[Tópico Oficial - SSD] Compartilhe conosco suas impressões e dúvidas

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Ae galera, comprei dois ssds Corsair Force GT 120 Gb, alguém aqui teria um raid dessas crianças pra dar uma noção de como será o desempenho? Estou aguardando a chegada dos mesmos então resolvi vir ao tópico e que sabe ter uma prévia do que me aguarda.

[ ]s
 
Algum modera, poderia colocar esse tópico na sessão correta né?

Gabinetes e casemod não é a sessão certa para um tópico sobre SSD...
 
Não acompanho muito do assunto mas nunca, absolutamente nunca, ouvi alguém

relatar problemas com SSDs da Crucial (C300 ou M4),

já ouvi falarem mal da OCZ (bastante), kingston, SSDs com Sandforce em geral, e até

ouvi comentários de problemas com os modelos novos da Intel, mas Crucial? Nunca.

Se eu fosse comprar um agora seria um M4 ou C300.

Boa sorte.
Opa, iai man! Acho que vc me interpretou mal... Eu disse que os OCZ ultimamente vêm se mostrando problemáticos e que me surgiu interesse em conhecer melhor o modelo Corsair GT ou o M4 da Crucial ambos com capacidade 120~128Gb, esses com relatos quase nulos de problemas... ;)
 
Moringa

"Alinhar os dados"? Que eu saiba, existem programas (e os próprios instaladores dos Windows Vista e 7) que fazem o alinhamento do sistema de arquivos, e não pra aumentar a leitura sequencial dos dados, mas pra evitar stuttering ("engasgamentos", ou travamentos momentâneos).

Acho que a parte de engasgamento nao temos mais com os SSD né creio que isso nao se aplica a esse tipo de dispositivo mas nada impede que algo do tipo aconteça, agora a parte de alinhar dados eu nao discordo de vc mesmo pq eu creio que o sistema operacional tem esse tipo de gerenciamento de arquivos e dados sendo eles sequenciais ou nao, e o tempo de acesso no geral é sempre menor que 0.1ms entao ele estar na ultima posiçao de celula ou na primeira ao meu ver é indiferente.

Então, 4 HDs em RAID 0 serão mais rápidos que 1 SSD sozinho, certo? Faça a experiência (com pelo menos uns 30 programas instalados, 26 inicializando no boot, e, ao menos 15 deles, pesados), depois me conte quem boota mais rápido.
"Mais rápido" é relativo. Um SO instalado num único SSD pode bootar mais rápido que num 4xRAID 0 de HDs, enquanto transferir 10GB de dados de um 4xRAID 0 (de HDs) p/ outro pode ser mais rápido do que de um SSD p/ outro.

Não se pode comparar HD's mecanicos com SSD justamente pelo simples fato do tempo de acesso deles serem bem diferentes, porem pode-se ter um desempenho melhor de IO's dependendo do tipo de dispositivo de armazenamento em uso (tome como base um HD SAS com n recursos) tudo depende do tipo de uso ou aplicaçao.

Ser mais rapido ou nao creio que nao seja o caso no BOOT, mesmo pq o boot do sistema operacional vc so pode começar a contar no momento que aparece a tela de carga do windows e nao o BOOT BIOS com o eprom do RAID e afins cada MOBO possui recursos diferentes mas o tempo de carga se conta no mesmo ponto para todos os sistemas.

Aquilo não é aleatório, e, sim, sequencial. Note que o tempo de acesso (0,045ms, no caso citado) é o grande forte do SSD, e não I/O sequencial (apesar de, mesmo assim, os SSDs atuais darem um pau, no 1x1, contra HDs tradicionais, nesse quesito, também).

Posso falar que é aleatorio pelo fato de nao ter usado nenhum programa para alinhar dados e se ha duvidas com relaçao a isso é so notar alguns prints anteriores que a galera fez depois de alinhar os dados do SSD.


Onde eu escrevi o contrário? Mas o RAID 0 só será mais rápido no I/O sequencial. No resto, será a mesma m****. Quando muito, um aumento medíocre no I/O aleatório (dependente, em última instância, da tecnologia empregada nos bancos de FLASH NAND do dispositivo: 1 banco = 20~50MB/s, e só. Daí vc pesquisa, e começa a compreender por que cada SSD, hoje em dia, oferece, no mínimo, lá, seus 220MB/s de I/O sequencial).

Acho que voce entendeu errado mesmo pq eu só fiz uma afirmação, emfim, o RAID 0 tanto no sequencial ou aleatorio sempre sera mais rapido e mesmo pq a controladora divide os dados entre os dois dispositivos igualmente ate hoje nunca vi um sistema RAID escrever mais em um disco doque no outro e mesmo pq isso nao se aplica a regra de um RAID 0.


Choveu no molhado.
Não tá de todo errado (pq os dados são divididos/unificados dentro da controladora RAID, e não do disco ou SSD, rsrs, mas entendi), mas pense: a partir de quantos kB de dados, eles são divididos entre os dispositivos?

Desculpe o erro na digitaçao mas me referia a unificaçao dos dados na controladora da placa mae, menos mau que entendeu =D



Imagine que o usuário "X" foi nessa onda de "RAID 0 é tudo, não vou fazer edição, mas f***-se"; meteu-lhe 128k de stripe size (pq "quanto mais, melhor"), conseguiu lá seus 2TB/s de I/O sequencial, viu seu e-p3nis crescer e tá feliz da vida, pq sua máquina virou um foguete, tanto no bench, quanto no dia-a-dia.
Dae, todo santo dia, ele vai lá e edita um bendito script, de menos de 128kB, obviamente. Problem? Das duas, uma: ou a controladora RAID vai gravar esse script em todos os dispositivos (pq não vai dividir nada menor que 128kB), ou vai gravar em apenas um. A primeira hipótese é pior, pq gera escritas desnecessárias, p/ um sistema em RAID 0 (então pra que RAID 0, nesse caso?).

Pela sua logica nao é de se discordar porem se um sistema RAID 0 tem como base a divisao dos dados , não seria logico colocar um dado de 128kb em apenas um SSD ou HD sendo que por padrao ele divide o dado dentro do block do stripe size em uso se for 128k total é 64k em cada ssd e assim por diante, ate onde conheço o stripe size esta ali justamente para dizer o tamanho maximo de alocaçao que ele pode receber e nao o tamanho minimo. ( se eu entendi errado oque vc gostaria de dizer por favor me avise)


A segunda é menos pior, mas vai deixar um drive com mais escritas que o outro. E a controladora RAID não tá nem aí se o Drive A tem muito mais escritas que o B. A controladora interna de um SSD, no entanto, obrigatoriamente, faz isso internamente (o famoso wear-leveling), mas só com os dados que lhe chegam, óbvio.

Creio que isso se aplica a apenas um single SSD e nao em um array e mesmo pq no array vc tem outras funçoes a mais que uma controladora padrao de disco nao tem. Agora essa parte de escrever mais em um doque no outro eu creio que nao se aplica a um RAID 0 e não é coerente.
 
Pessoal, o Corsair Performance 3 P3-128 possui o desempenho semelhante ao Crucial M4 128GB?
 
E o que voces me falao deste SSD: HD SSD Corsair Force Series 3 CSSD-F120GB3-BK 120GB Sata III, no caso usarei 2 para fazer RAID0, pois achei eles a um preço bom, algum conhece ou usa?
 
tudo certo com crucial m4 so preciso saber os melhores programas para benchmark obr
 
Última edição:
ssd = melhor upgrade desde a ***** da geforce 4 mx sei la oq que deixava eu jogar cs 1.5 lisinho no monitor tubao LOL
 
Será que meus recentes bsod são culpa do meu vertex 2?
 
Nao tinha BSOD, mas atualizei o FW pro 1.35.
 
Moringa

Acho que a parte de engasgamento nao temos mais com os SSD né creio que isso nao se aplica a esse tipo de dispositivo mas nada impede que algo do tipo aconteça

Acontece, principalmente quando o problema é do SO e não do dispositivo. Felizmente, do Vista pra cima, isso virou passado. (ou não??:confused:)

Não se pode comparar HD's mecanicos com SSD justamente pelo simples fato do tempo de acesso deles serem bem diferentes,

Pode, sim. Faça o teste com uma ARECA e 20 HDs SAS de 15k RPM. Quero ver um SSD SATA bater, sozinho, 2TB/s...começa o gargalo pela interface da controladora SATA...e o SSD toma um pau (olha o monstro, tb...mas é pra extrapolar o exemplo).
Agora pega um 2xRAID 0 "fuleiro", "apenas" com VelociRaptors, e compare o tempo de boot com o seu SSD (mas faça uma comparação decente. Fresh install = nada). Aqui, os HDs "cagam tijolos"...
Aí vc vê onde um é mais forte que o outro...

Ser mais rapido ou nao creio que nao seja o caso no BOOT, mesmo pq o boot do sistema operacional vc so pode começar a contar no momento que aparece a tela de carga do windows e nao o BOOT BIOS com o eprom do RAID e afins cada MOBO possui recursos diferentes mas o tempo de carga se conta no mesmo ponto para todos os sistemas.

Se o tempo POST é o mesmo, na mesma máquina, é só descontar. Ou, então, baixe e instale (ou crie =) um programa que meça esse tempo de boot/reboot.

Posso falar que é aleatorio pelo fato de nao ter usado nenhum programa para alinhar dados e se ha duvidas com relaçao a isso é so notar alguns prints anteriores que a galera fez depois de alinhar os dados do SSD.

Vamos lá, vc conhece esse teste...true random não chega nem perto de 80MB/s, a não ser q vc use RAM drive ou algo do gênero. True random é o pior cenário possível, e todo mundo sabe que o pior cenário possível é achar todos os dados procurados em um banco de FLASH NAND só. Gargalo dentro do SSD, sim, isso existe, embora, na prática, seja raríssimo.

128k total é 64k em cada ssd e assim por diante, ate onde conheço o stripe size esta ali justamente para dizer o tamanho maximo de alocaçao que ele pode receber e nao o tamanho minimo. ( se eu entendi errado oque vc gostaria de dizer por favor me avise)

Aqui, o que vc definiu foi o chunk size (stripe/# of devices), ou seja: 128k/2 dispositivos = 64k chunk size. Então, falha minha, se o arquivo for menor que o CHUNK size, e não o stripe size, "Houston, we destroyed the Universe" (mais ou menos, hehe).
Pra não dizer que fui eu quem inventou isso cito este "zé":
the stripe size in a raid 0 configuration is the size (sic) smallest allocation unit on each disks (sic)
(é um "zé"...)

Creio que isso se aplica a apenas um single SSD e nao em um array e mesmo pq no array vc tem outras funçoes a mais que uma controladora padrao de disco nao tem. Agora essa parte de escrever mais em um doque no outro eu creio que nao se aplica a um RAID 0 e não é coerente.

Realmente, não é coerente, se vc não leva em consideração a arquitetura interna do SSD, conjugada ao comportamento da controladora RAID.
 
Tenho dois de 128GB em RAID0 (strip 128kb). Maravilha.

Ainda estão com firmware 0002 (originais).


Quando chegar final de ano, eu paro para fazer atualizações e reconfigurar o sistema. Eu penso que as velocidades podem melhorar (bastante). Estou com um 48% livre para a partição do Windows 7.






Uploaded with ImageShack.us


Abraços


Olha os bech do meu aqui, rsrsrs

Isto foi o que o philco da minha irmã conseguiu, rsrsrs ( m4 rodanndo em sata ii )


ImageShack® - Online Photo and Video Hosting


ImageShack® - Online Photo and Video Hosting


ImageShack® - Online Photo and Video Hosting




agora como funciona atualização da firmware ? dei uma olhada no site e vi que tem a 009 já como prosigo a instalação ?

abraçss
 
agora como funciona atualização da firmware ? dei uma olhada no site e vi que tem a 009 já como prosigo a instalação ?

Eu tinha visto os benchs na mensagem anterior.

Nesse link tem informações sobre o procedimento de atualização do firmware bem como o link para o seu download.

Aqui você acessa o fórum da Crucial com vários tópicos sobre comentários sobre a atualização do firmware do M4, inclusive tem até um tópico oficial.

Abraços
 
Agora sim, tópico dos SSD na página correta!

Aproveitando o post:

Galera, o que compensa mais:

1 x crucial m4 128gb ou 2x 64gb?

Qual o melhor lugar pra comprar um hoje? ebay? jr (criminal)?

desde já, obrigado!
 
Galera, não sei se é permitido nesse tópico, recomendam algum vendedor do ebay para comprar ssd? que seja o Force 3 ou Crucial M4.

Valew galera.
 
MORINGA

Acontece, principalmente quando o problema é do SO e não do dispositivo. Felizmente, do Vista pra cima, isso virou passado. (ou não??:confused:)


Sou obrigado a concordar com vc tendo em vista a qualidade do SO que temos hoje em dia (tome como base os milhares de up-dates deles, PESSIMO!!! ) Mas creio que o gargalo do SO em si so ficou resolvido com o Windows 7 o Vista pra mim é o fiasco isso sem contar o Windows Me que foi a fossa da MS.


Pode, sim. Faça o teste com uma ARECA e 20 HDs SAS de 15k RPM. Quero ver um SSD SATA bater, sozinho, 2TB/s...começa o gargalo pela interface da controladora SATA...e o SSD toma um pau (olha o monstro, tb...mas é pra extrapolar o exemplo).
Agora pega um 2xRAID 0 "fuleiro", "apenas" com VelociRaptors, e compare o tempo de boot com o seu SSD (mas faça uma comparação decente. Fresh install = nada). Aqui, os HDs "cagam tijolos"...
Aí vc vê onde um é mais forte que o outro...

Evidente que com uma ARECA o SSD não vai bater um RAID desse nivel mas e se fosse 4 SSD's de 550/520MB??? KKKKKkkkkk (olha eu causando) A pancadaria iria ser das boas ein!!!

Agora um RAID de Velociraptor creio que chegue perto do SSD ou passe só se estiver usando uns 4 HD's em uma controladora OFF a On-board nunca entrega o prometido. --"

Se o tempo POST é o mesmo, na mesma máquina, é só descontar. Ou, então, baixe e instale (ou crie =) um programa que meça esse tempo de boot/reboot.

Eu costumo aferir pelo relogio direto no Crono, acho que melhor que isso nao temos.( quem não tem cão caça com gato né kkkkkkkkk)


Vamos lá, vc conhece esse teste...true random não chega nem perto de 80MB/s, a não ser q vc use RAM drive ou algo do gênero. True random é o pior cenário possível, e todo mundo sabe que o pior cenário possível é achar todos os dados procurados em um banco de FLASH NAND só. Gargalo dentro do SSD, sim, isso existe, embora, na prática, seja raríssimo.

Faz tempo que nao vejo RAM DRIVE se me recordo bem a OCZ foi a primeira a fazer um né!?

Essa parte de acesso ao disco hoje em dia é muito diferente do padrão que tinhamos com os HD's mesmo pq nao temos mais aquele delay de busca como antes pelo simples fato de ser um chip de silicio, entao o acesso ao bloco todo é igual nele todo indiferente do tamanho. Carregar os dados para fora do mesmo é outro "buraco" por isso as controladoras precisam realmente de muita potencia para assimilar isso tudo so que com esse monte de Firmware Bugado e SSD com pau a coisa tende ir de mal a pior né parece que a qualidade virou quantidade. CxB Podre = Stress (galera aqui do Forum anda P... da vida com isso)


Aqui, o que vc definiu foi o chunk size (stripe/# of devices), ou seja: 128k/2 dispositivos = 64k chunk size. Então, falha minha, se o arquivo for menor que o CHUNK size, e não o stripe size, "Houston, we destroyed the Universe" (mais ou menos, hehe).
Pra não dizer que fui eu quem inventou isso cito este "zé":

(é um "zé"...)


Li o post do "Zé" achei interessante oque ele fez com o disco movendo a partiçao dentro do SWAP e quando ele cita o tamanho maximo de strip size para 128KB é algo limitado mesmo pela propria controladora da intel, nao sei se isso se aplica a controladoras externas tipo uma ARECA.
 
Saiu mais uma atualização de firmware (v2.15) da OCZ, desta vez eles disseram que corrigiram os problemas de BSOD, eu particularmente nunca tive problema nenhum com meu Vertex 3, apenas acho que minha taxa de escrita esta baixo Oo
 
Alguma novidade ultimamente para os M4?! Firmware?!


O meu desde que comprei continua super rápido, mas nunca atualizei nada...
 
Comprei o OCZ agility 3, chegou ontém e já atualizei o FW para 2.15 (veio com o 2.11), segundo a recomendação da ocz, quem possue o 2.11 teria que desativar o trim para evitar o BSOD... Bom, daqui a pouco, coloco uns testes aqui, ainda estou levando uma surra para habilitar a AHCI do meu notebook, infelizmente, não tem opção na bios.
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo