[TÓPICO DEDICADO] VEGA - Arquitetura de GPUs AMD

A merda é esperar (novamente) pelas custom :vish:.

A Vega 56 realmente tem um ótimo custo x benefício, usando um monitor freesync fica excelente pra 1440p, isso se achar pelo preço da 1070 o que ainda tenho minhas dúvidas.
Eu facilmente esperaria até mesmo as Navi porem minha 7970 teve que ir pro forno ontem então não acredito que ela dure mais que dois meses , esperar as vega 56 vai ser tenso.
 
37mh/s, não é tão ruim considerando que ainda não existem drivers e softwares otimizados pra mineração com a RX Vega 64. Os mineradores salvarão a AMD. Ela é uma placa mediocre para games.

 
Essa imagem resume bem o fiasco que é a Vega. Com 2 anos a AMD conseguiu ganhos menores do que a Nvidia na mesma geração.

73fh55ivopfz.png
 
resumindo

vega56 levemente melhor que uma gtx1070, mas consumindo mais energia e mais quente (claro que as customs vao melhorar isso)
 
DiogoDX, tu vais esperar nvidia ''volta'' para trocar de GPU? Tenho um monitor 1440p 144hz e a mesma tv samsung que tu e acho que vou esperar a proxima geração de placas de vídeo.
 
Essa imagem resume bem o fiasco que é a Vega. Com 2 anos a AMD conseguiu ganhos menores do que a Nvidia na mesma geração.

73fh55ivopfz.png

Fato, pode se colocar "n" desculpas, mas é defender o indefensável. Fiasco em grau máximo essas Vega. Triste.
 
Eu esperava mto mais tb... Mas a série 4xx já tinha uma perfomance por watt ruim, qndo comparada a concorrente.. Então não teria como fazer mágica com a vega..

A 64 é fiasco, na minha opinião...
A 56 até pode ser bom negócio em casos especificos(free sinc e afins), mas a 1070 vai continuar como melhor CxB por mto tmpo ainda..

O consumo da 56 ficou praticamente igual ao 980ti no teste do guru3d...

ZXiIpZM.png
 
Estou esperando o preço da 56 pra fechar a nova config, mas está osso.
O problema vai ser a espera para se ter vegas custom.

Uma pena, amd só perde clientes.
Acho que quem esperou ate agora e não estava viajando em relação ao quanto teria de desempenho nas vegas espera mais um pouco até ter em estoque. Fora que no brasil já é tudo demorado. E sem contar que lá fora já não tem mais em estoque ao que parece. Então vai ser complicado mesmo. Eu estou esperando porque sinceramente não tenho pressa para fazer um upgrade. Até lá quem sabe até desisto de fazer o upgrade e espero um refinamento da arquitetura, já que os ryzen ja decidi que vou pegar depois de refinado.
 
Essa imagem resume bem o fiasco que é a Vega. Com 2 anos a AMD conseguiu ganhos menores do que a Nvidia na mesma geração.

73fh55ivopfz.png

"Same number of stream processors, TMUs and ROPs, ~50% higher clockspeed, 4b more transistors, 14nm and more than 2 years of development time compared to Fiji. Doesn't sound too bad on paper.
But then- about 25% average perfomance increase with increased power draw as well is dissapointing to say the least. Vega is almost 20% slower per clock compared to Fiji witch itself had regression in that regard compared to Hawaii. Something went terribly wrong with this architecture."
 
- Vega 56 consome menos que R9 Fury
- Vega 64 consome mais que R9 Fury X

:chan:
 
Quando será que vão começar a vender as 64 aqui no br? Quero comprar essa placa logo, antes que eu perceba que não vale a pena.
 
Meio preocupante nenhuma loja brasileira fazendo pre-order nem nada.....
 
A merda é esperar (novamente) pelas custom :vish:.

A Vega 56 realmente tem um ótimo custo x benefício, usando um monitor freesync fica excelente pra 1440p, isso se achar pelo preço da 1070 o que ainda tenho minhas dúvidas.

pra vc que está fora ate que pode ser mais fácil e rápido ...
ja aqui eu digo que la para Outubro e a V56 vai andar lado a lado com a GTX 1080 no preço e isso é um problema pra ela.
 
Não entendo pessoal chamando as Vega de fracasso por causa do tempo que levou pra sair e a evolução que houve.

