[TÓPICO DEDICADO] Undervolting em Placas de Vídeo

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos ScrooW
  • Data de Início Data de Início
"Ligado porem não jogo" - ultimamente só de usar youtube + chrome + adblocker mesmo sendo assinante premium tá sugando processamento de CPU+GPU de sei lá de onde o google tá botando bitcoin pra minerar kkkkk

ygbIcvx.jpg

“Não quer ver propaganda? Tenho outro jeito de ganhar dinheiro”

comprei uma rtx 3080 usada semana passada:
founders edition

8045-back.jpg

rtx 3080 1.057v (padrao)
hotspot 80
mem 92
gpu 70
cyberpunk / furmark 4k 8AA 320W

rtx 3080 0.8307v (undervolting)
hotspot 70
mem 82
gpu 58
cyberpunk / furmark 4k 8AA 225W

Chegou minha galax rtx 4070 ti ex,tem algum oc undervolte pra recomendar galera?
Achei um video no youtube bem simples,mas achei meio meh,over em vga n vale apena?
Over em CPU ou GPU são inúteis. Ganhos irrelevantes, risíveis, mas perdas imensas (aumento brutal de temperatura).

Undervolting é o caminho. Aqui consegui estabilizar 2800Mhz + 1000mv na 4070. Mas a TI deve ser outra conversa. Porém isso deve te dar um norte. Cai de 200W pra 140~150W sem perder um FPS.

Comprei uma RX 7700 XT Marca:XFX QICK 319 (TRIPLE FAN)

Uso um Ryzen 2700X numa x470 e 16gb ram 3400 mhz(oc), aí vendi minha rx 580 8gb. Por incrível que parece jogando na resolução 2560x1080p, não tenho gargalo na maioria dos jogos, no máximo qd ta carregando o jogo e ta sem travar o fps posso sentir um leve stutterzinho mas dps cessa.

Mas pra evitar problemas fiz o undervolt e underclock e capei um pouco a placa, porém as diferença de fps foram de no máximo 8~10 fps, pra ter uma boa temperatura ta valendo e eu jogo travado em 75 FPS msm, pq meu monitor é 75 HZ, e quando jogo competitivo deixo em 140 fps travado.

Gargalo é lenda, todos falaram q eu teria por usar um processador de 5 anos atrás, mas não estou tendo n.

X8J5u4D.png
rl29oRs.png

Comprei uma RX 7700 XT Marca:XFX QICK 319 (TRIPLE FAN)

Uso um Ryzen 2700X numa x470 e 16gb ram 3400 mhz(oc), aí vendi minha rx 580 8gb. Por incrível que parece jogando na resolução 2560x1080p, não tenho gargalo na maioria dos jogos, no máximo qd ta carregando o jogo e ta sem travar o fps posso sentir um leve stutterzinho mas dps cessa.

Mas pra evitar problemas fiz o undervolt e underclock e capei um pouco a placa, porém as diferença de fps foram de no máximo 8~10 fps, pra ter uma boa temperatura ta valendo e eu jogo travado em 75 FPS msm, pq meu monitor é 75 HZ, e quando jogo competitivo deixo em 140 fps travado.

Gargalo é lenda, todos falaram q eu teria por usar um processador de 5 anos atrás, mas não estou tendo n.

X8J5u4D.png
rl29oRs.png

Queria ter essa simplicidade e utilizando as ferramentas da própria placa para aplicar meu undervolting.

Não obteve estabilidade com undervolting apenas ?

Queria ter essa simplicidade e utilizando as ferramentas da própria placa para aplicar meu undervolting.

Não obteve estabilidade com undervolting apenas ?
Obtive, porém preferi capar mais a placa e deixei ela com menos clock e power limit, logo o consumo máximo dela é 150w, sendo q em stock e nas condições ideais ela puxa 245w porém no meu caso n vale a pena usa ela no máximo, só stressar a placa a toa.

galera tenho uma 4070 ti gaming pro da PALIT

alguém ai tem ela e fez undervolt? queria saber qual melhor voltagem colocar pra diminuir a temperatura, não está alta, mas queria baixar um pouco

eu até fiz aqui pelo msi, botei 950v e 2650mhz, não mexi no memory clock

mas eu queria por algo perto de 2750mhz, mas não ta estável

galera tenho uma 4070 ti gaming pro da PALIT

alguém ai tem ela e fez undervolt? queria saber qual melhor voltagem colocar pra diminuir a temperatura, não está alta, mas queria baixar um pouco

eu até fiz aqui pelo msi, botei 950v e 2650mhz, não mexi no memory clock

mas eu queria por algo perto de 2750mhz, mas não ta estável
Sobe aos poucos a tensão, por volta de 975mv deve ficar estável mas mesmo se conseguir "só" com 1v já vai ser melhor que a tensão stock (1,1v acho?), de qualquer forma 100mhz é pouca diferença efetiva então nem esquentaria tanto a cabeça se não quiser, e memória provavelmente deve conseguir uns +1500~

Olá, recentemente comprei uma placa de vídeo (RX 7600 da ASUS), e como é uma placa bem esquentadinha, eu estava pensando em fazer um undervolt para deixar ela mais fria e consumir menos.

Eu gostaria de tirar algumas dúvidas sobre undervolt. Uma dúvida que tive é em relação a garantia. Vi que é possível fazer o undervolt pelo próprio driver da AMD, mas isso tem algum problema com a garantia da placa? Outra dúvida que tenho é em relação a "dar problema", fazer undervolt corre algum risco de dar defeito na placa?
Se nenhum desses vão ser um problema, há alguma desvantagem em fazer undervolt? Sempre vejo as pessoas falando sobre bons resultados, mas há algum contra?

Além disso, eu gostaria de algumas dicas gerais sobre undervolt, coisas como testar a estabilidade, se está funcionando, melhor forma de fazer e etc.

Olá, recentemente comprei uma placa de vídeo (RX 7600 da ASUS), e como é uma placa bem esquentadinha, eu estava pensando em fazer um undervolt para deixar ela mais fria e consumir menos.

Eu gostaria de tirar algumas dúvidas sobre undervolt. Uma dúvida que tive é em relação a garantia. Vi que é possível fazer o undervolt pelo próprio driver da AMD, mas isso tem algum problema com a garantia da placa? Outra dúvida que tenho é em relação a "dar problema", fazer undervolt corre algum risco de dar defeito na placa?
Se nenhum desses vão ser um problema, há alguma desvantagem em fazer undervolt? Sempre vejo as pessoas falando sobre bons resultados, mas há algum contra?

Além disso, eu gostaria de algumas dicas gerais sobre undervolt, coisas como testar a estabilidade, se está funcionando, melhor forma de fazer e etc.
Amigo, vou responder do pouco que eu sei, mas os colegas foristas podem complementar.

1) Nem todos os chips de um mesmo modelo são iguais. A frequência que vem de fábrica é uma frequência de segurança onde o fabricante conseguiu garantir a estabilidade e funcionamento otimizado para aquele modelo. Mas isso não quer dizer que os chips de um mesmo modelo não possam trabalhar em frequencias diferentes.

2) Usando o driver oficial, é um processo bem seguro, visto que o próprio driver tem um mecanismo que retorna para a configuração padrão caso a máquina fique instável e chegue a travar o sistema.

3) O ideal é fazer acréscimos/descréscimos nos valores em pequenos passos, para que você saiba em que momento (quais valores) atingiu o limite da placa.

4) Esse cara aqui explica muito bem explicado. Tá em inglês (mas acho q a legenda funciona bem). Inclusive desconfio que ele é brasileiro que mora em Portugal.

Amigo, vou responder do pouco que eu sei, mas os colegas foristas podem complementar.

1) Nem todos os chips de um mesmo modelo são iguais. A frequência que vem de fábrica é uma frequência de segurança onde o fabricante conseguiu garantir a estabilidade e funcionamento otimizado para aquele modelo. Mas isso não quer dizer que os chips de um mesmo modelo não possam trabalhar em frequencias diferentes.

2) Usando o driver oficial, é um processo bem seguro, visto que o próprio driver tem um mecanismo que retorna para a configuração padrão caso a máquina fique instável e chegue a travar o sistema.

3) O ideal é fazer acréscimos/descréscimos nos valores em pequenos passos, para que você saiba em que momento (quais valores) atingiu o limite da placa.

4) Esse cara aqui explica muito bem explicado. Tá em inglês (mas acho q a legenda funciona bem). Inclusive desconfio que ele é brasileiro que mora em Portugal.

Obrigado pela resposta. Segui os passos do vídeo e fiz algumas modificações, no final ficou assim:

frequência máxima: 2600 mhz
tensão: 1150mv
limite de energia: 12%

Em média (tanto em jogos quanto em benchmark) o consumo da placa ficou em torno de 20 watts a menos que antes, e ainda ganhei um desempenho extra. Agora ela está mais fria e rodando os jogos melhor.

Achei o resultado excelente

Rapaz, hoje do nada, minha INNO3D 4070S, ao abrir aquele app da nvidia PENDULUM, o HWINFO64 já berrou que a HOT SPOT foi ultrapassada (setei um alarme antes) em 84ºc..... Vendo isso nem arrisquei em deixar até onde podia chegar (Deixei um pouco e fiquei horrorizado quando vi 90º).... ALT+F4 na hora!

Eu fique tipo assim: Como que pode isso? um app leve, só pra testar o GSYNC e já ultrapassou o HOT SPOT...

Bom, não fiz nenhuma alteração no SO, nem em drivers, nem em OC, nada. tudo normal.

Retornei ao driver 552.22 (Estava usando o 555.85) e mesma situação....

Resolvi o problema fazendo esse UNDERVOLT (Do jeito que ele fez, e incrementei a mem em 1000):

Agora o hotspot fica nos 65º ~ 70º

Última edição:
Rapaz, hoje do nada, minha INNO3D 4070S, ao abrir aquele app da nvidia PENDULUM, o HWINFO64 já berrou que a HOT SPOT foi ultrapassada (setei um alarme antes) em 84ºc..... Vendo isso nem arrisquei em deixar até onde podia chegar (Deixei um pouco e fiquei horrorizado quando vi 90º).... ALT+F4 na hora!

Eu fique tipo assim: Como que pode isso? um app leve, só pra testar o GSYNC e já ultrapassou o HOT SPOT...

Bom, não fiz nenhuma alteração no SO, nem em drivers, nem em OC, nada. tudo normal.

Resolvi o problema fazendo esse UNDERVOLT (Do jeito que ele fez, e incrementei a mem em 1000):

Falando em temperaturas do hotspot, estou curioso é pra ver como minha rtx 2060 ex white vai se comportar com as alterações que fiz nela: troquei todos os termal pads por novos, upsiren 18w/mk, ptm7950 na gpu. Me disseram que o backplate desse modelo é metal ou algo do tipo, serve pra transferência térmica, então apliquei termal pads entre o pcb e backplate, quero ver se isso ajuda na redução de temperatura dela.

Esse modelo pegou pads de 2.0mm, apenas entre o pcb e backplate, onde fica a gpu, tem 4 capacitores de tântalo, nesse setor, apliquei o pad de 1.0mm, mas no restante da pcb foi de 2.0mm, fechou a tampa sem problemas. Só não comecei a usar porque um dos parafusos de mola dela a oxidação deteriorou ele na parte da rosca, aí fica sem pressão e fica girando do dissipador, já encomendei novos parafusos, quando chegar, monto tudo e faço testes e posto aqui para vcs me ajudarem a avaliar no que posso melhorar.

Irei testar ela tanto sem uv quanto com uv, pra ver se terá muitas diferenças. Vou postando os resultados para vcs verem se vale a pena modificações do tipo.

Bem, no meu caso EU acho que possa ser duas coisas na seguinte ordem:

1- BUG de leitura do HWINFO/DRIVER NVIDIA/WIN11
2- Pasta térmica ou thermal pads da GPU pedindo arrego

Pois a placa comprei em MAR/24, não acredito que possa ser pasta/thermal (bem, sei lá né....)

O engraçado é que em jogos, não ultrapassa o pico do hotspot, apenas nesses softs de testes.

E estou falando apenas do HOT SPOT, em nenhum momento as outras leituras das temps da GPU mal chegam sequer nos 77ºc em FULL LOAD (Em testes sintéticos ou em jogos).

E eu sei que o hotspot é bem mais quente que o restante das outras temps, mas tipo, nem na minha guerreira antiga 1070gtx ultrapassava o hotspot nesse mesmo cenário... E lembrando, isso começou ontem, até então nada disso de ultrapassar o hotspot acontecia...

Mas agora tá legal, o UV que fiz me tranquilizou e o que me resta esperar é ver se é algum bug desses softs e esperar uma atualização...

GPU tem 3 anos de garantia =) INNO3D (Comprada na GUERRADIGITAL), negócio é saber se vão honrar caso eu precise de ajuda....

Última edição:

Também uso minha 4070 com undervolt limitando a placa a 1.0V com +150/1000Mhz, reduz o consumo de 300 para 270w e 5º no GPU e em torno de 10º nas memórias e hotspot.

Bom dia, Pessoal!
Minha RX 6650XT chegou, modelo swift 210. Placa linda. Seguem as temperaturas da placa em teste no CP2077, No ultra (No RT) 1080p, sem FSR:
36nKXQi.png

As temperaturas estão boas? 61c + 73c no hotspot? Só achei a curva de fã muito ruim padrão, e o ruído elevado.
Está assim atualmente:
u6QorZi.png

Qual dica vocês recomendam para a curva de fã dela?

minha placa é uma 3060TI da Zotac, e em alguns jogos ela tava batendo rapidinho 78 a 80 graus

ai fui ver sobre undervolt e fiz o que esse cara sugere no video:

a placa baixou uns 10 graus em média, ótimo

porém o que eu percebi é que aplicando essas configurações para iniciar com o Windows, que nem ele indica ali no video, o clock da placa fica sempre no máximo que eu coloquei (no caso 1860). Mesmo estando sem jogo nenhum aberto, na área de trabalho, fica nos 1860mhz. Ou seja, alguma coisa errada eu fiz, alguem sabe como ajustar? Não gostaria que a placa ficasse sempre no clock máximo fora dos games.

minha placa é uma 3060TI da Zotac, e em alguns jogos ela tava batendo rapidinho 78 a 80 graus

ai fui ver sobre undervolt e fiz o que esse cara sugere no video:

a placa baixou uns 10 graus em média, ótimo

porém o que eu percebi é que aplicando essas configurações para iniciar com o Windows, que nem ele indica ali no video, o clock da placa fica sempre no máximo que eu coloquei (no caso 1860). Mesmo estando sem jogo nenhum aberto, na área de trabalho, fica nos 1860mhz. Ou seja, alguma coisa errada eu fiz, alguem sabe como ajustar? Não gostaria que a placa ficasse sempre no clock máximo fora dos games.

A minha eu coloquei a frequência máxima de 1800Mhz e a placa não passa de 65°C com tensão de 0,875
Eu tembém tenho uma zotac e já explorei muito as possibilidades dela. Preferi estabelecer o clock máximo a 1800 e +1000Mhz nas memórias.
Procedimentos
1 - +1000 nas Memorias
2 - click core clock e coloque -130 a -150 e dê enter
3 - click em curve editor aperta o ctrol L e depois click em 0,875, suba ele até o 1800Mhz
4 - segure shift e com o mouse selecione todas as tensões após o 0,875 e arraste pra baixo, solte o mouse e dê enter.
5 - vá em controle da ventoinha na configuração do afterburner e selecione o controle automático e seleciona o modo firmware.
6 - setar o primeiro ponto em 45°C e 30%, segundo ponto em 65° e 90% e o terceiro ponto em 70° e 100% click em aplicar.
7 - volte a pagina inicial do afterburner, click em salvar e click no perfil 1. Click pra iniciar com o windows no topo da janela e click pra fechar o cadeado.

Mais ou menos isso que eu realizo aqui. a mais que 1800 só esquenta muito e rende muito pouco a mais.

A minha eu coloquei a frequência máxima de 1800Mhz e a placa não passa de 65°C com tensão de 0,875
Eu tembém tenho uma zotac e já explorei muito as possibilidades dela. Preferi estabelecer o clock máximo a 1800 e +1000Mhz nas memórias.
Procedimentos
1 - +1000 nas Memorias
2 - click core clock e coloque -130 a -150 e dê enter
3 - click em curve editor aperta o ctrol L e depois click em 0,875, suba ele até o 1800Mhz
4 - segure shift e com o mouse selecione todas as tensões após o 0,875 e arraste pra baixo, solte o mouse e dê enter.
5 - vá em controle da ventoinha na configuração do afterburner e selecione o controle automático e seleciona o modo firmware.
6 - setar o primeiro ponto em 45°C e 30%, segundo ponto em 65° e 90% e o terceiro ponto em 70° e 100% click em aplicar.
7 - volte a pagina inicial do afterburner, click em salvar e click no perfil 1. Click pra iniciar com o windows no topo da janela e click pra fechar o cadeado.

Mais ou menos isso que eu realizo aqui. a mais que 1800 só esquenta muito e rende muito pouco a mais.

opa cara, valeu pelas dicas, fiz aqui e realmente 1800Mhz ficou bom.
Antes passava dos 75º estressando a placa, agora fiz aqui e pegou 67 a 69º

Uma duvida, esses +1000 nas memorias eu nem coloquei, serviria pra que exatamente?
E a outra duvida, que foi a minha inicial aqui, olha o print abaixo do MSI:

3060ti-msi.png

Nesse print não estou usando nenhum programa, basicamente sem nada aberto.
Tem como fazer com que enquanto eu não estiver em algum jogo e etc não fique no máximo a GPU (1800mhz) e as Memorias (7000Mhz)? Tem algum problema a GPU e as Memorias ficarem sempre no maximo mesmo quando a placa não esta sendo usada basicamente?

O que eu tinha pensado é que esses clocks só aumentassem quando a placa fosse realmente usada, ai respeitando o limite máximo dos 1800mhz e tal. Não sei se me fiz entender hehe

opa cara, valeu pelas dicas, fiz aqui e realmente 1800Mhz ficou bom.
Antes passava dos 75º estressando a placa, agora fiz aqui e pegou 67 a 69º

Uma duvida, esses +1000 nas memorias eu nem coloquei, serviria pra que exatamente?
E a outra duvida, que foi a minha inicial aqui, olha o print abaixo do MSI:

3060ti-msi.png

Nesse print não estou usando nenhum programa, basicamente sem nada aberto.
Tem como fazer com que enquanto eu não estiver em algum jogo e etc não fique no máximo a GPU (1800mhz) e as Memorias (7000Mhz)? Tem algum problema a GPU e as Memorias ficarem sempre no maximo mesmo quando a placa não esta sendo usada basicamente?

O que eu tinha pensado é que esses clocks só aumentassem quando a placa fosse realmente usada, ai respeitando o limite máximo dos 1800mhz e tal. Não sei se me fiz entender hehe
O normal é oscilar sim, oscila tanto a GPU quanto as memórias, se o seu tá travado tem algo errado, manda um print ai do curve editor.
quanto ao +1000 das memórias, elas são pra 8000Mhz não sei pq a nvidia usava elas a 7000, eu forço as minhas a operarem a 8000 e ainda é dentro do GDDR6 se não to enganado, funciona tranquilo.

O normal é oscilar sim, oscila tanto a GPU quanto as memórias, se o seu tá travado tem algo errado, manda um print ai do curve editor.
quanto ao +1000 das memórias, elas são pra 8000Mhz não sei pq a nvidia usava elas a 7000, eu forço as minhas a operarem a 8000 e ainda é dentro do GDDR6 se não to enganado, funciona tranquilo.

Eu acho que entendi o porque estava travado nos clocks maximos, essa era a curva que estava:
curva-antiga.png

Ai vendo teu exemplo eu entendi que essa linha amarela travava nos clocks maximos.
Então fiz uma nova colocando linear 1800mhz a partir dos 0,875, assim:
curva-nova.png

Assim agora os clocks e tudo está variando e baixando quando a placa não está em uso.
Esta correto manter dessa forma ou ainda fiz alguma merd4? kkkk

Eu acho que entendi o porque estava travado nos clocks maximos, essa era a curva que estava:
curva-antiga.png

Ai vendo teu exemplo eu entendi que essa linha amarela travava nos clocks maximos.
Então fiz uma nova colocando linear 1800mhz a partir dos 0,875, assim:
curva-nova.png

Assim agora os clocks e tudo está variando e baixando quando a placa não está em uso.
Esta correto manter dessa forma ou ainda fiz alguma merd4? kkkk
Me parece correto, só não esquece dos +1000 nas memorias, desempenho grátis.

RX 6650XT
Superposition Extreme 1080p

Stock 5690 1.200v@2635/2190
OC 5760 1.200v@2735/2290
OC 5745 1.200v@2800/2400
Undervolt OC 5806 1.180v@2735/2290
Undervolt OC 5847 1.150v@2735/2290
Undervolt OC 5861 1.140v@2735/2290
Undervolt OC 5872 1.130v@2735/2290
Undervolt OC 5890 1.120v@2735/2290
Undervolt OC 5895 1.120v@2750/2290

Na prática me deu 3fps de média no bench do jogo do macaco.

Alguem pode me ajudar com um undervolt para uma rx 6700 xt da biostar, a placa ta batendo 75 graus e 110 no hotspot

Edit: acho que consegui, fiz um tutorial do youtube e agora o hotspot ta em 80 graus e placa consumindo 110w, tem algum problema ou posso deixar assim?

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar