[TÓPICO OFICIAL] The Witcher 3: Wild Hunt

A Nvidia abandonou a RTX 4080 com 12gb por causa desse video

A placa tinha 11 a 24% de ganho sem DLSS 3 e a Nvidia aumentou o preço em 28%

E o cara deixa claro que a RTX 4090 é a única placa que tem um ganho REAL, que é um produto realmente diferenciado.

Essa 4080 12gb tem a mesma perfomance de uma 3090TI. Bizarro mesmo.

Mas ai até que não tá ruim no Brasil.
A 4080 16gb é mais barata que a 3090TI no Brasil.

Toda geração é assim em desempenho, porém no passado os preços caiam.

O ganho real era na linha TI ou final 90 e ficava a nova final 80 tinha performance similar a da TI/90 da geração passada, a final 70 nova tinha performance similar a da final 80 geração passada e a final 60 nova tinha desempenho similar a final 70 de geração passada.

Olhando gerações mais antigas tipo GTX970 e GTX1060, a grande sacada que a GTX1060 chegou bem mais barata do que a GTX970 e com mais vram, no caso da RTX3080 e RTX2080TI, no lançamento antes do boom da mineração e pandemia, a RTX2080TI era 7k e a RTX3080 chegou na primeira safra por 6k, porém hoje pega como exemplo a RTX3090 e 3090TI e a RTX4080, a RTX3090 esta quase 1,5mil mais barato do que a RTX4080, assim que chegar a RTX4070TI ela vai ter ganho baixo em relação a RTX3080 mas chegará custando R$8,5k, a RTX4080 mais em conta é 10,6k, então pode ir fazendo proporção, RTX4070TI = 8,5k/9k, RTX4070 = 7,5k/8k, RTX4060TI = 6,5k/7k, RTX4060 = 6k.

Mercado deve continuar a trabalhar com a RTX30XX, nvidia deve tirar as 3080 e 3090 de linha e manter 3070 pra baixo no mercado pegando a faixa de preço 5k menos, main-stream vai comprar RTX30XX e entusiastas RTX40XX e a diferença entre RTX4060 e RTX3070 será o DLSS 3.0.
Não necessariamente, até o DLSS 2.0 roda melhor nessas placas.

Mas de fato, elas são refém desse Upscaling.

Alguem viu o mod de HBAO no nexus ? acho que vou instalar e usar o MXAO no lugar do Ray Tracing. Infelizmente cheguei na parte de chamar a cabra e o jogo começou a dar stuttering absurdo. Só aliviou sem o RT. Porém eu acho que o jogo fica muito opaco sem o RT, as sombras ficam praticamente inexistentes.

Eu fui testar a versão antiga do jogo e me surpreendi, como o HBAO+ faz falta na versão nova... estou quase desencanando da versão nova e zerar na versão antiga mesmo, pq eu tô até hoje sem fechar esse jogo.

Testei aqui o MXAO e gostei do resultado, melhorou muuuuito! Mas sei lá, eu ainda estou achando a versão antiga mais bonita.

Pois é...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu expliquei na minha discussão infinita com o LT.
Nenhum desses reshade consegue informação de algo fora da tela, é a versão que a gente já tem só que com perfomance pior.

Percebe que o reflexo some quando a geometria esta fora da visão do jogador. Esse efeito fica pior ainda em jogos em terceira pessoa, onde até o teu personagem pode bloquear o efeito.

Acho que todo mundo aqui sabe como funciona SSR, o ponto é que ele ainda é uma excelente escolha pois ainda fornece algum reflexo sem o impacto absurdo de performance do RT.

Acho que o problema que geral tá reclamando é quando o jogo deixa de fornecer uma tecnologia equivalente ao RT, como no caso do Free Fire com reflexo e agora do Witcher que não oferece o que há de melhor em oclusão de ambiente fora do RT.

Quando a gente para para analisar gráfico as diferenças ficam muito mais evidentes, mas no meio do jogo, quando vc tá focado na história, ou no combate, ou na exploração, vc ter um reflexo e uma oclusão, mesmo que básica, já atende com performance excelente. O problema é a gente ir perdendo essa opção com o tempo em pról apenas do RT. Como o próprio Detonando Gueek disse, fica fácil vencer quando vc é a única opção, e é isso que tem acontecido com o RT cada vez mais.

Última edição:
Uma das maiores diferenças entre eu e você LT, é que não corro de perguntas. Novamente, onde que a série 4x da nvidia só impressiona no DLSS3?

Respondendo a tua pergunta:
De acordo com a DF, principalmente nas cidades (Novrigad), todo mundo vai ser limitado pela CPU, pelos frames que a galera pega implica que o jogo é mais pesado que Spiderman: Remaster ou até o Microsoft Flight Simulator.

Mas combinação de DX 12, RTX, LOD, Sombras faz isso ai com a CPU.
Fonte:
Código:
https://youtu.be/HH87uJzUoew?t=766

Outro ponto sobre o DLSS3, se a única coisa que resolve a perfomance do jogo é o DLSS3, logo o teu ponto é válido.
Porém, se em todos os outros 13 jogos que possuem essa tecnologica (DLSS3) e você tem aumento de perfomance tanto em DLSS2 como na 3, isso prova que teu ponto tá errado 13 VEZES?

Que tu acha, que dos 14 jogos que tem DLSS3, 1 deles tem esse "problema" que você falou: Não há ganho de perfomance no DLSS2.
Ele é a regra ou excessão amigo?
Eu não corro de pergunta, eu respondo fazendo outra.
Pra mim TW3 tem problemas sérios de desenvolvimento nesse patch e tem TB o dedo podre da nvidia!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aqui o DLSS funciona normal, vou ganhando fps conforme vou mudando a qualidade do DLSS. Isso só não acontece quando o gargalo é cpu, e isso acontece nas cidades.
No modo qualidade o DLSS deveria no mínimo aumentar pelo menos uns 20fps com RT ligado, isso não acontece, pelo menos aqui não aconteceu, e comparando com.outros jogos bem pesados como cyberpunk por exemplo, o DLSS nesses jogos funciona bem melhor dando muito mais performance e o mesmo vale pro FSR.

Eu não corro de pergunta, eu respondo fazendo outra.
Pra mim TW3 tem problemas sérios de desenvolvimento nesse patch e tem TB o dedo podre da nvidia!
Geralmente, quando se responde uma pergunta com outra pergunta, existe possibilidade de que, ao responder eu cheguaria na mesma solução que você.

Teu ponto é o seguinte:
1) NVIDIA QUER GANHAR DINHEIRO
2) NVIDIA COMPROU/SABOTOU O WITCHER 3

A primeira, é de fato, verdade. A segunda e uma conclusão sua onde a fonte é uma Corsair 500W.

Se eles pudessem fazer o fariam? Obviamente, PhysX sendo capado para NVIDIA é exatamente o que você tá descrevendo. O problema é que esse jogo em particular, roda mal em qualquer hardware. Mas isso é documentado (tanto esse jogo rodando mal em todo hardware quanto o physx), o que é bem diferente do que você tá falando.

Última edição:
Geralmente, quando se responde uma pergunta com outra pergunta, existe possibilidade de que, ao responder eu cheguaria na mesma solução que você.

Teu ponto é o seguinte:
1) NVIDIA QUER GANHAR DINHEIRO
2) NVIDIA COMPROU/SABOTOU O WITCHER 3

A primeira, é de fato, verdade. A segunda e uma conclusão sua onde a fonte é uma Corsair 500W.

Se eles pudessem fazer o fariam? Obviamente, PhysX sendo capado para NVIDIA é exatamente o que você tá descrevendo. O problema é que esse jogo em particular, roda mal em qualquer hardware. Mas isso é documentado (tanto esse jogo rodando mal em todo hardware quanto o physx), o que é bem diferente do que você tá falando.
Enfim, precisa partir do consumidor frear essas práticas, fique com esse comparativo e veja se entende de uma vez por todas qual é a minha visão sobre os fatos:
É tdo sobre DLSS3, DLSS2, e o que seriam as RTX40 SEM DLSS3, e por fim o que é a nvidia, lembrando que é ela que manipula os preços nos lojistas junto aos AIBs.
Enfim, Qual é a da nvidia????

Última edição:
Enfim, precisa partir do consumidor frear essas práticas, fique com esse comparativo e veja se entende de uma vez por todas qual é a minha visão sobre os fatos:
É tdo sobre DLSS3, DLSS2, e o que seriam as RTX40 SEM DLSS3, e por fim o que é a nvidia, lembrando que é ela que manipula os preços nos lojistas junto aos AIBs.
Enfim, Qual é a da nvidia????

DLSS3, DLSS2, e o que seriam as RTX40 SEM DLSS3.
Já foi provado que você ta errado nisso.

Tu pode abrir um caso de:
O que seria da série RTX40 sem o DLSS, que é diferente de sem o DLSS3.

Sei lá, enfim, qual é da nvidia?

==

LT, cara, tu viu o vídeo que você mesmo mandou? Não quero te ofender amigo, mas que falta de atenção é essa poxa?

"Ele fala que o problema do RTX maior é a CPU."

Conclusão do vídeo que você mesmo enviou:
Se você quer jogar a 4K com RTX e frames altos, sua única escolha é a 4090. Stonks.

Dados do vídeo:
PLAGUE TALE REQUIEM
3080 - 40
3090 - 46
4080 - 56
4090 - 77

CALISTO PROTOCOL RTX
3080 - 53
3090 - 63
4080 - 82
4090 - 123

CALISTO PROTOCOL RTX
3080 - 52
3090 - 59
4080 - 76
4090 - 85 (CPU LIMTED)

MW 2 - 4K
3080 - 113
3090 - 118
4080 - 159
4090 - 196

FORZA HORIZON
3080 - 82
3090 - 82
4080 - 118
4090 - 136

RDR 2 4K
3080 - 77
3080 - 78
4080 - 105
4090 - 138

GOD OF WAR
3080 - 83
3090 - 92
4080 - 112
4090 - 153

HORIZON DAWN 4K
3080 - 86
3090 - 95
4080 - 112
4090 - 149
Metodologia. Parei num frame e copiei as informações.

Última edição:
Eu expliquei na minha discussão infinita com o LT.
Nenhum desses reshade consegue informação de algo fora da tela, é a versão que a gente já tem só que com perfomance pior.

Percebe que o reflexo some quando a geometria esta fora da visão do jogador. Esse efeito fica pior ainda em jogos em terceira pessoa, onde até o teu personagem pode bloquear o efeito.

Nem falo na questão do RT, eu me refiro a usar o reshade apenas para deixar algumas sombras mais escuras, uns verdes mais coloridos... Se fizer só isso já da pra deixar os efeitos de sombra e oclusão meio "parecidos" com o RT.

Note... Parecidos. Reflexos realmente não tem como, mas esse jogo não abusa de reflexos igual cyberpunk, spiderman ou outros do gênero, o efeito está totalmente voltado s ambientação do mundo.

Tanto é que no jogo há pouquíssimos espelhos e os vidros / armaduras / espadas não refletem nada.

Até aí tudo certo, o jogo é excelente e isso é o que realmente importa.

Toda geração é assim em desempenho, porém no passado os preços caiam.

O ganho real era na linha TI ou final 90 e ficava a nova final 80 tinha performance similar a da TI/90 da geração passada, a final 70 nova tinha performance similar a da final 80 geração passada e a final 60 nova tinha desempenho similar a final 70 de geração passada.

Olhando gerações mais antigas tipo GTX970 e GTX1060, a grande sacada que a GTX1060 chegou bem mais barata do que a GTX970 e com mais vram, no caso da RTX3080 e RTX2080TI, no lançamento antes do boom da mineração e pandemia, a RTX2080TI era 7k e a RTX3080 chegou na primeira safra por 6k, porém hoje pega como exemplo a RTX3090 e 3090TI e a RTX4080, a RTX3090 esta quase 1,5mil mais barato do que a RTX4080, assim que chegar a RTX4070TI ela vai ter ganho baixo em relação a RTX3080 mas chegará custando R$8,5k, a RTX4080 mais em conta é 10,6k, então pode ir fazendo proporção, RTX4070TI = 8,5k/9k, RTX4070 = 7,5k/8k, RTX4060TI = 6,5k/7k, RTX4060 = 6k.

Mercado deve continuar a trabalhar com a RTX30XX, nvidia deve tirar as 3080 e 3090 de linha e manter 3070 pra baixo no mercado pegando a faixa de preço 5k menos, main-stream vai comprar RTX30XX e entusiastas RTX40XX e a diferença entre RTX4060 e RTX3070 será o DLSS 3.0.
É exatamente esse o problema da atual geração de placas. Os preços. E não tô falando de preço BR pq apesar de comprarmos aqui, não somos nós que regulamos o mercado pra Nvidia. Mas os preços em Dólares/Euro.

Subiram os preços acima do ganho que as placas tiveram em desempenho. É tipo aquele aumento que vc pega no trampo que não cobre inflação.

Eu fui testar a versão antiga do jogo e me surpreendi, como o HBAO+ faz falta na versão nova... estou quase desencanando da versão nova e zerar na versão antiga mesmo, pq eu tô até hoje sem fechar esse jogo.

Testei aqui o MXAO e gostei do resultado, melhorou muuuuito! Mas sei lá, eu ainda estou achando a versão antiga mais bonita.

Pois é...

Acho que todo mundo aqui sabe como funciona SSR, o ponto é que ele ainda é uma excelente escolha pois ainda fornece algum reflexo sem o impacto absurdo de performance do RT.

Acho que o problema que geral tá reclamando é quando o jogo deixa de fornecer uma tecnologia equivalente ao RT, como no caso do Free Fire com reflexo e agora do Witcher que não oferece o que há de melhor em oclusão de ambiente fora do RT.

Quando a gente para para analisar gráfico as diferenças ficam muito mais evidentes, mas no meio do jogo, quando vc tá focado na história, ou no combate, ou na exploração, vc ter um reflexo e uma oclusão, mesmo que básica, já atende com performance excelente. O problema é a gente ir perdendo essa opção com o tempo em pról apenas do RT. Como o próprio Detonando Gueek disse, fica fácil vencer quando vc é a única opção, e é isso que tem acontecido com o RT cada vez mais.

Resolvi “dar uma chance” ao Ray Tracing depois do segundo hotfix, e a experiência foi horrível... mesmo com a RX 6800 XT em 2560x1440... os FPS despencam para se ter um pouco de efeitos, fora as malditas travadinhas e os crashes aleatórios... acabei desativando, como havia deixado desativado o “cabeleira-shampoozada do Geraldão” (já deixava isso desativado desde 2016; hairworks, PhysX, etc. e todas as “perfumarias” da Nvidia nunca “colaram” comigo). O FSR não está legal - "embaça" demais as imagens, acabei deixando o TAAU mais o filtro de nitidez no máximo, e a escala dinâmica de resolução desativada; desativei o motion blur, blur, chromatic aberration, vignettin e depht of field, e deixei o restante das opções gráficas em Ultra+; ativei o V-Sync e deixei os FPS ilimitados no menu do jogo (meu monitor está setado em 120hz para poder usar os 10 bits de cores); e travei os FPS em 60 (no FRTC do Adrenalin Driver 22.11.2); tomei um chá de amnésia e esqueci que existe algo chamado MSI Afterburner e o contador de FPS da STEAM. Enfim, tirando esses problemas técnicos, o jogo está ótimo e já iniciei minha terceira campanha* - agora com foco em magias e nas "vermelhinhas básicas", ou melhor, as habilidades essenciais de combate (pra variar). Passei 30 horas apenas explorando e “limpando geral” o mapa de Pomar Branco, sem a ajuda da “Carpeada”, nostalgia total!!! :megusta:

*Obs: a primeira vez joguei foi no PS4 - no normal e só zerando por zerar; na segunda vez, foi na MasterRace, e levei mais a sério, na marcha da morte (mais emocionante - te obrigava a ler o bestiário, conhecer as poções e óleos, se preparar para os chefões e ser estratégico nos combates), com foco em alquimia e combates - as habilidades verdes e vermelhas super-apelonas. Foram 350 horas brincando. :haha3:

Alguém já testou? O tal "mod" promete 50% mais performance em RT com pouca ou nenhuma diferença visual. É apenas um tweak de alguns números no config, mas vale testar. Mais tarde faço o teste e posto aqui.

Alguém já testou? O tal "mod" promete 50% mais performance em RT com pouca ou nenhuma diferença visual. É apenas um tweak de alguns números no config, mas vale testar. Mais tarde faço o teste e posto aqui.

Testei aqui e de 30 foi para 39 frames...

Obs. Estou jogando em em DX11 e o jogo está lindo demais...

:bat:

Testei aqui no 1440p, DLSS equilibrado, tudo no alto e RT on com esse mod ai, ficou em 55-50fps na floresta (imagina em novigrad), pra mim não compensa nessa configuração sair de 100-110fps (1440p dlss qualidade) pra menos de 60, desculpa quem gosta de RT mas não da!!

O framerate sim que melhorou

Comparação no 1440p, ULTRA+, TAA, resolução nativa sem DLSS!

Com RT e o mod ini

d9Rqcc3.png

SEM RT
4y4OJae.png

Última edição:
Ganho de ~15 FPS, tá valendo. Pra mim já estava perfeitamente jogável sem o mod, mas qualquer ganho é bem-vindo.

Porém, acredito que o mod não ajude muito em cenários CPU-bound como cidades, por exemplo.

Aqui jogo em 1440P com DLSS em equilibrado, todos os efeitos RT ligados e tudo no ultra+, hairworks off.

Sem mod:
So2N4wi.jpg

Com mod:
XSYr17F.jpg

Ganho de ~15 FPS, tá valendo. Pra mim já estava perfeitamente jogável sem o mod, mas qualquer ganho é bem-vindo.

Porém, acredito que o mod não ajude muito em cenários CPU-bound como cidades, por exemplo.

Aqui jogo em 1440P com DLSS em equilibrado, todos os efeitos RT ligados e tudo no ultra+, hairworks off.

Sem mod:
So2N4wi.jpg

Com mod:
XSYr17F.jpg
não que esteja feio.
mas a diferença de iluminação ta bem grande...
:/

• Curtir
Reações: GSJ
não que esteja feio.
mas a diferença de iluminação ta bem grande...
:/

Não dá pra comparar a luminosidade do sol, o jogo tem clima dinâmico e às vezes é quase impossível tirar duas screenshots iguais mesmo carregando o mesmo save. Vou tentar tirar em outros lugares mais tarde e posto mais comparações aqui.

Pelo que entendi o cara simplesmente diminuiu a precisão do ray tracing, então a diferença fica num global ilumination menos preciso. Nas screenshots que ele postou no Nexus Mods dá pra ver melhor, a diferença é muito pequena, na minha opinião.

Não dá pra comparar a luminosidade do sol, o jogo tem clima dinâmico e às vezes é quase impossível tirar duas screenshots iguais mesmo carregando o mesmo save. Vou tentar tirar em outros lugares mais tarde e posto mais comparações aqui.

Pelo que entendi o cara simplesmente diminuiu a precisão do ray tracing, então a diferença fica num global ilumination menos preciso. Nas screenshots que ele postou no Nexus Mods dá pra ver melhor, a diferença é muito pequena, na minha opinião.
hmmmmmm
poha, saquei ! achei q a diferença ali era pelo possivel "nerf" no RT.
vlw a explicação! salvar aqui pra testar depois

To tendo que jogar sem o HairWorks, tá bem bugado em ambientes internos (cabelo e barba ficam pretos) e as vezes quando o por do sol aparece o Geralt fica com o cabelo brilhante nas cutscenes.

To tendo que jogar sem o HairWorks, tá bem bugado em ambientes internos (cabelo e barba ficam pretos) e as vezes quando o por do sol aparece o Geralt fica com o cabelo brilhante nas cutscenes.
Hum isso me leva a crer que na sua versão do jogo ele é um vampiro.

Lembro que o Edward do crepúsculo brilhava feito purpurina quando tocado pelos raios do sol.

Será que vc recebeu uma versão beta "The Witcher 3 - Vampire Tales"?

Que mod interessante! Deu uma melhorada boa aqui... Mas ainda fica inviável em batalhas quando o fps chega a 30 e fica injogável. De qualquer forma impressionante a melhora, negócio é ficar de olho nesse mod, se melhorar mais um pouco e daqui a pouco a CDProjekt lança mais um ou dois patchs e estaremos em situação melhor.

Curti bastante o mod, mas como minha gpu é de entrada, 1080p + FSR quality + mix de high e ultra + RT GI e AO cravados em 30 no controle acabam sendo melhor. Até pq ainda tem muito stutter em algumas AMD, independente de vram estar abaixo de uso, cpu ou gpu estarem sobrando etc. Lado a lado, e tirando algumas fotos, até deu pra ver diferença na GI em certos locais sendo mais fraca que a versão sem o mod, mas o core tá lá, e a iluminação é ano-luz à frente da vanilla, então tá valendo.

Só queria saber pq não dá pra selecionar o filtro de sharpening nas AMD, mas blz.

Não consegui ter um bom desempenho sem usar o DLSS balanced e qualidade Alta com o mod de performance.

Hum isso me leva a crer que na sua versão do jogo ele é um vampiro.

Lembro que o Edward do crepúsculo brilhava feito purpurina quando tocado pelos raios do sol.

Será que vc recebeu uma versão beta "The Witcher 3 - Vampire Tales"?
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

Para quem joga no controle é impressionante como algo tão simples como a mudança no modo de lançar sinais melhorou absurdamente o combate. Acho que foi a mudança que mais estou aproveitando.

Só tinha zerado em um PS4 normal então pra mim virou outro jogo, mesmo sem raytracing, agora estou jogando com o dobro de resolução, preset maximo e dobro de fps. Poderiam pelo menos ter deixado o HBAO, muita fuleragem por parte deles sendo que esse RTX ta mais para tech demo do que funcional. Eu não vou conseguir rodar isso em 4k nativo sem dlss com ray tracing nem daqui 5 anos eu acho.

Pra que RT?! :vai:

Com Mod reshade, 4k ultra+

D2aOyr5.jpg

HqDAQIM.jpg

bIRJ5rA.jpg
A3t3bJD.jpg

WebaFRn.jpg

Última edição:
Para quem joga no controle é impressionante como algo tão simples como a mudança no modo de lançar sinais melhorou absurdamente o combate. Acho que foi a mudança que mais estou aproveitando.

Só tinha zerado em um PS4 normal então pra mim virou outro jogo, mesmo sem raytracing, agora estou jogando com o dobro de resolução, preset maximo e dobro de fps. Poderiam pelo menos ter deixado o HBAO, muita fuleragem por parte deles sendo que esse RTX ta mais para tech demo do que funcional. Eu não vou conseguir rodar isso em 4k nativo sem dlss com ray tracing nem daqui 5 anos eu acho.
Qual é a diferença desse modo novo de lançar sinais?

Users who are viewing this thread

• JEDI
Voltar