[TÓPICO DEDICADO] Testemunhos de rede Mesh

Eu sou meio burro pra esse negócio de rede e mesh piorou não entendo nada. Tenho um Ubiquiti UAP-AC-LR mas fizemos umas reformas, armários e tal mas o sinal piorou muito na sala ao lado. Como eu faço pra melhorar o sinal? Quais seriam as opções?
A primeira opção seria reposicionar o AP em outro local. Eu sugiro vc fazer uns testes com o app wifiman e vai andando pela casa até ver os buracos de sinal, depois vai trocando a posição do AP sem prender na parede até achar uma aceitável.

Se nada der certo, talvez você precise de 2 APs na residência e, nesse caso, o ideal seria colocar eles tipo assim
O wifi mesh é para caso você não consiga passar um cabo de rede entre o roteador/switch e o outro AP, dessa forma ele pegaria sinal direto do outro AP cabeado, mas não é o ideal.
images
 
Depois de uma dicas aqui, comprei um AX6000 Xiaomi. Ele agora é meu roteador principal. Tenho um ax1800 e adicionei ele no mesh ( AX6000 Mesh principal). Depois de sincronizá-los, eu coloquei o ax1800 no quarto. a ligação aqui ficou Modem claro - Switch - um cabo AX6000 outro no AX1800. Porém gostaria de adicionar mais um ou dois aparelhos na rede mesh. procurei um AX6 da redmi mas está impossível de encontrá-lo. Então tenho as seguintes opções:

AX3000 Xiaomi - R$287
AX3000 Redmi - R$240
AX5600 Xiami - R$312 ( porém muita gente não esta conseguindo fazer mesh com o ax6000)
Talvez a opçao ideal seria ax6 redmi, mas não tem mais no mercado. E a última opção seria outro AX6000 por R$480.

o que vocês indicariam?
 
Depois de uma dicas aqui, comprei um AX6000 Xiaomi. Ele agora é meu roteador principal. Tenho um ax1800 e adicionei ele no mesh ( AX6000 Mesh principal). Depois de sincronizá-los, eu coloquei o ax1800 no quarto. a ligação aqui ficou Modem claro - Switch - um cabo AX6000 outro no AX1800. Porém gostaria de adicionar mais um ou dois aparelhos na rede mesh. procurei um AX6 da redmi mas está impossível de encontrá-lo. Então tenho as seguintes opções:

AX3000 Xiaomi - R$287
AX3000 Redmi - R$240
AX5600 Xiami - R$312 ( porém muita gente não esta conseguindo fazer mesh com o ax6000)
Talvez a opçao ideal seria ax6 redmi, mas não tem mais no mercado. E a última opção seria outro AX6000 por R$480.

o que vocês indicariam?
A vantagem dos roteadores novos (com 160MHz) acima dos 3000mbps (5400, 6000) é basicamente o MiMo 4x4, que permite que dois clientes 2x2 (que é o MiMo padrão de celulares, laptops) usem 2400mbps cada um a 160MHz sem um cliente consumir a banda do outro.
Então pegar algo acima dos 3000mbps só vale a pena se na região onde vc for colocar esse ponto precisar realmente de toda essa largura, e se vc tiver o que servir nessa velocidade.
Em outras palavras, se esse ponto vai levar internet pra uma TV, celular, não haveria essa necessidade de 4 streams simultaneas. Um roteador 2x2 já te atenderia.

E sim, o AX6 saiu de linha faz uns dois anos..

Então para expandir sua internet, um Redmi AX3000 de R$188 já te atenderia..

Subtotal R$ 205,35
Desconto total - R$ 17,00
Total R$188,35
 
A vantagem dos roteadores novos (com 160MHz) acima dos 3000mbps (5400, 6000) é basicamente o MiMo 4x4, que permite que dois clientes 2x2 (que é o MiMo padrão de celulares, laptops) usem 2400mbps cada um a 160MHz sem um cliente consumir a banda do outro.
Então pegar algo acima dos 3000mbps só vale a pena se na região onde vc for colocar esse ponto precisar realmente de toda essa largura, e se vc tiver o que servir nessa velocidade.
Em outras palavras, se esse ponto vai levar internet pra uma TV, celular, não haveria essa necessidade de 4 streams simultaneas. Um roteador 2x2 já te atenderia.

E sim, o AX6 saiu de linha faz uns dois anos..

Então para expandir sua internet, um Redmi AX3000 de R$188 já te atenderia..

Subtotal R$ 205,35
Desconto total - R$ 17,00
Total R$188,35
Valeu pela dica! Achei ele bem completo... o ax5600 alguns relatos mostram que não estão conseguindo estabeler mesh com o ax6000 xiaomi.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Esse link que tu me enviou por 188 é chines? outra.. conseguiu 188 por onde pelo aplicativo de celuar? cupon?
 
Última edição:
Opa pessoal, alguém pode me dizer qual desses dois seria uma melhor escolha?

AX 6000 4 antenas
ou
AX 6000 7 antenas

Obrigado!
O Redmi tem um alcance um pouco menor do que o Xiaomi.
Porém o redmi permite instalar openwrt, o Xiaomi não.
O canal Max dicas tem Review dos 2. Da pra comparar o teste de alcance por lá.
 
Opa pessoal, alguém pode me dizer qual desses dois seria uma melhor escolha?

AX 6000 4 antenas
ou
AX 6000 7 antenas

Obrigado!
Se vc quiser alcance e não se incomodar com o sistema da xiaomi vai no de 7 antenas. Se quiser u roteador com bom processamento e tiver disposto a trocar o sistema podre da xiaomi por um openwrt, vai no de 4 antenas
 
Moro num sobrado e estou querendo comprar pack com 2 Deco S7 por 750 colocando um por andar ligados por cabo. É uma boa escolha? Não vejo ninguém falando dele. É bem melhor que o Deco M5? Obrigado!
 
Saudações pessoal, tenho um ax6000 xiaomi e a cada dois dias mais ou menos ele do nada acende a luz laranja e s internet para. Para ele voltar a funcionar só se eu desligar esperar uns 3 minutos e ligar novamente. Ele
Não desconfigura nada… ontem mesmo estava jogando e do nada a Internet caiu, olhei o roteador e estava lá com led laranja… desliguei e religuei 3min depois ficou normal… alguém sabe o q é isto? Mesmo aconteceu quando eu estava viajando s net parou e todas as Cameras e acesso e dispositivos inteligente pararam de funcionar até eu voltar de viaje e desligar e ligar o modem
 
Saudações pessoal, tenho um ax6000 xiaomi e a cada dois dias mais ou menos ele do nada acende a luz laranja e s internet para. Para ele voltar a funcionar só se eu desligar esperar uns 3 minutos e ligar novamente. Ele
Não desconfigura nada… ontem mesmo estava jogando e do nada a Internet caiu, olhei o roteador e estava lá com led laranja… desliguei e religuei 3min depois ficou normal… alguém sabe o q é isto? Mesmo aconteceu quando eu estava viajando s net parou e todas as Cameras e acesso e dispositivos inteligente pararam de funcionar até eu voltar de viaje e desligar e ligar o modem
Esse erro ocorre quando há alguma falha na instalação do firmware dele. Baixa o mais recente e faça a atualização. Como vc ainda tem acesso a interface gráfica será fácil.
 
Fala galera, seguinte
Eu moro em uma casa com cerca de 80m², com a distribuição como vou deixar na imagem abaixo.
O meu maior problema aqui é a impossibilidade de passar cabo de rede porque todos os conduítes estão absolutamente obstruídos, então desde 2020 estou pulando de opção em opção de roteador Mesh e queria uma opinião de vocês.
Tenho Vivo Fibra 500mb em casa e sempre deixei o modem em Bridge, configurando os Mesh em pppoe.
Eu estava utilizando três TP-Link Deco M5, um na sala, um na suíte e um no escritório (com o meu desktop conectado via cabo no M5 do escritório), mas direto eu tinha queda de conexão, ping alto, etc.
Aí resolvi trocar por quatro Huawei AX2, deixando na mesma disposição do M5 mas adicionando um outro ponto no Quarto 1, mas parece que piorou kkkkk a conexão é muuuuito instável no andar de cima, tem hora que a velocidade chega abaixo de 1mb e o ping então nem se fala.
E uma observação meio esquisita: a loja oficial da Huawei no Aliexpress só permite comprar 2 itens por usuário, então comprei 2 AX2 na loja oficial e outros 2 em uma outra loja qualquer no Aliexpress. Os 2 da loja secundária chegaram primeiro, assim que fiz a configuração subiu uma atualização que deixou no firmware 11.0.3.2 (C504) e os 2 da loja oficial que chegaram depois estão com uma outra versão de firmware que parece até outro modelo 2.0.0.318 (SP2C947), não sei se isso está interferindo em alguma coisa.
Vocês tem alguma recomendação? Já pensei em trocar o modem da vivo por um GPON ONU da Tp-Link mas não manjo muito de configurar
Segue a planta da casa
 
Fala galera, seguinte
Eu moro em uma casa com cerca de 80m², com a distribuição como vou deixar na imagem abaixo.
O meu maior problema aqui é a impossibilidade de passar cabo de rede porque todos os conduítes estão absolutamente obstruídos, então desde 2020 estou pulando de opção em opção de roteador Mesh e queria uma opinião de vocês.
Tenho Vivo Fibra 500mb em casa e sempre deixei o modem em Bridge, configurando os Mesh em pppoe.
Eu estava utilizando três TP-Link Deco M5, um na sala, um na suíte e um no escritório (com o meu desktop conectado via cabo no M5 do escritório), mas direto eu tinha queda de conexão, ping alto, etc.
Aí resolvi trocar por quatro Huawei AX2, deixando na mesma disposição do M5 mas adicionando um outro ponto no Quarto 1, mas parece que piorou kkkkk a conexão é muuuuito instável no andar de cima, tem hora que a velocidade chega abaixo de 1mb e o ping então nem se fala.
E uma observação meio esquisita: a loja oficial da Huawei no Aliexpress só permite comprar 2 itens por usuário, então comprei 2 AX2 na loja oficial e outros 2 em uma outra loja qualquer no Aliexpress. Os 2 da loja secundária chegaram primeiro, assim que fiz a configuração subiu uma atualização que deixou no firmware 11.0.3.2 (C504) e os 2 da loja oficial que chegaram depois estão com uma outra versão de firmware que parece até outro modelo 2.0.0.318 (SP2C947), não sei se isso está interferindo em alguma coisa.
Vocês tem alguma recomendação? Já pensei em trocar o modem da vivo por um GPON ONU da Tp-Link mas não manjo muito de configurar
Segue a planta da casa

Na questão dos conduítes, você pode fazer como eu fiz, aqui é construção antiga, então até tentamos passar cabeamento mas nem com todo tipo de produto que facilitaria a passagem, não passou. O que eu fiz foi comprar aquelas canaletas brancas que você prende nas paredes com as fitas dupla face que já vem nelas, aí passei pela casa toda com os cabos de rede até chegar em 2 pontos que eu queria instalar tomadas com keystones de internet, telefone e TV. Uso Deco M4 e os 2 pontos estão conectados via cabo em uma distância de 35m.
 
Fala galera, seguinte
Eu moro em uma casa com cerca de 80m², com a distribuição como vou deixar na imagem abaixo.
O meu maior problema aqui é a impossibilidade de passar cabo de rede porque todos os conduítes estão absolutamente obstruídos, então desde 2020 estou pulando de opção em opção de roteador Mesh e queria uma opinião de vocês.
Tenho Vivo Fibra 500mb em casa e sempre deixei o modem em Bridge, configurando os Mesh em pppoe.
Eu estava utilizando três TP-Link Deco M5, um na sala, um na suíte e um no escritório (com o meu desktop conectado via cabo no M5 do escritório), mas direto eu tinha queda de conexão, ping alto, etc.
Aí resolvi trocar por quatro Huawei AX2, deixando na mesma disposição do M5 mas adicionando um outro ponto no Quarto 1, mas parece que piorou kkkkk a conexão é muuuuito instável no andar de cima, tem hora que a velocidade chega abaixo de 1mb e o ping então nem se fala.
E uma observação meio esquisita: a loja oficial da Huawei no Aliexpress só permite comprar 2 itens por usuário, então comprei 2 AX2 na loja oficial e outros 2 em uma outra loja qualquer no Aliexpress. Os 2 da loja secundária chegaram primeiro, assim que fiz a configuração subiu uma atualização que deixou no firmware 11.0.3.2 (C504) e os 2 da loja oficial que chegaram depois estão com uma outra versão de firmware que parece até outro modelo 2.0.0.318 (SP2C947), não sei se isso está interferindo em alguma coisa.
Vocês tem alguma recomendação? Já pensei em trocar o modem da vivo por um GPON ONU da Tp-Link mas não manjo muito de configurar
Segue a planta da casa

Se for pra chutar, o maior problema é que o principal está muito longe dos outros acima... então o sinal que chega no mais próximo já chega ruim... então ideal seria vc mover esses roteadores mais pro centro da casa e pelo menos um o mais perto possivel do de baixo... pois vc colocando eles nos extremos da parede da casa, literalmente vc ta jogando metade do sinal pra fora da casa... então tente por exemplo puxar o node que ta no Quarto 2 pra bem em cima de onde ta o principal lá embaixo... o do Escritório vai ta numa posição ok... e o outro quarto tente puxar ele mais pro corredor... com isso vc já deve melhorar a cobertura e a velocidade em si lá em cima

Outra coisa que da pra testar depois é que se mesmo vc arranjando a localização, ficar com ping ruim e etc, deixe o roteador da vivo comandar tudo e só usa a rede como acess point... ou seja... deixa ele gerar o IP e deixa os AX2 passando esse IP por eles
 
Se for pra chutar, o maior problema é que o principal está muito longe dos outros acima... então o sinal que chega no mais próximo já chega ruim... então ideal seria vc mover esses roteadores mais pro centro da casa e pelo menos um o mais perto possivel do de baixo... pois vc colocando eles nos extremos da parede da casa, literalmente vc ta jogando metade do sinal pra fora da casa... então tente por exemplo puxar o node que ta no Quarto 2 pra bem em cima de onde ta o principal lá embaixo... o do Escritório vai ta numa posição ok... e o outro quarto tente puxar ele mais pro corredor... com isso vc já deve melhorar a cobertura e a velocidade em si lá em cima

Outra coisa que da pra testar depois é que se mesmo vc arranjando a localização, ficar com ping ruim e etc, deixe o roteador da vivo comandar tudo e só usa a rede como acess point... ou seja... deixa ele gerar o IP e deixa os AX2 passando esse IP por eles
Então, o ponto do quarto 1 já tá no corredor, e o da suíte tá quase em cima de onde é o principal, mas hoje eu uso em bridge com o AX2 em router, vou testar essa opção de deixar o ONT da Vivo gerenciando tudo e o AX2 em AP.
Esse ping alto e o loss acabam com a jogatina online kkk
 
Vou deixar aqui meu testemunho, uso DECO M5, interligados via cabo de rede, casa com vários dispositivos inteligentes (câmeras ,interruptores etc) e NUNCA houve sequer uma instabilidade.
Uso Claro Net Virtua 750MB que graças a deus em minha região é Ótima.

0
 
Não conhecia.. mas comparado aos outros Decos, parece que ele só fica forte usando os canais altos (a partir do canal 149-161)

Frequency RangeDeco M4Deco M5Deco M9Deco S7
2.412-2.462 GHz610 mW386 mW690.5 mW550 mW
5.18-5.24 GHz480 mW396 mW731.1 mW300mW
5.745-5.825 GHz500 mW398 mW709.6 mW855mW
Fonte: FCC
Olá @tecpix agradeço demais pela tabela, gostaria de saber qual seria melhor aqui para a casa [240m²] entre o Deco M4 e o S7 considerando que todos os celulares e Placas de redes dos PCs daqui de casa só pegam a frequencia 2.4ghz. Porque apesar de ser menor a potência nesse freq, tava dizendo que nessa frequência o S7 entrega o dobro de velocidade (600mb vs 300mb) do Deco M4. Aí queria saber a velocidade real que obteria com os dois modelos (2 pack) numa distância media e nessa distância maxima. Agradecido demais
 
Olá @tecpix agradeço demais pela tabela, gostaria de saber qual seria melhor aqui para a casa [240m²] entre o Deco M4 e o S7 considerando que todos os celulares e Placas de redes dos PCs daqui de casa só pegam a frequencia 2.4ghz. Porque apesar de ser menor a potência nesse freq, tava dizendo que nessa frequência o S7 entrega o dobro de velocidade (600mb vs 300mb) do Deco M4. Aí queria saber a velocidade real que obteria com os dois modelos (2 pack) numa distância media e nessa distância maxima. Agradecido demais
Cuidado: Em 2.4GHz vc não vai passar de 50mbps de velocidade.. talvez uns 80mbps se estiver perto.
A velocidade de 600mbps informados seria com 4 bandas simultâneas a 40MHz num local sem interferências ou obstáculos/reflexões de sinal, algo que não acontece na vida real devido a saturação dessa banda.
Soma-se a isso o fato de que nenhum cliente possui a capacidade de se conectar a 40MHz com 4 bandas simultâneas.
 
Então, mas 50 mbps de velocidade seria um avanço comparado aos 30mbps que a pessoa tem com o Deco M4, certo? Eu gostaria de ter uma noção se posso esperar mais do S7 do que do M4 nessa frequência, mesmo sendo ambas baixas num geral.
 
Então, mas 50 mbps de velocidade seria um avanço comparado aos 30mbps que a pessoa tem com o Deco M4, certo? Eu gostaria de ter uma noção se posso esperar mais do S7 do que do M4 nessa frequência, mesmo sendo ambas baixas num geral.
Teoricamente não.. Segundo a FCC (Anatel americana) em 2.4GHz a potencia do M4 é maior que do S7.
MAs checando os dados na Anatel, o S7 se mostrou com mais potencia em 2.4 nos testes.. então não tenho como cravar se vai melhorar ou não..
Talvez só testando.. Vc pode pegar o S7 e testa-lo por 7 dias para fazer esse comparativo.. Se não melhorar, vc pode devolve-lo em 7 dias da data de entrega.
 
Estou me mudando para poa/rs.
Vou assinar claro ftth 500/250.
Estou pensando em comprar o Deco TX60.
Vcs indicam?
A ligação com os dois AP's será por cabo.
Edit: importante ressaltar que eu nunca usei rede mesh. No apt q eu estou morando, a rede Lan foi toda feita na "gambiarra"
Tem ap da ubiquiti e ap da tplink kkk.
 
Estou me mudando para poa/rs.
Vou assinar claro ftth 500/250.
Estou pensando em comprar o Deco TX60.
Vcs indicam?
A ligação com os dois AP's será por cabo.
Edit: importante ressaltar que eu nunca usei rede mesh. No apt q eu estou morando, a rede Lan foi toda feita na "gambiarra"
Tem ap da ubiquiti e ap da tplink kkk.
Pelos testes da FCC, ele tem uma potência excelente em 5.2GHz..

Frequency RangeDeco M4Deco M5Deco M9Deco S7Deco X60
2.412-2.462 GHz610 mW386 mW690.5 mW550 mW615.2 mW
5.18-5.24 GHz480 mW396 mW731.1 mW300mW814.7 mW
5.745-5.825 GHz500 mW398 mW709.6 mW855mW688.7 mW

Agora, não tenho ele para poder indicar.. Em compensaçao, uso um AX6 e um AX5, ambos com ~800mW num sobrado, com um ponto em cada andar ligados por cabo e consigo bater 520mbps nos dois andares e uns 450mbps no quarto a 10 metros do roteador com duas paredes.
 
Pelos testes da FCC, ele tem uma potência excelente em 5.2GHz..

Frequency RangeDeco M4Deco M5Deco M9Deco S7Deco X60
2.412-2.462 GHz610 mW386 mW690.5 mW550 mW615.2 mW
5.18-5.24 GHz480 mW396 mW731.1 mW300mW814.7 mW
5.745-5.825 GHz500 mW398 mW709.6 mW855mW688.7 mW

Agora, não tenho ele para poder indicar.. Em compensaçao, uso um AX6 e um AX5, ambos com ~800mW num sobrado, com um ponto em cada andar ligados por cabo e consigo bater 520mbps nos dois andares e uns 450mbps no quarto a 10 metros do roteador com duas paredes.
Obrigado pelo seu relato.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo