[Tópico Oficial - SSD] Compartilhe conosco suas impressões e dúvidas

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Amigo suas informaçoes forao de grande ajuda, estou quase certo de que pegarei um Intel 510 Series de 250GB, suas informaçoes principalmente sobre o RAID0 me ajudarao bastante na escolha.

Outra duvida, sabe se o intel realmente cumpre o que promete em questao de velocidade de escrita e leitura?

O 510 eu não sei ao certo. Sei que o Intel, até há pouco tempo atrás, era o 3º em velocidade, perdendo p/ OCZ e Crucial (tirando os SSDs SLC).
Aqui vc encontra um comparativo, ao qual inclusive adicionaram um gráfico de preço/desempenho.
Espero que te ajude na escolha.

Desde quando o I/O sequencial é menos usado??? Tem um monte de gente aqui no forum usando programas para alinhar dados dos SSD's justamente para uma leitura sequencial dos dados oque pra mim nao ajuda em nada.

"Alinhar os dados"? Que eu saiba, existem programas (e os próprios instaladores dos Windows Vista e 7) que fazem o alinhamento do sistema de arquivos, e não pra aumentar a leitura sequencial dos dados, mas pra evitar stuttering ("engasgamentos", ou travamentos momentâneos).

Sem os I/O's elevados principalmente nos SSD's vc nao teria o desempenho de acesso que temos hoje e não falo isso apenas por conta se ser a leitura/escrita de dados ou por conta de um chip de silicio mas sim pelo volume de informaçao que pode ser processada pelos dois lados do conjunto.

Então, 4 HDs em RAID 0 serão mais rápidos que 1 SSD sozinho, certo? Faça a experiência (com pelo menos uns 30 programas instalados, 26 inicializando no boot, e, ao menos 15 deles, pesados), depois me conte quem boota mais rápido.
"Mais rápido" é relativo. Um SO instalado num único SSD pode bootar mais rápido que num 4xRAID 0 de HDs, enquanto transferir 10GB de dados de um 4xRAID 0 (de HDs) p/ outro pode ser mais rápido do que de um SSD p/ outro.

Prova disso olhe o print do HD Tune na pagina 100 desse topico o dono do Vertex 3 MAX I/OP's fabinhokara.

Aquilo não é aleatório, e, sim, sequencial. Note que o tempo de acesso (0,045ms, no caso citado) é o grande forte do SSD, e não I/O sequencial (apesar de, mesmo assim, os SSDs atuais darem um pau, no 1x1, contra HDs tradicionais, nesse quesito, também).

Entenda que um RAID 0 sempre sera mais rapido que um SSD em Single

Onde eu escrevi o contrário? Mas o RAID 0 só será mais rápido no I/O sequencial. No resto, será a mesma m****. Quando muito, um aumento medíocre no I/O aleatório (dependente, em última instância, da tecnologia empregada nos bancos de FLASH NAND do dispositivo: 1 banco = 20~50MB/s, e só. Daí vc pesquisa, e começa a compreender por que cada SSD, hoje em dia, oferece, no mínimo, lá, seus 220MB/s de I/O sequencial).

em um sistema RAID 0 temos duas unidades ou mais sendo acessadas ao mesmo tempo e com o trabalho sendo feito por divisao de informação, sendo bandas independentes de dados e unificadas dentro da controladora do disco.

Choveu no molhado.
Não tá de todo errado (pq os dados são divididos/unificados dentro da controladora RAID, e não do disco ou SSD, rsrs, mas entendi), mas pense: a partir de quantos kB de dados, eles são divididos entre os dispositivos?
Imagine que o usuário "X" foi nessa onda de "RAID 0 é tudo, não vou fazer edição, mas f***-se"; meteu-lhe 128k de stripe size (pq "quanto mais, melhor"), conseguiu lá seus 2TB/s de I/O sequencial, viu seu e-p3nis crescer e tá feliz da vida, pq sua máquina virou um foguete, tanto no bench, quanto no dia-a-dia.
Dae, todo santo dia, ele vai lá e edita um bendito script, de menos de 128kB, obviamente. Problem? Das duas, uma: ou a controladora RAID vai gravar esse script em todos os dispositivos (pq não vai dividir nada menor que 128kB), ou vai gravar em apenas um. A primeira hipótese é pior, pq gera escritas desnecessárias, p/ um sistema em RAID 0 (então pra que RAID 0, nesse caso?). A segunda é menos pior, mas vai deixar um drive com mais escritas que o outro. E a controladora RAID não tá nem aí se o Drive A tem muito mais escritas que o B. A controladora interna de um SSD, no entanto, obrigatoriamente, faz isso internamente (o famoso wear-leveling), mas só com os dados que lhe chegam, óbvio.
O exemplo do manolo que edita o santo script todo dia, é só uma amostra do que, potencialmente, pode acontecer. Se fosse só pelo user, "fecha a caixa e gg", pq mesmo que ele queira, não vai viver p/ ver o drive falhar por isso. Mas tem também o SO e suas tarefas automatizadas, certo? Ninguém me garante que o SO não faça isso no mínimo umas 480 vezes ao dia...com diversos arquivos distintos; dae, ao final de um ano, vc vai ver lá no CrystalDiskInfo e tá lá, por exemplo:
Host Writes: 2000GB num drive, e Host Writes: 2800GB em outro. Isso na hipótese menos pior.
Pode isso, Arnaldo? Pode, mas não deveria. Afinal, não estão em RAID 0? Pois é...e, afinal, pra que vc usaria 2TB/s de I/O sequencial, mesmo? Edição pesada de vídeo, criação e gravação de arquivos gigantes? SSD foi feito pra isso?
 
Última edição:
Pessoal quem ai tem crucial M4 ?

Tenho dois de 128GB em RAID0 (strip 128kb). Maravilha.

Ainda estão com firmware 0002 (originais).

Quando chegar final de ano, eu paro para fazer atualizações e reconfigurar o sistema. Eu penso que as velocidades podem melhorar (bastante). Estou com um 48% livre para a partição do Windows 7.



Uploaded with ImageShack.us

Abraços
 
blnqI.jpg


Esse led verde tem qual função? Ontem o pc travou e apareceu um led vermelho junto com o verde...dae desliguei a energia e voltou somente o verde....enquanto o vermelho estava aceso...ele não aparecia no sistema....(bios)....pensei que tinha morrido...
 
Galera voltando ao assunto sobre minha duvida nos SSD, realmente vale a pena investir num RAID0 de SSD ou se eu comprar apenas 1 SSD eu ja terei uma boa melhora no desempenho?? A diferença de performance com RAID0 ou sem e tao grande assim?

E o que voces me falao deste SSD: HD SSD Corsair Force Series 3 CSSD-F120GB3-BK 120GB Sata III, no caso usarei 2 para fazer RAID0
 
Última edição:
Galera voltando ao assunto sobre minha duvida nos SSD, realmente vale a pena investir num RAID0 de SSD ou se eu comprar apenas 1 SSD eu ja terei uma boa melhora no desempenho?? A diferença de performance com RAID0 ou sem e tao grande assim?

E o que voces me falao deste SSD: HD SSD Corsair Force Series 3 CSSD-F120GB3-BK 120GB Sata III, no caso usarei 2 para fazer RAID0

raid0 so vai melhorar as taxas de escrita e leitura, util no omemento de mover arquivos etc,
desempenho mesmo, 1 ssd ou raid, nao dobrará o tempo de acesso, que é o que aumenta a performance,
desse modo acho que vale pegar um de 256gb
 
E o que voces me falao deste SSD: HD SSD Corsair Force Series 3 CSSD-F120GB3-BK 120GB Sata III, no caso usarei 2 para fazer RAID0, pois achei eles a um preço bom!
 
acredito que deve ser o status do ssd.

eu vendi um vertex 2 de 60gb, e deu pau dpois de 2 meses , ficava só com a luz vermelha acesa e nao reconhecia na bios tb, tive que mandar pra ocz trocar.

Já tinha ouvido alguém falar aqui no fórum e parece ser verdade,

os SSDs da OCZ, estão dando problema depois de um tempo,

a página do Vertex 2 60GB na newegg.com confirma:

Newegg.com - OCZ Vertex 2 OCZSSD2-2VTXE60G 2.5" 60GB SATA II MLC Internal Solid State Drive (SSD)

grande maioria dos reviews recentes estão dando notas baixas pra ele.

E o mesmo se repete em vários SSDs deles,

Vertex 3 Newegg.com - OCZ Vertex 3 VTX3-25SAT3-120G 2.5" 120GB SATA III MLC Internal Solid State Drive (SSD)
 
A taxa de escrita do meu SSD esta muito baixa, alguém sabe como resolver?



Antes em sata2
bench190820112diskd.jpg



Agora em sata3 (as taxas de escrita continuaram praticamente as mesmas)
crystaldiskmark13102011.jpg
 
Última edição:
A taxa de escrita do meu SSD esta muito baixa, alguém sabe como resolver?



Antes em sata2
http://img856.imageshack.us/img856/345/bench190820112diskd.jpg


Agora em sata3 (as taxas de escrita continuaram praticamente as mesmas)
http://img706.imageshack.us/img706/8082/crystaldiskmark13102011.jpg


Já viu se o TRIM está funcionando ? Caso não, veja este tutorial: http://adrenaline.uol.com.br/forum/hardwares-em-geral/321569-tutorial-de-como-ativar-o-trim.html.
 
to pensando em comprar um crucial m4 128gb, alguma outra sugestao?
ja tenho um vertex 30gb que comprei pra brincar um pouco, só com o OS instalado e um ou outro jogo
 
Pessoal me pergunta: "p q vc não inscreve seu pc no ROTM do Guru3D? Vc ganha na certa!"

Agora respondo: não inscrevo porque o prêmio mudou pra um OCZ Vertex 3 de 120gb.

Essa bosta desse meu de 240gb piorou muito com firmware 2.13. BSOD agora é todo dia. Como faço downgrade pro 2.11?

Compartilho totalmente da opinião desse cara na Newegg:

Other Thoughts: I have not updated it's firmware yet but honestly I shouldn't have to. I paid enough money for this thing that I expect it to work CORRECTLY out of the box. I should not have to FIGHT with it to get it working the way it is supposed to. Short of receiving a full refund for this defective product I will never purchase anything from OCZ again and I really recommend that you do the same. I will probably have to buy another $300 SSD for my system, which I cannot afford, because I really doubt this thing will ever work perfectly.
If I can get it working correctly after some updating and tweaking I will update my review to 3 eggs, but I will NEVER call this a good product. It simply does not work the way it is supposed to.

Olhar os fóruns da OCZ com as soluções que os representantes da marca mandam vc executar parece piada. Vc compra um SSD de US$ 600 e tem que fazer um malabarismo interminável pra quem sabe fazer ele funcionar como deveria. Nem RMA eu quis tentar, pra não ter o desgosto de receber outro lixo desse.

Se não quiserem passar raiva, NÃO COMPREM OCZ!!!!!
 
Que coisa hein... nao tive um problema sequer com o meu modesto Vertex 2 de 60GB.
 
Galera, pretendo comprar um SSD até o final do ano (está bem próximo) e estou visando algum com capacidade de 120Gb. Volta meia faço visitas a esse tópico e vi que 2 modelos que eu estava de olho ainda estão apresentando problemas que são os OCZ Vertex 3 e Agility 3. Depois de tanto ver o pessoal se queixando desses modelos resolvi procurar outros menos problemáticos e acabei encontrando o Corsair GT 120Gb e o crucial M4 128Gb. Eu gostaria de saber a opinião de vocês quanto a esses últimos modelos citados, se alguém puder sugerir algum outro modelo com mesma capacidade, serei grato. Pretendo comprar fora(ebay) e gastar em média de $250 Obamas. Valeu! :thumbs_up
 
Galera, pretendo comprar um SSD até o final do ano (está bem próximo) e estou visando algum com capacidade de 120Gb. Volta meia faço visitas a esse tópico e vi que 2 modelos que eu estava de olho ainda estão apresentando problemas que são os OCZ Vertex 3 e Agility 3. Depois de tanto ver o pessoal se queixando desses modelos resolvi procurar outros menos problemáticos e acabei encontrando o Corsair GT 120Gb e o crucial M4 128Gb. Eu gostaria de saber a opinião de vocês quanto a esses últimos modelos citados, se alguém puder sugerir algum outro modelo com mesma capacidade, serei grato. Pretendo comprar fora(ebay) e gastar em média de $250 Obamas. Valeu! :thumbs_up

Não acompanho muito do assunto mas nunca, absolutamente nunca, ouvi alguém

relatar problemas com SSDs da Crucial (C300 ou M4),

já ouvi falarem mal da OCZ (bastante), kingston, SSDs com Sandforce em geral, e até

ouvi comentários de problemas com os modelos novos da Intel, mas Crucial? Nunca.

Se eu fosse comprar um agora seria um M4 ou C300.

Boa sorte.
 
Esse tópico é sobre SSD, o que está fazendo em gabinetes e case mod ? modera poderia mover para Armazenamento por favor
 
Não acompanho muito do assunto mas nunca, absolutamente nunca, ouvi alguém

relatar problemas com SSDs da Crucial (C300 ou M4),

já ouvi falarem mal da OCZ (bastante), kingston, SSDs com Sandforce em geral, e até

ouvi comentários de problemas com os modelos novos da Intel, mas Crucial? Nunca.

Se eu fosse comprar um agora seria um M4 ou C300.

Boa sorte.

Assino em baixo..... nunca vi ninguém reclamar do C300 ou M4, tenho o C300 aqui e tá firme e forte exatos 03 meses !
 
Assino em baixo..... nunca vi ninguém reclamar do C300 ou M4, tenho o C300 aqui e tá firme e forte exatos 03 meses !
Meu RAID de C300 tá firme e forte a 16 meses! Tenho um M4 no note há uns 3 meses e nunca deu nada!
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo