[TÓPICO OFICIAL] The Witcher 3: Wild Hunt

Que mod é esse ? Pode enviar o link ?

Vou repostar duas imagens usando ele:
DX11 4k ultra+
D2aOyr5.jpg

A3t3bJD.jpg

Então eu acho que não consegui entender tudo, peço perdão.

Aqui estou com 100% de uso da GPU e a CPU trabalhando em 20-40% no TW3, e no cenário explicado é o contrário, CPU alta e GPU baixa (e de fato, obviamente faria sentido não aumentar o FPS)...então no meu cenário atual, ao ligar o DLSS teoricamente o FPS deveria aumentar, não ?! Isso é o que ocorre em qualquer jogo, se eu não estiver enganado.

Imagina. Então o problema do gargalo de CPU nesse jogo é de single thread, e esse valor de 20%-40% representa o uso levando em consideração todos os núcleos e threads. Fica baixo assim porque tem muita thread sem fazer nada, e uma só não dando conta de fazer tudo. Se sua CPU tivesse 100 threads, o jogo ia gargalar em uma só thread e o overlay vai acusar 1% de uso de CPU, mesmo havendo gargalo de CPU.

Em cenários de gargalo de GPU, habilitar o DLSS2 deve sim aumentar o FPS, mas precisa verificar se há realmente de fato um gargalo de GPU ou ambos. E nesse jogo, a maioria das vezes o gargalo está em ambos. Por isso dá essa falsa sensação de que o DLSS2 não está funcionando.

A única forma realmente de fazer esse jogo pegar + 60 FPS em todos os lugares possíveis com DX12 e Ray Tracing é com uma RTX 4000. Se não for assim, haverá gargalo hora ou outra.

No que diz respeito a iluminação, o Ray tracing é o próximo passo inevitável. Tanto na precisão para alcançar o fotorrealismo quanto para poupar trabalho dos devs de fazer render manual. As implementações atuais em jogos ainda são muito tímidas quando comparadas a apliações em CGI, isso porque ainda não há hardware no mercado capaz de fazer um path tracing com tudo o que tem direito. Mas em algum momento alguém teria que tomar a iniciativa de trazer pro gameplay em tempo real, e foi a Nvidia (pra variar). Pelo que andei lendo nos artigos, não há muito o que fazer em termos de otimização, a não ser diminuir precisão, trazer ruído ou aplicar de forma parcial. Diminuir qualidade propriamente dita não é bem o conceito de otimizar, né... Uma vez implementado, os calculos vão acontecendo e é uma rotina inevitavelmente complexa e desgastante.

Imagina. Então o problema do gargalo de CPU nesse jogo é de single thread, e esse valor de 20%-40% representa o uso levando em consideração todos os núcleos e threads. Fica baixo assim porque tem muita thread sem fazer nada, e uma só não dando conta de fazer tudo. Se sua CPU tivesse 100 threads, o jogo ia gargalar em uma só thread e o overlay vai acusar 1% de uso de CPU, mesmo havendo gargalo de CPU.

Em cenários de gargalo de GPU, habilitar o DLSS2 deve sim aumentar o FPS, mas precisa verificar se há realmente de fato um gargalo de GPU ou ambos. E nesse jogo, a maioria das vezes o gargalo está em ambos. Por isso dá essa falsa sensação de que o DLSS2 não está funcionando.

A única forma realmente de fazer esse jogo pegar + 60 FPS em todos os lugares possíveis com DX12 e Ray Tracing é com uma RTX 4000. Se não for assim, haverá gargalo hora ou outra.
Entendi melhor agora, faz sentido.
@wjmateus valeu pela explicação tbm, só não entendi 100% na tua abordagem e achei que tivesse entendido.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não acho não, nitidamente parece um jogo de anos atrás...
Esse jogo não chama atenção apenas no gráfico ""puro"" mas em sua direção de arte...detalhamento de armaduras, vestimentas, arquitetura das cidades, etc.
Os modelos estão muito mais bonitos pós atualização e deu uma boa revivida.

O jogo não é um Red Dead 2 ou Horizon FW da vida, obviamente, mas impressiona em diversos sentidos. É o mesmo exemplo do Elden Ring, que mesmo enfrentando o próprio Horizon e GOW Ragnarok, venceu as categorias de direção artística em quase todas as premiações.

Acho que dá pra dizer que é um jogo atual fácil (mesmo perdendo para outros que de fato são atuais).

Última edição:
Perfeito! To usando esse mod e sinceramente não sinto falta alguma do RT, postei umas imagens a duas paginas atras.. MXAO, HDR e o FCAS fica top demais a imagem!

Compartilha ai seu preset do reshade pra gente testar aqui.

@wjmateus valeu pela explicação tbm, só não entendi 100% na tua abordagem e achei que tivesse entendido.

Esse jogo não chama atenção apenas no gráfico ""puro"" mas em sua direção de arte...detalhamento de armaduras, vestimentas, arquitetura das cidades, etc.

O jogo não é um Red Dead 2 ou Horizon FW da vida, obviamente, mas impressiona em diversos sentidos. É o mesmo exemplo do Elden Ring, que mesmo enfrentando o próprio Horizon e GOW Ragnarok, venceu as categorias de direção artística em quase todas as premiações.

Acho que dá pra dizer que é um jogo atual fácil (mesmo perdendo para outros que de fato são atuais).
Mas direção de arte é diferente de gráfico, né. Hollow Knight por exemplo para mim tem ótima direção de arte, Guacameele 2 também, mas não são primor gráfico. TW3 pode ter ótima direção de arte, mas a parte gráfica denota a idade.

A maneira mais fácil de testar o DLSS2 é diminuir a resolução.

Quanto de FPS você ganha?

Não acho não, nitidamente parece um jogo de anos atrás...
A jogabilidade eu concordo contigo, mas graficamente nem fica tão atras assim, mas a jogabilidade confesso que me desanima de jogar muito..

Será que vão implementar RT quando Horizon FW sair pra Pc??
Não, muito difícil de ocorrer!

Vc ta ligado que o RT pesado desse jeito é exclusivo desse jogo né? Muita gente jogou Dying Light 2 com RT acima de 60fps tranquilamente, metro exodus também, além de vários outros jogos, inclusive o cyberpunk que vc citou.

Falar que o RT não te convence nesse jogo tudo bem, cada um tem a sua opinião, mas se não fosse bom, ninguém aqui tava discutindo sobre isso, todo mundo teria desativado o RT e boa.
Cara o RT muitas vezes é que nem a doença do ultra settings nos jogos, quem tem Pc gamer parece sofrer dessa doença de forma automática, qdo o sujeito não consegue por no ultra um jogo ele se frustra mesmo sabendo que a diferença é pífia, o mesmo acontece com o RT se o jogo tiver a opção lá o sujeito automaticamente vai achar inúmeros Motivos mesmo que pífios pra manter a posição da opção em modo ON e nenhum motivo pra deixar em OFF, e aí fica nessa discussão, a própria discussão já é uma forma de ficar encontrando pelo em ovo!
Muitos nem estão preocupados em jogar, só querem mesmo ficar procurando efeitos de RT no jogo e/ou sustentando ou maltratando o ego de poder ou não jogar um jogo com modo RT na posição ON, muitos TB querem mostrar pra tdo mundo o tamanho do seu e-penis e por aí vai, o jogo msmo está em segundo plano!

Última edição:
É uma questão que vai depender de vários fatores, então não vejo muito sentido ficar discutindo se ray tracing é conspiração pra vender placa de vídeo e tudo mais, só polui o tópico e não leva a nada.

O RT trouxe melhorias gráficas significativas? Sim.
O RT está muito mais pesado do que deveria? Sim.

Obviamente usar RT ou não vai depender do seu hardware, seu gosto por gráficos, sua tolerância no framerate, etc. Particularmente, consigo jogar com RT ativo e as quedas no framerate estão longe de deixar o jogo injogável (o G-Sync ajuda muito nessas horas), então PRA MIM o custo de performance vale a pena. Claro que não é o caso para todos aqui.

Não é segredo pra ninguém que essa atualização teve um ciclo de desenvolvimento problemático e demorou muito mais tempo que o previsto para lançarem. É bem possível que tenham apressado o desenvolvimento para conseguirem lançar a atualização ainda esse ano para faturarem com vendas do período de Natal, ao custo da otimização no PC ainda estar muito aquém do ideal.

Apesar de estar jogando e curtindo, não dá pra negar que a performance poderia ser muito melhor, então só resta esperar que futuros patches melhorem a situação.

No que diz respeito a iluminação, o Ray tracing é o próximo passo inevitável. Tanto na precisão para alcançar o fotorrealismo quanto para poupar trabalho dos devs de fazer render manual. As implementações atuais em jogos ainda são muito tímidas quando comparadas a apliações em CGI, isso porque ainda não há hardware no mercado capaz de fazer um path tracing com tudo o que tem direito. Mas em algum momento alguém teria que tomar a iniciativa de trazer pro gameplay em tempo real, e foi a Nvidia (pra variar). Pelo que andei lendo nos artigos, não há muito o que fazer em termos de otimização, a não ser diminuir precisão, trazer ruído ou aplicar de forma parcial. Diminuir qualidade propriamente dita não é bem o conceito de otimizar, né... Uma vez implementado, os calculos vão acontecendo e é uma rotina inevitavelmente complexa e desgastante.
Exatamente! Eu ouço muito pouco as pessoas discutindo isso.
Mesmo que os devs tenham que fazer um trabalho manual para checar e corrigir iluminações e sombras que não ficaram bons com RT, ainda assim é muito menos trabalho que o rasterization - que tb dá pra usar AI pra fazer boa parte do trabalho.

Mas eu tb acho que a tendência é de que RT é/será a norma.

• Curtir
Reações: C.J
É uma questão que vai depender de vários fatores, então não vejo muito sentido ficar discutindo se ray tracing é conspiração pra vender placa de vídeo e tudo mais, só polui o tópico e não leva a nada.

O RT trouxe melhorias gráficas significativas? Sim.
O RT está muito mais pesado do que deveria? Sim.

Obviamente usar RT ou não vai depender do seu hardware, seu gosto por gráficos, sua tolerância no framerate, etc. Particularmente, consigo jogar com RT ativo e as quedas no framerate estão longe de deixar o jogo injogável (o G-Sync ajuda muito nessas horas), então PRA MIM o custo de performance vale a pena. Claro que não é o caso para todos aqui.

Não é segredo pra ninguém que essa atualização teve um ciclo de desenvolvimento problemático e demorou muito mais tempo que o previsto para lançarem. É bem possível que tenham apressado o desenvolvimento para conseguirem lançar a atualização ainda esse ano para faturarem com vendas do período de Natal, ao custo da otimização no PC ainda estar muito aquém do ideal.

Apesar de estar jogando e curtindo, não dá pra negar que a performance poderia ser muito melhor, então só resta esperar que futuros patches melhorem a situação.
Ray Tracing é um recurso de animação de cinema, vem da era do Toy Story, colocar isso em jogos pra ser usado em tempo real é uma façanha que ainda vai demandar algumas gerações de hardware de processamento gráfico, acho que o erro talvez tenha sido a nvidia querer vender isso de forma como se já estivesse popularizado, deu tudo errado, mas infelizmente sempre dá errado pro consumidor que é quem compra o produto baseado em promessas!
Dá pra usar Ray Tracing em jogos atualmente, sim dá, mas não como se fosse uma apresentação de animação de cinema, as pessoas obviamente comprar uma placa de vídeo caríssima e querem ver tudo que ela pode oferecer em qualidade gráfica, mas nesse momento não funciona como deveria, não funciona como a nvidia vendeu o recurso desde o início com as Turing, está amadurecendo ainda, mas não está popularizado, a nvidia vendeu o recurso como se ele fosse ser popularizado logo de cara nas Turing e ela mentiu, já são 3 gerações desde então e o recurso é ainda algo muito caro longe do alcance da maioria massiva e mesmo com a caríssima Ada Lovelace é necessário técnica de interpolação de frames para fazer com que um jogo rode a contento, não é o momento de Ray Tracing, algum dia no futuro será talvez e isso se ficar acessível para as massas, não adianta querer popularizar um recurso que depende de um produto caríssimo para funcionar!

Última edição:
Alguém sabe onde eu posso alocar os pontos de skill pra começar jogar direto no blood and wine?

... acho que o erro talvez tenha sido a nvidia querer vender isso de forma como se já estivesse popularizado

Oras, mas para se popularizar alguém antes precisa ser o pioneiro e investir na tecnologia, não? Não tem como uma tecnologia já nascer popular. A NVIDIA pode ser o demônio e a ganância em forma de empresa, mas não tem como negar que eles foram os pioneiros em muita tecnologia.

Não há dúvidas que RT é o futuro dos gráficos, mas com certeza as primeiras gerações e implementações não serão mil maravilhas, é uma evolução gradual, tanto do hardware como do software. A série RTX 2XXX foi um skip fácil, só early adopter que comprou a promessa, mas hoje em dia ray tracing já está bem mais difundido e a tendência é isso só continuar. Já temos implementações excelentes como o próprio Metro Exodus Enhanced Edition que mencionei anteriormente, Dying Light 2, entre outros. Imagina daqui uns 5 anos, RT será a norma.

• Curtir
Reações: C.J
Marvel Guardians é bem otimizado, rodo com tudo no maximo em 1440p, com RT mais de 100 fps as vezes

Não, muito difícil de ocorrer!

Cara o RT muitas vezes é que nem a doença do ultra settings nos jogos, quem tem Pc gamer parece sofrer dessa doença de forma automática, qdo o sujeito não consegue por no ultra um jogo ele se frustra mesmo sabendo que a diferença é pífia, o mesmo acontece com o RT se o jogo tiver a opção lá o sujeito automaticamente vai achar inúmeros Motivos mesmo que pífios pra manter a posição da opção em modo ON e nenhum motivo pra deixar em OFF, e aí fica nessa discussão, a própria discussão já é uma forma de ficar encontrando pelo em ovo!
Muitos nem estão preocupados em jogar, só querem mesmo ficar procurando efeitos de RT no jogo e/ou sustentando ou maltratando o ego de poder ou não jogar um jogo com modo RT na posição ON, muitos TB querem mostrar pra tdo mundo o tamanho do seu e-penis e por aí vai, o jogo msmo está em segundo plano!
O RT é a principal feature do update "next-gen", e é errado os jogadores quererem usar? O que está errado é a performance do modo como um todo, não a vontade dos jogadores em querer usar.

Não faltam exemplos de implementação decente, Spider-man/Miles Morales, Doom eternal, Control, Exodus, Battlefield V, até Cyberpunk. O problema é o como foi feito. Raytracing em DX11 imaginei que fosse um remake e não um wrapper de DX12 nas coxas, ainda mais com os atrasos. Isso significa que nunca vai ter solução ou melhora. Talvez se eles caparem os efeitos ou permitirem ajustes, assim como faz um mod que lançaram.

O cara que criou o MXAO original para o vanilla (e não este atual que republicou o mod shader que esta rolando) comentou que esta fazendo uma versão nova para a next-gen. Se ficar algo próximo do HBAO+ original deverá ser uma melhora considerável, principalmente em interiores que é o que mais ta sem graça na minha opinião.

Outra coisa, havia lido que o DX11 era idêntico ao DX12 se desligar RTX e DLSS, mas não procede.

Eu tenho uma teoria.

As mesmas pessoas que chamam a empresa Nvidia de gananciosa, só pensa em lucro, safada, sabota a AMD, ferra com as AMDs e etc

Essas mesma pessoas batem palma para o pôr do sol.

O RT é a principal feature do update "next-gen", e é errado os jogadores quererem usar? O que está errado é a performance do modo como um todo, não a vontade dos jogadores em querer usar.
Qual parte do texto vc não leu?

Oras, mas para se popularizar alguém antes precisa ser o pioneiro e investir na tecnologia, não? Não tem como uma tecnologia já nascer popular. A NVIDIA pode ser o demônio e a ganância em forma de empresa, mas não tem como negar que eles foram os pioneiros em muita tecnologia.

Não há dúvidas que RT é o futuro dos gráficos, mas com certeza as primeiras gerações e implementações não serão mil maravilhas, é uma evolução gradual, tanto do hardware como do software. A série RTX 2XXX foi um skip fácil, só early adopter que comprou a promessa, mas hoje em dia ray tracing já está bem mais difundido e a tendência é isso só continuar. Já temos implementações excelentes como o próprio Metro Exodus Enhanced Edition que mencionei anteriormente, Dying Light 2, entre outros. Imagina daqui uns 5 anos, RT será a norma.
Nvidia está vendendo o RT por um preço muito alto que só está aumentado cada vez mais, como que isso vai se tornar popular?

Eu tenho uma teoria.

As mesmas pessoas que chamam a empresa Nvidia de gananciosa, só pensa em lucro, safada, sabota a AMD, ferra com as AMDs e etc

Essas mesma pessoas batem palma para o pôr do sol.
Rapaz, eu nunca imaginei que o terraplanismo ia acontecer, mas olha onde estamos?

É mais fácil culpar a NVIDIA do que a implementação cagada dos DEV. Os Devs jamais teriam culpa se não fosse a mão malvada da Nvidia.

Marvel Guardians é bem otimizado, rodo com tudo no maximo em 1440p, com RT mais de 100 fps as vezes
Esse jogo é um.ponto fora da curva um exemplo que poucos devs seguem, ele roda bem com RT até nos consoles. Tô jogando ele na gamepass pelo SeriesX é um espetáculo em todos os sentidos.

Rapaz, eu nunca imaginei que o terraplanismo ia acontecer, mas olha onde estamos?

É mais fácil culpar a NVIDIA do que a implementação cagada dos DEV. Os Devs jamais teriam culpa se não fosse a mão malvada da Nvidia.
Não cara, a culpa é minha, sua, de todos que compraram o RT da nvidia e não o RT da realidade!
Quem sabe a culpa seja da AMD, ou até da Intel, não...não pera ai, a culpa é da DreamWorks, ahhh a culpa é das estrelas!

Acorda tio, RT virou moeda na mão dessa nvidia pô!
Acorda desse sono de beleza pra realidade!

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar