• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Testemunhos de rede Mesh

Se pegar os M4 e interliga-los por Wifi, sua velocidade máxima não será maior que 350mbps reais, ou 433mbps teóricos por stream, por que o M4 vai usar metade da banda (uma das duas streams) para se comunicar com a base a outra metade pra se comunicar com os clientes.
Já no AX3000, essa velocidade pode chegar nos 600mbps teóricos, uns 450mbps na prática por cada stream (ambos possuem duas streams).

Se quiser montar mesh para 1gbps, vai precisar cabear os pontos ou pelo menos colocar um roteador 4x4 (4 streams) como um AX6S..
Uhm... entendi... é cabear aqui não rola... tudo conduite velho entupido de fio mais velho ainda hahahaha... tanto que resolvi por mesh exatamente por isso... além de que pra ajudar aqui atras de casa passa torre de alta tensão... então eu tenho uma interferencia absurda pra tudo
 
Galera, qual a solução mesh de dois pontos mais custo beneficio para eu colocar na minha casa. É uma casa geminada relativamente pequena com sala e 3 comodos enfileirados. Pensei em colocar um no começo da sala e um no quarto do fundo. Escritório fica no meio mas é tudo no cabo.
 
Galera, qual a solução mesh de dois pontos mais custo beneficio para eu colocar na minha casa. É uma casa geminada relativamente pequena com sala e 3 comodos enfileirados. Pensei em colocar um no começo da sala e um no quarto do fundo. Escritório fica no meio mas é tudo no cabo.
Tudo depende da velocidade que vc tem hoje de internet e como vc vai interligar os pontos..
Se sua velocidade for até uns 350mbps, daria pra pegar dois M4 ou Twibi Giga+ e liga-los por Wifi.
Se for mais do que isso, daria pra ligar via Cabo.. Mas se precisar ligar por WIfi, talvez valha pena pegar sistemas Wifi 6 4x4, o que deixa a brincadeira mais cara.

Na minha humilde opinião, eu prefiro pegar roteadores da Xiaomi/Redmi para montar Mesh.. Da pra pegar dois AX3000 ou 2 AX6s no Ali por menos de R$700..

Quanto a localização, é um erro comum colocar os pontos Mesh onde o sinal já está fraco.. Mas se ligar ambos os pontos Mesh por cabo, pode ser uma boa solução colocar um ponto num extremo da casa e o outro ponto no outro extremo.
Mas se ligar por Wifi, pode acabar piorando a situação, pois o sinal que vai chegar no segundo ponto será o sinal que ele vai repetir, e se o sinal chegar fraco, ele vai repetir fraco.

Para conexões via Wifi, o melhor é deixar ambos os pontos próximos ou com visada direta entre eles, como nos extremos de um corredor..
 
Tenho internet de 500mb, estou em duvida entrre esses, qual comprar redmi ax6s, redmi ax3000, xiaomi ax3000 ou me recomendam outro?
 
Tudo depende da velocidade que vc tem hoje de internet e como vc vai interligar os pontos..
Se sua velocidade for até uns 350mbps, daria pra pegar dois M4 ou Twibi Giga+ e liga-los por Wifi.
Se for mais do que isso, daria pra ligar via Cabo.. Mas se precisar ligar por WIfi, talvez valha pena pegar sistemas Wifi 6 4x4, o que deixa a brincadeira mais cara.

Na minha humilde opinião, eu prefiro pegar roteadores da Xiaomi/Redmi para montar Mesh.. Da pra pegar dois AX3000 ou 2 AX6s no Ali por menos de R$700..

Quanto a localização, é um erro comum colocar os pontos Mesh onde o sinal já está fraco.. Mas se ligar ambos os pontos Mesh por cabo, pode ser uma boa solução colocar um ponto num extremo da casa e o outro ponto no outro extremo.
Mas se ligar por Wifi, pode acabar piorando a situação, pois o sinal que vai chegar no segundo ponto será o sinal que ele vai repetir, e se o sinal chegar fraco, ele vai repetir fraco.

Para conexões via Wifi, o melhor é deixar ambos os pontos próximos ou com visada direta entre eles, como nos extremos de um corredor..
Aproveitando... o Xiaomi AX3000 é 2x2 né? Existe algum 4x4 sem antena? Pq no quarto até blz mas deixar o roteador com antena lá na sala é bem feio :haha:
 
Tudo depende da velocidade que vc tem hoje de internet e como vc vai interligar os pontos..
Se sua velocidade for até uns 350mbps, daria pra pegar dois M4 ou Twibi Giga+ e liga-los por Wifi.
Se for mais do que isso, daria pra ligar via Cabo.. Mas se precisar ligar por WIfi, talvez valha pena pegar sistemas Wifi 6 4x4, o que deixa a brincadeira mais cara.

Na minha humilde opinião, eu prefiro pegar roteadores da Xiaomi/Redmi para montar Mesh.. Da pra pegar dois AX3000 ou 2 AX6s no Ali por menos de R$700..

Quanto a localização, é um erro comum colocar os pontos Mesh onde o sinal já está fraco.. Mas se ligar ambos os pontos Mesh por cabo, pode ser uma boa solução colocar um ponto num extremo da casa e o outro ponto no outro extremo.
Mas se ligar por Wifi, pode acabar piorando a situação, pois o sinal que vai chegar no segundo ponto será o sinal que ele vai repetir, e se o sinal chegar fraco, ele vai repetir fraco.

Para conexões via Wifi, o melhor é deixar ambos os pontos próximos ou com visada direta entre eles, como nos extremos de um corredor..

Entendi, vou decidir aqui. Se for fazer mesh irei ligar por cabo pra trabalhar com as extremidades, porque no centro da casa que fica o escritório é tudo cabeado e é onde fica o modem. Minha casa aqui é meio facil de passar cabo pela laje.

Minha internet é 500mb e só tenho mais exigência de internet forte no PC cabeado mesmo. Agora estou indeciso entre um rotador bem melhor ou uma solução mesh. A real que não queria gastar muito mais de 500 reais.
 
a xiaomi/redmi lança novos roteadores todo ano?
tenho um redmi ax6000 e tô de olho em add mais um nó pra fazer mesh. pensando aqui se espero algum novo lançamento ou já vou em frente ....
 
a xiaomi/redmi lança novos roteadores todo ano?
tenho um redmi ax6000 e tô de olho em add mais um nó pra fazer mesh. pensando aqui se espero algum novo lançamento ou já vou em frente ....
Eu uso um AX6 de dois anos atrás e nao vejo necessidade de pegar algo novo..
Até pq esses caras mudam uma coisinha ou outra (Adicionam 160MHz, wan 2.5gbps, antena de IoT), falam que é o estado-da-arte, mas que nos finalmente não teriam impacto na minha instalação atual.
Então tudo depende da necessidade..
 
E pq tanto o M4 quanto o C80 possuem 2 faixas de freqquencia em 5ghz? qual seria a utilidade disso?
Não só eles.. todos os roteadores dual band possuem..

A faixa de 5.2GHz compreende os canais 36 a 64.
A faixa de 5.8GHz são dos canais 149-165

80211ac_channels.png
 
Amigos tenho Tim fibra de 1gb e gostaria de colocar uma rede mesh no meu apto de 90m2, estava pensando em colocar o Deco x60 mas vi que1ue saiu de linha , resolvi ir pro Deco x50 mas não sei o que houve que não encontro em lugar algum para venda, gostaria da ajuda de vocês na seguinte dúvida: vou de deco x20 ou espero chegar em estoque o x50? Outra hipótese seria ir de x60 mas como saiu de linha perdi a confiança no produto, agradeço a quem puder ajudar .
 
Em março de 2020, me adiantando ao que percebi que estaria por vir, comprei um pack de 3 unidades TP-Link Deco M9+ ainda no preço pré-pandemia que me atenderam muito bem em uma casa de 320m2 com duas unidades no andar inferior e uma unidade no andar superior. Apesar de poder cabear uma unidade na outra eu optei por ligar todas diretamente no switch. Usava um Switch Gerenciável 24 portas TP-Link e um PFSense i7-4790k com 16GB RAM. Antes do MESH eu usava um Time Capsule da Apple.

Até que chegou a Ubiquiti e em 10/09/2021 eu comprei o UDM Pro na promoção.
Logo depois comprei um Switch de 48 portas com PoE++ ainda quando o preço era só caro.

Mesmo assim continuei usando os TP-Link Deco M9+ como access point Wi-Fi MESH e nunca negaram serviço. O problema com a TP-Link é que ela é lenta em corrigir bugs nos aplicativos móveis e pior ainda nos aparelhos. Tinha que ficar caçando versão beta nos fóruns para obter melhorias. E o pior, o ZigBee oferecido nos M9+ só é compatível com aparelhos homologados por eles.

Há duas semanas troquei todas as câmeras por modelos Ubiquiti alimentadas por PoE e toquei o f*d*-se e comprei 3 unidades do Access Point U6 Mesh. Posicionei as unidades nos mesmos locais aonde estavam os TP-Link com a vantagem de eliminar as tomadas, todos os cabos vão direto para o meu Rack.

A minha rede melhorou 300%, as SmartTVs não demoram nem um segundo para carregar os conteúdos (antes eram uns 5) e eu tenho como (assim que tiver tempo) ir fazendo otimizações na rede e achando pontos fracos e melhorando o posicionamento dos aparelhos bem como criar um mapa da minha residência como no vídeo abaixo.



Essa melhoria na rede não é benefício do Wi-Fi 6 que apenas o meu desktop, desktop do meu filho e meu celular são compatíveis. A maioria dos aparelhos aqui ainda é Wi-Fi 4 e 5. Acredito ser do ecosistema.

Outra grande vantagem é que a Ubiquiti segue trabalhando, são constantes as melhorias e atualizações STABLE quase mensais (ou semanais se optar por verões Release Candidate) em todos os aparelhos. Nos fóruns eles ouvem as pessoas que pedem melhorias específicas, coisa que na TP-Link você só lia "nosso time de engenheiros está empenhado em lançar a próxima versão mas não temos idéia do que vai ser feito nem quando".

Sobre o MESH em si, É VIDA!!

Não tive problemas, não tive incompatibilidade com aparelhos BEM antigos e apenas a minha TV mais antiga (SAMSUNG de 2009 acho) tive que forçá-la a um access point específico e nem sei dizer se o problema era o MESH ou ela que já está dando sinais de demência.

Em tempo: tanto os TP-Link quanto os Ubiquiti possuem a opção de "otimizar a rede" nos apps e os Ubiquiti fazem isso toda noite em um horário programado.
 
Bom... aproveitei as promos do Ali e comprei 2 AX3000 da Xiaomi... sairam por R$630... achei o preço bem bom... agora torcer pra não ter problema com a Anatel e passar sem taxa hehehehe
 
Bom... aproveitei as promos do Ali e comprei 2 AX3000 da Xiaomi... sairam por R$630... achei o preço bem bom... agora torcer pra não ter problema com a Anatel e passar sem taxa hehehehe
Quase comprei na terça um Xiaomi Ax6000 por 573,00. Mas o receio da fiscalização foi maior e deixei pra lá.kkkk
Atualiza aqui o andar dessa importação.
 
Quase comprei na terça um Xiaomi Ax6000 por 573,00. Mas o receio da fiscalização foi maior e deixei pra lá.kkkk
Atualiza aqui o andar dessa importação.
Estou com o boleto do AX3000 por 312,00 que vence amanhã mas estou em uma indecisão do cão por causa desses problemas de fiscalização e devolução.
 
Essa potencia já é com a antena incluída.

Nao uso o sistema da Huawei, mas no caso dos Redmi, eu configurei mesh por Wifi e depois liguei por cabo e na hora ele já identificou a mudança de backhaul.
Mas eu recomendaria ligar por cabo e configuraria novamente.


Vc pode manter o ZTE como roteador para gerenciar a rede e prover wifi pro andar de baixo e colocar outro AP por cabo em cima para melhorar o alcance, mas cada vez que trocar de andar vai precisar refazer o Wifi, já que não vai acontecer o roaming automatico por não usar Mesh.

Se quiser Mesh, eu colocaria dois Access Points (ou roteadores setados como AP) que fazem Mesh (M4, M5, Xiaomi AX3000, etc) e desligaria o Wifi do ZTE.
Nao ha necessidade de usar um M5, pois ele apenas possui mais processamento que o M4. A nao ser que vc tenha 30 clientes simultaneos consumindo todos seus 600mbps, um M4 já atenderia, principalmente em modo AP.
Vale lembrar que os M4/5 possuem em torno de 500mW em 5.2GHz e os Redmi/XIaomi AX3000 possuem em torno de 800mW..

quantos MW o xiaomi ax3000 possue em 2,4ghz?
 
quantos MW o xiaomi ax3000 possue em 2,4ghz?
Não encontrei uma medição exata dessa potencia, mas sabemos que esse roteador em 5GHz possui velocidades melhores que o AX6 que possui 29dBm mas menores que o AX3600, que possui 30dBm.. Entao eu chuto que em 5GHz ele tenha em torno de 29.5dBm.

Dito isso, em 5GHz, os amplificadores 66568 possuem 21.5dBm de amplificação.
Em 2.4GHz, os amplificadores 66266 possuem até 23.5dBm de amplificacão

Part No.PALNASWLPFPout (dBm)Vcc (V)Package (mm, typ)
RTC66568 5GHzPALNASPDTLPF20
21.5
516L QFN 2.5x2.5x0.75
RTC66266 2GHzPALNASPDTLPF20.5
23.5
516L QFN 3.0x3.0x0.90

Essa potencia soma-se à potencia gerada no módulo de 2,4GHz e 5GHz.
Assim, o fato do amplificador 2,4GH ser mais forte do que o 5GHz, entende-se que a potencia final deve ser algo parecido com o que se encontra na banda de 5GHz.
 
Pessoal, eu tenho uma internet de 300mbs, cabeada e roteada a partir da sala de TV (logo na entrada). A casa continua em um corredor para o fundo e uma escada que dá para a área de baixo, onde atualmente o sinal não chega nem por reza.

Minha dúvida é: se fosse para colocar um Mesh, o ideal seria cabear a rede no final desse corredor e conectar em um aparelho, correto? A partir daí, colocar um outro aparelho na parte debaixo para que ele capte o sinal desse primeiro e possa distribuir por lá?

Tenho receio de simplesmente colocar um aparelho no final do corredor para captar um sinal já fraco do wifi lá da frente e espalhar muito fraco para baixo... Quero colocar uma TV lá e preciso de internet, então tô pensando na melhor forma de fazer isso...
 
Pessoal, eu tenho uma internet de 300mbs, cabeada e roteada a partir da sala de TV (logo na entrada). A casa continua em um corredor para o fundo e uma escada que dá para a área de baixo, onde atualmente o sinal não chega nem por reza.

Minha dúvida é: se fosse para colocar um Mesh, o ideal seria cabear a rede no final desse corredor e conectar em um aparelho, correto? A partir daí, colocar um outro aparelho na parte debaixo para que ele capte o sinal desse primeiro e possa distribuir por lá?

Tenho receio de simplesmente colocar um aparelho no final do corredor para captar um sinal já fraco do wifi lá da frente e espalhar muito fraco para baixo... Quero colocar uma TV lá e preciso de internet, então tô pensando na melhor forma de fazer isso...
Tenha em mente que o erro mais comum na instalação de um sistema Mesh é colocar o satélite onde se espera o sinal mais forte.
A forma correta é instalar o segundo ponto onde o sinal do primeiro ainda é forte..

asus-mesh-placement-dos-and-donts.png

Ou vc pode passar um cabo para o ponto de destino e aí sim garantir que o sinal cheio seja fornecido pelo segundo ponto.
 
Bom... aproveitei as promos do Ali e comprei 2 AX3000 da Xiaomi... sairam por R$630... achei o preço bem bom... agora torcer pra não ter problema com a Anatel e passar sem taxa hehehehe
Atualizando aqui que dia 29 deu entrada no BR e ontem a noite foi liberado SEM TAXA e já encaminhado pro CTE... hoje cedo já foi encaminhado pro CDD... então acredito ai que segunda ou terça já esteja com ele :isso:
 
Pessoal, vou se desfazer do meu deco tp-link m5, estou de olho no xiaomi ax3000, poderiam deixar link de lojas no aliexpress de lojas de confiança, por favor..
Sobre as versões, existe diferença significativa entre chinesa e global? Minha casa é "pequena" 8 comodos e as 2 unidades vai ser inteligados via cabo de rede, então dois packs seriam o suficiente.
 
Pessoal, vou se desfazer do meu deco tp-link m5, estou de olho no xiaomi ax3000, poderiam deixar link de lojas no aliexpress de lojas de confiança, por favor..
Sobre as versões, existe diferença significativa entre chinesa e global? Minha casa é "pequena" 8 comodos e as 2 unidades vai ser inteligados via cabo de rede, então dois packs seriam o suficiente.
eu peguei um par desses aqui: https://pt.aliexpress.com/item/1005...st_main.5.752dcaa47e8RKh&gatewayAdapt=glo2bra

Foi o tekpix se não me engano que mandou um link umas páginas atras

Pelo que falam a versão chinesa é mais potente que a Global... mas eu mesmo não tava afim de ficar tentando descobrir o q é o q então preferi pegar a Global mesmo... hoje eu uso 3 Tendas, 1 MW6 central e 2 MW3 em cada ponta... mas o MW6 constantemente tem travado, sem falar que simplesmente do nada o app parou de reconhecer a rede (aconteceu com muita gente)... ai resolvi testar esses AX3000 pra ver no q dá... espero que 2 me resolvam tbm... senão vou ter que comprar mais um pra por no quarto do lado :haha:
 
eu peguei um par desses aqui: https://pt.aliexpress.com/item/1005...st_main.5.752dcaa47e8RKh&gatewayAdapt=glo2bra

Foi o tekpix se não me engano que mandou um link umas páginas atras

Pelo que falam a versão chinesa é mais potente que a Global... mas eu mesmo não tava afim de ficar tentando descobrir o q é o q então preferi pegar a Global mesmo... hoje eu uso 3 Tendas, 1 MW6 central e 2 MW3 em cada ponta... mas o MW6 constantemente tem travado, sem falar que simplesmente do nada o app parou de reconhecer a rede (aconteceu com muita gente)... ai resolvi testar esses AX3000 pra ver no q dá... espero que 2 me resolvam tbm... senão vou ter que comprar mais um pra por no quarto do lado :haha:
Obrigado desde já.

Consegui achar na loja mi store Brasil, 2 unidades por 636 frete free. Meio inseguro de comprar.
 
Obrigado desde já.

Consegui achar na loja mi store Brasil, 2 unidades por 636 frete free. Meio inseguro de comprar.
preço bom... mas é qual versão? Chines? Pq paguei 630 nos meus dois Globais... mas foi usando o cupom do aniversário do Ali
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo