Cara,se você ainda duvida então você precisa viver muito e conhecer muita gente.
Duvido e muito, Não me refiro ao comportamento das pessoas para comigo, mas no que vejo elas fazerem, mesmo grandes amigos. Foi só eu fazer uma estatística daqueles que conheço, conheci, vi, conversei, e conclui o que escrevi anteriormente. Todas as pessoas creio que fazem coisas boas, mas quando?? Quando estão bem consigo mesmo, quando tem dinheiro sobrando, quase sempre a caridade tem algo em troca, algum interesse oculto. Se somente fosse assim, não seria tão ruim, mas as pessoas nunca estão contentes consigo mesmas, sempre estão insatisfeitas, sempre querem mais, em todos os sentidos, logo, não sobra nada para com o próximo. Trabalho com um ateu convicto, e com um outro cuja cultura despreza a religião. O primeiro casou e o segundo está morando com a mulher, e tem dois filhos. Todo meio dia, quando os chefes estão fora, ficam navegando no orkut e olhando mulheres por ai... cade a moral, a ética, a vergonha na cara??? o ateísmo não ajudou estes dois, apenas derrubou a moral que a igreja podoeria ter colocado neles. Fica falando que adoraria "pular a cerca", mas tem medo... Pois são uns covardes, sem princípios, o que seus filhos, que consideram o pai seu herói, pensariam desse mesmo se soubessem o que ele quer fazer à mãe??? Mas não julgo eles, e considero compreensível: eles estão fora dos dogmas da igreja, ou de qualquer outro semelhante, estão "livres" a fazerem o que querem, o que lhes convém. "Se tivessem ética, moral, educação não fazeriam isso", podem pensar. Com certeza, mas onde buscariam esses valores, no que se apoiariam? Me revoltaria apenas se fossem pessoas q se ulgavam religiosas.
Já ouviu falar em filosofia não religiosa? Já ouviu falar de ética não religiosa? E de moral?
ah, sim, claro que já ouvi falar, todos sentimentos que independem da religião, como vcs falam, mas como é forte a religião para colocar moral numa pessoa, torná-la ética, com um bom caráter. Dá para se notar até no agir de alguns aqui nesse tópico. Como eu já tinha dito em outros posts, considero a religião cristã uma código de conduta, como o lema da instituição que coordena onde estudo: Jesuíta - um jeito de viver.
Eu penso mais ou menos assim: Um samurai é honrado porque segue um código... pq um ladrão seria honrado como um samurai se não segue o mesmo código?
E não me digam que verdadeiros religiosos cometem tudo o que citei anteriormente: estes padres pedófilos, ricos, estelinatários, fanáticos, etc, chamem de qualquer coisa, menos de religiosos. Religioso não é um cargo, mas um estado de espírito.
Era exatamente o que eu ia falar. O pessoal pensa que religiao eh sempre uma coisa "do bem" e ciencia (ou melhor dizendo, ateismo) eh uma coisa "do mal".
Nao é q a religião seja do bem, mas ela que prega muitos princípios, valores que podem trazer o bem às pessoas e à sociedade. O ateísmo não é do mal, mas está longe de ser do bem também, talvez do "teu bem", pq não substitui o que tenta desmentir, querem derrubar tudo, mas falam que as pessoas devem ter fé, num tal de "teísmo não religioso", mas na verdade o "não acredito", o "não sigo" que afirmam abrem mais portas para ações egoístas, para benefício próprio, do que ações valorosas, na maioria das pessoas. Dá um sentimento de falsa liberdade, que mais leva à busca do benefício próprio. Antes que alguém se confunda, falo do ateísmo, não da ciência.
já perguntei aqui nesse tópico, e vou repetir:
Como seria, ou melhor, é o mundo ateu, se já é isso q vemos hoje (eu particularmente acho q ja vivemos num mundo ateu), ou há mais do que piorar...???
Quero exemplos, de que forma um mundo de pessoas com pensamento próprio, cheio de "energia positiva" seria melhor do mundo q vivemos, ou de um mundo verdadeiramente religioso...???
E em que esse pensamento espiritual se baseia... em nada??? em tudo?? ou no que cada um quer, mesmo que para si próprio...?????"
Enquanto isso, vou continuar pensando que o mundo ateu para muitos deles próprios se resume quase q somente a "sexo, drogas e rock and roll", curiosamente essa frase surgiu na época onde os valores, princípios da igreja começaram a serem ignorados...
complementando...1. Religioso = fanatico
1.1 Ateu = fanático
2.1 cientista = religioso2. Ateu = cientista
Então TU não pede. Existem mais de um bilhão de católicos. E tu não respondeu a pergunta: Se deus não atende as orações, porque tu reza pedindo pra ele dar discernimento e vontade (opa, e meu livre arbítrio?) as pessoas? Se ele não atende e simplesmente não faz nada só fica nos olhando, porque ele é bom? Se ele interfere e faz coisas boas, porque só para alguns escolhidos? Ele não gosta das crianças morrendo de fome?
E sabemos se Ele não atende mesmo?? Sabemos como Ele age??? Sabemos se verdadeiramente a morte é algo terrível que deva ser temida (como nosso amigo lembrou acima)??? Enquanto não tivermos respostas para essas perguntas, não dá para responder às tuas perguntas.
Mas já falei, se tu quer ir mais longe sobre a doutrina cristã, pq não vai falar com um teólogo (que estuda teologia, um cientista!), ou com um padre mesmo, em resumo, com alguém que passou a vida inteira em cima desses textos... talvez eles possam passar uma interpretação diferente das opiniões de qualquer um daqui do tópico, inclusive das minhas.
Eu tive otima educação, meus país me criaram muito bem. Então eu ajudo sempre que posso e acho certo. Se eu tivesse numa situação financeira dificil eu não teria como ajudar. É errado?
Não, mas no meu entendimento o verdadeira solidariedade é aquela quando vc não poderia ajudar, mas mesmo assim ajuda... É muito fácil doar quando dinheiro não faz falta, e a doação não será sentida, mas a ação será noticiada, aumentando sua imagem. Muito comum em quem vive de fama, nome, imagem, etc... Se quer ajudar, ajuda no anonimato. Por isso acho que mais solidário é aquele que doa R$30 de seu salário mínimo para qualquer ato comunitário do que Bill Gates se doasse R$100.000,00...
Esses valores e principios são aqueles mesmo valores e principios que proibem o uso da camisinha, o aborto, o estudo de celulas troncos e agora também ficar extremamente rico(qual será a medida usada aqui? Pra mim a Igreja Católica é extremamente rica...)? NÃO OBRIGADO. Prefiro tentar alcançar melhores principios e valores de outra forma.
Estes mesmos, e outros. E não é nem questão religiosa, mas, em alguns casos q tu citou, judiciais mesmo.
Vou ser bem franco: Só se fala em "usar camisinha", etc, etc, mas ninguém nunca fala para essas "gurias" terem um pouco mais de vergonha na cara, dignidade e não sair transando por ai com qualquer animal que se acha "macho" e que tenta provar isso para seu orgulho próprio, ou para o "bando de caça" que faz parte. Para mim, não vejo problema no uso da camisinha, mas nessa nova forma de relacionamento hoje.
Então tu é a favor do aborto??? um inocente não tem o direito de viver por causa das irresponsabilidades de um casal de covardes, que não assume os atos que fazem, essa covardia mascarada por uma desculpa de "manter a taxa de natalidade", quando na verdade se está é mantendo a vida prazerosa de ambos, fugindo assim dos deveres de criar um filho. Eu vejo isso como um crime, mas para alguns isso pode ser normal...
Células tronco, se forem bancos antigos, como parece ser aqui no Brasil, não vejo grandes problemas agora, mas, criar fábricas de embriões como parece ser na Inglaterra, acho demais. Mas não sou eu que fico mexendo com embriões humanos como se mexesse com ratos de laboratório, então, fica da consciência de cada um... Além de que há estudos de meios alternativos, sem essa polêmica toda de moral/ética/judicial.
Sobre esses novos mandamentos ai, se não me engano fala de enriquecer em cima dos outros, mas se tu tiver uma fonte com o texto traduzido (não comentarios do uol, ou seja lá da onde, e nãoa chei nada no google) e possa me passar, vou olhar melhor, não me lembro bem agora.
Claro que não, desde que a religião não se interfira no meio da ciência, desde que a religião não queira barrar o avanço científico, desde que a religião não queira ensinar suas doutrinas na matéria de ciências na escola, mas é claro que não é isso que acontece.
Eu vejo que não é a religião que interfere na ciência, mas os princípios e valores das pessoas, muitos dos quais a religião criou nelas. Para os cientistas, um rato é apenas uma cobaia, para ambientalistas, os ratos usados nos laboratórios são animais que merecem viver sem sofrimento. e isso não tem nada a ver com religião.
Do jeito que vcs falam, me parece que acharam "aceitável", "em prol do avanço científico", as experiencias realizadas nos campos de concentração nazistas em cima de judeus por médicos como Mengele. O problema é que algumas pessoas podem ter problemas de consciência pesada, não dormirem direito, como, por exemplo, um médico que faz cirurgias de aborto, vendo a criança tentando escapar da tesoura dentro da barriga da mãe... ou mesmo esta, daqui 20 anos...
O ser humano não precisa de alguém dizendo que ele vai para o inferno para ser bom, a proposta melhor é que cada um siga a razão, o bom senso e a ética, e pra isso não precisa de religião, como eu disse, proporcionalmente é muito mais fácil um ladrão ser religioso do que ateu.
O temor é uma das únicas formas de colocar disciplina nas pessoas, sem que estas façam o que querem, o que lhes convém. O temor a Deus, o temor a seu pai quando era criança, o temor das leis, da polícia, de ser preso, etc... Como já falei acima, concordo que a religião não é a única forma de sermos éticos, etc, mas ajuda nessas ações, porém, mais depende da cabeça das pessoas do que dela própria ou de qualquer outra fonte de inspiração. Só não entendi como tu conclui teu texto com aquela afirmação: Se um padre é ladrão, ele não é religioso, pq não está seguindo sua religião, que é clara em não permitir roubar. chamem de qualqer coisa, menos de religioso.
quais são os piores: os idiotas da idade do bronze ou os animais do século XXI??Por Odin
...
idiotas da idade do bronze
Como se com o fim da religião acabariam as guerras, a intolerancia, o genocídio...massacres contra povos, carnes queimadas pela fogueira, reinado da intolerância e o genocídio
Humildade e subserviência são a bela cortina de seda grandiosa da decadência, do colapso do desejo de ação e assumir riscos, da degeneração do homem como um ser pensante e que atua no mundo de forma consciente, a negação em responsabilizar-se auto gerir-se, seguir em frente contra tudo e contra todos.
Acreditar somente em si, e ser dono e responsável por seu próprio destino e responsabilizar-se unicamente por seus erros e não acatar aquilo que o oprime, é ser Autônomo e ter consciência autônoma.
Este sim, é verdadeiramente o homem digno.
Sé é para mim viver nessa SELVA, onde as pessoas vivem "sem qualquer dilema moral ou de consciencia" (como li por ai), então viro um cruzado.