The Overcloking Club [ Core i3, i5, i7 ]

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Gledsonbc,
estou com um sistema igual ao teu: processador ( = ), placa mãe (=), memória(=), cooler(termaltake frio). Queria um cooler igual ao teu, mas não consegui achar.
A fonte, acabei de comprar ontem uma corsair TX 650 Watts, pois uso só 1 placa de vídeo fraquinha e instável.
CPU Ratio - 21
ISST- disabled(=)
Bclk Frequence- 191(195)
Dram Frequence- DDR3 - 1531
Uclk frequence- 3063(3561)
Qpi link data rate 6893MTS(1º valor depois do slow mode)
Dram - 7-8-7-20-auto-60...1T (8-8-8-24)
Cpu Voltage- 1,29375 (1,32)
QPI/Dram- 1,300 (1,35)
Dram Bus Voltage- 1,66 (1,55)
Load- line Calibration- Enabled (=)
Cpu Spread Spectrum- Disabled (=)
C1E Suport- Disabled (=)
HT- On (=)
*as demais voltagens procurei deixar no amarelo, para forçar um pouco.

Eu estava com uma fonte de 400 watts real e não estava conseguindo estabilizar meu over, independente do vcore e do overclock, resolvi tentar trocar a fonte mas não resolveu, tem certos momentos que estabiliza até no máx 21*199 com 1,335v e não adianta aumentar o vcore que não melhora, sigo testando o linx para ir reduzindo as voltagens ao mínimo possível, até dar erro, mas depois do erro o sistema volta a ficar instável até no clock padrão. Depois me dá um tremendo trabalho o sistema voltar a estabilizar.

Para resolver meu problema eu tirei um pente de memória. Com dois pentes @4100 para o meu dia dia fica estável (1,3v linx estável +/- 25 min. 1,32v linx estável 75min) hoje ta frio ele não passa de 75º alguns dias atrás que estava mais quente o OCCT @4300 máx 82º, os ventiladores em rotação média 1800 rpm com ruído igual ao cooler original.

Eu tenho umas duvidas:
-As memórias são iguais mas não são do mesmo jogo, comprei 1 pente primeiro, e os outros 2 pentes em outra data mas o dois do mesmo jogo(caixa vem com 3 pentes) será que pode ser isto.
-Na minha placa mãe, se deixar “Qpi link data rate” em auto, não consigo regular o uncore pelo “Dram frequence” o uncore sobe junto com o bclk, não lembro que valor mas em torno de @3700 o uncore passa de 4000 e dá pau(assim tem obrigatoriamente que deixar setado um valor no qpi data rate) tenho esta duvida pois penso que minha placa pode estar com problemas.
-O “Ai Overclock Tuner” eu uso em “manual”, os modos de X.M.P e o D.O.C.P, você chegou a usar? O ultimo que eu acho que serve para ajustar a freqüência do uncore pelo dram frequence, que eu não consigo sem setar o “qpi data rate” não tentei, o meu inglês é muito ruim para ler o manual.

Quanto as memorias nao sei o q pode estar acontecendo...
Pra falar a verdade nem lembro de ter testado em auto o Qpi link data rate, pq pelo q li na net era melhor o valor q a gente ta botando..
E nas outras opções eu deixei tudo em auto mesmo, tb gostaria de saber se mudando alguma outra opção tem como deixar mais estavel o over ou ate mesmo diminir um pouco mais as voltagens.
Vc ta usando o pc a quanto diariamente? e q testes vc fez pra saber se ta estavel? e por quanto e a quanto chegaram as temperaturas?
 
Galera, alguém com experiência nas MSI P55 que possa me ajudar com problemas de instabilidade do sistema? Cheguei a presenciá-los por aqui mesmo com o sistema em stock.
 
A título de curiosidade, com o case fechado agora, alguns coolers de 12cm para uma boa ventilação, cooler BOX no I5-750 e clock stock com TODOS os recursos desativados na BIOS e vcore em 1.080v rodando o prime em pouco tempo os 4 núcleos do cpu se mantém em 100°C, deixei um tempo para observar e o PC desligou.

Vocês também tem esses tipos de problemas com esses últimos processadores da Intel?

Eu esperava que pelo menos em stock o cooler box desse conta do recado, lembrando que esta com uma boa ventilação, pasta térmica boa e ainda desativei todos recursos na bios.
 
