[TÓPICO DEDICADO] Tópico sobre importações (dúvidas, prazos, dicas etc.) - PROIBIDO POLÍTICA

Pessoal, uma ajuda.

Eu fiz uma compra no Ali, dentro do RC, dia 01/07. O rastreio está assim:

Objeto está na inspeção pela Alfândega
10 jul, 15:23 (BRT)

Chegou ao escritório da transportadora
7 jul, 11:33 (BRT)

Saiu do país/região de partida
6 jul, 1:27 (BRT)

Desembaraço aduaneiro iniciado
5 jul, 14:17 (BRT)

Saindo do país/região de partida
5 jul, 12:15 (BRT)

Desembaraço aduaneiro concluído
4 jul, 6:18 (BRT)

4 jul, 6:03 (BRT)

Entregue à distribuidora
3 jul, 10:35 (BRT)

Saiu do centro de distribuição do país/região de partida
3 jul, 5:51 (BRT)

Processando no centro de triagem do país/região de partida
3 jul, 4:57 (BRT)

Recebido pela empresa de logística
3 jul, 2:57 (BRT)

Saiu do armazém
2 jul, 23:29 (BRT)

Informações de remessa recebidas pelo armazém
2 jul, 1:51 (BRT)

Pois bem. Hoje recebi uma mensagem via whatsapp da Cainiao dizendo que essa compra chegou no Brasil mas tá presa na alfândega. Por sua vez, a alfândega está pedindo comprovantes com valores e etc. Nessa mensagem do whatsapp tem um link de uma página que pede para eu fazer o upload de uma foto de documento (RG, CNH ou passaporte), comprovante do valor da compra e um formulário preenchido e assinado.

Por acaso alguém já recebeu isso ou sabe se é esse o processo mesmo? Achei estranho pq no minhas importações não aparece nada dessa compra, e o rastreio mostra apenas o que coloquei no spoiler.
eh golpe! tem que acompanhar no minhas importacoes, soh de voce ter entrado no link e se foi no PC eu formatava para nao ter problemas.

Pessoal, uma ajuda.

Eu fiz uma compra no Ali, dentro do RC, dia 01/07. O rastreio está assim:

Objeto está na inspeção pela Alfândega
10 jul, 15:23 (BRT)

Chegou ao escritório da transportadora
7 jul, 11:33 (BRT)

Saiu do país/região de partida
6 jul, 1:27 (BRT)

5 jul, 14:17 (BRT)

Saindo do país/região de partida
5 jul, 12:15 (BRT)

Desembaraço aduaneiro concluído
4 jul, 6:18 (BRT)

4 jul, 6:03 (BRT)

Entregue à distribuidora
3 jul, 10:35 (BRT)

Saiu do centro de distribuição do país/região de partida
3 jul, 5:51 (BRT)

Processando no centro de triagem do país/região de partida
3 jul, 4:57 (BRT)

Recebido pela empresa de logística
3 jul, 2:57 (BRT)

Saiu do armazém
2 jul, 23:29 (BRT)

Informações de remessa recebidas pelo armazém
2 jul, 1:51 (BRT)

Pois bem. Hoje recebi uma mensagem via whatsapp da Cainiao dizendo que essa compra chegou no Brasil mas tá presa na alfândega. Por sua vez, a alfândega está pedindo comprovantes com valores e etc. Nessa mensagem do whatsapp tem um link de uma página que pede para eu fazer o upload de uma foto de documento (RG, CNH ou passaporte), comprovante do valor da compra e um formulário preenchido e assinado.

Por acaso alguém já recebeu isso ou sabe se é esse o processo mesmo? Achei estranho pq no minhas importações não aparece nada dessa compra, e o rastreio mostra apenas o que coloquei no spoiler.
99,99% de chance de ser golpe! Nenhuma instituição pede seus dados, ainda mais fotos de documentos por whatsapp. Se sua encomenda realmente tiver sido barrada e por algum motivo estiverem pedindo comprovação de valores (pode acontecer mesmo) será dentro do site dos correios, no link "minhas importações".

Não mande nada e acesse o link Minhas importações no site dos correios para saber o status da encomenda.

É realmente estranho, mas pra trazer mais evidências aqui.

Esse é o contato que me mandou mensagem:
asdasda.jpg

45645645.jpg

E essa é a mensagem que eles mandaram:
dfgdfg.jpg

A url do link é essa:
sdfsdfsf.jpg

Quando entro no link, aparece um site com o seguinte:
67567657.jpg

O formulário é esse:
sdfsdfsdfsdf.jpg

Levando tudo isso em consideração, achei estranho. Pois tudo "parece" correto. E eles tem os dados do número do pedido do Ali, do rastreio. O site "parece" ser o da empresa mesmo, checando ele com ferramentas de checagem de links, nada de malicioso foi identificado. Só achei estranho que removendo do .com pra frente no link que eu coloquei, aparece uma imagem de obrigado.

Mas enfim, não vou responder, sempre acompanho só lá pelo minhas importações, e até agora nada.

eh golpe! tem que acompanhar no minhas importacoes, soh de voce ter entrado no link e se foi no PC eu formatava para nao ter problemas.
Calma hahaha

Eu sempre acompanho por lá. E pra acessar esses links estranhos, eu só faço pela minha VM de teste, justamente pra não dar problema.

Se for algo malicioso, devem estar atrás de dados apenas.

asdasda.jpg

45645645.jpg

dfgdfg.jpg

A url do link é essa:
sdfsdfsf.jpg

67567657.jpg

O formulário é esse:
sdfsdfsdfsdf.jpg

Levando tudo isso em consideração, achei estranho. Pois tudo "parece" correto. E eles tem os dados do número do pedido do Ali, do rastreio. O site "parece" ser o da empresa mesmo, checando ele com ferramentas de checagem de links, nada de malicioso foi identificado. Só achei estranho que removendo do .com pra frente no link que eu coloquei, aparece uma imagem de obrigado.

Mas enfim, não vou responder, sempre acompanho só lá pelo minhas importações, e até agora nada.

Calma hahaha

Eu sempre acompanho por lá. E pra acessar esses links estranhos, eu só faço pela minha VM de teste, justamente pra não dar problema.

Na real um belo de um golpe, mas não pra pegar grana, mas sim pra abrir conta fria pra aplicar golpe, pq pensa bem, numa dessa os caras tem um documento oficial com foto junto da sua assinatura e todos os seus dados... eles podem abrir qualquer serviço com isso

Exato. Quando pedem documento com foto é geralmente para, abrir conta em algum banco, fazer emprestimos ou financiamentos, etc... E geralmente a pessoa só fica sabendo quando descobre que está com o nome sujo ou recebe alguma cobrança.

Os caras estão inovando e se aprimorando. Devem estar assistindo esses couchtubers da vida :limo:

Mas um golpe usando um link do cainiao.com oficial?

asdasda.jpg

45645645.jpg

dfgdfg.jpg

A url do link é essa:
sdfsdfsf.jpg

67567657.jpg

O formulário é esse:
sdfsdfsdfsdf.jpg

Calma hahaha

Poh na boa você esta sendo ingênuo demais para não dizer outra coisa.

Esta na duvida sobre a sua encomenda entre no minha importação, se preferir vá em uma agencia dos correios;

Isso é claramente um golpe, você deveria formatar o seu PC/celular como sugeriram anteriormente.

Esta na duvida sobre a sua encomenda entre no minha importação, se preferir vá em uma agencia dos correios;

Isso é claramente um golpe, você deveria formatar o seu PC/celular como sugeriram anteriormente.
Ingênuo? Vc reparou que ele já disse que sabe que é golpe e só tá mostrando pra galera né? Ingênuo tá sendo vc achando que ele tá caindo hahahaha

Sobre o Minhas Inportacoes, tá ligado que a Cainiao agora entrega no BR tbm, e que o Minhas Importações é dos Correios, logo se for entrega pela Cainiao ele não aparece lá, certo?

Ingênuo? Vc reparou que ele já disse que sabe que é golpe e só tá mostrando pra galera né? Ingênuo tá sendo vc achando que ele tá caindo hahahaha

Sobre o Minhas Inportacoes, tá ligado que a Cainiao agora entrega no BR tbm, e que o Minhas Importações é dos Correios, logo se for entrega pela Cainiao ele não aparece lá, certo?
Cainiao eh courrier agora?

Cainiao eh courrier agora?
Caraca, desde começo do ano, até falei que tive 3 encomendas minhas entregues por eles, inclusive uma delas enroscou na alfândega e ficou 1 mês e meio pra liberar…

Sério que vcs não viram isso?!? Aliás uma porrada de gente começo do ano teve envios pra entrega por eles, deu puta rolo com vários lotes e etc

Caraca, desde começo do ano, até falei que tive 3 encomendas minhas entregues por eles, inclusive uma delas enroscou na alfândega e ficou 1 mês e meio pra liberar…

Sério que vcs não viram isso?!? Aliás uma porrada de gente começo do ano teve envios pra entrega por eles, deu puta rolo com vários lotes e etc
se tivesse visto nao teria te perguntado neh?
mas otima alternativa ainda mais que correios tah em greve agora

Pessoal, quando forem comprar, mesmo pelo choice, fiquem ligados no valor final e vejam quanto está sendo discriminado de imposto pelo Remessa.

Resumo da ópera: Comprei um kit de switches pelo choice e não sabia que a loja oficial da Akko não estava inscrita no Remessa. Além de demorar mais de 30 dias para o pacote chegar no Brasil, tive que pagar a alíquota de 60% na alfândega mais 17% do ICMS do meu estado. Se tivesse prestado atenção e ter comprado da Digital Ling (estava o mesmo preço), não teria tomado essa.

Edit: vi que muitos aqui estão discutindo os golpes que tem rolado, mas no meu caso foi isso que aconteceu mesmo. fiz os cálculos e não me cobraram o imposto no momento do pagamento, fora que efetuei o pagamento pelo "minhas importações".

Pessoal, quando forem comprar, mesmo pelo choice, fiquem ligados no valor final e vejam quanto está sendo discriminado de imposto pelo Remessa.

Resumo da ópera: Comprei um kit de switches pelo choice e não sabia que a loja oficial da Akko não estava inscrita no Remessa. Além de demorar mais de 30 dias para o pacote chegar no Brasil, tive que pagar a alíquota de 60% na alfândega mais 17% do ICMS do meu estado. Se tivesse prestado atenção e ter comprado da Digital Ling (estava o mesmo preço), não teria tomado essa.

Edit: vi que muitos aqui estão discutindo os golpes que tem rolado, mas no meu caso foi isso que aconteceu mesmo. fiz os cálculos e não me cobraram o imposto no momento do pagamento, fora que efetuei o pagamento pelo "minhas importações".
Sim, muita gente caiu nessa de não ver que os impostos não estão sendo cobrados (nem todo vendedor do Ali está "inscrito" no programa). Pode ocorrer também na pagina do COMBO (3 produtos apartir de 12,99 com frete gratis). Outro problema que pode ocorrer é do vendedor estar inscrito no remessa coliforme e por algum bug o imposto não aparecer sendo cobrado na tela final antes do pagamento. E da BO na entrada do BR quando isso acontece.

pois eh, um dos itens choice que comprei esta acusando aguardando pagamento e sempre comprei choice e nem via isso, fui conferir e realmente nao foi cobrado.

To com um produto fora do remessa conforme... desde 19/07 em fiscalização... mais alguem assim???

:limo:

Mas eu disse que eu faço isso 🤣

Eu já imaginava que era golpe, por isso vim aqui perguntar, pois estava muito bem feito e tudo aparentemente certo. Por isso trouxe prints e informações.

Formatar? 🤣 Pq diabos eu formataria meu celular ou pc se eu já disse que os links enviados em si não contém ameaça cibernética nenhuma? Além disso, eu disse também que acessei os links somente pela minha VM de teste.

É foda. Acho que ele viu os prints que eu coloquei como evidência e deve ter achado que eu preenchi tudo e mandei pros caras 🤣

Eis que do nada recebi essa mensagem do Ebay há pouco:

Ver anexo 136039

Alguém já usou? Fiz o cadastro e obviamente não tem nada lá ainda, vamos ter que usar em conjunto com o 'Minhas Importações' ou será que um vai substituir o outro? Qual a diferença?

No mais segue o problema dos anúncios de vendedores que teoricamente mandam pra cá mas não é possível comprar, acho que vou ter que acabar partindo para um redirecionador.

EDIT: Adicionalmente, tenho uma encomenda em algum limbo entre o Correios e a Receita desde o início de abril e nada de sair do lugar.

O último status é esse:

Ver anexo 136040

No minhas importações só há isso e nenhum botão de ação:
Ver anexo 136041

Já tentei o Fale Conosco dos Correios, a Ouvidoria tanto dos Correios como do Ministério da Fazenda/Receita e aparentemente ninguém sabe de nada e só manda esperar, enquanto isso o ebay/vendedor não querem reembolsar achando que eu não quis pagar/receber, se tivessem rejeitado e devolvido logo de cara teria sido melhor.

Antes e depois recebi encomendas normalmente.

1723475094067.png

Após um hiato de mais 2 meses (4-5 ao todo) finalmente parece que a coisa andou, só me dei conta depois pois tive que pagar taxas de outros pacotes no mesmo dia.

Perdi a conta de quantos protocolos abri em todas as instâncias possíveis (RF basicamente empurrou para os Correios, a ouvidoria deste nunca respondeu enquanto o atendimento só mandava aguardar), não consegui reembolso pois para o eBay eu não recebi porque não quis enquanto o vendedor lavou as mãos, e não tiro a razão de ambos até certo ponto.

Item de plastimodelismo, nada de eletrônico, ilegal ou suspeito mas só vou acreditar quando receber pra ver o que vai chegar e como vai chegar, até já tinha dado como perdido.

Em fiscalização desde 11/07 pela RFB

Achei que o prazo era de 1 mês, mas pode ser mais pelo visto kkk

To com um produto fora do remessa conforme... desde 19/07 em fiscalização... mais alguem assim???

a minha tá parada desde 15/07, completou 4 semanas hoje. a essa altura já peguei reembolso da loja e é isso. se é pra cobrar imposto desse jeito o serviço podia ser bom né, mas ingenuidade

Ver anexo 136220

Após um hiato de mais 2 meses (4-5 ao todo) finalmente parece que a coisa andou, só me dei conta depois pois tive que pagar taxas de outros pacotes no mesmo dia.

Perdi a conta de quantos protocolos abri em todas as instâncias possíveis (RF basicamente empurrou para os Correios, a ouvidoria deste nunca respondeu enquanto o atendimento só mandava aguardar), não consegui reembolso pois para o eBay eu não recebi porque não quis enquanto o vendedor lavou as mãos, e não tiro a razão de ambos até certo ponto.

Item de plastimodelismo, nada de eletrônico, ilegal ou suspeito mas só vou acreditar quando receber pra ver o que vai chegar e como vai chegar, até já tinha dado como perdido.
Tirando esses contratempos, encomendas Prime Express são mais rápidas? E sobre taxas, são a mesma coisa das encomendas Packet Standard?

asdasda.jpg

45645645.jpg

dfgdfg.jpg

A url do link é essa:
sdfsdfsf.jpg

67567657.jpg

O formulário é esse:
sdfsdfsdfsdf.jpg

Calma hahaha

E olha só, novas informações desse caso.

De curiosidade, entrei no site da Cainiao mesmo, e rastreei minha encomenda por lá. Deu isso aqui:
cfdxcxbfgh.jpg

Vejam que tem um link ai pra equipe da Cainiao aqui no Brasil. Ao clicar, aparece pra abrir um chat via whatsapp com esse número aqui:
56tryhtry.jpg

Ao entrar no chat, aparece um número de fila de atendimento. Estava em 46, demorou um 15 minutos pra chegar minha vez. Pois bem:
sdfsdf.jpg

Ou seja, mesmo contrariando o bom senso e as melhores práticas de segurança (🤣) parece que é deles mesmo. Lembrando que eu fiz o processo eu mesmo, pelo site oficial da Cainiao.

Tirando esses contratempos, encomendas Prime Express são mais rápidas? E sobre taxas, são a mesma coisa das encomendas Packet Standard?
Nunca vi mais de uma opção de frete internacional no momento da compra e tem que agradecer quando é possível comprar pois às vezes o próprio ebay dá uma sacaneada (falamos sobre isso aqui e persiste até hoje em alguns anúncios enquanto em outros a possibilidade de compra sazonalmente muda, de vendedores que eu já comprei inclusive).

Normalmente sai de lá via USPS, ePost Global, Asendia, etc. e de algum jeito chega aqui, geralmente entra como prime express ou pps importação.

Prazo é loteria, já recebi muita coisa em 10-15 dias corridos enquanto tenho esse pacote enroscado há 4-5 meses, na média leva 2-3 semanas e taxa é o de sempre.

Nunca vi mais de uma opção de frete internacional no momento da compra e tem que agradecer quando é possível comprar pois às vezes o próprio ebay dá uma sacaneada (falamos sobre isso aqui e persiste até hoje em alguns anúncios enquanto em outros a possibilidade de compra sazonalmente muda, de vendedores que eu já comprei inclusive).

Normalmente sai de lá via USPS, ePost Global, Asendia, etc. e de algum jeito chega aqui, geralmente entra como prime express ou pps importação.

Prazo é loteria, já recebi muita coisa em 10-15 dias corridos enquanto tenho esse pacote enroscado há 4-5 meses, na média leva 2-3 semanas e taxa é o de sempre.
Vi isso agora, logo agora que tava pensando em comprar discos japoneses de vendedores japoneses. Tipo, pelo que entendi... eles não fazem mais a declaração do produto? E como faz nesse caso?

Lembro de uma vez que perdi uma oportunidade de ouro de comprar um CD do Linkin Park versão especial por causa que o vendedor não enviava p/ Brasil.

Ver anexo 136220

Rapaz, me lembrou até em meados de 2010~13 onde as encomendas demorava horrores pra serem liberadas
Alfândega brincou legal com sua paciência :sefu:

Users who are viewing this thread

Voltar