[TÓPICO OFICIAL] Windows 11

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Zyt
  • Data de Início Data de Início
Isso não é problema do Windows 11, o que me parece que foi um pouco de inesperiência de sua parte, desculpe a franqueza.

Sempre que vc troca o processador, vai dar uma mensagem mesmo sobre o bitlocker, é só dar "yes" que a vida segue normalmente

E não é obrigatório usar o bitlocker, por mais que eu use e recomende no notebook, pra desktop acho desnecessário

Sid, sobre dar "yes' nessa tela de bitlocker, eu fiz de tudo que era para ser feito. Mas ainda ficou nesse looping de reinicialização. Fiz várias pesquisas, inclusive no microsoft community, e alguns users teve esse problema também. Eu até desabilitei/habilitei o "TPM" para tentar solucionar esse problema. A solução foi o que você disse, desabilitar o bitlocker, e descriptografar para remover essa tela.

dica pra galera que ta usando 10 ou 11 e quer manter mesma versao sem atualizar exemplo vc ta usando 10 22h2 e nao quer atualiza pro w11 via winupdate basta no gpedit aqui colocar ali na tela windows 10 em baixo 22h2 pra manter mesmo sistema ate final e serve pro 11 tb caso nao queira muda da 22h2 pra 23h2 ou ate mesmo 24h2
usando gpedit
@DruidCtba q ta usando 11 23h2 pra o winupate nao atualiza pra 24h2 vc poe na tela windows 11 em baixo 23h2 ae ele mantem sempre assim
54166883922_64f7da44c9_o.gif
essa dica salvou demais, muito obrigado

atualizei recentemente a firmware do meu ssd crucial mx500 e o mesmo começou a desaparecer no Windows 11 24h2, além de na maioria das vezes que eu reiniciava o PC, ele ficava numa tela preta, tinha que desligar no botao power, voltei pra 23h2 e o problema foi sanado.

Ele limpa só a pasta de componentes do Windows, você pode usar o comando sem o "resetbase", que mais recomendável e ainda é possível remover as atualizações do Windows:
Código:
dism -online -cleanup-image -startcomponentcleanup
É também recomendável usar o comando abaixo, para verificar se a limpeza é recomendável:
Código:
dism -online -cleanup-image -analyzecomponentstore
Dependo do tempo de que o Windows está instalado esse comando pode ajudar a liberar uma boa capacidade de espaço de armazenamento.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Esse bug já relatei a quase um mês atrás, ele está acontecendo desde a atualização preview KB5044384 opcional e não foi corrigido última na cumulativa do mês.
Esse bug do windows explorer foi corrigido né ? Reparei hoje que o meu está normal, mas não lembro de ter tido atualização.

Esse bug do windows explorer foi corrigido né ? Reparei hoje que o meu está normal, mas não lembro de ter tido atualização.
A Microsoft usa a tecnologia Controlled Feature Rollout (CFR) para distribuir gradualmente as atualizações no Windows 11.

Procurei pela Internet e não achei nada sobre uma configuração do menu Iniciar do Windows 11.

Ao clicar no botão iniciar do Windows, abre o menu com os programas "fixados", com um botão "Todos os aplicativos".

Dito isto, há uma maneira do menu Iniciar já abrir diretamente o "Todos os aplicativos", assim como é com o Windows 10? Falo nativamente, sem instalar nada de terceiros.

Obrigado.

Pessoal, na versão 24h2 têm tido alguns problemas com os navegadores? Inicialmente achei que o problema era só no Edge, que ao trocar de guia por exemplo, metade da página altera e de outra metade da tela fica travando na guia anterior. Ao voltar para tela inicial e voltar ao navegador corrige a falha.

Tanto no computador do trampo quanto aqui de casa ocorre a mesma coisa, resolvi testar no Chrome e deu a mesma coisa. Depois vou testar no Firefox que possui outro motor para ver se ocorre a mesma coisa.

Pessoal, na versão 24h2 têm tido alguns problemas com os navegadores? Inicialmente achei que o problema era só no Edge, que ao trocar de guia por exemplo, metade da página altera e de outra metade da tela fica travando na guia anterior. Ao voltar para tela inicial e voltar ao navegador corrige a falha.

Tanto no computador do trampo quanto aqui de casa ocorre a mesma coisa, resolvi testar no Chrome e deu a mesma coisa. Depois vou testar no Firefox que possui outro motor para ver se ocorre a mesma coisa.
Esse bug ainda não tive aqui. Uso Edge e 24H2.

Esse bug ainda não tive aqui. Uso Edge e 24H2.
Pois é, não é o fim do mundo, mas atrapalha!

Quando ocorrer vou ver se consigo capturar para exemplificar melhor.

Pois é, não é o fim do mundo, mas atrapalha!

Quando ocorrer vou ver se consigo capturar para exemplificar melhor.
Pode ser problema com a aceleração de hardware. Desativa e veja se o problema persiste. No meio tempo veja se tem atualização do seu driver de video.

Aqui estava assim também no Edge e Vivaldi, congelando a tela na outra aba ou dando artefatos especialmente se na guia anterior tinha gifs ou vídeos.

Com a atualização de dezembro do driver de video da Intel (versão: 32.0.101.6325) o problema foi solucionado.

concordam? talvez q mais sofreu com isso foi nosso amigo @DruidCtba hehe feliz 2025 amigo

concordam? talvez q mais sofreu com isso foi nosso amigo @DruidCtba hehe feliz 2025 amigo

meus 2 pcs de casa foram do windows 10 diretamente pro 11 24h2, no trabalho já permiti o update pro 24h2 em uns 10 pcs e todos sem problemas, então, no momento nada a reclamar, pelo contrário, todos gostaram e notaram melhoras de performance, só fiquem atentos caso notem a temp do cpu alta em idle, se ver esse comportamento desativem o serviço auxiliar de ip e vai voltar ao normal, não notei perda de funcionalidade ao desativar o serviço aliás, pega dhcp de boa, renova ip, acesso remoto, tudo certo

meus 2 pcs de casa foram do windows 10 diretamente pro 11 24h2, no trabalho já permiti o update pro 24h2 em uns 10 pcs e todos sem problemas, então, no momento nada a reclamar, pelo contrário, todos gostaram e notaram melhoras de performance, só fiquem atentos caso notem a temp do cpu alta em idle, se ver esse comportamento desativem o serviço auxiliar de ip e vai voltar ao normal, não notei perda de funcionalidade ao desativar o serviço aliás, pega dhcp de boa, renova ip, acesso remoto, tudo certo
bom saber vou desliga aqui tb estava ativado nem imaginava que esse servico da forcada na cpu pra mesma esquentar acima da media

54249180299_47c4a041a7_o.png

Pode ser problema com a aceleração de hardware. Desativa e veja se o problema persiste. No meio tempo veja se tem atualização do seu driver de video.

Aqui estava assim também no Edge e Vivaldi, congelando a tela na outra aba ou dando artefatos especialmente se na guia anterior tinha gifs ou vídeos.

Com a atualização de dezembro do driver de video da Intel (versão: 32.0.101.6325) o problema foi solucionado.
Aqui meu driver de video está atualizado e no trabalho não há atualização.

Vou tentar desativar a aceleração de hardware para ver como se comporta nos próximos dias.

Depois que atualizou aqui para a 24, faz muito tempo que nao recebo um update, zero, nada... Mais alguem?

Depois que atualizou aqui para a 24, faz muito tempo que nao recebo um update, zero, nada... Mais alguem?
Dezembro teve um curtinho, e disseram que seria o último de 2024.

O primeiro de 2025 provavelmente sai esta semana ou semana que vem (patch tuesday).

a microsoft avisou que em dezembro estariam de férias e por isso só haveria o update da 2a. terça feira do mês mesmo e que seria somente coisas relacionadas a segurança, mas que agora em janeiro retomaria, ou seja, terça feira dia 14 que teremos a próxima atualização, e muito provavelmente final do mês voltará a aparecer as atualizações "preview"

Dezembro teve um curtinho, e disseram que seria o último de 2024.

O primeiro de 2025 provavelmente sai esta semana ou semana que vem (patch tuesday).
a microsoft avisou que em dezembro estariam de férias e por isso só haveria o update da 2a. terça feira do mês mesmo e que seria somente coisas relacionadas a segurança, mas que agora em janeiro retomaria, ou seja, terça feira dia 14 que teremos a próxima atualização, e muito provavelmente final do mês voltará a aparecer as atualizações "preview"
Pois é, to precisando de uma solução para Assassins Creed Origin, tive que pedir reembolso pois o jogo não funcionava na nova versão do Windows 11. Parece que estão trabalhando nisso.

Sou usuário de SSD desde 2012, ainda no Windows 7. No Windows 11, estou notando uma qtde de gravações feitas pelo próprio SO (processos como SYSTEM, serviço de política de diagnóstico, log de eventos, em geral são esses) bem maior que no Win 10 e 7, mesmo desabilitando tranqueiras como telemetria, hibernação (suspend eu uso) e outros serviços. A todo segundo no Task Manager estes processos estão gravando entre 50K a 300K, às vezes mais que isso.

O resultado é que com apenas uns 6 meses e 1339 horas de uso, meu disco C, (um Samsung 980 Pro Nvme de 1TB, TBW=600) já registrou 10,4 TB de uso, e uso ele exclusivamente pra o sistema, pois deixo arquivos e jogos em outros SSDs, que mesmo bem mais antigos e com 5000 a 10000 horas de uso registram muito menos que 10TB, a maioria não passa de 3 a 5TB.

Lembro que no Windows 7 e 10 demorava muito mais meses para chegar a 10TB de escrita, acho que meu SSD de sistema anterior levou uns 2 anos para chegar nisso.

Tudo bem que nem é um problema, afinal o TBW dele é 600 (neste ritmo de 10TB por semestre seriam 30 anos para saturar!), mas mesmo assim acho excessivo (se fosse a versão de 250GB com TBW=150 por exemplo já seriam apenas 7 anos) e queria saber se alguém nota essa qtde de gravação maior no W11 e se sabe como diminuir isso.

Sou usuário de SSD desde 2012, ainda no Windows 7. No Windows 11, estou notando uma qtde de gravações feitas pelo próprio SO (processos como SYSTEM, serviço de política de diagnóstico, log de eventos, em geral são esses) bem maior que no Win 10 e 7, mesmo desabilitando tranqueiras como telemetria, hibernação (suspend eu uso) e outros serviços. A todo segundo no Task Manager estes processos estão gravando entre 50K a 300K, às vezes mais que isso.

O resultado é que com apenas uns 6 meses e 1339 horas de uso, meu disco C, (um Samsung 980 Pro Nvme de 1TB, TBW=600) já registrou 10,4 TB de uso, e uso ele exclusivamente pra o sistema, pois deixo arquivos e jogos em outros SSDs, que mesmo bem mais antigos e com 5000 a 10000 horas de uso registram muito menos que 10TB, a maioria não passa de 3 a 5TB.

Lembro que no Windows 7 e 10 demorava muito mais meses para chegar a 10TB de escrita, acho que meu SSD de sistema anterior levou uns 2 anos para chegar nisso.

Tudo bem que nem é um problema, afinal o TBW dele é 600 (neste ritmo de 10TB por semestre seriam 30 anos para saturar!), mas mesmo assim acho excessivo (se fosse a versão de 250GB com TBW=150 por exemplo já seriam apenas 7 anos) e queria saber se alguém nota essa qtde de gravação maior no W11 e se sabe como diminuir isso.
foga MS estimulando a degradacao desenfreada de ssd logo mais ssd irao pro lixo mais rapidamente por culpa do w11

Estranho. Tem certeza que não há algo mais rodando no seu SSD principal?

No meu notebook a configuração é parecida, sendo um SSD Samsung de 256GB só pro Windows + programas necessários (veio com o notebook) e coloquei um SSD adicional de 1TB para arquivos, jogos e outros programas.

Comprei o notebook em setembro de 2022 e o SSD com o Windows 11 tem 15TB de escrita. No gerenciador de tarefas fica usando de 30Kb a 300Kb de escrita o tempo todo também.

Eu também constatei que o win11 utiliza mais o ssd do que o win10.
No meu caso até fiz uma conta de padeiro aqui e cheguei a conclusão de que o win11 "gasta" aproximadamente 2,5 vezes mais do que o win10.
Por exemplo, o win11 utilizaria 25TB enquanto o win10 usaria 10TB no mesmo período, pelo menos aqui no meu uso.

Nem ligo muito pra isso pois o tempo de vida do ssd ainda vai ser bastante grande e muito provavelmente trocarei antes do esgotamento, mas pode ser um problema pra quem arregaça o ssd no uso diário.

Eu também constatei que o win11 utiliza mais o ssd do que o win10.
No meu caso até fiz uma conta de padeiro aqui e cheguei a conclusão de que o win11 "gasta" aproximadamente 2,5 vezes mais do que o win10.
Por exemplo, o win11 utilizaria 25TB enquanto o win10 usaria 10TB no mesmo período, pelo menos aqui no meu uso.

É, minha conta também dá umas 2 a 3x mais, comparado com W10 e W7

Nem ligo muito pra isso pois o tempo de vida do ssd ainda vai ser bastante grande e muito provavelmente trocarei antes do esgotamento, mas pode ser um problema pra quem arregaça o ssd no uso diário.

O problema é pra quem usa SSDs menores só para o sistema, como 250GB, pois aí o TBW é bem menor, nessa taxa de uso do W11 um 980Pro de 250GB com TBW=150 daria uns 7 anos ou até menos pra quem arregaça o uso. E estamos falando de Samsung, marca top, o TBW de marcas mais baratas deve ser bem menor, aí pode saturar em poucos anos, então aí sim seria bem preocupante.

Eu ainda tenho SSDs Samsungs comprados em 2012 e 2014 (dois modelos 840 EVO, um de 128GB e outro de 250GB) e 12/10 anos depois ainda estão perfeitamente funcionais em máquinas backups e de servidor de dados e ainda bem velozes para uso típico apesar de serem SATA, e apresentam apenas uns 20 ou 30 TB de uso. Mas se fosse nessa taxa de consumo do W11 eles estariam inutilizáveis ou lentos hoje em dia. E eram SSDs bem caros na época.

A questão é a seguinte: Hoje em dia já chegamos a um nível de desempenho muito alto, qualquer SSD mvme com taxas sequenciais de 3 a 7 MB/s e taxas aleatórias altas atuais já é muito mais do que suficiente para 95% dos usuários, aliás mesmo um SSD SATA de apenas 500Mb/s sequencial ainda tem um desempenho muito bom para rodar o sistema operacional e aplicativos pois as taxas aleatórias já são muito boas (só não é mais recomendado para carga de alguns jogos modernos pois aí a taxa sequencial pode ser gargalo como já foi demostrado em benchmarks em alguns casos ). Eu inclusive comprovo isso o tempo todo pq estou sempre clonando meu 980Pro Nvme em SSDs SATAs e sempre faço boots nos SATAs para testar a clonagem e fico usando por horas, não noto praticamente nenhuma perda de desempenho no uso normal, pois as taxas aleatórias não são muito diferentes. Na prática, é até desperdício usar um nvme tão rápido para o SO.

Isto significa que não devo e nem quero trocar meu 980Pro tão cedo, se bobear daqui a uns 10 anos ainda será meu SSD principal (usei o 840EVO SATA por 6 anos como SSD principal, só troquei quando comprei minha primeira mobo com slot nvme), então duvido que eu precise de algo com mais desempenho (7 MB/s leitura e 5 MBs escrita) por muito tempo (pelo menos para o SO), e eu quero que dure uns 10 anos mesmo, afinal são SSDs bem caros.

Users who are viewing this thread

Voltar