Na minha humilde opinião: se somente o frete já ultrapassou o valor do produto, pra mim já tornou-se sem futuro. Se o frete custar mais que 1.5x o valor do produto, já virou esculhambação.
O frete fica em 50% do valor gasto nos produtos. Mesmo comprando em quantidade (ninguém usa redirecionador pra comprar 2 ou 3 itens só), por ter passado alguns quilos o envio já ficou extremamente caro. Mas 5-6 kg num contexto do que você pode comprar não é nada. Vamos supor que eu quisesse pedir um monitor 4K. Vou pegar qualquer um exemplo, suponha que seja o Asus TUF Gaming VG289Q. Esse daí tem 22.1 libras segundo a Amazon (não entendi por que outro link disse quase 8 kg, mas vamos supor que sejam 10 mesmo). 10 quilos ou 22 libras. Por Priority usando esse mesmo redirecionador sairia 165.90 e via transportadora (que pelo explicado seria melhor, inclusive no tamanho da caixa, o que certamente ajudaria a não rolar danos internos) ficaria US$ 185.49.
Ainda se soma o seguro, que parece que é 5% do valor declarado. O monitor custa 329 dólares. Na cotação de hoje 329 US$ sairia a 1745 reais, dólar a 5.30.
Você ainda coloca o IOF, de 6.38%, que em cima desse valor seriam US$ 21 ou R$ 111.
Então veja só: 1745 + 111 = R$ 1856 é só a compra. Ainda é preciso somar frete + impostos.
Se eu digo que o frete sai a US$ 185 então ele equivale a 56% do valor do produto. Isso é muito próximo dos 60% de imposto de importação.
56% de R$ 1856 dá 1000 e poucos reais DE FRETE. E 185 dólares HOJE saem a R$ 981. Mas ninguém paga só isso, pois quando eu passo o cartão pra pagar o redirecionador ainda incide o IOF.
Então já foram 1856 da compra, 1000 do frete = R$ 2856.
O imposto nem chegou ainda no cálculo, pra hora que embarcar no Brasil. Digamos que eu declare que o monitor valeu 129 (por engano, era pra eu ter escrito 329) e que o frete (OBS: no envio por transportadora desse B4W que citei é OBRIGATÓRIO informar algum valor) saiu a US$ 35. Logo o declarado total foi US$ 164 (ou R$ 869).
Eu vou pagar: R$ 15 da taxa de despacho, e mais 60% em cima de 869, que dá R$ 521.
2856 + 521 = R$ 3377. Isso se o valor declarado FOSSE MENOR, no caso aí por engano eu escrevi 129 quando era pra ter colocado 329. E se meu estado não incidisse ICMS (porque se sim eu não arco apenas com 60% em cima da importação).
Então por aí você já vê que é totalmente inviável importar paradas pesadas pro Brasil. O valor sobe fácil fácil mais de 10 vezes aquele montante original em dólares.
Por isso que não rola importar proteína em pó (whey protein), pra cá. A um consumo de 30 g por dia e quase 1 kg por mês, não ficaria viável. Mesmo as nacionais sendo ruins ou as melhorzinhas sendo bem caras aqui dentro.
Por isso que pra trazer CPU, RAM, placa, SSD, essas pecinhas, o envio até que não pesa, mas botou alguns quilos a mais o frete dá um salto gigantesco de 30, 40, 50 dólares pra mais que o dobro.
E claro, na época em que ainda assim se pagava isso o Brasil não estava totalmente quebrado, e vc gastava 300 reais com dólar a R$ 3 e pouco. A real é que hoje a nossa moeda não vale nada e o gasto com a RF é a menor das preocupações.
Inviável é você comprar um alfinete que seja com dólar a R$ 5.
P.S. Dei uma olhada num PDF dos Correios e vi que esse NX é mencionado aqui:
Correios Packet Standard (Brazil Direct Mail, Brazil Priority Line)
- Estimated delivery time (average) - 12 working days.
- Tracking of all stages of delivery.
- Proof of delivery with the signature of the recipient.
- Maximum weight of 30 kg.
- Tracking codes start with “NX”.
Descobri onde ele é mencionado no site da ECT:
www.correios.com.br
Então, isso aí que é o método TRANSPORTADORA desse redirecionador.