Queria entender essa necessidade de minimizar os personagens. Óbvio que a participação da Triss nos TW1 e 2 são bem maiores que nos livros, até por não existir Yen nesses dois universos, e que com base nisso parecem menores no livro. Mas de cabeça:
Triss - Esfringe, Brokillon (2x), Kaer morhen, Capitólio, Armada, Skellige, A dama do lago
Yen - Last Wish, Golden Dragon, Capitólio, Armada, Skellige, A dama do lago, Ciri Virgindade
A moça que salvou Geraldão duas vezes ser secundária é meio que piada, mas vamos lá, cada um com sua opinião. Outra parte interessante, até pela Triss ser bem mais jovem que Yen, ela é mais infantil e soa exatamente como contraponto de exatamente todas as caracteristicas da Yen, introvertida vs extrovertida, insegura vs confiante, e cresce junto com os personagens, por gostar dos outros 3, sendo parte do crescimento de todos os personagens.
Melhor eu parar porque toda vez que penso, vejo que cagaram ainda mais na personagem do que eu estava imaginando...
Eu devo ter um padrão de exigência baixo, pois achei a atriz que faz a Triss bem bonita e condizente com o papel dela nos livros (que é bem pouco). Sobre a Fringilla, nisso eu concordo que poderia ser uma outra atriz, mas não dá pra discutir muito no momento, pois pelo tempo baixo de tela dela, não deu pra saber se ela terá o mesmo papel, ou um papel diferente do que tem nos livros, mas vamos ver. Mas o povo hoje tem neura demais com esse papo de fidelidade. Nem tudo que funciona numa mídia, vai funcionar em outra, por isso o nome adaptação. Mas, para alguns, se não for 100% fiel, já é uma merda.
Off:
E só para externalizar o que eu vi em discussões envolvendo a série pela internet, que saudades da rede de 15 anos atrás! Não tínhamos o pessoal da lacração e nem os da anti-lacração politizando e empobrecendo as discussões de praticamente tudo. Antes, as discussões se centravam na qualidade das obras e não em picuinhas politizadas como a cor da personagem X ou a sexualidade do sujeito Y. Parece que o mundo emburreceu, pois hoje tudo se polariza e o principal - que a diversão - parece não importar mais.
A Triss parece uma mendiga, me perdoem, cada um com sua tara... E daí a adaptação ficou tão ruim (falando do roteiro) que eu não consigo dizer se a atuação é ruim ou o roteiro que entregaram que é ruim.
Mas mudança de etnia de personagem já é uma conversa antiga, e interessante ao meu ver, de se discutir, afinal pra isso servem os fóruns e os tópicos, entretanto a discussão saudável hoje em dia é secundária, galera está em busca de likes, verdinhas e seja mais lá o que for.