[TÓPICO DEDICADO] Tópico sobre importações (dúvidas, prazos, dicas etc.) - PROIBIDO POLÍTICA

Acabei de testar aqui, 18 mangas (o terceiro valor é o imposto antecipado):

image.png
Confira se algum mangá é vendido com algum bônus que não se enquadra, pois compro livros e mangás desde 2015 na Amazon Japan e não é para isso ocorrer não. Qualquer coisa tente usar o serviço de atendimento deles em inglês ou japonês.
 
Não uso iPhone mas tenho um iPod. Vou ver se o app funciona nele. Valeu pela dica!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Tão cobrando imposto de impressos agora?
Aparentemente sim
Que coisa.

Pior que eu fui testar agora e meti uns 4 mangas no carrinho de compra e um deles ta pegando imposto e os outros 3 não :doge:

Para materia de comparação esse foi o recibo do artbook que chegou essa semana.
295d30b1-fbf0-420a-b281-a469e4508be1.jpg

Confira se algum mangá é vendido com algum bônus que não se enquadra, pois compro livros e mangás desde 2015 na Amazon Japan e não é para isso ocorrer não. Qualquer coisa tente usar o serviço de atendimento deles em inglês ou japonês.
Então, acho que é pela quantidade, não pelo tipo (se tem brinde ou não), pelo que eu andei testando
 
Aparentemente sim



Então, acho que é pela quantidade, não pelo tipo (se tem brinde ou não), pelo que eu andei testando
Testei agora também e parece ser isso mesmo... Com 5 mangás, não tive a cobrança de impostos, mas com 10 já estou tendo. Porém, muito estranho, pois acredito que não era para ser assim... Está com cara de atualização recente, pois lembro de antes ter pego pacotes grandes de livros e não teve imposto...

Talvez seja relacionado com o peso também, mas muito estranho de qualquer forma



Primeira imagem: Light Novels e livros (10 unidades, sem imposto)
Segunda imagem: Mangás (5 unidades, sem imposto)
Terceira imagem: Mangás (da mesma série acima, 16 unidades, com imposto)
 
Última edição:
Minha placa mãe+processador finalmente atualizaram. Desde o dia 09 estava parado. Agora ta em seleção no siscomex, espero que não recusem essa merda.
 
Eu só não entendi isso até agora:


A encomenda não teve sua importação autorizada pelos órgãos fiscalizadores.

Os motivos mais comuns que geram esta apreensão, são: falta de documento fiscal (comercial invoice), produto de comercialização proibido no Brasil, mercadoria não autêntica, entre outros.


Peraí, isso não é pedido dentro do portal da ECT? O fato de não vir nada dentro da caixa não deveria ser motivo pra impedir a entrada. Ou será que é pra colocar do lado de fora também? Que eu saiba essa #2 igualmente não é obrigado. A menos que na RCV vc não envie comprovante algum.
É bem complicado.
Eu abri uma reclamação no Reclame Aqui e mandei e-mail lá pra superintendência da RFB em SP (Curitiba informa que não atende sobre remessas postais internacionais).
 
Agora pouco eu achei um artigo no Jusbrasil que menciona o lance da multa ... https://www.conjur.com.br/2007-dez-26/nao_cabe_perdimento_quando_valor_declarado_menor_real
Esse artigo é claro que a multa só pode ser aplicada se for comprovada má fé .
Na verda o artigo não é nada claro.
Ele fala sobre perdimento.

A parte da multa por má fé é citada no último parágrafo e menciona um artigo da média provisória.

O artigo na íntegra:

Art. 88. No caso de fraude, sonegação ou conluio, em que não seja possível a apuração do preço efetivamente praticado na importação, a base de cálculo dos tributos e demais direitos incidentes será determinada mediante arbitramento do preço da mercadoria, em conformidade com um dos seguintes critérios, observada a ordem seqüencial:

I - preço de exportação para o País, de mercadoria idêntica ou similar;

II - preço no mercado internacional, apurado:

a) em cotação de bolsa de mercadoria ou em publicação especializada;

b) de acordo com o método previsto no Artigo 7 do Acordo para Implementação do Artigo VII do GATT/1994, aprovado pelo Decreto Legislativo nº 30, de 15 de dezembro de 1994, e promulgado pelo Decreto nº 1.355, de 30 de dezembro de 1994, observados os dados disponíveis e o princípio da razoabilidade; ou

c) mediante laudo expedido por entidade ou técnico especializado.

Parágrafo único. Aplica-se a multa administrativa de cem por cento sobre a diferença entre o preço declarado e o preço efetivamente praticado na importação ou entre o preço declarado e o preço arbitrado, sem prejuízo da exigência dos impostos, da multa de ofício prevista no art. 44 da Lei nº 9.430, de 1996, e dos acréscimos legais cabíveis.

Eu, pelo menos, não consigo entender onde fala que é necessário provar a má fé.
 
Testei agora também e parece ser isso mesmo... Com 5 mangás, não tive a cobrança de impostos, mas com 10 já estou tendo. Porém, muito estranho, pois acredito que não era para ser assim... Está com cara de atualização recente, pois lembro de antes ter pego pacotes grandes de livros e não teve imposto...

Talvez seja relacionado com o peso também, mas muito estranho de qualquer forma



Primeira imagem: Light Novels e livros (10 unidades, sem imposto)
Segunda imagem: Mangás (5 unidades, sem imposto)
Terceira imagem: Mangás (da mesma série acima, 16 unidades, com imposto)

Eu tinha visto em algum lugar q a ideia era tirar a isenção de impressos mas imaginei que não fosse ser tão rápido.
 
Testei agora também e parece ser isso mesmo... Com 5 mangás, não tive a cobrança de impostos, mas com 10 já estou tendo. Porém, muito estranho, pois acredito que não era para ser assim... Está com cara de atualização recente, pois lembro de antes ter pego pacotes grandes de livros e não teve imposto...

Talvez seja relacionado com o peso também, mas muito estranho de qualquer forma



Primeira imagem: Light Novels e livros (10 unidades, sem imposto)
Segunda imagem: Mangás (5 unidades, sem imposto)
Terceira imagem: Mangás (da mesma série acima, 16 unidades, com imposto)

Eu fiz um pequeno teste com 3 items e no caso só 1 deles acusa o imposto em qualquer situação.



O volume 3 ativa o imposto tanto na imagem 1 como na 3.

Não sei dizer se tem alguma diferença entre os itens para acusar algo de diferente, mas no minimo é algo curioso.
 
Eu tinha visto em algum lugar q a ideia era tirar a isenção de impressos mas imaginei que não fosse ser tão rápido.
A isenção dos impressos não foi retirada... O que estamos supondo é que, com uma maior quantidade/peso, há alguma taxa (que ainda é bem menor que o padrão dos impostos, por isso acredito que seja algo devido ao peso, quantidade ou coisa do tipo e não pelo produto em si... Não sei, é tudo especulação.)

Ou então que tudo é um bug maluco da Amazon Japan. Não dá para saber mesmo o que está rolando. x.x
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu fiz um pequeno teste com 3 items e no caso só 1 deles acusa o imposto em qualquer situação.



O volume 3 ativa o imposto tanto na imagem 1 como na 3.

Não sei dizer se tem alguma diferença entre os itens para acusar algo de diferente, mas no minimo é algo curioso.

Que doidera kkkkk
Fui tentar pegar esse mesmo volume aqui no meu carrinho e também está com os impostos. Não sei mesmo o que está acontecendo, eu tentaria mandar mensagem para a Amazon explicando, pois pelo o que eu saiba, não houve nenhuma alteração na isenção de impressos. (E bizarro acontecer em uns volumes e nos outros não.)

 
Última edição:
Tenho outros pacotes postados depois do dia 8/6 já passaram mas tenho um como "Postado" no sistema dos Correios desde esse dia, será que deu ruim?
 
Pessoal, comprei no aliexpress e direto no site deles tá aparecendo assim :
-em processo de triagem
-recebido no centro de transporte de partida(21/06 as 01:34l
-Iniciado o desembaraço aduaneiro(21/06 as 14:22 )
-fiscalizacao aduaneira finalizada (21/06 as 22:40)

Ainda não recebi código que funciona nos correios brasileiros
Isso significa no geral que foi na fiscalização da China? Ou aqui no Brasil já passou tranquilo e vou receber sem taxa ?
 
Pessoal, comprei no aliexpress e direto no site deles tá aparecendo assim :
-em processo de triagem
-recebido no centro de transporte de partida(21/06 as 01:34l
-Iniciado o desembaraço aduaneiro(21/06 as 14:22 )
-fiscalizacao aduaneira finalizada (21/06 as 22:40)

Ainda não recebi código que funciona nos correios brasileiros
Isso significa no geral que foi na fiscalização da China? Ou aqui no Brasil já passou tranquilo e vou receber sem taxa ?
Isso é lá na China. Ainda tem que chegar aqui e passar pelo crivo da fiscalização.
 
A isenção dos impressos não foi retirada... O que estamos supondo é que, com uma maior quantidade/peso, há alguma taxa (que ainda é bem menor que o padrão dos impostos, por isso acredito que seja algo devido ao peso, quantidade ou coisa do tipo e não pelo produto em si... Não sei, é tudo especulação.)

Ou então que tudo é um bug maluco da Amazon Japan. Não dá para saber mesmo o que está rolando. x.x
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Que doidera kkkkk
Fui tentar pegar esse mesmo volume aqui no meu carrinho e também está com os impostos. Não sei mesmo o que está acontecendo, eu tentaria mandar mensagem para a Amazon explicando, pois pelo o que eu saiba, não houve nenhuma alteração na isenção de impressos. (E bizarro acontecer em uns volumes e nos outros não.)



Eu já falei com o chat da Amazon.jp, mas eles falaram que eles não tem controle sobre isso e que, se não tiver imposto pago ao chegar no país de origem ou se eles não receberem retorno da DHL sobre o valor do imposto pago, eles devolvem em até 6 meses
 
Última edição:
Tenho outros pacotes postados depois do dia 8/6 já passaram mas tenho um como "Postado" no sistema dos Correios desde esse dia, será que deu ruim?
Acho q não, eu tinha dois pacotes que constavam como "postado", 1 passou pela fiscalização e foi liberado (um ryzen 7800x3d:mr:) e o outro (memórias) ainda estão na mesma situação, tenha fé!
 
Fala galera, para contribuir com o tópico.

Tenho 6 LX..CN para entregar, por enquanto.

1 LX..CN (O produto mais caro) - Passou sem taxas
1 LX..CN Chegou em Curitiba.
4 LX..CN Ainda em transito na China.
 
Tô com um poco na mesma situação. Chegou no BR 31/05 e foi pra fiscalização 19/06.


RemessaDeclaração(DIR)/VersãoData/Horário do Registro DIRSituação
LB********HK*** / 119/06/2023 **:**Em Fiscalização

Identificação da Remessa
Remessa
LB********HK
Declaração(DIR)/Versão
********** / 1
Data/Horário do Registro DIR
19/06/2023 **:**
Modalidade
Postal
Situação
Em Fiscalização
UA de Despacho
****** - ALF - CURITIBA
Operador
EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS
dot_clear.gif.jsf

Seleção para Fiscalização






Indicador de FiscalizaçãoÓrgão da SeleçãoSituação da FiscalizaçãoData da Situação da Fiscalização
RFB
dot_clear.gif.jsf
RFB
Em Fiscalização20/06/2023 **;**
dot_clear.gif.jsf

Dados dos Impostos, Multas e Pagamentos






TipoResponsávelPagamento PendenteData Recolhimento
II-Sim
No siscomex mudou pra "liberado" com bandeira verde. Nos correios continua como "enviado para fiscalização" E tem esse "pagamento pendente" marcado "sim".
Curioso pra saber o tamanho da mordida.
 
Mais uma tentativa, dessa vez vendedor declarou de forma um pouco mais decente.
    • correios-sf.png

      PRIME EXPRÈS
    • caminhao-cor.png

      Encaminhado para fiscalização aduaneira
      CURITIBA - PR
      19/06/2023 08:00
    • brazil.png

      Objeto recebido pelos Correios do Brasil
      CURITIBA - PR
      06/06/2023 15:58
    • caminhao-cor.png

      Objeto em trânsito - por favor aguarde
      para Unidade de Tratamento Internacional - BR
      CHINA
      31/05/2023 19:01
    • receber-encomenda-cor.png

      Objeto recebido na unidade de exportação no país de origem
      CHINA
      31/05/2023 18:57
    • agencia-cor.png

      Objeto postado
      CHINA
      31/05/2023 13:57

Pelo visto a primeira vez que negou a entrada foi pirraça dos fiscais mesmo.
9BYsdBl.png
 
No siscomex mudou pra "liberado" com bandeira verde. Nos correios continua como "enviado para fiscalização" E tem esse "pagamento pendente" marcado "sim".
Curioso pra saber o tamanho da mordida.
Seleção para Fiscalização


Indicador de FiscalizaçãoÓrgão da SeleçãoSituação da FiscalizaçãoData da Situação da Fiscalização
VERDE
RFB
dot_clear.gif.jsf
RFB
Liberada22/06/2023 08:49
dot_clear.gif.jsf

Dados dos Impostos, Multas e Pagamentos


TipoResponsávelPagamento PendenteData Recolhimento
II (60% + frete + seguro)-Sim



AGUARDANDO...:limo::medo:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo