AliExpress standard shipping é similar ao Epacket, eu nunca tive problemas de rastreio, se o codigo não funciona eu abro disputa.
Oque eu já vi ocorrer (não me refiro a esse frete específico, mas a envios baratos):
- Rastreio #1 é válido (ou seja, ao jogar o código eu vejo que sim, foi postado), mas não funciona (mostra movimentação) dentro dos EUA, apenas ao chegar no BRASIL e reconhecido pela RF/Correios; inclusive o código de rastreio é gerado pela ECT quando o pacote já está na rota final prestes a ser remetido pro endereço do destinatário, ou seja, o código sequer existe ainda. Isso pode ser um problema pois não deve ter como você vincular pelo portal MINHAS IMPORTAÇÕES (seu CPF), e se não constar CPF na parte de fora a RF pode mandar devolver. Porque agora é obrigatório isso vir constando.
- Rastreio #1 não atualiza e passam-se meses após a postagem, não indicando se estão parados em algum porão da RF (hipótese bastante provável, tem gente que às vezes recebe 5, 6 meses depois) ou se rolou extravio.
- Rastreio #2 não mostra nada nos EUA/país de origem por ser característica dele, apenas quando chega no país de origem. Nem jogando o número no site você tem qualquer tipo de informação.
O cenário #2 nem sei se rola, mas se acontecer é óbvio que é mutreta, pois tanto faz postar ou não postar.
Meu maior medo é o #1 ocorrer, mas não ter rolado extravio nenhum. Apenas estar parado e não terem fiscalizado.
Teve uma vez que mandei revisão de imposto e os filhas das p.utas da RF/CÚrreios demoraram 2 meses pra dar resposta final. Ainda bem que hoje existe isso aqui:
Que melhorou consideravelmente a esculhambação que era. Aliás, salvem essas informações, eu toda vez esqueço onde fica essa portaria, que informa das regrinhas das importações.
Alguém recebeu, recentemente, encomendas enviadas pela Fishisfast através de
Fastbox Economy Post?
Pergunto porque, segundo eles, essa modalidade de frete não tem rastreamento nenhum, e, até onde eu sei, os Correios têm devolvido para o remetente encomendas sem código de rastreamento
desde pelo menos o final de 2018.
Normalmente, eu utilizaria o Fastbox ePacket (que já tive uma boa experiência), mas os produtos ultrapassam o limite de peso para essa forma de envio (4.4lbs). Acima de 4lbs, a única outra alternativa (sem ser courier) é USPS Priority Mail International, que, além de ser mais caro, é garantia de tributação com valores abusivos arbitrados, na minha experiência.
Bem frisado, é preciso tomar muito cuidado com esses fretes baratos. Redirecionador é caro, infelizmente (aliás, caríssimo, o valor que vou pagar de imposto da caixa da B4W vai rivalizar com o frete deles, e olhem que pedi só 5 kg), mas eu pelo menos não trago nada de outra forma. Só que no meu caso eu faço apenas compra de vários itens ao mesmo tempo. Nunca de um cabo aqui, um pote acolá... é sempre compra de 100, 200, 300 dólares de uma vez.