Você acredita em DEUS? -=Topico Infinito=-

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Labrada
  • Data de Início Data de Início
Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Eu li sem preconceitos, tanto que na época que li eu era cristão, o erro de todo esse argumento é novamente a pressuposição que tais eventos tenham ocorrido, mas isso não tem sustentação, além é óbvio do que chamamos de lógica circular, profecias bíblicas que se cumprem na... Bíblia.

Algo não pode servir de evidência de si mesmo.

Veja que não me prendi às profecias fora do Messias, pois tenho uma idéia parecida com a sua, quando se fala de tempos mais antigos. O que foge a este raciocínio, sendo que, a controvérsia só pode existir por teimosia, é a da vinda do Filho do Eterno.
Não tenho tanto interesse em defender um livro manipulado pelos religiosos, através dos séculos, mas extrair a mensagem no meio dos informes. Como trabalhei com apuração de informações, fazendo análise do que é aproveitável nos dados (informes), para transformá-los em informação confiável, fica fácil tirar a influência humana, do que nos é apresentado nas Escrituras, e, principalmente, nos textos originais. A mensagem é transmitida aos que são oportunizados terem acesso à mesma, sem prejuízo algum para aqueles que não a conhecem. Essa é a parte dos ensinos de Filho do Altíssimo que foi, intencionalmente, negligenciada pelos religiosos. Por conta disso, cada um seguiu uma linha de pensamento pessoal, criando religiões e trazendo conceitos falhos para as mesmas: templos, dízimos neotestamentários, ritos, cerimonialismos, teologia moral de causa e efeito, legalismo, teologia da prosperidade........, e outros absurdos em nome do Pai. Quando da defesa de tese, debati com alguns teólogos católicos ateus e ex-crentes ateus, pois ali eu pude aprofundar a investigação, examinando com certa profundidade a origem de todos esses citados erros. O mais gratificante, neste tempo, foi ser ajudado por estes amigos e eles reverem os seus conceitos, pois pude apresentar a mensagem desvinculada da escrita: “O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.” II Co 3:6.
Algo que posso passar para você ir analisando os textos bíblicos (caso queira): quando se trata de qualquer texto, devemos eliminar todas as possibilidades de transferência de cultura da fonte para o escrito. O povo judeu, por exemplo, é ufanista e tem como certo que o Deus é só dele, logo nada de mal pode acometê-lo. Assim, quando ele perdia a guerra, não foi por causa de sua fraqueza e sim porque Deus os entregou nas mãos de seus inimigos; seus filhos não foram mortos por causa de incapacidade de seus guerreiros defendê-los e sim porque Deus assim determinou. Já no NT, a influência de outras culturas, como a romana e grega, modificaram a forma de se expressar.
No processamento da informação, a fonte tem o papel fundamental, pois a credibilidade total/parcial depende de uma profunda análise da mesma. Quando exercitamos isso com relatos de jornal, uma grande porcentagem da reportagem é eliminada e uma pequena parte, confiável, fica e serve para assessoramento.
Não tenho propósito proselitista, pois é totalmente inútil. A mensagem o Filho do Eterno é o Amor ao próximo, pois até o Amor a Deus é expresso através do Amor ao próximo. Toda religião representa uma busca e esta iniciativa humana, quando converge para o Amor, vai, no seu tempo, produzir a conexão com o Eterno. No caso de Saulo, a religião foi retirada no caminho pra Damasco; no caso do ladrão, ao lado do Filho do Eterno, foi na hora da morte; para o centurião Cornélio, foi na busca, através de oração e esmola (sendo esta dentro do contexto da grande miséria da época, onde a mesma mantinha a vida de uma pessoa por mais um dia);.............. . Em Jo 6 o Filho do Altíssimo diz que o evangelismo real se dá através do Pai, logo não se refere ao ambiente do Consciente e sim no Subconsciente/inconsciente. Paulo em I Co 3 diz que o evangelismo é apenas para galardão e isso não é pregado pelos líderes religiosos, pois mostraria a sua insignificância e romperia com o fluir de dinheiro para as instituições religiosas (que nem deveriam existir).
A maior mensagem do Pai, através de Seu Filho, foi a empatia (Amar o próximo como a si mesmo e o Eterno resolveu ser amado através do Amor liberado ao próximo). Quem assim o faz, liberando o Lei gravada no coração (Rm 2), está no caminho e os céus se movem a seu favor.

Não li o resto, mas isso só esse pedacinho aí n faz o menor sentido...

E tvz os seus "amigos ateus" simpelementes sejam o que popularmente a gente chama de "católico n praticante"...

Esses ficaram difícies de serem definidos msm...kkk Acredito que seja a modinha ateu.

Não li o resto, mas isso só esse pedacinho aí n faz o menor sentido...

E tvz os seus "amigos ateus" simpelementes sejam o que popularmente a gente chama de "católico n praticante"...

Esses ficaram difícies de serem definidos msm...kkk Acredito que seja a modinha ateu.

Realmente galera, analisando melhor acho que o correto seria eu ter dito "amigos que se dizem ateus".
Vou dar o exemplo de um amigo que inclui no que eu tinha dito anteriormente. Ele diz não ter religião e não acreditar em Deus. Mas que já foi ao centro espirita (por curiosidade) e lá já conversou com entidades que fizeram a ele revelações de coisas do passado e também coisas que estavam acontecendo que não tinha como ninguém saber, muito menos um pai de santo com quem ela nunca tinha conversado antes. Esse cara me diz acreditar em algo sobrenatural em relação ao nosso "ser", que vai além do corpo e mente.
Neste exemplo o fato dele acreditar em algo sobrenatural (espíritos), não sei se com isso podemos considera-lo um espirita (ou praticante do espiritismo), e dessa forma tornar-se incoerente com o fato dele se dizer ateu.
E analisando também a vida de outros amigos que se dizem ateus ou que prezam mais por explicações cientificas do que as religiosas, em algum momento da vida deles eles já creram, frequentaram ou seguiram o catolicismo, religião evangélica ou já fizeram alguma forma de adoração à Deus/Jesus/Nossa senhora. E dessa forma seria melhor considera-los como não praticantes, como afastados da igreja e até mesmo como modinha ateu. :hmm:

Valeu Adrena. Deus Abençoe!

E analisando também a vida de outros amigos que se dizem ateus ou que prezam mais por explicações cientificas do que as religiosas, em algum momento da vida deles eles já creram, frequentaram ou seguiram o catolicismo, religião evangélica ou já fizeram alguma forma de adoração à Deus/Jesus/Nossa senhora. E dessa forma seria melhor considera-los como não praticantes, como afastados da igreja e até mesmo como modinha ateu. :hmm:

Valeu Adrena. Deus Abençoe!
Assim como em algum momento da tua vida tu nem sabia o que era "sobrenatural"/deus/etc. e hoje tu poderia ser chamado de "ateu não-praticante" ou até mesmo, crente modinha. :poker:

Ateu que acredita em espiritos, feitiçaria e tal é o mesmo dos cristãos que acreditam em shiva, thor e etc???

:hmm:

Ateu que acredita em espiritos, feitiçaria e tal é o mesmo dos cristãos que acreditam em shiva, thor e etc???

:hmm:
Não.

Ateu é definido por aquilo que ele não acredita (divindades) e não por aquilo que ele acredita (qualquer outra coisa).

A única coisa que um ateu não pode acreditar que caso o faça perde a condição de ateu é em deus(es), só.

Não confunda ateísmo com ceticismo, podem andar juntos ou separados, a pessoa que é atéia por causa do ceticismo não irá acreditar em espíritos e feitiçaria pelo mesmo motivo que não acredita em deus(es), falta de razões lógicas e evidências, mas ceticismo não é o único fator que existe para alguém ser ateu.

Não.

Ateu é definido por aquilo que ele não acredita (divindades) e não por aquilo que ele acredita (qualquer outra coisa).

A única coisa que um ateu não pode acreditar que caso o faça perde a condição de ateu é em deus(es), só.

Não confunda ateísmo com ceticismo, podem andar juntos ou separados, a pessoa que é atéia por causa do ceticismo não irá acreditar em espíritos e feitiçaria pelo mesmo motivo que não acredita em deus(es), falta de razões lógicas e evidências, mas ceticismo não é o único fator que existe para alguém ser ateu.

Seria até estúpido, acredita na criação de Deus (o diabo) mas não acredita no criador :seferrou:

----Sim!----

"Gott ist tot"
-Frederich W. Nietzsche

Gente, na boa, tirando todo o ar de pedantismo e clichê que da citação acima, vale muito a pena dar uma investigada no que nietzsche nos disse.
(se já foi falado isso nessas 250 páginas, me desculpem heheh)

Tópico : Você acredita em DEUS?
Eu : Não.

Tópico : Explique.

Eu : Não.

Tópico : Seu Ateu modinha / Católico não praticante.

Eu : Amigo, ter praticado/frequentado algum centro religioso somente reforça minha ideia atual de que seres com poderes superiores não existem. Praticamente toda a população mundial em algum momento da vida passou por algum ritual religioso, grande maioria na sua juventude/infância e sem ter a menor ideia do que se tratava (pelo menos até os 12-13 anos de idade). Justamente neste período, onde nós humanos definimos nossos valores, caráter e forma de ser, sofremos um bombardeio de preconceito dentro de nossas próprias casas e sociedade contra descrentes (leia-se: Ateus), contra mitologias fora da situação e até humanos com opções sexuais exuberantes para a forma de pensar "normal". Sinceramente, quem ao sofrer tal pressão psicológica/social iria se desviar para o caminho tão criticado pela maioria? Vos digo: Apenas aqueles que se questionam diariamente sobre o certo e errado, sobre o que é ser verdade é o que é a verdade imposta a base de preconceito, força. Vivemos em um mundo que deveria ser livre, pelo menos nas decisões que tomamos onde não prejudicamos ninguém, mas alguns, ou a grande maioria, não entendem e querem impor as suas doutrinas a grande maioria. Não é errado ser Ateu, Cristão, Espirita ou o que você quiser ser, basta que esta decisão seja tomada por você em plena consciência e sem pressão alguma da sociedade. Estado Laico é isso, uma sociedade onde EU e VOCÊ podemos ser o que for sem sermos diferenciados pelas nossas crenças/descrenças. Então, amigo, se você quer acreditar na porra do Munn-ra, não venha furar meus olhos atrás do olho mistico da Thundera.

posso falar que eu não acredito, mais detesto os cristãos que tentam fazer você mudar de opinião, da vontade de falar " Porra do mesmo jeito que eu aguento gente compartilhando coisas no facebook, na rua, em tudo que é lugar, respeita minha opinião) kkkk mais é assim mesmo fazer o que ? pq a maioria acredita não precisamos acreditar tbem.

uma coisa que gosto muito e de não ser batizado , tenho 21 anos e nunca fui batizado. ( escolha do meu pai, que disse que se eu quisesse ser batizado seria quando tivesse certeza de que era isso mesmo que eu queria. ) ps: meu pai e minha mãe acreditam em deus, mais não seguem nenhuma religião a fundo só acreditam.

Interessante que quase 60% dos ateus no Brasil têm nível superior de escolaridade.

Atheist Census - Numbers matter. Be counted.

nos primeiros dias o braçil tava em primeiro lugar...

É interessante observar os gráficos. Por exemplo, entre as religiões não-católicas, o maior número de ateus provém do islamismo. Será porque né?

Engraçado é que a top 10 é formado por países de primeiro mundo, ou seja, onde a educação é mais sólida e por países que alegam ter certa religião como a oficial abertamente. Legal esse site, porem não me cadastrei. Eu me vejo como ateísta e não que eu membro do grupo dos ateístas. Sem contar que muitas pessoas são influenciáveis por números e estatísticas, sempre vi e entendi que o ateísmo deveria vir de um questionamento interno e não por estar na moda, como alguns dizem estar.

Última edição:
Vou pegar o bonde andando, mas meu problema não é com Ele, é com o fã clube Dele (usando letras maiúsculas hein).

Não sei se acredito ou não, não tenho opinião formada ainda.

Interessante que quase 60% dos ateus no Brasil têm nível superior de escolaridade.
Amigo acho que essa questão de escolaridade não é legal entrar, pois você tem uma faculdade não quer dizer ser mais inteligente ou melhor que ninguém a faculdade é só um especialização na areá que vc pretende seguir isso não te fazer mas melhor ou pior que ninguém, conheço pessoas muito idiotas que fizeram faculdade como conheço pessoas super inteligentes que não tem nem o ensino médio ou seja é um assunto muito complicado pra discutir.

Engraçado é que a top 10 é formado por países de primeiro mundo, ou seja, onde a educação é mais sólida e por países que alegam ter certa religião como a oficial abertamente. Legal esse site, porem não me cadastrei. Eu me vejo como ateísta e não que eu membro do grupo dos ateístas. Sem contar que muitas pessoas são influenciáveis por números e estatísticas, sempre vi e entendi que o ateísmo deveria vir de um questionamento interno e não por estar na moda, como alguns dizem estar.

Entendi o que você quer dizer, mas porém não posso concordar com a parte de ser um grupo ateísta, tanto é que dentre as 6 perguntas que aparecem na tela você pode escolher como prefere ser descrito, se é como ateu, agnóstico, pensador livre (que pode ser tanto ateu quanto agnóstico). Sem contar que a pesquisa é um estudo, então acho que vale a pena contribuir.

Mas claro, ninguém é obrigado a nada.

Amigo acho que essa questão de escolaridade não é legal entrar, pois você tem uma faculdade não quer dizer ser mais inteligente ou melhor que ninguém a faculdade é só um especialização na areá que vc pretende seguir isso não te fazer mas melhor ou pior que ninguém, conheço pessoas muito idiotas que fizeram faculdade como conheço pessoas super inteligentes que não tem nem o ensino médio ou seja é um assunto muito complicado pra discutir.

A questão da escolaridade é válida sim. Não é por fazer alguém ser uma pessoa melhor que a outra, mais ou menos "idiotas". ou mesmo "mais inteligente", pois inteligência pode ser entendida de várias maneiras, apesar de a faculdade/escolaridade influir em algumas dessas maneiras sim.

Escolaridade tem a ver sim com a inclinação ao questionamento, críticas às "verdades absolutas", a busca pelas respostas racionais, etc... Coisa que costuma ser mais limitada em pessoas sem condições, sem estudo. Então acredito que há ligação direta sim.

Toda generalização é burra.

O que não falta no mundo é anta com diploma universitário. Aliás, "anta" foi como Waldo Vieira qualificou os ateus num de seus vídeos, coisa que eu não faria, em especial usando o argumento que ele utilizou porque não é com diploma universitário que alguém entenderá a questão das dimensões conscienciais.

[video=youtube;G5xXbMjwzdQ]http://www.youtube.com/watch?v=G5xXbMjwzdQ[/video]

Tem alguma coisa a ver com o que já dizia Platão:

“Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.” (Platão)

Dizer que todo pastor é ladrão é como dizer que todo ateu é comunista?

Sim. E que todo negro fede, que todo homossexual é promíscuo, que todo pedófilo devora criancinhas, que todo brasileiro é bandido, que todo político é corrupto e assim por diante. É um estereótipo absorvido por todo burro ou criado por todo esperto que quer estigmatizar alguém ou alguma classe de pessoas.

Neste exemplo o fato dele acreditar em algo sobrenatural (espíritos)

De onde você tirou a ideia de que espíritos são algo sobrenatural?

Última edição:
Veja que não me prendi às profecias fora do Messias, pois tenho uma ideia parecida com a sua, quando se fala de tempos mais antigos. O que foge a este raciocínio, sendo que, a controvérsia só pode existir por teimosia, é a da vinda do Filho do Eterno.

Colega Frei Betto, agradeço ter deixado de usar acentos no artigo A, o que me permite retornar a ler seus textos, que no geral aprecio e me fazem crer que sois um teólogo católico não dogmático, estou certo? Quem me dera fossem também assim os teólogos do protestantismo.

A educação é sim um fator muito importante na formação de uma pessoa, talvez o principal. O principal problema é que algumas “antas” costumam generalizar, tentando sempre distorcer a questão. Ter acesso a educação torna SIM as pessoas mais cultas, mas não quer dizer que irão seguir o ateísmo ou alguma outra crença.

De nada adianta a pessoa ter três diplomas se for um completo alienado, ter sido doutrinado desde o terceiro dia de vida e seguir a crença imposta pelos seus avós e pais a ferro e fogo. Creio que 90% ou mais da população cristã segue sua crença sem ao menos um dia na vida ter questionado-se sobre a coerência das informações que são bombardeadas dia a dia, muitos por um medo imposto e algumas vezes exaltado, outros por acreditarem ser mais simpático e sociável ser cristão do que seguidor de outras crenças.

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar