notei um comportamento estranho da rede na Net. (...)
Obviamente que eu liguei na net e comentei a respeito, mas como já foi falado aqui em outro post, os atendentes não sabem o que é isso e só se limitam a dizer que está tudo normal.
Nao sei porque as pessoas acham que um simples atendente de SAC, de uma empresa que precisa atender em seu call center cerca de 7 milhoes de clientes, deveria ter esse nivel profundo de conhecimento tecnico... Atendente de call center nao é tecnico, nem ganha para isso. Ele apenas resolve situacoes simples e/ou aciona o tecnico.
Sequer o "tecnico" que faz o primeiro atendimento na casa dos clientes é realmente um tecnico capacitado (ele está mais para cabista com conhecimentos superficiais de comunicacoes).
O problema é: quanto custaria formar mao-de-obra desse nivel, em grandes quantidades, em um país com pessima educacao como um todo? E depois de formadas, que salario elas teriam que ganhar? (certamente nao seria um salario de 800 reais de um atendente de call center). Quanto isso tudo (treinamento e salarios) impactaria nos custos do servico, aumentando o preco da mensalidade para todos os assinantes, quando apenas alguns rarissimos clientes tem alguma necessidade desse tipo de atendimento mais tecnico?
As contas nao fechariam...
A única menção a esse mesmo tipo de problema que pude encontrar na Net está relatado nesse post:
http://stoa.usp.br/nathaliapatricio/weblog/39061.html
E se voce acompanhar todo o papo do link acima, vai ver que a resposta da NET para isso é que esse volume de trafego ARP é assim mesmo na rede deles.
Tambem vai ver que o problema de lentidao na internet, na casa da garota que levantou o problema, tinha outra origem e foi solucionada de outra forma.
Enfim, acho que dá para nao encucar com esse problema dos pacotes e, se sua internet estiver ruim, simplesmente reclamar no SAC da NET. E se nao resolverem, acionar Ouvidoria da NET e, em ultimo recurso, a acionar a Anatel. Melhor isso que ficar procurando pêlo em casca de ovo. Minha opiniao.