A título de curiosidade, com o case fechado agora, alguns coolers de 12cm para uma boa ventilação, cooler BOX no I5-750 e clock stock com TODOS os recursos desativados na BIOS e vcore em 1.080v rodando o prime em pouco tempo os 4 núcleos do cpu se mantém em 100°C, deixei um tempo para observar e o PC desligou.

Vocês também tem esses tipos de problemas com esses últimos processadores da Intel?

Eu esperava que pelo menos em stock o cooler box desse conta do recado, lembrando que esta com uma boa ventilação, pasta térmica boa e ainda desativei todos recursos na bios.

Você deve estar com algum problema! O cooler box dá conta e sobra pra stock, deve estar mal encaixado, a pasta térmica mal aplicada, etc. Dá uma verificada aí!
 
Pior que a pasta esta bem aplicada, processador esta totalmente pintado, por curiosidade esses dias tirei esse cooler e só encostei em cima do cpu com o gabinete deitado o meu antigo que usava no meu Athlon64 que é parrudão e segurou a temperatura bem melhor que o stock que além de bem pequeno o material dele não parece ter boa conditividade térmica já que as vezes a temperatura do I5 esta na alturas e se encostar no dissipador ele esta morno.
 
A título de curiosidade, com o case fechado agora, alguns coolers de 12cm para uma boa ventilação, cooler BOX no I5-750 e clock stock com TODOS os recursos desativados na BIOS e vcore em 1.080v rodando o prime em pouco tempo os 4 núcleos do cpu se mantém em 100°C, deixei um tempo para observar e o PC desligou.

Vocês também tem esses tipos de problemas com esses últimos processadores da Intel?

Eu esperava que pelo menos em stock o cooler box desse conta do recado, lembrando que esta com uma boa ventilação, pasta térmica boa e ainda desativei todos recursos na bios.

Dae amigo ta estranho demais isso ae em, como o Marcio falou, pode está mal encaixado, esse cooler intel não presta mesmo, mas stock com baixa voltagem tem que guentar.

Conheço bem esse cpu e usando ele a 4.0ghz com um Hyper 212 plus o maximo que vi chegar no Linx foi 80ºC, com o Zalman Performa não passava dos 70ºC.

Já conseguiu estabilizar o sistema?

Será que sua memoria em Cas7 pode estar instavel?

Aqui minhas Tridents são 1600Cas8, fazem 2100Cas9 mas 1600Cas7 nem da boot, da uma olhada nisso ae, pode ser que vc esteja forçando demais a memo e causando o instabilidade.
 
Última edição:
Putz escrevi um texto enorme e perdi, a sessão expirou ¬¬

Vamos lá:

O cooler mal encaixado eu acho difícil pois como comentei, eu já fiz um teste com meu antigo cooler do Athlon onde sem sequer encaixar o cooler, só deixando ele encostado no processador, já foi suficiente para manter a temperatura abaixo do que eu conseguia com o BOX do I5.

Problemas com estabilidade pela memória eu descarto pelo fato que eu já usei as memórias em 1800cas7, então, ao usar elas com o processador em stock que ainda assim segue manifestando instabilidade, o barramento fica em 133mhz, resultando as memórias em 1333cas7. Ou seja elas acabam trabalhando com grande folga, ademais o fato do computador reiniciar coincide com o momento em que a temperatura do CPU alcançar os 100°C.

Estranho que o dissipador fica morno com o CPU batendo em temperaturas absurdas. Poderia ser até problema na pasta térmica que apesar de bem aplicada eu não sei a validade dela. É uma dourada da Geil que venho junto de um kit de memórias top que eu usava antes, acho difícil ter sido ela a causadora do problema, mas poderia ser até, se não for isso é o dissipador da Intel que além de minúsculo é de material vagabundo que não absorve o calor.
 
Última edição:
Entendi, vc testou com o cooler do AMD e mesmo sem encaixar é mais frio que o stock da Intel? HEHE, que coisa em, quando vendi o CPU para vc o cooler original era novo, nunca tinha sido usado, então não sei a qualidade dele, na real eu nunca usei um cooler original intel nos meus PCs, desde meu primeiro C2D E4300 já uso cooler melhor, quando usava A64 3200 cheguei a usar o Box da AMD e o bixinho segurava mesmo com over, nesse ponto AMD é melhor que intel, os coolers Box são bem superiores.
 
E ai pessoal blz. esse fim de semana eu comprei o proc mobo e memos abaixo...ainda estou esperando o meu cooler chegar.. deve chegar até sexta feira.
Para over com o C2D e Quad, eu fazia tranquilo mas com esses novos procs estou um pouco perdido.. vcs sabem de algum material, site aonde possa me basear..... o que é cada coisa como PCH Voltage, CPU PLL Voltage,BCLK Frequency. pra saber quais são as tensões max para cada item
 
Faz um teste no Prime95 ou Linx para ver se esta estavel, mas não se asuste com a temperatura, pois no Linx o meu i5 750@4.0 1.31v com o Hyper 212 Plus passava facil de 80ºC, agora fica na caso dos 65ºC, estou até pensando em usar diario 4.2ghz.

Me diz uma coisa, qual a vantagem de se ter um processador a 4.0ghz ou 4.2ghz?
 
Pessoal, é o seguinte, o xmp das minhas Dominator é de 1,4 no QPI sera que esse qpi alto pode substituir um pouco do meu vcore ? sera que posso abaixa-lo (vcore) ? Esse QPI das dominator esta normal mesmo ?
 
Me diz uma coisa, qual a vantagem de se ter um processador a 4.0ghz ou 4.2ghz?

Cara, tem que ver que não apenas a velocidade do processador é elevada, mas das memórias e o barramento da placa também sobem, logo, da sim uma diferença. Mas por mais que imperceptível nesse caso, o que mais conta é o fator psicológico, ou o que você acha que é o Clube da galera ali no Linx 4GHZ+?
 
entendo, é somente mesmo por puro ego, ou satisfação pessoal, porque de resto não vai fazer diferença alguma em algum aplicativo ou jogo, digo isso porque eu tenho um over a 3.6ghz e realmente eu não acredito que preciso mais do que isso para da o maximo nos jogos ou outra coisa qualquer.
 
entendo, é somente mesmo por puro ego, ou satisfação pessoal, porque de resto não vai fazer diferença alguma em algum aplicativo ou jogo, digo isso porque eu tenho um over a 3.6ghz e realmente eu não acredito que preciso mais do que isso para da o maximo nos jogos ou outra coisa qualquer.

Precisar não precisa mesmo se você for pensar só em jogos 3.6 deve ser mais que suficiente mesmo, a maior parte do serviço é feito pela placa de vídeo, mas quando você faz qualquer coisa que use mais do processador, como edição de vídeo, qualquer MHz ajuda e muito!
 
Me diz uma coisa, qual a vantagem de se ter um processador a 4.0ghz ou 4.2ghz?

Se vc tem um CPU que faça 4.0/4.2ghz com voltagens/temperaturas dentro dos padrões pq não usar ??

É bem como o MarcioTB disse, vai fazer alguma conversão de vídeo e aí vc vê a diferença e até mesmo alguns jogos já tive ganhos em FPS mínimos de 3.6ghz pra 4.0ghz, isso usando multiGPU.
 
Depois que fiz o teste jogando Bad Company 2 em modo janela e ver o clock variando deixo tudo desativado, quero o cpu no max. :p

OPA,

Nossa, todo mundo fazendo overs acima de 4 GHz... E eu com o meu modesto 3 GHz ( ok, com undervolt e gelado )... :p

Vou torcer para aparecer mais alguém com mobo Gigabyte pra trocar uma ideia aqui, pq pelo visto só tem ASUS... rs... :lol:

De qualquer maneira, estou mantendo desativados o C1E e o Eist, será que compensa ativar?

Abraços a todos,

Adriano Bird.

Tem eu agora com Gigabyte hehehehe
 
Eu sou do pensamento também que de grão em grão a galinha enche o papo. Overclock de 200mhz somente no cpu pode até não fazer muita coisa, mas de 3.6 para 4.2 no cpu, se tu seguir tirando o máximo das tuas memórias, da placa de vídeo e da placa mãe no fim das contas as vezes tu gasta uns 2mil no pc e faz ele ter o desempenho de um que custaria 5mil. Se der eu faço overclock até no mouse!
 
Folks. Duvida aqui sobre Bsods.
Alguem ai ja se deparou com os erros STOP 0X000000D1 e STOP 0X0000007E?
Diferente dos habituais STOP 0X00000101 e STOP 0X00000124 eu nunca me deparei com esses e a busca no google nao e traz resultados relevantes.
 
Otreblig, seguinte cara para o seu cooler box estar morno e o proc estar em altas temps significa q ele está mal encaixado.. esse cooler box da intel eu nunca gostei ele dá uma false impressão de estar encaixado, o meu Ci7 870 stock rodando o linx fez ele chegar a 68c. o link faz temp subir mais que o prime.

Já tive o mesmo problema que vc .. a pasta pode ficar espalhada em cima do processador e no cooler box. mas não quer dizer que está com toda superficie no proc.
 
Galera, comprei um Coolermaster V10 e agora com um cooler decente estou começando a brincar de OC.

Estou lendo bastante coisa, bem perdido ainda, mas com alguma noção. Já botei em 4GHZ, mas achei o pc muito quente, ultrapassando 80º no Prime, como não tenho costume de lidar com o processador eu acho que devo ter passado pasta térmica de maneira errada, porém pelo que ouvi dizer a diferença entre uma pasta térmica perfeita e uma mal feita são míseros graus, então não sei exatamente se foi configuração mesmo. Se não conseguir baixar muito isso amanhã eu acabo abrindo tudo de novo e recolocando o cooler.

Como estou gripadaço e com dor de cabeça estou parando por hoje, mas li todas as páginas do tópico e amanhã vou ver as imagens que cada um postou com calma pra analisar e ver onde eu errei.

Minha config é um i7 920 D0 com uma Asus P6T Deluxe V2 e memória DDR3 Corsair 6GB ( 3X2GB ) 1600MHz PC3-12800 e uma HX1000 da Corsair.

Nem tive coragem de botar o Primer rodando muito tempo, em idle fica a 31 ~ 35, mas é abrir 8 works no prime que explode pra 80º e não quis ver até onde iria.

Qual seria na opinião de vocês a configuração certa para rodar uma config dessas em 4ghz ou mais usando air cooling ?

Eu tentei usar o TurboV Evo para achar uma configuração que eu pudesse usar só quando quisesse através de profile, mas o teste dele chegou a 3.5ghz e deu BSOD e então quando voltou só me deu opção de ir até 2.88ghz que seria 1% de ganho, não sei se o programa não funciona tão bem com a P6T.

O ideal seria manter um OC constante de uns 3 a 3.5GHZ e ter um profile estável pé na jaca de 4ghz pra cima.

Mas continuarei me informando.
 
OPA,

Nossa, todo mundo fazendo overs acima de 4 GHz... E eu com o meu modesto 3 GHz ( ok, com undervolt e gelado )... :p

Vou torcer para aparecer mais alguém com mobo Gigabyte pra trocar uma ideia aqui, pq pelo visto só tem ASUS... rs... :lol:

De qualquer maneira, estou mantendo desativados o C1E e o Eist, será que compensa ativar?

Abraços a todos,

Adriano Bird.

i eu com 1.6 GHz
 
Hazard, temperaturas estão normais para o PRIME/LINX. Em jogos creio que não deva passar de 70 graus, que é o máximo "Operacional".

Quanto estás usando de VCORE? Tenta dar uma reduzida aí até dar BSOD. Quando der, aumenta um pouco e refaz o PRIME/LINX.

Abraços.
 
Folks. Duvida aqui sobre Bsods.
Alguem ai ja se deparou com os erros STOP 0X000000D1 e STOP 0X0000007E?
Diferente dos habituais STOP 0X00000101 e STOP 0X00000124 eu nunca me deparei com esses e a busca no google nao e traz resultados relevantes.

Putz, vi um tópico esses dias relatando todas as BSODs que aparecem durante o OC.

Se nao me engano 0D1 e 07E tem haver com voltagem do QPI, aumente ou diminua e 101 e 124 é QPI e vCore.
 
Galera, qual a melhor revisão do I7 860 p/ over?

Eu tô com a versão B1 e ele é beberrão pacas!

Pedindo 1.37 p/ 4.0GHz.

Isso procede?

Se alguem tiver alguma dica, é bem-vinda!

Abraços,

Levi.
 
Galera, comecei fazer over tem pouco tempo.
Com a ajuda do Drico daqui do fórum, consegui establizar 3.6 com 1.168vcore e 1.19 de VTT.

AGora, to bolado com uma coisa... fui tentar colocar pra 4.2ghz mas minha placa mãe limita o multi a 20x... essa informação procede mesmo ou tem alguma configuração travando isso ae?

Edit: atualizei a BIOS da mobo, agora aparece até o 21x mas quando seto 21 e dou ok pra dar o post, abre como se tivesse setado 20x. Estranho!
 
Última edição:
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo