• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Testemunhos de rede Mesh

Bom dia pessoal?

O deco M5 seria a melhor escolha em 2022 ou tem algo mais interessante?
 
Bom dia pessoal?

O deco M5 seria a melhor escolha em 2022 ou tem algo mais interessante?
Depende da sua necessidade.
Você quer algo plug and play que não tenha quase nenhuma configuração? então é uma boa opção.
Se quiser algo mais configurável, sugiro adquirir Access Points dedicados para isso, como Ubiquiti ou TPLINK omada.
 
Bom dia,

senhores, comprei 3 Redmi Ax6s para utilizar aqui no meu local de trabalho, e iria utilizar ele controlando o acesso via Filtro de MAC(Liberando apenas os MAC cadastrados). Porem quando fui adicionar o 33º dispositivo, ele informa que só é permitido 32. Sabem dizer se consigo contornar essa situação?
 
Depende da sua necessidade.
Você quer algo plug and play que não tenha quase nenhuma configuração? então é uma boa opção.
Se quiser algo mais configurável, sugiro adquirir Access Points dedicados para isso, como Ubiquiti ou TPLINK omada.
Poxa muito obrigado meu amigo, na verdade procuro algo simples e funcional, pois a pessoa que usará não possui muito conhecimento de redes e etc.
Vi que tem o MW6 Tenda também que é mais em conta, será que teria muita diferença para o M5?
 
Poxa muito obrigado meu amigo, na verdade procuro algo simples e funcional, pois a pessoa que usará não possui muito conhecimento de redes e etc.
Vi que tem o MW6 Tenda também que é mais em conta, será que teria muita diferença para o M5?
Nesse caso o amigo @tecpix tem mais informações
 
Bom dia pessoal?

O deco M5 seria a melhor escolha em 2022 ou tem algo mais interessante?

Qual a velocidade de internet utilizada? Precisa de que velocidade nós equipamentos?
 
Bom dia pessoal?

O deco M5 seria a melhor escolha em 2022 ou tem algo mais interessante?

Cara, tenhos 2 M5 aqui na casa dos meus pais tomando conta de uns 40 equips simultaneos (2nootebooks, 3 pcs e uns 4 celulares, sendo o resto todos os outros dispositivos inteligentes que não consomem tanta internet assim) e é só alegria! Pense num negócio plug and play! É literalmente ligar e ser feliz...

Na Amazon o kit com 3 está saindo por uns 1.2k salvo engano com frete grátis... fosse vc eu abraçaria feliz da vida, rsrs... Acho que é o melhor preço dos últimos tempos (pagamos 900 no kit com 2).
 
Poxa muito obrigado meu amigo, na verdade procuro algo simples e funcional, pois a pessoa que usará não possui muito conhecimento de redes e etc.
Vi que tem o MW6 Tenda também que é mais em conta, será que teria muita diferença para o M5?
Com relação à potencia, o M4 e o M5 são equivalentes.. O M5 tem mais processador e RAM.. isso vale se tiver muitos clientes (mais que 32) conectados em cada ponto..
O MW6 tem mais potencia, o que pode fornecer um maior alcance, mas pelo que vejo por aqui, o firmware dele é um pouco bugado e bem limitado..

DevicePHY modesCPU1FLA1RAM1Radio1Radio22.412-2.462 GHz5.18-5.24 GHz5.745-5.825 GHzFCC date
TP-LINK Deco E4R
FCC ID:
TE7E4
abgn+ac

AC1200
Qualcomm Atheros
QCA9561
750 MHz
16 MiB128 MiBQualcomm Atheros
QCA9561
2x2:2, bgn
Qualcomm Atheros
QCA9886
2x2:2, an+ac
197 mW195 mW192 mW2019-03-02
TP-LINK Deco M4R
FCC ID:
TE7M4R
abgn+ac

AC1200
Qualcomm Atheros
QCA9563
750 MHz
16 MiB128 MiBQualcomm Atheros
QCA9563
2x2:2, bgn
Qualcomm Atheros
QCA9886
2x2:2, an+ac
610 mW480 mW500 mW2018-10-19
TP-LINK Deco M5
FCC ID:
TE7M5
abgn+ac

AC1300
Qualcomm
IPQ4019
717 MHz
4 cores
32 MiB256 MiBQualcomm
IPQ4019
2x2:2, bgn
Qualcomm
IPQ4019
2x2:2, an+ac
403.6 mW539.5 mW404.6 mW2017-03-01
Mesh3 (Nova MW6)
FCC ID:
V7TMESH3
abgn+ac

AC1200
Realtek
RTL8197FS
(1 GHz)
16 MiB128 MiBRealtek
RTL8197FS
2x2:2, bgn
Realtek
RTL8812BR
2x2:2, an+ac
951 mW867 mW898 mW2017-08-23
 
Fiz a postagem no local incorreto... trazendo para cá que fala diretamente da tecnologia MESH...


Produto funciona bem, possui amplitude de sinal e faz o que promete, mas para os fins que eu pensei não ficou bom.

Ver anexo 134354

Minha ideia é que alguns provedores que eu atendo pudessem jogar com a tecnologia Mesh, comprando 1 Kit Pack2 e desmembrando para utilização solo. Dessa forma há a preparação para agregação de valor conforme a velocidade de venda do provedor.

Funciona perfeitamente como pensei, porém a TP-Link limita muito o acesso a determinadas funções.

Por exemplo, no wi-fi o DECO M9 Plus não permite que configure canal ou frequência. Abertura de portas é permitido, mas a forma que é feita é pelo aplicativo DECO, não há como entrar no endereço padrão (192.168.68.1) e colocar usuário e senha e ter as features liberadas. Por si só isso limita o acesso do provedor, o ideal é que houvesse a função preset tipo o DECO HC4.

Controle QOS, antivirus, controle de paistudo é feito pelo aplicativo DECO na área "Homecare", bacana para o usuário final.

Como eu disse, na questão de performance cumpre o que promete, bom processador, no Deco principal transfere em média para os aparelhos em 5GHz 500mega de down e 400 de Up, pelos testes de recebimento que o software tem ele recebe um pouco mais de 500 de down e 400 de up:










Como informei, atende bem as especificações de velocidade pelo tamanho do local, esses 2 módulos estão cobrindo satisfatoriamente 250m², cabe salientar que o Deco principal, que é o roteador, está recebendo a internet no andar de cima, o que não favorece a propagação.

É para sair nas próximas semanas a atualização de firmware 1.6.0, no Deco M5 melhorou algumas questões de velocidade única de rede e introdução de novas features.


EDIT: Recebi o DECO X20 para testar, menor velocidade de rede mas poder de processamento bem maior e com WI-FI6 vamos ver como fica.... depois posto.

Ver anexo 134353


Amigo, no Deco M4 nao tem como fixar o canal de 40 MHZ na rede 2,4ghz?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Com relação à potencia, o M4 e o M5 são equivalentes.. O M5 tem mais processador e RAM.. isso vale se tiver muitos clientes (mais que 32) conectados em cada ponto..
O MW6 tem mais potencia, o que pode fornecer um maior alcance, mas pelo que vejo por aqui, o firmware dele é um pouco bugado e bem limitado..

DevicePHY modesCPU1FLA1RAM1Radio1Radio22.412-2.462 GHz5.18-5.24 GHz5.745-5.825 GHzFCC date
TP-LINK Deco E4R
FCC ID:
TE7E4
abgn+ac

AC1200
Qualcomm Atheros
QCA9561
750 MHz
16 MiB128 MiBQualcomm Atheros
QCA9561
2x2:2, bgn
Qualcomm Atheros
QCA9886
2x2:2, an+ac
197 mW195 mW192 mW2019-03-02
TP-LINK Deco M4R
FCC ID:
TE7M4R
abgn+ac

AC1200
Qualcomm Atheros
QCA9563
750 MHz
16 MiB128 MiBQualcomm Atheros
QCA9563
2x2:2, bgn
Qualcomm Atheros
QCA9886
2x2:2, an+ac
610 mW480 mW500 mW2018-10-19
TP-LINK Deco M5
FCC ID:
TE7M5
abgn+ac

AC1300
Qualcomm
IPQ4019
717 MHz
4 cores
32 MiB256 MiBQualcomm
IPQ4019
2x2:2, bgn
Qualcomm
IPQ4019
2x2:2, an+ac
403.6 mW539.5 mW404.6 mW2017-03-01
Mesh3 (Nova MW6)
FCC ID:
V7TMESH3
abgn+ac

AC1200
Realtek
RTL8197FS
(1 GHz)
16 MiB128 MiBRealtek
RTL8197FS
2x2:2, bgn
Realtek
RTL8812BR
2x2:2, an+ac
951 mW867 mW898 mW2017-08-23

amigo, no deco M4 nao tem como fixar o canal de 40mhz na rede de 2,4 ghz?
 
Última edição:
amigo, no deco M4 nao tem como fixar o canal de 40mhz na rede de 2,4 ghz?
Nao tenho o M4, mas segundo a TP-Link, o DECO é feito para ser auto-configurável e auto-corrigível. Se o Deco, ao escanear o ambiente, encontra possibilidade de funcionar a 40MHz de largura, ele vai se configurar para tal. Se ele ver que há muitos canais em uso de outras redes Wifi, ele vai se manter em 20MHz no melhor canal disponível.
 
Amigo, no Deco M4 nao tem como fixar o canal de 40 MHZ na rede 2,4ghz?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



amigo, no deco M4 nao tem como fixar o canal de 40mhz na rede de 2,4 ghz?

Infelizmente não. O Deco E4 ou M4 não permite selecionar canal, largura de banda, potência de transmissão.

As únicas opções disponíveis é para ativar o Beamforming e o Fast Roaming.

Já tive Deco E4 e M4 e eles sempre operaram em 40MHz. Eles nunca funcionaram em 20MHz. Na rede 5GHz eles sempre operam em 80MHz.
 
Nao tenho o M4, mas segundo a TP-Link, o DECO é feito para ser auto-configurável e auto-corrigível. Se o Deco, ao escanear o ambiente, encontra possibilidade de funcionar a 40MHz de largura, ele vai se configurar para tal. Se ele ver que há muitos canais em uso de outras redes Wifi, ele vai se manter em 20MHz no melhor canal disponível.

Infelizmente não. O Deco E4 ou M4 não permite selecionar canal, largura de banda, potência de transmissão.

As únicas opções disponíveis é para ativar o Beamforming e o Fast Roaming.

Já tive Deco E4 e M4 e eles sempre operaram em 40MHz. Eles nunca funcionaram em 20MHz. Na rede 5GHz eles sempre operam em 80MHz.

Isso é uma das coisas q desanimo na rede Mesh. Nao tem como setar nada manualmente. Tudo bem a tp link fazer uma configuraçao automatica como padrao para as pessoas mais leigas, porem deveriam deixar a opçao para as pessoas configurarem manualmente algumas coisas.
 
Olá galera. Decidi instalar uma rede mesh no prédio familiar que moro. Tenho duas redes de fibra óptica. Meu centralizador é um Mikrotik RB750Gr3 que recebe essas duas fibras. Tenho "milhões" de roteadores espalhados por 770m2 em 4 casas e uns 50 equipamentos que vão desde 2 impressoras Epson L355, 1 DVR Intelbras, 1 inversor de energia solar trifásico, 10 PCs, 6 notebooks, 4 chromecast, 10 smartphones, 2 câmeras IP Xiaomi, 1 rIg de mineração, 4 tvs smart etc. É uma festa. Recebo sempre a parentada também. Essa RB faz o trabalho com maestria (nunca passa de 5%). Todos os roteadores tem o dhcp desligado para os equipamentos pegarem o IP da RB mas todos tem SSID diferentes. É aquela festa de troca troca de ssid que todo mundo conhece. Pensei em comprar uns 6 Tenda WM6, pretendo usá-los como AP e todos ligados por cabeamento Gigabit. Odeio wi-fi, amo cabos. O caminho é: rua, receptores FO, RB (uma conexão é PPPOE a outra é DHCP da Brisanet) Switch da TPLink e roteadores (3 Xiaomi, 2 Dlink e 3 tplink) Dúvida: posso colocar esses 6 Tenda como AP (sem designar IP interno) todos ligados com seus respectivos cabos Gigabit direto da RB? Se sim, também poderei configurar uma rede de visitantes? Dos aparelhos que citei algum tem mal funcionamento com os aparelhos da Tenda? Pretendo comprar dois kits Tenda WM6 no Aliexpress, alguma dica?
 
Isso é uma das coisas q desanimo na rede Mesh. Nao tem como setar nada manualmente. Tudo bem a tp link fazer uma configuraçao automatica como padrao para as pessoas mais leigas, porem deveriam deixar a opçao para as pessoas configurarem manualmente algumas coisas.

Concordo.

PARECE que tudo o que tem somente ajuste aute automático funciona muito bem, mas não custava nada deixar o usuário que assim quisesse brincar com as configurações.

Mesmo eu me considerando leigo, ainda sim senti falta de alguns ajustes simples que "todo roteador tem".

O jeito é aceitar mesmo rsrs.
 
Olá galera. Decidi instalar uma rede mesh no prédio familiar que moro. Tenho duas redes de fibra óptica. Meu centralizador é um Mikrotik RB750Gr3 que recebe essas duas fibras. Tenho "milhões" de roteadores espalhados por 770m2 em 4 casas e uns 50 equipamentos que vão desde 2 impressoras Epson L355, 1 DVR Intelbras, 1 inversor de energia solar trifásico, 10 PCs, 6 notebooks, 4 chromecast, 10 smartphones, 2 câmeras IP Xiaomi, 1 rIg de mineração, 4 tvs smart etc. É uma festa. Recebo sempre a parentada também. Essa RB faz o trabalho com maestria (nunca passa de 5%). Todos os roteadores tem o dhcp desligado para os equipamentos pegarem o IP da RB mas todos tem SSID diferentes. É aquela festa de troca troca de ssid que todo mundo conhece. Pensei em comprar uns 6 Tenda WM6, pretendo usá-los como AP e todos ligados por cabeamento Gigabit. Odeio wi-fi, amo cabos. O caminho é: rua, receptores FO, RB (uma conexão é PPPOE a outra é DHCP da Brisanet) Switch da TPLink e roteadores (3 Xiaomi, 2 Dlink e 3 tplink) Dúvida: posso colocar esses 6 Tenda como AP (sem designar IP interno) todos ligados com seus respectivos cabos Gigabit direto da RB? Se sim, também poderei configurar uma rede de visitantes? Dos aparelhos que citei algum tem mal funcionamento com os aparelhos da Tenda? Pretendo comprar dois kits Tenda WM6 no Aliexpress, alguma dica?
Acredito que voce pode sim conectar tudo direto no mikrotik (claro, se atentando a qtd de portas). Não acredito que vá existir problemas de compatiblidade. Agora sobre a rede de visitantes eu não sei dizer pois n conheço o tenda. Tbm n sei se caso tenha rede de visitantes, se voce consegueria designar uma vlan para essa rede e criar uma rede separada para ela no mikrotik, para que um SSID tenha acesso a sua LAN e outro SSID tenha acesso somente a VLAN (que é uma outra rede separada da sua).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Concordo.

PARECE que tudo o que tem somente ajuste aute automático funciona muito bem, mas não custava nada deixar o usuário que assim quisesse brincar com as configurações.

Mesmo eu me considerando leigo, ainda sim senti falta de alguns ajustes simples que "todo roteador tem".

O jeito é aceitar mesmo rsrs.
Paciência.
 
Olá galera. Decidi instalar uma rede mesh no prédio familiar que moro. Tenho duas redes de fibra óptica. Meu centralizador é um Mikrotik RB750Gr3 que recebe essas duas fibras. Tenho "milhões" de roteadores espalhados por 770m2 em 4 casas e uns 50 equipamentos que vão desde 2 impressoras Epson L355, 1 DVR Intelbras, 1 inversor de energia solar trifásico, 10 PCs, 6 notebooks, 4 chromecast, 10 smartphones, 2 câmeras IP Xiaomi, 1 rIg de mineração, 4 tvs smart etc. É uma festa. Recebo sempre a parentada também. Essa RB faz o trabalho com maestria (nunca passa de 5%). Todos os roteadores tem o dhcp desligado para os equipamentos pegarem o IP da RB mas todos tem SSID diferentes. É aquela festa de troca troca de ssid que todo mundo conhece. Pensei em comprar uns 6 Tenda WM6, pretendo usá-los como AP e todos ligados por cabeamento Gigabit. Odeio wi-fi, amo cabos. O caminho é: rua, receptores FO, RB (uma conexão é PPPOE a outra é DHCP da Brisanet) Switch da TPLink e roteadores (3 Xiaomi, 2 Dlink e 3 tplink) Dúvida: posso colocar esses 6 Tenda como AP (sem designar IP interno) todos ligados com seus respectivos cabos Gigabit direto da RB? Se sim, também poderei configurar uma rede de visitantes? Dos aparelhos que citei algum tem mal funcionamento com os aparelhos da Tenda? Pretendo comprar dois kits Tenda WM6 no Aliexpress, alguma dica?
A questão de vários SSID é mera configuração.
Como disse o amigo ali, caso tenha necessidade de privacidade em várias redes, você pode fazer VLAN no mikrotik e entregar nos access point.
Eu havia feito isso aqui em casa com o MK + ubiquiti.
 
Nao tenho o M4, mas segundo a TP-Link, o DECO é feito para ser auto-configurável e auto-corrigível. Se o Deco, ao escanear o ambiente, encontra possibilidade de funcionar a 40MHz de largura, ele vai se configurar para tal. Se ele ver que há muitos canais em uso de outras redes Wifi, ele vai se manter em 20MHz no melhor canal disponível.

Amigo e se eu comprar uma unica unidade de deco m4 agora e ir usando com repetidor comum até eu conseguir comprar outra unidade de deco m4 para formar mesh mais para frente, ele vai funcionar? ou o firmware do deco nao permite uso de repetidores normais? E outra, quando usado em mesh, eu consigo alterar a faixa de ip Lan deles?
 
Amigo e se eu comprar uma unica unidade de deco m4 agora e ir usando com repetidor comum até eu conseguir comprar outra unidade de deco m4 para formar mesh mais para frente, ele vai funcionar? ou o firmware do deco nao permite uso de repetidores normais? E outra, quando usado em mesh, eu consigo alterar a faixa de ip Lan deles?
O Uso de repetidor não depende do roteador principal.. Para esse roteador, um repetidor é apenas mais um cliente.. então daria sim para ligar um repetidor, mas comprar apenas um M4 costuma sair pouca coisa mais barato que comprar um kit com dois..

Como disse, não tenho um M4 para dar detalhes sobre seus ajustes, mas imagino que dá sim para mudar a faixa que o DHCP dele fornece IPs
 
O Uso de repetidor não depende do roteador principal.. Para esse roteador, um repetidor é apenas mais um cliente.. então daria sim para ligar um repetidor, mas comprar apenas um M4 costuma sair pouca coisa mais barato que comprar um kit com dois..

Como disse, não tenho um M4 para dar detalhes sobre seus ajustes, mas imagino que dá sim para mudar a faixa que o DHCP dele fornece IPs

É que no ML eu axei um M4 por 380 reais. dai pensei em comprar um agora e ir usando com repetidor normal q eu ja tenho, e mais para frente compro outro M4.
 
É normal a velocidade da internet cair muito entre os pontos de uma rede Mesh?

Tenho 2 pontos do Huawei Wifi Mesh e 1 Ax3 aqui em casa e eles não conseguem cobrir nem uma área de 150 metros direito. E a queda de velocidade é absurda, 600mb no ponto principal > 260mb > 90mb no mais distante.
 
É normal a velocidade da internet cair muito entre os pontos de uma rede Mesh?

Tenho 2 pontos do Huawei Wifi Mesh e 1 Ax3 aqui em casa e eles não conseguem cobrir nem uma área de 150 metros direito. E a queda de velocidade é absurda, 600mb no ponto principal > 260mb > 90mb no mais distante.
Se a conexão do ponto principal chegar ruim no ponto secundário, ele irá propagar a conexão ruim também.
O ideal é ligar os pontos de wifi no cabo de rede, mas se não for possível, então vai ter que colocar ele em outro lugar onde consiga captar melhor o wifi do ponto principal.
 
É normal a velocidade da internet cair muito entre os pontos de uma rede Mesh?

Tenho 2 pontos do Huawei Wifi Mesh e 1 Ax3 aqui em casa e eles não conseguem cobrir nem uma área de 150 metros direito. E a queda de velocidade é absurda, 600mb no ponto principal > 260mb > 90mb no mais distante.
Sim.. é.. pra espalhar 600mbps não tem mágica. É preciso backhaul usando cabo de rede.. não espere ter 600mbps em todos os cantos da casa ligando os pontos por Wifi.

600mbps normalmente só são obtidos no mesmo comodo do roteador. Quando é preciso atravessar uma parede, a queda de sinal irá causar perda de velocidade, como o colega @Arris comentou.
Nao sei a potencia do Wifi mesh, mas o AX3 WS5200 é bem fraco em potência.. então ele vai dropar bastante o sinal após algum obstáculo.

Há também o fato da comunicação entre pontos por Wifi usarem o mesmo hardware, então numa transferencia pesada, metade do wifi seria usado pra se comunicar com a base e a outra metade pra se comunicar com o cliente..
Isso é fator limitante do AX3, que por ser Mimo 2x2, usaria uma stream pra base e uma stream pro cliente.. Se estiver usando uma base AC, sua velocidade de comunicação seria no máximo 433mbps pra cada stream, uns 300mbps na vida real sem obstáculos..
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo