Sou usuário de SSD desde 2012, ainda no Windows 7. No Windows 11, estou notando uma qtde de gravações feitas pelo próprio SO (processos como SYSTEM, serviço de política de diagnóstico, log de eventos, em geral são esses) bem maior que no Win 10 e 7, mesmo desabilitando tranqueiras como telemetria, hibernação (suspend eu uso) e outros serviços. A todo segundo no Task Manager estes processos estão gravando entre 50K a 300K, às vezes mais que isso.
O resultado é que com apenas uns 6 meses e 1339 horas de uso, meu disco C, (um Samsung 980 Pro Nvme de 1TB, TBW=600) já registrou 10,4 TB de uso, e uso ele exclusivamente pra o sistema, pois deixo arquivos e jogos em outros SSDs, que mesmo bem mais antigos e com 5000 a 10000 horas de uso registram muito menos que 10TB, a maioria não passa de 3 a 5TB.
Lembro que no Windows 7 e 10 demorava muito mais meses para chegar a 10TB de escrita, acho que meu SSD de sistema anterior levou uns 2 anos para chegar nisso.
Tudo bem que nem é um problema, afinal o TBW dele é 600 (neste ritmo de 10TB por semestre seriam 30 anos para saturar!), mas mesmo assim acho excessivo (se fosse a versão de 250GB com TBW=150 por exemplo já seriam apenas 7 anos) e queria saber se alguém nota essa qtde de gravação maior no W11 e se sabe como diminuir isso.