VGAs com 8GB VRAM a serem lançadas em novembro ou dezembro 2014 tanto AMD como Nvidia

Já tem alguns users aqui com SLI de 970, inclusive de 980 também. Essa parada da vram o pessoal já ta cansado de saber que não soma.

Ainda sou da seguinte opinião, esses 4gb vai ser mais que o suficiente por um tempo, pelo menos pra full hd.
Já postei essa imagem aqui na página do jogo, muitas pessoas jogam o Shadow no começo do jogo, dão uma olhada no uso de VRAM e vem correndo postar que o jogo não pede mais que 3,5 GB VRAM. Bem isso aqui é na segunda parte do jogo:
hHqDnjE.png

Pegando 4 gb de VRAM... E em alguns momentos trava totalmente meu jogo, já que como já foi visto no Neogaf, esse jogo demanda no máximo 4,5 Gb de VRAM. Esgota o Vram da minha VGA e dá CTD aqui :poker:
Aí o pessoal diz que não tem diferença o ultra para o high, bem aqui está uma imagem do mesmo local, no mesmo horário no High:
eFVC5F8.png

Olhe os detalhes da parede de pedra e compare...
A questão não é se é necessário mais de 4GB ou não, a questão é que é o trend do momento, a Nvidia PAGA para as desenvolvedoras fazerem os jogos de PC então acho que não precisa de muito para puxar mais de VRAM pensando nesses detalhe$$$$$... :conte:
 
Já postei essa imagem aqui na página do jogo, muitas pessoas jogam o Shadow no começo do jogo, dão uma olhada no uso de VRAM e vem correndo postar que o jogo não pede mais que 3,5 GB VRAM. Bem isso aqui é na segunda parte do jogo:
http://i.imgur.com/hHqDnjE.png
Pegando 4 gb de VRAM... E em alguns momentos trava totalmente meu jogo, já que como já foi visto no Neogaf, esse jogo demanda no máximo 4,5 Gb de VRAM. Esgota o Vram da minha VGA e dá CTD aqui :poker:
Aí o pessoal diz que não tem diferença o ultra para o high, bem aqui está uma imagem do mesmo local, no mesmo horário no High:
http://i.imgur.com/eFVC5F8.png
Olhe os detalhes da parede de pedra e compare...
A questão não é se é necessário mais de 4GB ou não, a questão é que é o trend do momento, a Nvidia PAGA para as desenvolvedoras fazerem os jogos de PC então acho que não precisa de muito para puxar mais de VRAM pensando nesses detalhe$$$$$... :conte:

Achei que o consumo dele chegava a 3.5gb

E sem o pack de texturas?
 
Achei que o consumo dele chegava a 3.5gb

E sem o pack de texturas?

Aqui com o pack de texturas consome entre 6 e 7,5GB da Vram. O jogo parece somar a Vram das placas em Cross ou SLI:

padXBvr.jpg
 
Mas sem o pack é a mesma coisa que jogar no high :poker: mesmo que coloque no ultra não vai ter diferença nenhuma já que não vai carregar as texturas

Entendi...

O estranho é que joguei ele com o pack sem quedas bruscas de frame, ta certo que joguei uma hora no máximo e desinstalei.

Aqui com o pack de texturas consome entre 6 e 7,5GB da Vram. O jogo parece somar a Vram das placas em Cross ou SLI:

http://i.imgur.com/padXBvr.jpg

Soma? :medo:

Acho que não hein, sua 295x2 tem 8gb mesmo.

Que resolução você ta jogando?
7.5gb no mordor :poker::mas::vader:
 
Última edição:
Entendi...

O estranho é que joguei ele com o pack sem quedas bruscas de frame, ta certo que joguei uma hora no máximo e desinstalei.
:haha: Esse jogo foi otimizado especificamente para a GTX 970 e 980 de 4GB, somando às novas técnicas de compressão de cor, você com a gtx 970 não vai sentir diferença nenhuma o jogo inteiro. :haha: Vão lançar outro jogo pedindo 5GB VRAM com compressão de cor para ferrar a galera ainda :haha: Entende? Não é necessário 8Gb VRAM para jogar em 1080p. Mas ninguém falou que não pode ser 5 ou 6 :haha:
 
:haha: Esse jogo foi otimizado especificamente para a GTX 970 e 980 de 4GB, somando às novas técnicas de compressão de cor, você com a gtx 970 não vai sentir diferença nenhuma o jogo inteiro. :haha: Vão lançar outro jogo pedindo 5GB VRAM com compressão de cor para ferrar a galera ainda :haha: Entende? Não é necessário 8Gb VRAM para jogar em 1080p. Mas ninguém falou que não pode ser 5 ou 6 :haha:

Agora eu saquei :awesome:

Se tratando da nvidia eu não duvido mesmo, ela "matou" a série 7x sem dó, fiquei até assustado.

Qual jogo será o hype da vez? Farcry 4 ou the witcher 3?
 
Logo vai ter placa de vídeo emprestando memória pro resto do sistema.

Logo as placas de vídeo terão tanta vram que não será mais necessário comprar ddr3 ou ddr4 seperado pro sistema.
 
Entendi...

O estranho é que joguei ele com o pack sem quedas bruscas de frame, ta certo que joguei uma hora no máximo e desinstalei.

Soma? :medo:

Acho que não hein, sua 295x2 tem 8gb mesmo.

Que resolução você ta jogando?
7.5gb no mordor :poker::mas::vader:

Testei em 1080p, depois 2K e 4K (nas opções do jogo), consome o mesmo tanto de memória.

O mais estranho é que aqui, sem o pack de texturas, o jogo cai uns 15 fps.
 
Última edição:
Aqui com o pack de texturas consome entre 6 e 7,5GB da Vram. O jogo parece somar a Vram das placas em Cross ou SLI:

http://i.imgur.com/padXBvr.jpg
Deve ser o afterburner que está somando as memórias espelhadas

Agora eu saquei :awesome:

Se tratando da nvidia eu não duvido mesmo, ela "matou" a série 7x sem dó, fiquei até assustado.

Qual jogo será o hype da vez? Farcry 4 ou the witcher 3?
Espero que nenhum dos dois :haha: Provavelmente algum lançamento de 2015 :hmm:
 
:haha: Esse jogo foi otimizado especificamente para a GTX 970 e 980 de 4GB, somando às novas técnicas de compressão de cor, você com a gtx 970 não vai sentir diferença nenhuma o jogo inteiro. :haha: Vão lançar outro jogo pedindo 5GB VRAM com compressão de cor para ferrar a galera ainda :haha: Entende? Não é necessário 8Gb VRAM para jogar em 1080p. Mas ninguém falou que não pode ser 5 ou 6 :haha:

Que sacanagem man!!!!
 
Testei em 1080p, depois 2K e 4K (nas opções do jogo), consome o mesmo tanto de memória.

O mais estranho é que aqui, sem o pack de texturas, o jogo cai uns 15 fps.

Que estranho, teoricamente era pra ficar mais fluido sem o pack.
Esses jogos acho que se adaptam a quantidade de vram disponível, se tiver 4gb vai usar, se tiver 6/8 também. Se não me engano watch dogs é assim, consome bem mais que o necessário.

Deve ser o afterburner que está somando as memórias espelhadas
Espero que nenhum dos dois :haha: Provavelmente algum lançamento de 2015 :hmm:

Se for pra ser espero que seja lá para o fim de 2015 pelo menos :trollfail:
 
A questão não é se é necessário mais de 4GB ou não, a questão é que é o trend do momento, a Nvidia PAGA para as desenvolvedoras fazerem os jogos de PC então acho que não precisa de muito para puxar mais de VRAM pensando nesses detalhe$$$$$... :conte:

Link do fórum do Anadtech com uma explicação decente pra essa porquice com a VRAM: http://forums.anandtech.com/showthread.php?t=2402045

:haha: Esse jogo foi otimizado especificamente para a GTX 970 e 980 de 4GB, somando às novas técnicas de compressão de cor, você com a gtx 970 não vai sentir diferença nenhuma o jogo inteiro. :haha: Vão lançar outro jogo pedindo 5GB VRAM com compressão de cor para ferrar a galera ainda :haha: Entende? Não é necessário 8Gb VRAM para jogar em 1080p. Mas ninguém falou que não pode ser 5 ou 6 :haha:

Imagino o povo que comprou duas, três 780 ti como deve tá se sentindo. Chip sem fazer esforço e mas sem memória suficiente:yuno: Só esperar os Master Race vendendo aos montes 970 com gigas no fórum:hihi:

Agora eu saquei :awesome:

Se tratando da nvidia eu não duvido mesmo, ela "matou" a série 7x sem dó, fiquei até assustado.

Qual jogo será o hype da vez? Farcry 4 ou the witcher 3?

O dinheiro da série 700 já tá no bolso, nãe já gastaram!!!:sefu: E veja como os antigos proprietários das 700 estão se degladiando pela série 900, quem não sabe ganhar dinheiro somos nós:kidding:

Acho mais fácil o Far Cry 4, imagino que o Witcher terá uma execução bem superior. A empresa tem longo histórico com PC e faz questão da maestria técnica:magico:

Fora quem já sabe que não vai pintar dinheiro e só vai poder pegar a Geforce 970 de 4GB é burrice comprar VGA agora.
 
O dinheiro da série 700 já tá no bolso, nãe já gastaram!!!:sefu: E veja como os antigos proprietários das 700 estão se degladiando pela série 900, quem não sabe ganhar dinheiro somos nós:kidding:

Acho mais fácil o Far Cry 4, imagino que o Witcher terá uma execução bem superior. A empresa tem longo histórico com PC e faz questão da maestria técnica:magico:

Fora quem já sabe que não vai pintar dinheiro e só vai poder pegar a Geforce 970 de 4GB é burrice comprar VGA agora.

A ubisoft que tem essas proezas de hardware absurdo pra jogar.

Não entendi o que você quis dizer com "é burrice comprar VGA agora", você se refere as 970/980 de 4gb?
 
A ubisoft que tem essas proezas de hardware absurdo pra jogar.

Não entendi o que você quis dizer com "é burrice comprar VGA agora", você se refere as 970/980 de 4gb?

Sim, se saírem versões com 8 GB da 970 a vida útil dela será maior e a versão atual será mais fácil de se encontrar no mercado evitando assim abusos nos preços.
E não sabemos o potencial dessas memórias novas da AMD, dependendo como se comportam a série 300 pode ser até mais interessante. Mesmo com um chip mais fraco que as Maxwell se o barramento for superior o resultado final será muito mais equilibrado e menos traumático de se jogar ports dos consoles da oitava geração. Digo isso tendo em vista os modelos top da série 700 aonde uma 780ti não voa melhor por 1 GB, mesmo custando horrores na época.

Pelas informações do link que eu postei é bem capaz de a Ubisoft não ser a única a fazer essas cagadas, aliás parece virar a norma, veja o caso da Bethesda. Isso porque boa parte do Enemy Within é baseado em ambientes fechados, se você transfere pra mundo aberto ferra de vez.

Acredito pelo que foi anunciado até agora o que promete ser mais traumatizante é o Final Fantasy XV, pelo conjunto de fatores. Não foi confirmado pra PC, mas tendo em vista que ele é o principal alicerce da renovação da Square é muito provável que queiram lançar ele até pro Android pra capitalizar de todos os modos possíveis. Tem video de uma demonstração recente notável: iluminação, sombras, grama, campo de visão enorme... Muita coisa pra dar erro:seferrou:

Lógico que sempre há a (provável) chance de rebaixarem a versão final pois não rodará nos X-Bosta da vida, mas dado como a empresa conseguiu fazer um port excepcionalmente pesado pra 720p vocês podem imaginar a minha apreensão. E nada de contratar outrav empresa pra fazer o trampo...:cereal:

Por isso tudo acho que se você tá disposto a gastar R$1.500 pra cima o melhor é esperar, quem o fizer possívelmente ganha mais um ano de jogatina sem baixar filtros.
.
 
Cara, 4K está ficando cada vez mais popular. Quando a galera começar a desenvolver os jogos pensando no 4K, acho que 8GB não se torna um exagero tão grande assim, 4GB talvez se torne o mínimo para uma experiência decente
A gente tem que ser realista.
A próxima geração de VGAs vai ser em 14nm ou 10nm e com desempenho 3x maior que as atuais GTX 980?
Caso sim, aí realmente concordo que "4K gaming" está se tornando popular..
Agora voltando pro planeta Terra, a gente vê que FullHD (1920x1080) tem 2,07 Mpixels enquanto 4K (3840 × 2160) tem absurdos 8,3MP, ou seja, 4x mais pesado!

Pra "4K gaming" se popularizar, os jogos devem parar de evoluir em termos gráficos durante umas 3 gerações de VGAs (até a gente conseguir os 3x+ a mais de desempenho!), ou seja, não vejo isso acontecendo nem em curto como médio prazo.
E não, não acho que torrar U$1K só em SLI de placa de vídeo top pra jogar em 4K porcamente significa que está se "popularizando".
Socar 8GB de memória em placa de vídeo atual que peida legal em 4K @ 30 Fps por falta de força bruta definitivamente não vai resolver o problema...
 
Última edição:
Link do fórum do Anadtech com uma explicação decente pra essa porquice com a VRAM: http://forums.anandtech.com/showthread.php?t=2402045
Aí tem uma boa explicação sobre jogos da Ubisoft mas o mais interessante achei esse comentário:
The Problem is, we all know it's happening, but there is nothing you can do about it except not buy the games.
"O Problema é que nós todos sabemos que está acontecendo, mas não há nada que você possa fazer exceto não comprar os jogos"
Essa é a realidade, não existe nada que possamos fazer para impedir quem paga pelo desenvolvimento dos jogos (as produtoras de vgas) de não causar uso intensivo da VRAM.

Fora quem já sabe que não vai pintar dinheiro e só vai poder pegar a Geforce 970 de 4GB é burrice comprar VGA agora.
Acho válido se estiver fazendo up vindo de uma VGA DX10 para trás, saindo de uma GTX770 4GB VRAM como a minha não acho uma ideia muito sensata :hmm: Por isso que pesquisei quase que diariamente esperando que saíssem as versões 8 GB :conte:
Sim, se saírem versões com 8 GB da 970 a vida útil dela será maior e a versão atual será mais fácil de se encontrar no mercado evitando assim abusos nos preços.
Não, a Nvidia já diminuiu a oferta da GTX970 4GB para evitar queda de preços, tem um nome para essa estratégia mas eu esqueci :hmm:. É similar a tática da Apple, ao lançar um iphone novo, ela diminui a oferta do penúltimo iphone e extingue do antepenúltimo o que causa que os preços não flutuem e se mantenham e às vezes até aumentem :conte:
Só dar uma conferida no tópico da GTX9XX para ver um monte de gente se matando para comprar as últimas GTX 970 de 4GB :conte:
 
Eu n sei o q a galera está reclamando? A VADIA ja tinha anunciado q iria fazer isso! Comprou 970 4GB quem foi afobado!
 
To esperando as GTX 960 com sei la quantos gigas, ate lá deve estar ja nos 16GB ou 32GB, rsrsrsrsrs.
Falando nisso alguem tem uma ideia de preço das GTX 960?
 
Jogar em 2560x1440 com DSR em 4x, totalizando 5120x2880 e ativando MFAA 4x, faz ate Dota 2 ocupar 3Gb de Vram :haha:
 
Aí tem uma boa explicação sobre jogos da Ubisoft mas o mais interessante achei esse comentário:

"O Problema é que nós todos sabemos que está acontecendo, mas não há nada que você possa fazer exceto não comprar os jogos"
Essa é a realidade, não existe nada que possamos fazer para impedir quem paga pelo desenvolvimento dos jogos (as produtoras de vgas) de não causar uso intensivo da VRAM.

Feliz eramos nós quando podíamos reclamar desse comportamento em relação a Ubisoft somente, é só lembrar das últimas notícias da Bethesda. Tudo caminha pra ser nivelado desse jeito, independente da produtora. Só espero que desistam de capar todos os jogos em 30 FPS.

Parei de acompanhar certas produtoras Ubisoft por exemplo. A EA infelizmente vou dar o braço a torcer no Dragon Age Inquisition.
Acho válido se estiver fazendo up vindo de uma VGA DX10 para trás, saindo de uma GTX770 4GB VRAM como a minha não acho uma ideia muito sensata :hmm: Por isso que pesquisei quase que diariamente esperando que saíssem as versões 8 GB :conte:

Meu comentário sobre não valer a pena serve pra quem costuma ficar com a mesma configuração por tempo razoável, a parcela do mercado que compra de qualquer jeito todos os lançamentos não deve perder tempo lendo isso!
Olhando pelo custo Brasil é melhor esperar um pouco mais por um produto que causaria (em teoria) menos contratempos e com estimativa de segurar melhores configurações por mais tempo.
Não, a Nvidia já diminuiu a oferta da GTX970 4GB para evitar queda de preços, tem um nome para essa estratégia mas eu esqueci :hmm:. É similar a tática da Apple, ao lançar um iphone novo, ela diminui a oferta do penúltimo iphone e extingue do antepenúltimo o que causa que os preços não flutuem e se mantenham e às vezes até aumentem :conte:


Concordo sobre a Nvidia tentar diminuir a oferta, mas diferente da Apple também tem a questão das parcerias, lembro que um tempo a atrás a Intel teve problemas com os logistas que estavam com baixo interesse nas MB Z97/H97 pois não repassaram as Z87/H87 que haviam estocado. Veja o problema da EVGA com suas 970 feitas nas coxas e sem cooler adequado.
Só dar uma conferida no tópico da GTX9XX para ver um monte de gente se matando para comprar as últimas GTX 970 de 4GB :conte:

Só pra constar: O tópico das 970 é o exemplo máximo (atualmente) sobre afobação Master Race.
 
A AMD primeiramente tem que reduzir esse consumo de energia se não as próximas vão precisar de uma hidrelétrica pra funcionar...
 
Sim, se saírem versões com 8 GB da 970 a vida útil dela será maior e a versão atual será mais fácil de se encontrar no mercado evitando assim abusos nos preços.
E não sabemos o potencial dessas memórias novas da AMD, dependendo como se comportam a série 300 pode ser até mais interessante. Mesmo com um chip mais fraco que as Maxwell se o barramento for superior o resultado final será muito mais equilibrado e menos traumático de se jogar ports dos consoles da oitava geração. Digo isso tendo em vista os modelos top da série 700 aonde uma 780ti não voa melhor por 1 GB, mesmo custando horrores na época.

Pelas informações do link que eu postei é bem capaz de a Ubisoft não ser a única a fazer essas cagadas, aliás parece virar a norma, veja o caso da Bethesda. Isso porque boa parte do Enemy Within é baseado em ambientes fechados, se você transfere pra mundo aberto ferra de vez.

Acredito pelo que foi anunciado até agora o que promete ser mais traumatizante é o Final Fantasy XV, pelo conjunto de fatores. Não foi confirmado pra PC, mas tendo em vista que ele é o principal alicerce da renovação da Square é muito provável que queiram lançar ele até pro Android pra capitalizar de todos os modos possíveis. Tem video de uma demonstração recente notável: iluminação, sombras, grama, campo de visão enorme... Muita coisa pra dar erro:seferrou:

Lógico que sempre há a (provável) chance de rebaixarem a versão final pois não rodará nos X-Bosta da vida, mas dado como a empresa conseguiu fazer um port excepcionalmente pesado pra 720p vocês podem imaginar a minha apreensão. E nada de contratar outrav empresa pra fazer o trampo...:cereal:

Por isso tudo acho que se você tá disposto a gastar R$1.500 pra cima o melhor é esperar, quem o fizer possívelmente ganha mais um ano de jogatina sem baixar filtros.
.

1500 pra cima é melhor esperar, e pra quem pagou 1300/1400?
Você fala como se o modelo de 8gb fosse chegar no mesmo valor, sonhar não custa nada :haha:

Vamos supor que saia em dezembro esses modelos, muitos vão comprar a 980 8gb e estufar o peito pra dizer que tem a melhor single, lá pra fevereiro/março a nvidia lança outros modelos de placa e os que compraram agora vão ficar put0s.

Então essa parada de vale ou não vale o preço é relativo, em quanto muitos estão esperando eu estou aqui me divertindo :gaming:

Não me arrependo de ter comprado uma 970 4gb, e olha que eu sai de uma 780. Se bem que não pretendo ficar mais de um ano com a vga, sempre troco antes disso.
Pra quem quer ficar 2/3 anos com a vga eu aconselho a esperar mesmo, mas pra quem troca direto eu não vejo mal nenhum em ir nos modelos de 4gb mesmo, se for pra 1080p é claro.

Edit: Lembro bem que a 780 6gb custava o mesmo preço da 780ti, será que a 970 8gb vai custar o mesmo que uma 980?

Chuto ai 2k pra 970 e 3k na 980 (no mínimo)
 
Última edição:
Precisa sair mesmo placas como 8GB de vram porque a tendencia é que os monitores 4k fiquem mais baratos no ano que vem.
e jogar na resolução 4k com boa qualidade vai certamente pedir os 8GB de vRAM.
Para quem tem dois ou três monitores já deve até usar essa quantidade de Vram hoje na resolução 1080p.
O novo game mordor consegue usar 7.5GB 0-0.
E eu aqui com a minha humilde 7870 com 2 GB que esta me atendendo em tudo ^^
Quando as novas placas forem lançadas talvez eu compre uma GTX 970 com 4 GB de Vram e fique com ela por um bom tempo que provavelmente será sufienciente para o meu uso na resolução 4k com apenas um monitor 4K ^^
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo