Você acredita em DEUS? -=Topico Infinito=-

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Labrada
  • Data de Início Data de Início
Status
Não esta aberto para novas mensagens.
A questão da escolaridade é válida sim. Não é por fazer alguém ser uma pessoa melhor que a outra, mais ou menos "idiotas". ou mesmo "mais inteligente", pois inteligência pode ser entendida de várias maneiras, apesar de a faculdade/escolaridade influir em algumas dessas maneiras sim.

Escolaridade tem a ver sim com a inclinação ao questionamento, críticas às "verdades absolutas", a busca pelas respostas racionais, etc... Coisa que costuma ser mais limitada em pessoas sem condições, sem estudo. Então acredito que há ligação direta sim.
A educação é sim um fator muito importante na formação de uma pessoa, talvez o principal. O principal problema é que algumas “antas” costumam generalizar, tentando sempre distorcer a questão. Ter acesso a educação torna SIM as pessoas mais cultas, mas não quer dizer que irão seguir o ateísmo ou alguma outra crença.

De nada adianta a pessoa ter três diplomas se for um completo alienado, ter sido doutrinado desde o terceiro dia de vida e seguir a crença imposta pelos seus avós e pais a ferro e fogo. Creio que 90% ou mais da população cristã segue sua crença sem ao menos um dia na vida ter questionado-se sobre a coerência das informações que são bombardeadas dia a dia, muitos por um medo imposto e algumas vezes exaltado, outros por acreditarem ser mais simpático e sociável ser cristão do que seguidor de outras crenças.
Entendi, agora repensei minha opinião e vi que realmente vcs tem razão, a educação realmente digamos assim abre a mente da pessoa, fazendo-a questionar mais e mostrando que não existem verdades absolutas.

O que não falta no mundo é anta com diploma universitário. Aliás, "anta" foi como Waldo Vieira qualificou os ateus num de seus vídeos, coisa que eu não faria, em especial usando o argumento que ele utilizou porque não é com diploma universitário que alguém entenderá a questão das dimensões conscienciais.

[video=youtube;G5xXbMjwzdQ]http://www.youtube.com/watch?v=G5xXbMjwzdQ[/video]

Tem alguma coisa a ver com o que já dizia Platão:

“Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.” (Platão)

De onde você tirou a ideia de que espíritos são algo sobrenatural?

A dedução da existência de outras dimensões se deve ao fato de que exitem distorções no tempo e espaço criando outras dimensões no entanto, somos criaturas tridimensionais e não vivemos em quatro dimensões, eu não conheço trabalho desse Waldo Vieira e sinceramente isto esta me parecendo mais uma entre outras milhares de especulações para validar a existência de seres invisíveis ou de vida após a morte uma vez que o nosso sentido esta limitado a três dimensões, isso não passa de mais uma pseudo-ciência como qualquer outra religião, quem garante que isso tudo não seja apenas um estado alterado da nossa consciência? e mesmo que isso seja real ainda acho que falta alguma explicação mais empírica e com uma gama de evidências plausíveis sobre isso, porque estou vendo que esta tudo no campo da religião e de outras pseudo-ciências que antigamente explicavam uma erupção vulcânica ou mesmo um raio através da ira dos deuses, quem sabe ela não esta fazendo a mesma coisa agora...

A verdade e que por mais crente ou por mais fé que vc tenha, se alguém vem e te da um tiro ou atira em alguém da tua família, o paramédico nunca vai ficar rezando por ti ou te levar a igreja (por mais que ele acredite em deus), e tu nunca vai dizer pra levar teu familiar naquela situação pra igreja ou dizer "não leva ele pro hospital! vamos rezar que o sangramento para e a ferida se cura, deus pode tudo!", fato e que só acredita em deus quem e cego, não consegue ver o obvio, deus e o mesmo que papai noel, só "existe" por um proposito, queremos acreditar, vc acredita em papai noel quando criança pq ganha presentes, deus tu acredita pq acha que vai pro "paraíso", o fato e que nenhum dos 2 existe, só isso :joia:

Eu acredito em Deus por uma questão de fé, tenho repúdio para com a Bíblia e a Igreja Católica, tal qual todas outras.

Deus ou qualquer divindade é apenas o reflexo da necessidade de uma bengala psicológica para se continuar a vida, o que é mais comum do que se parece. Ponto final.

É a velha "questão de fé" que as pessoas tanto falam.

Só que isso não faz com que qualquer deus ou divindade existam, assim como para cristãos não existe thor, odin, Apolo ou Krishna, para outras crenças o deus cristão também não existe, isso é uma linha de raciocínio tão básica que eu me sinto até constrangido de ter que explicar.

Se a existência de um implica na não existência de todo o resto, O que, me respondam, O QUÊ DIABOS OS FAZ PENSAR QUE O DEUS CRISTÃO É O ÚNICO A EXISTIR? Na verdade o cristianismo é só a religião mais difundida no ocidente, isso não implica que o que ela diz é verdade.

Todos acreditarão em Deus e Jesus Cristo, quando morrerem e estiverem no inferno lembrando o que postaram aqui, o tempo que perderam em não aceita-lo e segui-lo como único e suficiente salvador de suas almas.
Jesus disse "NINGUÉM vem ao Pai se não por mim".

Deus ou qualquer divindade é apenas o reflexo da necessidade de uma bengala psicológica para se continuar a vida, o que é mais comum do que se parece. Ponto final.

É a velha "questão de fé" que as pessoas tanto falam.

Só que isso não faz com que qualquer deus ou divindade existam, assim como para cristãos não existe thor, odin, Apolo ou Krishna, para outras crenças o deus cristão também não existe, isso é uma linha de raciocínio tão básica que eu me sinto até constrangido de ter que explicar.

Se a existência de um implica na não existência de todo o resto, O que, me respondam, O QUÊ DIABOS OS FAZ PENSAR QUE O DEUS CRISTÃO É O ÚNICO A EXISTIR? Na verdade o cristianismo é só a religião mais difundida no ocidente, isso não implica que o que ela diz é verdade.

Falou tudo.

Todos acreditarão em Deus e Jesus Cristo, quando morrerem e estiverem no inferno lembrando o que postaram aqui, o tempo que perderam em não aceita-lo e segui-lo como único e suficiente salvador de suas almas.

Pode ser que seja difícil, pra alguém que foi doutrinado desde criança, ousar pensar ou desconfiar, mas pelo menos permita-se imaginar como seria se vc tivesse nascido na índia, numa ilha do pacifico, num pais árabe ou numa tribo no meio da amazonia.

Será q vc teria essa mesma certeza em relação ao deus diverso do cristianismo que vc foi doutrinado?

A dedução da existência de outras dimensões se deve ao fato de que exitem distorções no tempo e espaço criando outras dimensões no entanto, somos criaturas tridimensionais e não vivemos em quatro dimensões, eu não conheço trabalho desse Waldo Vieira e sinceramente isto esta me parecendo mais uma entre outras milhares de especulações para validar a existência de seres invisíveis ou de vida após a morte uma vez que o nosso sentido esta limitado a três dimensões, isso não passa de mais uma pseudo-ciência como qualquer outra religião, quem garante que isso tudo não seja apenas um estado alterado da nossa consciência? e mesmo que isso seja real ainda acho que falta alguma explicação mais empírica e com uma gama de evidências plausíveis sobre isso, porque estou vendo que esta tudo no campo da religião e de outras pseudo-ciências que antigamente explicavam uma erupção vulcânica ou mesmo um raio através da ira dos deuses, quem sabe ela não esta fazendo a mesma coisa agora...

Se quiser mesmo entender ou sair da caverna:

O mito ou “Alegoria” da caverna é uma das passagens mais clássicas da história da Filosofia, sendo parte constituinte do livro VI de “A República” onde Platão discute sobre teoria do conhecimento, linguagem e educação na formação do Estado ideal.

A narrativa expressa dramaticamente a imagem de prisioneiros que desde o nascimento são acorrentados no interior de uma caverna de modo que olhem somente para uma parede iluminada por uma fogueira. Essa, ilumina um palco onde estátuas dos seres como homem, planta, animais etc. são manipuladas, como que representando o cotidiano desses seres. No entanto, as sombras das estátuas são projetadas na parede, sendo a única imagem que aqueles prisioneiros conseguem enxergar. Com o correr do tempo, os homens dão nomes a essas sombras (tal como nós damos às coisas) e também à regularidade de aparições destas. Os prisioneiros fazem, inclusive, torneios para se gabarem, se vangloriarem a quem acertar as corretas denominações e regularidades.

Imaginemos agora que um destes prisioneiros é forçado a sair das amarras e vasculhar o interior da caverna. Ele veria que o que permitia a visão era a fogueira e que na verdade, os seres reais eram as estátuas e não as sombras. Perceberia que passou a vida inteira julgando apenas sombras e ilusões, desconhecendo a verdade, isto é, estando afastado da verdadeira realidade. Mas imaginemos ainda que esse mesmo prisioneiro fosse arrastado para fora da caverna. Ao sair, a luz do sol ofuscaria sua visão imediatamente e só depois de muito habituar-se com a nova realidade, poderia voltar a enxergar as maravilhas dos seres fora da caverna. Não demoraria a perceber que aqueles seres tinham mais qualidades do que as sombras e as estátuas, sendo, portanto, mais reais. Significa dizer que ele poderia contemplar a verdadeira realidade, os seres como são em si mesmos. Não teria dificuldades em perceber que o Sol é a fonte da luz que o faz ver o real, bem como é desta fonte que provém toda existência (os ciclos de nascimento, do tempo, o calor que aquece etc.).

Maravilhado com esse novo mundo e com o conhecimento que então passara a ter da realidade, esse ex-prisioneiro lembrar-se-ia de seus antigos amigos no interior da caverna e da vida que lá levavam. Imediatamente, sentiria pena deles, da escuridão em que estavam envoltos e desceria à caverna para lhes contar o novo mundo que descobriu. No entanto, como os ainda prisioneiros não conseguem vislumbrar senão a realidade que presenciam, vão debochar do seu colega liberto, dizendo-lhe que está louco e que se não parasse com suas maluquices acabariam por matá-lo.

O que, me respondam, O QUÊ DIABOS OS FAZ PENSAR QUE O DEUS CRISTÃO É O ÚNICO A EXISTIR?

E o que o faz pensar que algo nos faz pensar isso? Deus cristão não existe, nem Deus cruzeirense, nem Deus atleticano, nem corintiano, nem brasileiro, nem europeu. Que mente pequena a sua, que ideia estúpida de Deus é essa, menino?

Você tem ideia da idade do universo? Sabe pelo menos a idade da Terra? Sabe há quanto tempo estamos aqui no planeta? Pois o cristianismo nasceu ontem, pouco mais de dois mil anos.

Por outro lado o povo judeu foi de fato quem nos legou a crença no Deus único e talvez por isso mesmo tenha sido de fato o povo escolhido para receber o Cristo. Não que a crença no Deus único fosse nova. Já para Platão, Deus é o criador de tudo, o Artista do universo; "Deus, e não o homem, é a medida mais elevada de tudo", dizia. E ainda: Ele é o Espírito eterno, que muda a aparência da matéria de acordo com Seu pensamento. Platão concebe Deus como "artífice do mundo".

Mas o Deus dos judeus é o Deus único, que se revelou a Moisés no Horeb (Êxodo III, 1) e que fizera a aliança com os patriarcas no Antigo Testamento - Abraão, Isaac e Israel - escolhendo seus descendentes como sendo o povo eleito. E ainda não se tinha visto isto compreendido por todo um povo.

De qualquer forma entendimentos diferentes não fazem deuses diferentes. Então esse mesmo Deus dos judeus é o Deus de todos: Nem judeu, nem cristão, nem muçulmano, nem platônico, nem budista... Apenas Deus, criador do universo.

E o que o faz pensar que algo nos faz pensar isso? Deus cristão não existe, nem Deus cruzeirense, nem Deus atleticano, nem corintiano, nem brasileiro, nem europeu. Que mente pequena a sua, que ideia estúpida de Deus é essa, menino?

Você tem ideia da idade do universo? Sabe pelo menos a idade da Terra? Sabe há quanto tempo estamos aqui no planeta? Pois o cristianismo nasceu ontem, pouco mais de dois mil anos.

Por outro lado o povo judeu foi de fato quem nos legou a crença no Deus único e talvez por isso mesmo tenha sido de fato o povo escolhido para receber o Cristo. Não que a crença no Deus único fosse nova. Já para Platão, Deus é o criador de tudo, o Artista do universo; "Deus, e não o homem, é a medida mais elevada de tudo", dizia. E ainda: Ele é o Espírito eterno, que muda a aparência da matéria de acordo com Seu pensamento. Platão concebe Deus como "artífice do mundo".

Mas o Deus dos judeus é o Deus único, que se revelou a Moisés no Horeb (Êxodo III, 1) e que fizera a aliança com os patriarcas no Antigo Testamento - Abraão, Isaac e Israel - escolhendo seus descendentes como sendo o povo eleito. E ainda não se tinha visto isto compreendido por todo um povo.

De qualquer forma entendimentos diferentes não fazem deuses diferentes. Então esse mesmo Deus dos judeus é o Deus de todos: Nem judeu, nem cristão, nem muçulmano, nem platônico, nem budista... Apenas Deus, criador do universo.

E os politeístas?

Cara é bem óbvio que são deuses diferentes, cada um tem seu livrinho de regras, cada um tem sua personalidade, o que indica apenas que foram pensados por povos diferentes.

Ah, o Universo tem 13,7 Bilhões de anos, a Terra 4,5 Bilhões de anos. Ah e antes que eu me esqueça, o cosmos, a existência, não foi criada ela vem de transformações. Não há evidencia que algo surgiu fora da natureza (antes do nosso universo havia espuma quântica e possivelmente outros universos, há muito que não sabemos, entre desconhecimento e inventar respostas há uma boa distancia, prefiro dizer que há muito que ainda não sabemos a quem prefira dizer que sabe). Mas esse é outro papo.

O ponto dele é simples, existem diversos Deuses na cabeça de milhões de pessoas, existem religiões politeístas, e entre as monoteístas não se trata do mesmo Deus. Inclusive cada uma diz que o caminho para salvação, isso as que têm esse elemento na doutrina, dizem, via de regra, que o único caminho é acreditar nelas e rejeitar deuses falsos, diante disso afirmar que é o mesmo Deus é uma tentativa de unificação falha, e que desrespeita as diferenças entre as religiões que são significativas. Agora, como saber qual é verdadeiro e qual é falso, mais do que isso, olhando para essa história, pq não reconhecer o óbvio, eles foram pensados para preencher vazios seja de conhecimento (como as coisas acontecem, de onde viemos...), sejam existenciais (qual o sentido da vida). Não são os deuses que criam, mas fomos nós que criamos eles, e por termos muitos povos, cada um com sua cultura, os deuses refletem os valores e perspectivas dos povos que desenvolveram sua narrativa mítica. Intimamente muitos devem suspeitar disso, mas entre a dúvida da razão, a maioria prefere professar aquilo que converte o que desejam em fé.

Alias é exatamente por isso que eu nunca tive a expectativa de convencer ninguém nesse tópico, apenas fazer outros compreenderem as razões da descrença, para contribuir para diminuir o ódio, ou desprezo, para com os descrentes. Imaginando que se as pessoas tentarem entender o outro lado podem, talvez, respeitar o direito do outro de pensar diferente e não julga ló, apenas por isso. O que já seria um grande avanço.

Se quiser mesmo entender ou sair da caverna:

O mito ou “Alegoria” da caverna é uma das passagens mais clássicas da história da Filosofia, sendo parte constituinte do livro VI de “A República” onde Platão discute sobre teoria do conhecimento, linguagem e educação na formação do Estado ideal.

A narrativa expressa dramaticamente a imagem de prisioneiros que desde o nascimento são acorrentados no interior de uma caverna de modo que olhem somente para uma parede iluminada por uma fogueira. Essa, ilumina um palco onde estátuas dos seres como homem, planta, animais etc. são manipuladas, como que representando o cotidiano desses seres. No entanto, as sombras das estátuas são projetadas na parede, sendo a única imagem que aqueles prisioneiros conseguem enxergar. Com o correr do tempo, os homens dão nomes a essas sombras (tal como nós damos às coisas) e também à regularidade de aparições destas. Os prisioneiros fazem, inclusive, torneios para se gabarem, se vangloriarem a quem acertar as corretas denominações e regularidades.

Imaginemos agora que um destes prisioneiros é forçado a sair das amarras e vasculhar o interior da caverna. Ele veria que o que permitia a visão era a fogueira e que na verdade, os seres reais eram as estátuas e não as sombras. Perceberia que passou a vida inteira julgando apenas sombras e ilusões, desconhecendo a verdade, isto é, estando afastado da verdadeira realidade. Mas imaginemos ainda que esse mesmo prisioneiro fosse arrastado para fora da caverna. Ao sair, a luz do sol ofuscaria sua visão imediatamente e só depois de muito habituar-se com a nova realidade, poderia voltar a enxergar as maravilhas dos seres fora da caverna. Não demoraria a perceber que aqueles seres tinham mais qualidades do que as sombras e as estátuas, sendo, portanto, mais reais. Significa dizer que ele poderia contemplar a verdadeira realidade, os seres como são em si mesmos. Não teria dificuldades em perceber que o Sol é a fonte da luz que o faz ver o real, bem como é desta fonte que provém toda existência (os ciclos de nascimento, do tempo, o calor que aquece etc.).

Maravilhado com esse novo mundo e com o conhecimento que então passara a ter da realidade, esse ex-prisioneiro lembrar-se-ia de seus antigos amigos no interior da caverna e da vida que lá levavam. Imediatamente, sentiria pena deles, da escuridão em que estavam envoltos e desceria à caverna para lhes contar o novo mundo que descobriu. No entanto, como os ainda prisioneiros não conseguem vislumbrar senão a realidade que presenciam, vão debochar do seu colega liberto, dizendo-lhe que está louco e que se não parasse com suas maluquices acabariam por matá-lo.

Você poderia ser mais humilde julgando as pessoas que estariam nessa caverna no seu ponto de vista ou fora dela mesmo que ela não exista (esse é o poder da religião), a questão é: que você já esta partindo do pressuposto de que existe uma verdade oculta por traz do que você chama de ilusão ou do que é real. Há inúmeras estórias com esse intuito que chega a ser um exemplo falho e decadente na história humana não em seu aspecto intelectual ou poético mas por ser inútil justamente por essas várias tentativas que hoje chamamos de mito e sabemos que isso não é real, acredito que tudo o que aqueles povos desconheciam eles tentavam explicar de forma mística desde um ruido que ecoava nos mares como o canto de sereias ou mesmo há 10.000 anos atrás no final de uma era glacial, que poderia ter influenciado o mito do dilúvio muito comum em todas aquelas religiões do mediterrâneo. O que você e outras pessoas estão fazendo é simplesmente tentar buscar ou crer naquilo que esta fora da realidade ou da existência, nesse sentido acredito que a ciência é uma pequena luz no meio dessa escuridão por ter já desvendado tantas estórias de origem sobrenatural que hoje olho pra isso e me faz descrer em todas as religiões que existem, é melhor adotar uma postura da dúvida e da curiosidade do que buscar uma explicação além daquilo que não faz parte da existência.

Pode ser que seja difícil, pra alguém que foi doutrinado desde criança, ousar pensar ou desconfiar, mas pelo menos permita-se imaginar como seria se vc tivesse nascido na índia, numa ilha do pacifico, num pais árabe ou numa tribo no meio da amazonia.

Será q vc teria essa mesma certeza em relação ao deus diverso do cristianismo que vc foi doutrinado?

Se eu não tivesse contato com a doutrina de Cristo, o que hoje em dia é um pouco dificil, pelo menos uma vez na vida eu acho q alguém vai falar de cristo pra vc, mas se eu tivesse a infelicidade de não conhecer a Cristo e morresse dessa maneira, certamente minha alma estaria condenada ao inferno.
Que parte do "Ninguém vem ao Pai, senão por mim" vcs não entenderam?
Nem Buda, Maria, Kardec, nada, leva ao céu, quando a gente morre a nossa alma vai somente a 2 lugares, se seguimos a Cristo vamos para o Seio de Abrãao, se não o seguimos, ou seguimos a outros deuses e doutrinas, vamos para o inferno, é muito simples, mas muitos duvidam dessa tamanha simplicidade.

E os politeístas?

Cara é bem óbvio que são deuses diferentes, cada um tem seu livrinho de regras, cada um tem sua personalidade, o que indica apenas que foram pensados por povos diferentes.

Ah, o Universo tem 13,7 Bilhões de anos, a Terra 4,5 Bilhões de anos. Ah e antes que eu me esqueça, o cosmos, a existência, não foi criada ela vem de transformações. Não há evidencia que algo surgiu fora da natureza (antes do nosso universo havia espuma quântica e possivelmente outros universos, há muito que não sabemos, entre desconhecimento e inventar respostas há uma boa distancia, prefiro dizer que há muito que ainda não sabemos a quem prefira dizer que sabe). Mas esse é outro papo.

O ponto dele é simples, existem diversos Deuses na cabeça de milhões de pessoas, existem religiões politeístas, e entre as monoteístas não se trata do mesmo Deus. Inclusive cada uma diz que o caminho para salvação, isso as que têm esse elemento na doutrina, dizem, via de regra, que o único caminho é acreditar nelas e rejeitar deuses falsos, diante disso afirmar que é o mesmo Deus é uma tentativa de unificação falha, e que desrespeita as diferenças entre as religiões que são significativas. Agora, como saber qual é verdadeiro e qual é falso, mais do que isso, olhando para essa história, pq não reconhecer o óbvio, eles foram pensados para preencher vazios seja de conhecimento (como as coisas acontecem, de onde viemos...), sejam existenciais (qual o sentido da vida). Não são os deuses que criam, mas fomos nós que criamos eles, e por termos muitos povos, cada um com sua cultura, os deuses refletem os valores e perspectivas dos povos que desenvolveram sua narrativa mítica. Intimamente muitos devem suspeitar disso, mas entre a dúvida da razão, a maioria prefere professar aquilo que converte o que desejam em fé.
Alias é exatamente por isso que eu nunca tive a expectativa de convencer ninguém nesse tópico, apenas fazer outros compreenderem as razões da descrença, para contribuir para diminuir o ódio, ou desprezo, para com os descrentes. Imaginando que se as pessoas tentarem entender o outro lado podem, talvez, respeitar o direito do outro de pensar diferente e não julga ló, apenas por isso. O que já seria um grande avanço.
Here we go.

Seu conceito de criação é muito restrito.

Se eu não tivesse contato com a doutrina de Cristo, o que hoje em dia é um pouco dificil, pelo menos uma vez na vida eu acho q alguém vai falar de cristo pra vc, mas se eu tivesse a infelicidade de não conhecer a Cristo e morresse dessa maneira, certamente minha alma estaria condenada ao inferno.
Que parte do "Ninguém vem ao Pai, senão por mim" vcs não entenderam?
Nem Buda, Maria, Kardec, nada, leva ao céu, quando a gente morre a nossa alma vai somente a 2 lugares, se seguimos a Cristo vamos para o Seio de Abrãao, se não o seguimos, ou seguimos a outros deuses e doutrinas, vamos para o inferno, é muito simples, mas muitos duvidam dessa tamanha simplicidade.

meu filho, se vc não tivesse contato com o seu cruzcredo, vc estaria adorando uma outra divindade qq e estaria falando o mesmo que diz agora, mas em relação a esse outro deus.

E que parte do "seu deus é só um entre milhares de outros" que vc não entende?? As outras religiões e crenças dizem o mesmo que vc, mas puxando a sardinha pra eles.

Última edição:
meu filho, se vc não tivesse contato com o seu cruzcredo, vc estaria adorando uma outra divindade qq e estaria falando o mesmo que diz agora, mas em relação a esse outro deus.

E que parte do "seu deus é só um entre milhares de outros" que vc não entende?? As outras religiões e crenças dizem o mesmo que vc, mas puxando a sardinha pra eles.

e estaria condenado ao inferno, pois o único Deus é o Deus de Israel, e vc irá se arrepender destas palavras se continuar assim, lá no inferno, a palavra já foi dita.

e estaria condenado ao inferno, pois o único Deus é o Deus de Israel, e vc irá se arrepender destas palavras se continuar assim, lá no inferno, a palavra já foi dita.

E você considera a possibilidade de estar errado?

Entao se uma pessoa tiver nascido no lugar "errado", ela estará condenada nesse inferno da sua crença?

É isso?

E outra coisa, o deus de Israel não é oficialmente jesus, :lol2: Pros judeus essa figura é uma abominação da crença deles. Cristianimo é só uma seita ou câncer (como muitos dizem) do judaísmo.

Última edição:
Here we go.

Seu conceito de criação é muito restrito.

Meu conceito de criação em relação a física e química, ou se quiser em relação a natureza é preciso. Alias não fui eu quem disse "Na Natureza nada se cria, tudo se transforma" foi Lavoisier. A física quântica veio apenas confirmar essa premissa fundamental, que em menor escala ele pode observar.

Agora como eu já lhe expliquei, esse não é meu conceito de criação, esse é o conceito de criação aplicado a natureza, não por acaso a famosa frase do químico citado. E Lavoisier veio bem antes de mim, logo dizer que é meu é no mínimo estranho. Agora criação de uma obra intelectual, essa sim existe, mas do ponto de vista natural, que é o que interessa nessa discussão, ela não aconteceu. Para conversar sobre isso é necessário concordar em analisar do ponto de vista natural, sem essa premissa, esse diálogo não é possível, conversa anterior apenas ilustra.

Eu trabalho com conceitos, tanto como professor quanto nos meus artigos, dissertação, e no trabalho no doutorado, e aprendi que temos que ser rigorosos ao aplica-lós e explicar em que sentido estamos utilizando e em quais autores nos baseamos, ou se formos propor um conceito, explicar em detalhes a razão.

Entao se uma pessoa tiver nascido no lugar "errado", ela estará condenada nesse inferno da sua crença?

É isso?

E outra coisa, o deus de Israel não é oficialmente jesus, :lol2: Pros judeus essa figura é uma abominação da crença deles. Cristianimo é só uma seita ou câncer (como muitos dizem) do judaísmo.

A pessoa que não é judia e segue as leis dos judeus e não aceita e segue Jesus como seu Salvador, sim ela está condenada ao inferno. a vida é assim.

os judeus consideram Jesus como mais um profeta, mas não reconhecem sua divindade, porém por serem o povo escolhido de Deus eles estarão a salvo da condenação. O povo judeu esperava um Messias que libertasse seu povo naquele momento, que fosse poderoso, Cristo pregava que seu reino não era aqui, por isso foi condenado. Mas quando ele retornar com toda sua honra e glória, todos verão que ele é o Rei dos Reis. Judeus, Cristãos, ateus, budistas. para alguns será um dia de muita alegria, mas para a maioria será um dia de terror, tristeza e desespero.

acho q enrolei a resposta acima, resumindo para ser salvo é necessario:
ser judeu e seguir as leis de Deus.
ou seguir e aceitar Jesus como seu Salvador,Senhor e mestre.

Traduzindo... Desligais vosso cerebro que entraras no paraiso!
Censura = inferno

Meu comentário, como prometido.

É um texto bom do ponto de vista intelectual, se um dia se converter terá uma boa base para iniciar a caminhada cristã, pois o conhecimento intelectual é fundamental para que haja rompimentos internos de forma que a sabedoria do homem espiritual penetre na alma. Embora, é claro, haja diversos equívocos no texto, no primeiro momento pensei em falar sobre cada um, mas o texto se mostrou demasiado longo.

Quanto ao Calvinismo e o Armianismo, ambos estão errados pelo meu entendimento (esse segundo eu nem conhecia, fiquei sabendo agora nesse texto).

O que acontece, é que a Bíblia tem material para se criar qualquer doutrina, bastando apenas usar da razão e pegar textos isolados. Mas essa visão teológica é muito infantil, pois apresenta o tema colocando Deus preso à linearidade do tempo. Nesse caso, Deus escolheu antes, e nós cumprimos papéis, com uma liberdade que só existe em nossa sensação de liberdade, mas que de fato, não o é, visto que todas as coisas estão preordenadas antes de acontecerem.

Pra mim não é assim. Deus é, Ele é Deus de vivos e não de mortos, pois, para Ele, todos vivem (Lucas 20:38). Nós vivemos presos ao tempo, e para nós, o passado aconteceu, o presente está sendo, e o futuro será. Mas para Deus, tudo o que está acontecendo no tempo como sucessão de eventos, simplesmente não acontece assim. As coisas são assim para nós; porém, para Deus, tudo é; e tudo parece estar acontecendo em simultaneidade. Nós somos carne, Ele é espírito, e acerca de Si mesmo Ele diz: Eu sou!

Para resumir, eu digo que, de certa forma, creio em Predestinação, mas não faço disso uma doutrina, pois Deus não é doutrinável, nem estudável, sendo apenas conhecível pela fé. Assim, quem crê, discerne; não explica. Não podemos querer perguntar como é Deus, mas apenas quem é Deus. Também não perguntamos pelos caminhos de Deus, mas apenas andamos pela fé.

Também, você tem a chance de ser um eleito; bastando apenas aproveitar a oportunidade, quando Deus lhe der.

O que deve entender é que a Bíblia não tem como finalidade ser um livro exato do ponto de vista lógico, é justamente por isso que Paulo afirma em 1 Coríntios 1 v19: Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.

A Bíblia serve apenas para que venhamos a conhecer a Deus, como ele se relacionou com a humanidade ao longo da história, o que Ele fez por nós, e o que nós devemos fazer se quisermos servi-lo.

Quando você lê e crê pela loucura da pregação, o sobrenatural se manifesta na sua vida, e então você tem a testificação de que aquilo é verdade. Por exemplo, você tenta perdoar uma pessoa que agiu duramente com você, e você acha que não irá conseguir pois seu ego foi tremendamente ferido, mas pela fé você decide liberar o perdão, e então sente a paz de Deus encher seu coração. Esse é apenas um exemplo rotineiro.

Por isso é que muitos cristãos abandonam a fé, porque apenas conhecem, e estudam a Bíblia, mas não tem essas experiências.

Também, não entendo como vocês conseguem ser tão céticos. Não precisa nem ser cristão, basta ir a um terreiro de macumba, onde os caras fazem a magia e a pessoa morre em 15 dias, ou faz a pessoa brigar com o conjugue e se separar, e diversas outras obras das trevas. E na Igreja, você pode ver casos de pessoas que recebem curas milagrosas, reviravoltas de pessoas que saíram do fundo do poço, se libertaram de vícios, e diversas outras manifestações do sobrenatural de Deus.

Deus abençoe.
Terreiro de macumba? Acho engracado a união/luta de uma religião criada há mais de 2 mil anos atrás no Oriente médio, com a outra trazida por escravos africanos ao Brasil.

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar