[TÓPICO OFICIAL] Windows 11

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Zyt
  • Data de Início Data de Início
Oi gente, tudo bem?

Preciso de uma orientação...

Um cliente meu possui uns 50 computadores na mesma rede, porém, com a migração dos dados para a nuvem, eles estão descontinuando o servidor físico deles e consequentemente o Active Directory (AD) e outras tecnologias mais antigas e sistemas legados estão sendo descontinuados também, no final das contas o servidor físico será totalmente aposentado.

Porém, essa empresa tem o costume de usar um papel de parede personalizado produzido pela área de marketing sempre que há datas comemorativas ou campanhas. Ex: Páscoa, Natal, Outubro Rosa, Novembro Azul, etc.

Isso era atualizado constantemente quando as máquinas estavam inseridas no AD, e agora, a tendência é que nenhuma máquina tenha AD pois o servidor está sendo aposentado como havia dito antes.

A pergunta é:
Conhecem algum programa, solução ou tecnologia que faz a sincronização do fundo de tela de forma automática para todos os computadores dentro ou fora da rede desde que esteja conectado a internet? Pois sem o AD, o Marketing precisa enviar o fundo para os grupos e e-mails dos funcionários solicitando a atualização manual dos fundos de tela.

Que saco, aqui tá forçando a barra também. Mas vou clonar o SSD antes de atualizar...
Faz isso sim. Mas não deixa de instalar a KB5050094 se aparecer problemas e faça tb um power cycle.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Oi gente, tudo bem?

Preciso de uma orientação...

Um cliente meu possui uns 50 computadores na mesma rede, porém, com a migração dos dados para a nuvem, eles estão descontinuando o servidor físico deles e consequentemente o Active Directory (AD) e outras tecnologias mais antigas e sistemas legados estão sendo descontinuados também, no final das contas o servidor físico será totalmente aposentado.

Porém, essa empresa tem o costume de usar um papel de parede personalizado produzido pela área de marketing sempre que há datas comemorativas ou campanhas. Ex: Páscoa, Natal, Outubro Rosa, Novembro Azul, etc.

Isso era atualizado constantemente quando as máquinas estavam inseridas no AD, e agora, a tendência é que nenhuma máquina tenha AD pois o servidor está sendo aposentado como havia dito antes.

A pergunta é:
Conhecem algum programa, solução ou tecnologia que faz a sincronização do fundo de tela de forma automática para todos os computadores dentro ou fora da rede desde que esteja conectado a internet? Pois sem o AD, o Marketing precisa enviar o fundo para os grupos e e-mails dos funcionários solicitando a atualização manual dos fundos de tela.
Acho que isso faz mas tb acho que precisa do Steam. https://www.wallpaperengine.io/pt

Faz isso sim. Mas não deixa de instalar a KB5050094 se aparecer problemas e faça tb um power cycle.

Acho que isso faz mas tb acho que precisa do Steam. https://www.wallpaperengine.io/pt

Eu pensei no Wallpaper Engine, mas necessita da Steam e o Wallpaper Engine é muito "gamer" e "teen".

Precisava de um software com visual limpo e corporativo.

Aqui deu ruim, travou em 48%, desliguei o PC e o Windows voltou para a 23H felizmente sem maiores consequências, apenas registrando que a 24H falou com erro de 0xc1900101, que segundo a M$ pode ter quinhentas causas diferentes, ou seja, não tem como saber.

rodei um sfc /scannow só por garantia e não achou erro nenhum.

Vou deixar quieto... se não está quebrado, não conserte. Só não sei o que acontece agora: o Windows vai tentar instalar essa porcaria da 24H de novo? Ou vai me deixar em paz?

Eu pensei no Wallpaper Engine, mas necessita da Steam e o Wallpaper Engine é muito "gamer" e "teen".

Precisava de um software com visual limpo e corporativo.
Infelizmente não conheço. 😢

Aqui deu ruim, travou em 48%, desliguei o PC e o Windows voltou para a 23H felizmente sem maiores consequências, apenas registrando que a 24H falou com erro de 0xc1900101, que segundo a M$ pode ter quinhentas causas diferentes, ou seja, não tem como saber.

rodei um sfc /scannow só por garantia e não achou erro nenhum.

Vou deixar quieto... se não está quebrado, não conserte. Só não sei o que acontece agora: o Windows vai tentar instalar essa porcaria da 24H de novo? Ou vai me deixar em paz?
Uma hora deve te obrigar, é mandatório atualizar a versão, péssimo mas é assim. O jeito é investigar a fonte do erro mas isso vai te tomar tempo.

Uma hora deve te obrigar, é mandatório atualizar a versão, péssimo mas é assim. O jeito é investigar a fonte do erro mas isso vai te tomar tempo.

O Windows Update não dá detalhe nenhum, o Event Viewer só mostra que deu erro 0xc1900101 na atualização e não estou com saco de ficar fuçando nos logs do Windows, mesmo pq o 0xc1900101 pode ser 1000 coisas diferentes.

Última edição:
O server chinês é fraco para toda essa demanda mundial.

Baixa o engine e roda na sua máquina, treina seu próprio modelo, afinal é grátis e Open Source.
Ai como você recomenda fazer isso? usei o LLM Studio mas ele me aparenta ser limitado!

Já testou o Ollama?
Ai que está, vi e ele parece ser chato de configurar no começo fora a interface.... Não consigo me adaptar em rodar os softwares ou qualquer coisa pelo terminal... :nooo:

Ai que está, vi e ele parece ser chato de configurar no começo fora a interface.... Não consigo me adaptar em rodar os softwares ou qualquer coisa pelo terminal... :nooo:

Você pode usar uma interface web, como por exemplo o OpenWebUI, integrada com o Ollama.

O que não falta é interface, veja aqui: https://github.com/jmorganca/ollama/tree/main#community-integrations

Mas não vejo de fato muita diferença de rodar num terminal ou browser, no fim terá que digitar muito texto de qq forma.

Muito obrigado pela dica, vou tentar! ;)

Só fico de queixo caído com a M$, uma empresa trilionária, tendo tantos problemas com updates, e estamos falando de um update lançado há mais de 6 meses, e exigindo gambiarras como essa para ser instalado. E o Windows 11 é o mais cagado nisso na história, disparado.

Saudades do Windows 7, onde vc podia escolher individualmente cada ponto do update que queria instalar ou não, podia microgerenciar os updates.

Muito obrigado pela dica, vou tentar! ;)

Só fico de queixo caído com a M$, uma empresa trilionária, tendo tantos problemas com updates, e estamos falando de um update lançado há mais de 6 meses, e exigindo gambiarras como essa para ser instalado. E o Windows 11 é o mais cagado nisso na história, disparado.

Saudades do Windows 7, onde vc podia escolher individualmente cada ponto do update que queria instalar ou não, podia microgerenciar os updates.
Depois diga se resolveu, espero que sim!
Pois é... mas o problema maior do Windows é que eles nunca vão poder testar em todos os ambientes, existe um mudo de configurações diferentes e tb os computadores customizados. O pecado da Microsoft é querer padronizar ao máximo o Windows que vai ser instalado numa gama infinita de configurações diferentes, isso nunca vai dar certo.

Pois é... mas o problema maior do Windows é que eles nunca vão poder testar em todos os ambientes, existe um mudo de configurações diferentes e tb os computadores customizados. O pecado da Microsoft é querer padronizar ao máximo o Windows que vai ser instalado numa gama infinita de configurações diferentes, isso nunca vai dar certo.

Mas sempre foi assim, desde os anos 1990, a plataforma sempre foi super heterogênea

O problema é que no W11 estes bugs nos updates estão muito mais frequentes que antes.

Tão sim... Tá ficando impraticável.
ae pergunta os devs nao sabem programar bem na MS ou codigo fonte ficou tao grande que nem nem os mais experientes conseguem arruma os bugs?
talvez conjunto das 2 coisas pode ser tb, e uma terceira opcao deixa meio ruim pra quando lanca w12 tenta ajeita mais as coisas pra estimula pessoal a usa w12

ae pergunta os devs nao sabem programar bem na MS ou codigo fonte ficou tao grande que nem nem os mais experientes conseguem arruma os bugs?
talvez conjunto das 2 coisas pode ser tb, e uma terceira opcao deixa meio ruim pra quando lanca w12 tenta ajeita mais as coisas pra estimula pessoal a usa w12

Pode ser uma série de fatores, amigo @maur0, então aqui vou explanar pela minha experiência como programador, analista de sistemas, quality assurance, gerente de projetos.

1. Acho que o principal, sou de 1981, idade da pedra lascada mesmo, mas posso afirmar com conhecimento de causa, falta de seguir todas as regras/etapas da Engenharia de Sistemas/Software, cito aqui o livro do Ian Sommerville.

2. Falta total de documentação do software, isto invariavelmente impacta na manutenção, bem como códigos confusos, não documentados, pelos programadores, e o famoso Não Clean Code, sendo que isto deriva do item 1 e também de um(ns) bom(ns) Analista(s) de Sistemas e uma equipe comprometida com a qualidade do sistemas/softwares produzidos, e aqui entra o papel do Quality Assurance.

3. Falta completa e/ou parcial de testes de softwares, sejam elas - testes unitários e testes do sistema como um todo.

4. Um bom gerente de projetos, que envolverá, tanto os analistas, bem como programadores e analistas de testes/qualidade de software/sistema.

5. No caso de desenvolvimento de um Sistema Operacional para uma gama muito heterogênia de hardwares, se nada for pensado em termos dos itens 1, 2, 3 e 4, então é certeza do que estamos vendo, hoje em dia, com a microsoft e seu carro chefe - SO Windows, e a infinidade de "tapas buracos"/"calas bocas", os famigerados Updates, e suas implicações nos mais variados problemas que vimos até aqui, simplesmente lamentável.

Se algué tiver algo a acrescentar, sinta-se a vontade.

Lembro de ter participado de um sistema em JAVA, no HSBC, onde existia uma corrida maluca para implantar um sistema de seguros, e digo corrida maluca, por causa da competição de mercado, como estamos vendo hoje em questões de IA, mundo a fora. A idea era então correr contra o tempo, e lançar algo com o mínimo de qualidade, que atende-se o mercado e fosse o primeiro. Resultado, chegamos a ganhar vários prêmios, mas me pergurtem sobre o software? Sim, totalmente uma macarronada italiana de código, ainda mais que era orientado a objetos, ai pra quem é da área já sabe. Sem nenhuma documentação, passado por várias mãos, sem documentação nos programas/objetos, então a ideia seguinte era, fazer engenharia reversa do código, usando alguns aparatos de UML, e reescrever tudo, seguindo padrões de qualidade para torná-lo viável à manutenção, porque o mercado finaceiro e as leis mudam a cada segundo. Isto foi feito? Bem, não posso dizer que sim nem que não, foi começado, mas creio que foi abandonado, e que hoje em dia devem ter feito novamente tudo do zero, e não estando mais no HSBC, não posso dizer se o novo sistema ganharia os prêmios que ganhou na época, por ter sido o primeiro a ser lançado, outros melhores devem ter vindo, provavelmente de outras instituições...

Att.

Druid®.

Última edição:
Bom dia a todos! Pessoal, como está a questão de estabilidade e segurança da 24H2? Já está valendo a pena a instalação da mesma? Estou no momento utilizando a 23H2, não tenho do que reclamar, é bastante estável, diferente da situação a alguns meses quando utilizei a 24H2.

Mas vi que durante esse tempo saíram alguns updates que resolveram alguns problemas, criaram outros mais novos, mas no geral, vale a pena seu uso? Como nessas últimas semanas a nvidia deu um up em suas tecnologias, como o dlss4, que é algo que me interessa e muito, usar ele na minha rtx 2060, ter o windows mais atual deve ajudar no processo. A 24H2 ainda tem aqueles requisitos chatos, que obrigar a criptografar o disco na instalação?

Vou usar o rufus para bloquear isso, pois não pretendo usar essa função, fora isso, vcs tem algumas recomendações de ajustes para a 24H2 ficar o mais fluída possível?

Bom dia a todos! Pessoal, como está a questão de estabilidade e segurança da 24H2? Já está valendo a pena a instalação da mesma? Estou no momento utilizando a 23H2, não tenho do que reclamar, é bastante estável, diferente da situação a alguns meses quando utilizei a 24H2.

Mas vi que durante esse tempo saíram alguns updates que resolveram alguns problemas, criaram outros mais novos, mas no geral, vale a pena seu uso? Como nessas últimas semanas a nvidia deu um up em suas tecnologias, como o dlss4, que é algo que me interessa e muito, usar ele na minha rtx 2060, ter o windows mais atual deve ajudar no processo. A 24H2 ainda tem aqueles requisitos chatos, que obrigar a criptografar o disco na instalação?

Vou usar o rufus para bloquear isso, pois não pretendo usar essa função, fora isso, vcs tem algumas recomendações de ajustes para a 24H2 ficar o mais fluída possível?
to usando a 24h2 direto aqui no xeon versao 2600.2894 ta rodando sucegado sem problema nenhum pc ta mais de 1 semana uptime sem problema erros desempenho se mantem bem, mas nao é 24h2 original é uma versao mais capada q fiz sem defender sem edge sem mitigacoes de cpu, nao que influencie muito

vai instalar qual versao as normais cheio de blotware ou a versao mais enxutona iot enterprise LTSC?

Última edição:

Aqui está bom (tem uns pequenos problemas), mas vai depender do seu sistema.

Como sempre sistemas AMD estão com mais dificuldade. Acho que a AMD tem problemas com drivers ultimamente.

Criptografia é o padrão da 24H2.

Acho que o problema mais urgente pra MS resolver seria o Windows Explorer. Ele anda dando uns engasgos aleatórios e tem que reiniciar o aplicativo pelo gerenciador de tarefas.

to usando a 24h2 direto aqui no xeon versao 2600.2894 ta rodando sucegado sem problema nenhum pc ta mais de 1 semana uptime sem problema erros desempenho se mantem bem, mas nao é 24h2 original é uma versao mais capada q fiz sem defender sem edge sem mitigacoes de cpu, nao que influencie muito

Como sempre sistemas AMD estão com mais dificuldade. Acho que a AMD tem problemas com drivers ultimamente.

Acho que o problema mais urgente pra MS resolver seria o Windows Explorer. Ele anda dando uns engasgos aleatórios e tem que reiniciar o aplicativo pelo gerenciador de tarefas.
Entendi, também uso amd, tenho um 5600G, além da rtx 2060, até que ele é bem estável, tomara que com a build atual da 24h2 tudo funcione bem por aqui.

é explorador de arquivos do 24h2 é acho q pior componente dele é um pouco lento mas da pra abandonar ele e usa outros tem explorer++ bem mais agil abrir as pastas

6UQseSx.png

Users who are viewing this thread

Voltar