Alguém já saiu comprar VGA, procurou a placa com melhor desempenho dentro do valor que tinha pra gastar mas na hora de fechar negócio falou "Puts, levaram 2 anos pra chegar nessa VGA e o desempenho é só 15% maior que a geração passada! Bosta, vou ficar com a segunda melhor da concorrência aqui...".

Acho que não né? Se fosse assim ninguém tinha comprado as RX570 e RX580, afinal, foram míseros 5~7% de ganho sobre as correspondentes RX400.

Mas sabem pq eu to com uma RX580, assim como vários outros? Pq na hora de comprar peguei meus R$ 1.250,00 e fui atrás da VGA com melhor performance e com as características que mais me agradavam por esse preço. Entre a 580 e as 1060, fui de 580.

Na semana seguinte já tinha explodido a febre do mining e a mesma RX580 tava sendo vendida a R$ 1.500,00. Obviamente se eu fosse comprar VGA na semana seguinte hoje estava com uma GTX 1060.

Então o ponto chave aqui é: a que preço esssas placas vão REALMENTE chegar ao consumidor.

Se na hora de comprar o cara estiver com R$ 1.600 na mão, vai ver a GTX 1070 e a Vega 56, a AMD tem se mostrado levemente acima da 1070 e o consumo não chega a ser tão absurdo (qualquer fonte 550~600w empurra fácil), o cara vai MESMO ir de 1070 só pq a evolução dela com relação a 970 foi muito maior que a da Vega com relação à Fury? Duvido. SE, e obviamente somente SE, as duas estiverem no mesmo preço o cara vai olhar os reviews e pegar a mais forte que a grana dele pode comprar.

Então acho que chamar de "fracasso" é um pouco cedo. Se essas placas atingirem o mercado na faixa de preço à que se propõe serão boas alternativas às 1070 e 1080. Agora, se vierem com os preços absurdos hiperinflacionados por conta do mining, aí dá pra esquecer AMD pra games nessa categoria mesmo, pq pagar MAIS que uma 1070/1080 por uma Vega 56/64 vai ser burrice, a não ser que tenha alguma razão especial, tipo já ter monitor com FreeSync e estar fazendo upgrade de VGA sem querer perder o recurso ou coisa assim. Se eu estivesse de olho numa 1070, HOJE, esperaria ver os preços das Vega 56 (se possível esperar as custom) antes de bater o martelo.
 
Essa imagem resume bem o fiasco que é a Vega. Com 2 anos a AMD conseguiu ganhos menores do que a Nvidia na mesma geração.

73fh55ivopfz.png
Curioso como são os pontos de vista. Você vê um fiasco de evolução (e não posso discordar totalmente, pelo tempo e série de mudanças a coisa poderia ter sido muito melhor). Mas eu também vejo uma coisa: Nvidia lançou 1080 por US$ 600,00 tendo já todo o potencial da 1080ti ali na manga e depois de uns meses fez os clientes de trouxas lançando a 1080ti 34% mais forte custanto US$ 700,00 e jogando o preço da 1080 pra US$ 500,00, imagino como ficou a cara de quem havia acabado de comprar uma 1080 quando viu o lançamento da 1080ti. Ou pior ainda se levar em conta que de início quem quis uma VGA pra 60fps@4K teve que recorrer à Titan de US$ 1.200,00 e depois de uns meses viu a 1080ti rodando games praticamente igual e custando praticamente METADE.
 
Última edição:
Não entendo pessoal chamando as Vega de fracasso por causa do tempo que levou pra sair e a evolução que houve.

Alguém já saiu comprar VGA, procurou a placa com melhor desempenho dentro do valor que tinha pra gastar mas na hora de fechar negócio falou "Puts, levaram 2 anos pra chegar nessa VGA e o desempenho é só 15% maior que a geração passada! Bosta, vou ficar com a segunda melhor da concorrência aqui...".

Acho que não né? Se fosse assim ninguém tinha comprado as RX570 e RX580, afinal, foram míseros 5~7% de ganho sobre as correspondentes RX400.

Mas sabem pq eu to com uma RX580, assim como vários outros? Pq na hora de comprar peguei meus R$ 1.250,00 e fui atrás da VGA com melhor performance e com as características que mais me agradavam por esse preço. Entre a 580 e as 1060, fui de 580.

Na semana seguinte já tinha explodido a febre do mining e a mesma RX580 tava sendo vendida a R$ 1.500,00. Obviamente se eu fosse comprar VGA na semana seguinte hoje estava com uma GTX 1060.

Então o ponto chave aqui é: a que preço esssas placas vão REALMENTE chegar ao consumidor.

Se na hora de comprar o cara estiver com R$ 1.600 na mão, vai ver a GTX 1070 e a Vega 56, a AMD tem se mostrado levemente acima da 1070 e o consumo não chega a ser tão absurdo (qualquer fonte 550~600w empurra fácil), o cara vai MESMO ir de 1070 só pq a evolução dela com relação a 970 foi muito maior que a da Vega com relação à Fury? Duvido. SE, e obviamente somente SE, as duas estiverem no mesmo preço o cara vai olhar os reviews e pegar a mais forte que a grana dele pode comprar.

Então acho que chamar de "fracasso" é um pouco cedo. Se essas placas atingirem o mercado na faixa de preço à que se propõe serão boas alternativas às 1070 e 1080. Agora, se vierem com os preços absurdos hiperinflacionados por conta do mining, aí dá pra esquecer AMD pra games nessa categoria mesmo, pq pagar MAIS que uma 1070/1080 por uma Vega 56/64 vai ser burrice, a não ser que tenha alguma razão especial, tipo já ter monitor com FreeSync e estar fazendo upgrade de VGA sem querer perder o recurso ou coisa assim. Se eu estivesse de olho numa 1070, HOJE, esperaria ver os preços das Vega 56 (se possível esperar as custom) antes de bater o martelo.

Meu raciocínio seguiu mais ou menos nessa linha. Se o preço que ela chegar ao consumidor final for igual a 1070, eu compro um monitor FreeSync e pronto. Eu estou precisando urgentemente de um monitor maior e de melhor qualidade, pois o meu já é bem antigo. Eu juntaria o útil ao agradável, pois também aproveitaria uma tecnologia que vale a pena. Na minha visão é uma lógica bem simples. Agora, se for um preço claramente superior, eu pego uma 1070 e fico com meu monitor por mais um tempo e mais pra frente compro um Gsync. Não era o ideal, gostaria de fazer um upgrade mais completo, talvez seria melhor até mesmo pegar uma GTX 1060 e esperar esses Volta, mas enfim...são tantas dúvidas que nem vou me estressar tanto. Tem gente querendo me taxar até de fanboy hahaha deve ser muito tempo ocioso que vai deixando a mente do indivíduo paranoica.
 
Última edição:
Não entendo pessoal chamando as Vega de fracasso por causa do tempo que levou pra sair e a evolução que houve.

Alguém já saiu comprar VGA, procurou a placa com melhor desempenho dentro do valor que tinha pra gastar mas na hora de fechar negócio falou "Puts, levaram 2 anos pra chegar nessa VGA e o desempenho é só 15% maior que a geração passada! Bosta, vou ficar com a segunda melhor da concorrência aqui...".

Acho que não né? Se fosse assim ninguém tinha comprado as RX570 e RX580, afinal, foram míseros 5~7% de ganho sobre as correspondentes RX400.

Mas sabem pq eu to com uma RX580, assim como vários outros? Pq na hora de comprar peguei meus R$ 1.250,00 e fui atrás da VGA com melhor performance e com as características que mais me agradavam por esse preço. Entre a 580 e as 1060, fui de 580.

Na semana seguinte já tinha explodido a febre do mining e a mesma RX580 tava sendo vendida a R$ 1.500,00. Obviamente se eu fosse comprar VGA na semana seguinte hoje estava com uma GTX 1060.

Então o ponto chave aqui é: a que preço esssas placas vão REALMENTE chegar ao consumidor.

Se na hora de comprar o cara estiver com R$ 1.600 na mão, vai ver a GTX 1070 e a Vega 56, a AMD tem se mostrado levemente acima da 1070 e o consumo não chega a ser tão absurdo (qualquer fonte 550~600w empurra fácil), o cara vai MESMO ir de 1070 só pq a evolução dela com relação a 970 foi muito maior que a da Vega com relação à Fury? Duvido. SE, e obviamente somente SE, as duas estiverem no mesmo preço o cara vai olhar os reviews e pegar a mais forte que a grana dele pode comprar.

Então acho que chamar de "fracasso" é um pouco cedo. Se essas placas atingirem o mercado na faixa de preço à que se propõe serão boas alternativas às 1070 e 1080. Agora, se vierem com os preços absurdos hiperinflacionados por conta do mining, aí dá pra esquecer AMD pra games nessa categoria mesmo, pq pagar MAIS que uma 1070/1080 por uma Vega 56/64 vai ser burrice, a não ser que tenha alguma razão especial, tipo já ter monitor com FreeSync e estar fazendo upgrade de VGA sem querer perder o recurso ou coisa assim. Se eu estivesse de olho numa 1070, HOJE, esperaria ver os preços das Vega 56 (se possível esperar as custom) antes de bater o martelo.
 

Curioso como são os pontos de vista. Você vê um fiasco de evolução (e não posso discordar totalmente, pelo tempo e série de mudanças a coisa poderia ter sido muito melhor). Mas eu também vejo uma coisa: Nvidia lançou 1080 por US$ 600,00 tendo já todo o potencial da 1080ti ali na manga e depois de uns meses fez os clientes de trouxas lançando a 1080ti 34% mais forte custanto US$ 700,00 e jogando o preço da 1080 pra US$ 500,00, imagino como ficou a cara de quem havia acabado de comprar uma 1080 quando viu o lançamento da 1080ti. Ou pior ainda se levar em conta que de início quem quis uma VGA pra 60fps@4K teve que recorrer à Titan de US$ 1.200,00 e depois de uns meses viu a 1080ti rodando games praticamente igual e custando praticamente METADE.
todo mundo sabia da gtx 1080ti quando a 1080 foi lançada, a existência do gp102 da titan sempre foi citado pela nvidia como a próxima gpu da linha geforce desde antes da 1080 com o gp104 sair, logo não foi surpresa alguma isso que vc citou, todos que compraram a gtx 1080 sabiam perfeitamente da existência da 1080ti vindo a mesmo preço mais de 6 meses depois até pq isso foi uma prática que a nvidia sempre anuncia e cumpriu desde as kepler
 
Essa imagem resume bem o fiasco que é a Vega. Com 2 anos a AMD conseguiu ganhos menores do que a Nvidia na mesma geração.

73fh55ivopfz.png
sei que pioraria a situação mas pra mim é mais justo comparar a gtx 1070 que é sabido que tem a performance da gtx 980ti com a gtx 1080ti pra aí sim termos uma diferença de uma geração pra outra como compararam a fury x com a vega 64

a gtx 1080 é apenas o chip mid da série já que se trata do gp104, o chip high end é e sempre foi o gp100 e o 102 que é um derivado dele meio castrado, seria como comparar aí a rx480 com a vega 64
 
O fracasso da AMD se deve ao fato da própria AMD e seus fãs tentarem defender a marca mesmo após um propaganda exagerada. Quando a Vega FE foi lançada ficaram falando "essa placa não é pra games pipipi", agora é lançada a RX Vega e também é mediocre em games e eu já vi gente em outros forums falando a mesma coisa denovo "essa placa não é somente focada em jogos". Pelo amor...o pessoal tem que deixar de ser menos inocente e criticar mais pois a AMD não está nem aí pra ninguém, eles farão fortunas por causa dos mineradores e essas placas vão custar 2000 reais pra cima até a NVIDIA lançar a próxima geração.
 
pra vc que está fora ate que pode ser mais fácil e rápido ...
ja aqui eu digo que la para Outubro e a V56 vai andar lado a lado com a GTX 1080 no preço e isso é um problema pra ela.

Isso só é problema para quem quer comprar, pra AMD vender tudo que produz não é nenhum problema.

OBS: a Vega 56 destrói a 1070 em produtividade, tem o dobro de performance em FP, pra quem vai fazer uso disso é RIP 1070.
 
Fiasco seria se as 64 e 56 não batesse as 1080 e 1070 respectivamente.

Para quem vai comprar uma gpu HOJE, não existe mais nenhum motivo para ir de Nvidia (ok, tem motivo se considerar o consumo).

Os preços estão quase a mesma coisa, freesync é muito mais barato e principalmente... a performance com o amadurecimento dos drivers vai melhorando (olha as Fury e 390x ainda respirando por ai).
 
O fracasso da AMD se deve ao fato da própria AMD e seus fãs tentarem defender a marca mesmo após um propaganda exagerada. Quando a Vega FE foi lançada ficaram falando "essa placa não é pra games pipipi", agora é lançada a RX Vega e também é mediocre em games e eu já vi gente em outros forums falando a mesma coisa denovo "essa placa não é somente focada em jogos". Pelo amor...o pessoal tem que deixar de ser menos inocente e criticar mais pois a AMD não está nem aí pra ninguém, eles farão fortunas por causa dos mineradores e essas placas vão custar 2000 reais pra cima até a NVIDIA lançar a próxima geração.

O fato das Vega não serem o que muitos esperavam está longe de ser culpa dos fãs (aqui fica a dúvida se são os de 120 ou os de 140mm :bwahaha:), até porque quando a AMD acerta é somente a ela atribuído o sucesso.

Tudo são escolhas, sempre vou bater na tecla que a Vega poderia ser mais competitiva se a AMD deixasse essas memórias HBM somente para um exemplar tipo uma Titan vermelha.

Postei páginas atrás, já que os recursos para disputa de mercado são escassos então porque diabos arriscar numa tecnologia cara, ainda mais dois modelos? Porque não as GDDR5X?

A Vega é o que é, certamente irá melhorar com drivers, mas não creio que seja tanto, espero, mas não acredito.
 
Fiasco seria se as 64 e 56 não batesse as 1080 e 1070 respectivamente.

Para quem vai comprar uma gpu HOJE, não existe mais nenhum motivo para ir de Nvidia (ok, tem motivo se considerar o consumo).

Os preços estão quase a mesma coisa, freesync é muito mais barato e principalmente... a performance com o amadurecimento dos drivers vai melhorando (olha as Fury e 390x ainda respirando por ai).

Fato. Se a AMD der um jeito de capar o desempenho delas na mineração (duvido muito, mas sonhar não custa nada) quem sabe não consigo vender uma RX 580, botar pouca coisa em cima e pegar a Vega 56?

Mas acho extremamente difícil, vamos começar o bolão: eu acho que a Vega 56 chega no HUE por R$ 2.100,00 e a Vega 64 air vem batendo R$ 3.000,00. Isso se forem ruins de mineração. Se forem tops de mining, esquece, Vega 56 a quase 3mil e Vega 64 passando de 4mil fácil...
 
O fato das Vega não serem o que muitos esperavam está longe de ser culpa dos fans (aqui fica a dúvida se são os fans de 120 ou os de 140mm :bwahaha:), até porque quando a AMD acerta é somente a ela atribuído o sucesso.

Tudo são escolhas, sempre vou bater na tecla que a Vega poderia ser mais competitiva se a AMD deixasse essas memórias HBM somente para um exemplar tipo uma Titan vermelha.

Postei páginas atrás, já que os recursos para disputa de mercado são escassos então porque diabos arriscar numa tecnologia cara, ainda mais dois modelos? Porque não as GDDR5X?

A Vega é o que é, certamente irá melhorar com drivers, mas não creio que seja tanto, espero, mas não acredito.

Acho que foram por esse caminho pq aproveitaram a mesma arquitetura básica para todas as linhas (Frontier, Instinct e RX Vega), e como já tem se mostrado, ao menos para uso profissional esse formato se saiu MUITO bem. Acho que foi questão de botar na balança: temos três linhas de Vega, sendo que duas se beneficiam muito do HBM2 e uma não muito. A escolha parece meio óbvia. Aliás, junto com o Threadripper a AMD tá deixando claro que ela tá querendo atacar PESADO no segmento profissional, servidores, supercomputadores e afins.
 
O que eu não entendi é como a GCN começou bem, chutou bundas verdes e azuis da 5xxx até a 7xxx e vai terminar desse jeito :hmm:
 
Teoria zuada do dia: seria esse consumo exagerado da Vega um jeito que a AMD deu para fazer as Vega não serem gafanhotadas pelos mineradores? Afinal, o que manda no mining não é SÓ hashrate, mas quanto hash faz com XXX watts de consumo. Se deixaram a Vega minerar perto da 1080ti mas consumindo mais, ela deixaria de ser interessante pra mineração, enquanto quem quer ela pra jogar não vê problemas, já que qualquer fonte de 650~750w empurra uma Vega 64 Liquid mesmo (ok, tirando sistemas com uma cacetada de outros componentes puxando energia, mas vcs entenderam).

Será?

P.S: Já avisei no começo, teoria zuada, mas nesse mundo cão...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo