Eu estava me referindo a suposta divindade nesse caso, como o Schyzzo falou, a questão do Jesus histórico ter existido ou não pode sim ser analisado...
Dei uma olhada no tópico e vi que falaram sobre o tal Zeitgeist, vou colocar um techo de um livro que eu estou lendo (deus não é grande, de Christopher Hitchens) em que o autor fala de algumas semelhanças no nascimento dessas supostas divindades:
"A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, comprometida em casamento com José, antes que coabitassem, achou-se grávida pelo Espírito Santo. Sim, e o semideus grego Perseu nasceu quando o deus Júpiter visitou a virgem Danae na forma de um banho de ouro e a engravidou. O deus Buda nasceu através de uma abertura no lado do corpo de sua mãe. Coatlicue, a serpente, pegou uma pequena bola de plumas do céu e a escondeu em seu seio, e assim o deus asteca Huitzilopochtli foi concebido. A virgem Nana pegou uma romã de árvore banhada pelo sangue do assassinado Agdistis, colocou-a em seu seio e deu à luz o deus Attis. A filha virgem de um rei mongol acordou certa noite e se viu banhada por uma luz grandiosa, que fez com que ela desse à luz Gêngis Khan. Krishna nasceu da virgem Davaka. Hórus nasceu da virgem Ísis, Mercúrio nasceu da virgem Maia. Rômulo nasceu da virgem Rhea Silvia..."
Existem semelhanças entre elas, isso não se pode negar. Agora, até que grau elas permanecem é que temos que analisar com cautela.
:thumbs_up
Olha só isso:
Abraham Lincoln foi eleito para o Congresso em 1846. // John F. Kennedy foi eleito para o Congresso em 1946.
Abraham Lincoln foi eleito presidente em 1860. // John F. Kennedy foi eleito presidente em 1960.
Os nomes Lincoln e Kennedy têm sete letras. Ambos estavam comprometidos na defesa dos direitos civis.
As esposas de ambos perderam filhos enquanto viviam na Casa Branca. Ambos os presidentes foram baleados numa 6ª feira.
O secretário de Lincoln chamava-se Kennedy. // O secretário de Kennedy chamava-se Lincoln.
Ambos os presidentes foram assassinados por sulistas. Ambos os presidentes foram sucedidos por sulistas.
Ambos os sucessores chamavam-se Johnson: Andrew Johnson que sucedeu a Lincoln, nasceu em 1808. Lyndon Johnson que sucedeu a Kennedy, nasceu em 1908.
John Wilkes Booth, que assassinou Lincoln, nasceu em 1839. Lee Harvey Oswald, que assassinou Kennedy, nasceu em 1939. Ambos os assassinos eram conhecidos pelos três nomes. Os nomes de ambos os assassinos têm quinze letras.
Booth saiu correndo de um teatro e foi apanhado num depósito. Oswald saiu correndo de um depósito e foi apanhado num teatro. Booth e Oswald foram assassinados antes de seus julgamentos.
A Parte curiosa: Uma semana antes de Lincoln ser morto ele estava em Monroe, Maryland. Uma semana antes de Kennedy ser morto ele estava com Monroe, Marilyn.
Lincoln foi morto na sala Ford, do teatro Kennedy... Kennedy foi morto num carro Ford, modelo Lincoln... coincidências??
A aceitarmos a hipótese do seu amigo, então devemos supor que uma das duas biografias foi fortemente influenciada pela outra. Se coincidências não existem, a quem os inventores da história americana estavam tentando enganar?
Outro exemplo: Hernan Cortez e Francisco Pizarro.
1. Eram espanhóis
2. Viveram no sec. XVI
3. Eram filhos ilegítimos
4. Eram desprezados como aventureiros
5. Lideraram um pequeno grupo de soldados a uma área desconhecida da América
6. Encontraram uma civilização avançada, poderosa e cheia de tesouros
7. Foram confundidos como deuses por esses povos, e que eram o cumprimento de uma antiga profecia, de um líder de viria do ocidente.
8. Enfrentaram a oposição de um jovem e grande guerreiro.
9. Com algumas centenas de soldados enfrentaram e derrotaram dezenas de milhares de guerreiros.
10. Destruiram, saquearam e subjugaram aquelas grandes civilizaçãoes.
11. Apesar de seu "exito", não puderam aproveitar a maior parte do sucesso de suas conquistas, pois continuaram sendo desprezados como aventureiros.
Acho que não ocorre a nenhum historiador a hipótese que Francisco Pizarro nunca tenha existido, ou que sua história foi inventada, por causa dos paralelos com os feitos de Hernan Cortez
Mas o cristianismo também tem os seus, olhe só:
Observem esse trecho, uma descrição do juízo órfico, segundo Platão, em A República:
"No meio deles estavam sentados juízes que, depois de pronunciar a sentença, mandavam aos justos que tomassem o caminho da direita e subissem ao céu (...), enquanto que aos injustos (lhes ordenavam que tomassem) o caminho da esquerda até abaixo".
(Compare com Mat 25.32-34,41)
Ou, na Ilíada:
"Hoje mesmo, Ilítia, que vela pelas dores de parto, fará vir ao mundo uma criança destinada a reinar sobre todos os seus vizinhos e que pertence à raça dos mortais descendente do meu sangue"
(Compara com Luc 1.30-33)
Para mim é coincidência...