
Claro que ter a opção e poder cabeá-los seria a melhor opção porém muitos compram mesh por não poder passar cabos.

Users who are viewing this thread

Voltar