sempre o homem foi poligâmico, a mulher hipergâmica. (logo a turma da "generalização" q não consegue interpretar chega).
a pobreza (e eu incluiria a feiura junto) te empurram para a monogamia forçada. não é uma mera escolha (vou ser monogâmico). só é escolha a partir do momento que vc TEM opções e escolhe ser monogâmico.
se vc tem o privilégio de nascer pelo menos Rico (se for bonito ai o combo é completo) vc vai ser empurrado para a poligamia. As próprias mulheres tem faro de homem destacado, poderoso, bonitão. Elas vão atrás, dão mole, dão em cima, ou seja, vc passa a TER opções sem fazer força.
biologicamente o homem é poligâmico para procriar, gerar centenas de filhos, encher a Terra.
a Mulher só tem 1 óvulo pra fecundar, logo, ela sente forte atração para selecionar o parceiro mais bonito (melhor genética) e/ou com melhor provisão (sustento da prole e perpetuação da espécie), ou seja, selecionar o SUPERIOR dentre todas suas opções.
antigamente, o q trazia segurança era a força física, o mais forte trazia o sustento e segurança da prole, então, era selecionado.
hoje em dia, o q garante sustento e segurança é o dinheiro. se a mulher já tem dinheiro, ela vai priorizar um cara bonito, ou seja, o poder de barganha do Beta Provedor feioso, nesse caso, não vai funcionar.
quanto a ser ruim ou imoral vai do conceito cultural de cada um, mas acredito q a sociedade sem freio entra em colapso.
a dificuldade que vemos hoje de encontrar relacionamentos saudáveis e duradouros são devido à cultura do Emputeramento, somado às oportunidades das redes sociais q maximizaram a situação de relações superficiais.
não tem volta nem evolução.