Meu comentário, como prometido.
É um texto bom do ponto de vista intelectual, se um dia se converter terá uma boa base para iniciar a caminhada cristã, pois o conhecimento intelectual é fundamental para que haja rompimentos internos de forma que a sabedoria do homem espiritual penetre na alma. Embora, é claro, haja diversos equívocos no texto, no primeiro momento pensei em falar sobre cada um, mas o texto se mostrou demasiado longo.
Quanto ao Calvinismo e o Armianismo, ambos estão errados pelo meu entendimento (esse segundo eu nem conhecia, fiquei sabendo agora nesse texto).
O que acontece, é que a Bíblia tem material para se criar qualquer doutrina, bastando apenas usar da razão e pegar textos isolados. Mas essa visão teológica é muito infantil, pois apresenta o tema colocando Deus preso à linearidade do tempo. Nesse caso, Deus escolheu antes, e nós cumprimos papéis, com uma liberdade que só existe em nossa sensação de liberdade, mas que de fato, não o é, visto que todas as coisas estão preordenadas antes de acontecerem.
Pra mim não é assim. Deus é, Ele é Deus de vivos e não de mortos, pois, para Ele, todos vivem (Lucas 20:38). Nós vivemos presos ao tempo, e para nós, o passado aconteceu, o presente está sendo, e o futuro será. Mas para Deus, tudo o que está acontecendo no tempo como sucessão de eventos, simplesmente não acontece assim. As coisas são assim para nós; porém, para Deus, tudo é; e tudo parece estar acontecendo em simultaneidade. Nós somos carne, Ele é espírito, e acerca de Si mesmo Ele diz: Eu sou!
Para resumir, eu digo que, de certa forma, creio em Predestinação, mas não faço disso uma doutrina, pois Deus não é doutrinável, nem estudável, sendo apenas conhecível pela fé. Assim, quem crê, discerne; não explica. Não podemos querer perguntar como é Deus, mas apenas quem é Deus. Também não perguntamos pelos caminhos de Deus, mas apenas andamos pela fé.
Também, você tem a chance de ser um eleito; bastando apenas aproveitar a oportunidade, quando Deus lhe der.
O que deve entender é que a Bíblia não tem como finalidade ser um livro exato do ponto de vista lógico, é justamente por isso que Paulo afirma em 1 Coríntios 1 v19: Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.
A Bíblia serve apenas para que venhamos a conhecer a Deus, como ele se relacionou com a humanidade ao longo da história, o que Ele fez por nós, e o que nós devemos fazer se quisermos servi-lo.
Quando você lê e crê pela loucura da pregação, o sobrenatural se manifesta na sua vida, e então você tem a testificação de que aquilo é verdade. Por exemplo, você tenta perdoar uma pessoa que agiu duramente com você, e você acha que não irá conseguir pois seu ego foi tremendamente ferido, mas pela fé você decide liberar o perdão, e então sente a paz de Deus encher seu coração. Esse é apenas um exemplo rotineiro.
Por isso é que muitos cristãos abandonam a fé, porque apenas conhecem, e estudam a Bíblia, mas não tem essas experiências.
Também, não entendo como vocês conseguem ser tão céticos. Não precisa nem ser cristão, basta ir a um terreiro de macumba, onde os caras fazem a magia e a pessoa morre em 15 dias, ou faz a pessoa brigar com o conjugue e se separar, e diversas outras obras das trevas. E na Igreja, você pode ver casos de pessoas que recebem curas milagrosas, reviravoltas de pessoas que saíram do fundo do poço, se libertaram de vícios, e diversas outras manifestações do sobrenatural de Deus.
Deus abençoe.