[TÓPICO OFICIAL] Windows 11

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Zyt
  • Data de Início Data de Início
Aqui está bom (tem uns pequenos problemas), mas vai depender do seu sistema.

Como sempre sistemas AMD estão com mais dificuldade. Acho que a AMD tem problemas com drivers ultimamente.

Criptografia é o padrão da 24H2.

Acho que o problema mais urgente pra MS resolver seria o Windows Explorer. Ele anda dando uns engasgos aleatórios e tem que reiniciar o aplicativo pelo gerenciador de tarefas.

Felizmente meu PC não deu problema.

Uso o Home e não achei nada de criptografia... seria só para o Pro?

Felizmente meu PC não deu problema.

Uso o Home e não achei nada de criptografia... seria só para o Pro?
Se seu computador não for elegível (hardware incompatível), a criptografia de dispositivo não ativa.

Aqui são 3 notebooks com Windows Home Single Language e todos tem a criptografia de dispositivo ativada.

Acho que o problema mais urgente pra MS resolver seria o Windows Explorer. Ele anda dando uns engasgos aleatórios e tem que reiniciar o aplicativo pelo gerenciador de tarefas.
Aqui no 23H2 (22631.4602) tenho esse problema com o Windows Explorer, nas duas maquinas que tenho aqui.... porém não é algo recorrente!

O extremo foi essa semana que bugou tudo ao ponto de ter que reiniciar o sistema:fuu:

Aqui no 23H2 (22631.4602) tenho esse problema com o Windows Explorer, nas duas maquinas que tenho aqui.... porém não é algo recorrente!

O extremo foi essa semana que bugou tudo ao ponto de ter que reiniciar o sistema:fuu:
Aqui costuma acontecer se deixo de reiniciar o Windows depois de uns 8 dias. Parece que o aplicativo Windows Explorer degrada com o tempo se você não reinicia o PC.

Se reinicia a máquina ele volta novinho em folha.

Aqui costuma acontecer se deixo de reiniciar o Windows depois de uns 8 dias. Parece que o aplicativo Windows Explorer degrada com o tempo se você não reinicia o PC.

é aqui da isso tb mas nao precisa nem reinicia basta da log off e logar denovo q ja volta como se tivese reiniciado

Mais de 1 mês aqui usando a 24h2 (26100.2314) no notebook novo, zero problemas, uma coisa que aprendi ao longo dos anos é que esse modo suspender do Windows é todo bugado, então parei de usar ele, outra coisa que faço é ir nas opções de energia e desativar a opção "ligar inicialização rápida", pois com ela ligada o PC nunca vai dar aquele "reset" quando você desliga a máquina.
Além do mais hoje em dia com ssds ultra rápidos é bem desnecessário usar essas opções.

Última edição:

Não sei pq, mas lembrei da inicialização rápida do Windows... E fui ver o tempo de atividade do sistema....

E o Windows não estava mais sendo desligado a uns dias realmente...

Desabilitei.... espero que no decorrer das semanas não tenha mais bugs loucos com o Explorer em momento importantes!

Lembro de ter participado de um sistema em JAVA, no HSBC, onde existia uma corrida maluca para implantar um sistema de seguros, e digo corrida maluca, por causa da competição de mercado, como estamos vendo hoje em questões de IA, mundo a fora. A idea era então correr contra o tempo, e lançar algo com o mínimo de qualidade, que atende-se o mercado e fosse o primeiro. Resultado, chegamos a ganhar vários prêmios, mas me pergurtem sobre o software? Sim, totalmente uma macarronada italiana de código, ainda mais que era orientado a objetos, ai pra quem é da área já sabe. Sem nenhuma documentação, passado por várias mãos, sem documentação nos programas/objetos, então a ideia seguinte era, fazer engenharia reversa do código, usando alguns aparatos de UML, e reescrever tudo, seguindo padrões de qualidade para torná-lo viável à manutenção, porque o mercado finaceiro e as leis mudam a cada segundo. Isto foi feito? Bem, não posso dizer que sim nem que não, foi começado, mas creio que foi abandonado, e que hoje em dia devem ter feito novamente tudo do zero, e não estando mais no HSBC, não posso dizer se o novo sistema ganharia os prêmios que ganhou na época, por ter sido o primeiro a ser lançado, outros melhores devem ter vindo, provavelmente de outras instituições...

Um dos problemas foi quando tentaram, com Java e outras linguagens, enfiar OO (o hype da vez) pela goela abaixo em tudo que é lugar, como uma panaceia, um Santo Graal. Só que OO é adequada para alguns propósitos específicos, não serve para tudo, e certamente não tem muito propósito/vantagens em projetos comuns do mercado, e ainda exige uma metodologia e disciplina muito elevadas, que ninguém segue. Então no fim vira uma salada absurdamente confusa que ninguém consegue mexer, e quando mexe, explode soltando faísca pra tudo que é lado.

Mais de 1 mês aqui usando a 24h2 (26100.2314) no notebook novo, zero problemas, uma coisa que aprendi ao longo dos anos é que esse modo suspender do Windows é todo bugado, então parei de usar ele, outra coisa que faço é ir nas opções de energia e desativar a opção "ligar inicialização rápida", pois com ela ligada o PC nunca vai dar aquele "reset" quando você desliga a máquina.
Além do mais hoje em dia com ssds ultrarrápidos é bem desnecessário usar essas opções.
Sim, verdade. Meus portáteis nunca viram o suspender, hibernar é muito mais seguro. Inicialização rápida atrapalha mais que ajuda.

Um dúvida quanto à ativação do W11:

Tenho o Home instalado que comprei na kabum (serial original, ESD), está com minha conta da MS. Como faria para trocar de "PC"? Vou trocar a placa mãe...

Se eu remover o Dispositivo da conta da MS (Desvincular) eu perco o windows? Porque não achei nada de licença do windows na conta.

E sei que se instalar num novo PC e por para ativar apareceria a tela para desativar do pc atual... mas a duvida é se posso remover do atual sem perder a licença.

Basicamente vou vender a placa mãe atual e comprar outra mas queria saber como proceder sobre o windows.

Um dúvida quanto à ativação do W11:

Tenho o Home instalado que comprei na kabum (serial original, ESD), está com minha conta da MS. Como faria para trocar de "PC"? Vou trocar a placa mãe...

Se eu remover o Dispositivo da conta da MS (Desvincular) eu perco o windows? Porque não achei nada de licença do windows na conta.

E sei que se instalar num novo PC e por para ativar apareceria a tela para desativar do pc atual... mas a duvida é se posso remover do atual sem perder a licença.

Basicamente vou vender a placa mãe atual e comprar outra mas queria saber como proceder sobre o windows.
q saiba ativacao ta vinculado ao seu email basta loga no pc novo q win ativa ja q ta no seu email

Além do mais hoje em dia com ssds ultrarrápidos é bem desnecessário usar essas opções.

Suspender aqui funciona bem (desktop). Mas em geral eu desligo, só uso suspender na hora do almoço ou se vou retornar o PC após pouco tempo.

Mas a inicialização rápida eu também desativo, é um Hibernar disfarçado, não é um restart.

Essa criptografia ela vem ativada por padrão assim que você instala 24H2 ? (caso o hardware seja compatível)

Uma duvida sobre isso...
Vocês que atualizaram para 24H2 mantiveram essa criptografia ou removeram?
Essa criptografia deixa o sistema mais lento?
Costumo formatar PC 1x por ano aqui, vou ter problema se deixar a criptografia ativada?

Essa criptografia ela vem ativada por padrão assim que você instala 24H2 ? (caso o hardware seja compatível)

Uma duvida sobre isso...
Vocês que atualizaram para 24H2 mantiveram essa criptografia ou removeram?
Essa criptografia deixa o sistema mais lento?
Costumo formatar PC 1x por ano aqui, vou ter problema se deixar a criptografia ativada?
Pelo que sei, se só fizer a atualização não ativa a criptografia.

Se fizer formatação do pc usando uma mídia do 24H2 aí ativa o Bitlocker. Mas depois é só desativar, se não quiser.

Pelo que sei, se só fizer a atualização não ativa a criptografia.

Se fizer formatação do pc usando uma mídia do 24H2 aí ativa o Bitlocker. Mas depois é só desativar, se não quiser.

Eu pretendia fazer uma formatação limpa aqui já com 24H2, então provavelmente ele já viria ativado.

Eu entendo que é interessante ter esse tipo de recurso, ainda mais aqui que uso maquina para trabalho onde tenho arquivos informações de clientes... mas também fico com receio disso ser um pé no saco também.

Eu pretendia fazer uma formatação limpa aqui já com 24H2, então provavelmente ele já viria ativado.

Eu entendo que é interessante ter esse tipo de recurso, ainda mais aqui que uso maquina para trabalho onde tenho arquivos informações de clientes... mas também fico com receio disso ser um pé no saco também.
Eu não uso aqui. O meu é desktop. Não vejo utilidade no meu caso, e tenho receio de dar zica e perder meus arquivos. :haha:

Agora pra quem usa notebook e carrega por aí, deve ter sua utilidade.

Se você criar o pendrive com o rufus, ele te dá a opção de deixar o bitlocker desativado por padrão na iso.

Tá cheio de casos de gente que perdeu tudo pq um belo dia o Windwos bugou do nada e aí não conseguia mais acessar o disco, em alguns casos ficava pedindo a chave da criptografia que o usuário não tem pois a atualização ao criptografar o disco de forma automática não forneceu chave nenhuma.

Eu já testei bitlocker em pendrive e não conseguia acessar em outra máquina, mesmo fornecendo a chave. Uma bela porcaria isso.

Pessoal meu PC esta com WIN 10 com aquelas chave ''oem'' que são vendidas na net e pretendo passar par ao 11.
Como estou usando aquela chaves OEM que são atreladas, devo primeiro confirmar a atualização pelo windows update e depois poderei formatar a máquina?
Sei que fazer update em cima do win 10 pode dar de cabeça.

Pessoal meu PC esta com WIN 10 com aquelas chave ''oem'' que são vendidas na net e pretendo passar par ao 11.
Como estou usando aquela chaves OEM que são atreladas, devo primeiro confirmar a atualização pelo windows update e depois poderei formatar a máquina?
Sei que fazer update em cima do win 10 pode dar de cabeça.
Faz como você mesmo falou...

Aqui usei o Serial do Windows 8.1 até mudar de hardware.
Porém era uma saga, antigamente, tinha que instalar o 8.1 e depois instalar o W10 pois não conseguia de forma alguma instalar na época o W10 direto.

Um dos problemas foi quando tentaram, com Java e outras linguagens, enfiar OO (o hype da vez) pela goela abaixo em tudo que é lugar, como uma panaceia, um Santo Graal. Só que OO é adequada para alguns propósitos específicos, não serve para tudo, e certamente não tem muito propósito/vantagens em projetos comuns do mercado, e ainda exige uma metodologia e disciplina muito elevadas, que ninguém segue. Então no fim vira uma salada absurdamente confusa que ninguém consegue mexer, e quando mexe, explode soltando faísca pra tudo que é lado.

Exatamente meu amigo @JoaoVieira, a começar pela implantação da UML, como ferramenta de documentação e apoio à análise de sistemas OO, o pessoal, na época, não conseguia entender seu funcionamento, não sabiam como se diferenciava o básico, ou seja - um Objeto de uma Classe, e tem mais, o uso do Beans no JAVA, exigia um conhecimento muito profundo, e ninguém implementava nada nele, sendo que a ideia central era o mercado criar objetos especializados em JAVA, mas acabaram dando um tiro de canhão numa mosca, mas confesso que tinha esperanças no OO, e entrei no HSBC, prestando serviço terceirizado, usando a UML, mas ninguém entendia seus conceitos, que estavam atrelados a OO, depois disso apareceu o bizarro ORIENTAÇÃO À SERVIÇOS, STORYTELLING, e neste mesmo período também começam METODOLOGIAS DE ANÁLISES RÁPIDAS, LEAN, PE, SCRUM, e todos seus derivados, e ainda hoje, algumas empresas endeusam diplomas sobre isto, mas a real é que não servem praticamente para melhorar nada, é só mais e mais confusão, é só ver os vídeos do AKITA, no canal AKITANDO do Youtube, para entender todas estas falácias, embora, para mim, OO & UML ainda casam muito bem, mas para muitos é coisa do passado...

Att.

Druid®.

Acho que finalizei as configurações que precisava na 24h2, não alterei nada, como sempre, apenas mudanças cosméticas. De início, acho que tinha algum bug na parte de rede, pois nem com reza o windows update baixava algo, nem a ms store ou winget baixava algo. Pensei que fosse até minha internet, mas não era, depois de alguns reboots aparentemente voltou ao normal.

Noto que o edge também está meio bugado, melhorou um pouco, mas não tem a mesma fluidez da 23h2, noto que ele tem umas travadas irritantes, isso não tinha na 23h2. Algo que estava achando desagradável era aplicativos demorarem tanto para abrir como instalar, pesquisando, vi que na 24h2 foi adicionado a função "controle inteligente de aplicativos", que era isso o responsável pela demora na execução.

Desabilitei isso e acabou o problema, estou pensando em usar o eset no lugar do defender, para evitar mais incompatibilidades. Ainda não joguei algo, verei se terei alguma melhoria em relação a jogos, baixar algum jogo com suporte a dlss e testar o novo dlss4, ver se tenho um desempenho satisfatório no final. Tirando esses detalhes, até o momento tudo funcionando normalmente, mas irei ficar observando mais alguns dias se tudo se mantém assim.

Queria saber de vcs qual fonte seria indicada para usar no terminal, pois palavras com sinais e acentos ele fica bugado, vcs poderiam me indicar fontes que funcionem bem com acentos e sinais?

Acho que finalizei as configurações que precisava na 24h2, não alterei nada, como sempre, apenas mudanças cosméticas. De início, acho que tinha algum bug na parte de rede, pois nem com reza o windows update baixava algo, nem a ms store ou winget baixava algo. Pensei que fosse até minha internet, mas não era, depois de alguns reboots aparentemente voltou ao normal.

Noto que o edge também está meio bugado, melhorou um pouco, mas não tem a mesma fluidez da 23h2, noto que ele tem umas travadas irritantes, isso não tinha na 23h2. Algo que estava achando desagradável era aplicativos demorarem tanto para abrir como instalar, pesquisando, vi que na 24h2 foi adicionado a função "controle inteligente de aplicativos", que era isso o responsável pela demora na execução.

Desabilitei isso e acabou o problema, estou pensando em usar o eset no lugar do defender, para evitar mais incompatibilidades. Ainda não joguei algo, verei se terei alguma melhoria em relação a jogos, baixar algum jogo com suporte a dlss e testar o novo dlss4, ver se tenho um desempenho satisfatório no final. Tirando esses detalhes, até o momento tudo funcionando normalmente, mas irei ficar observando mais alguns dias se tudo se mantém assim.

Queria saber de vcs qual fonte seria indicada para usar no terminal, pois palavras com sinais e acentos ele fica bugado, vcs poderiam me indicar fontes que funcionem bem com acentos e sinais?

da olhada no powershell, sera q se tiver ativado as coisas pode da umas "travadinhas" amais?

As mitigações do Get-ProcessMitigation -System são configurações de segurança que ajudam a proteger processos do sistema contra explorações maliciosas

GrcSFH9.png

6DZDx0W.png

Get-ProcessMitigation -System

PS C:\Windows\System32\WindowsPowerShell\v1.0> Get-ProcessMitigation -System

ProcessName : System
Source : System Defaults
Id : 0

DEP:
Enable : NOTSET
EmulateAtlThunks : OFF
Override DEP : False

ASLR:
BottomUp : OFF
Override BottomUp : False
ForceRelocateImages : OFF
RequireInfo : OFF
Override ForceRelocate : False
HighEntropy : OFF
Override High Entropy : False

StrictHandle:
Override StrictHandle : False

System Call:
DisableWin32kSystemCalls : OFF
Audit : NOTSET
Override SystemCall : False
DisableFsctlSystemCalls : NOTSET
AuditFsctlSystemCalls : NOTSET
Override FsctlSystemCall : False

ExtensionPoint:
DisableExtensionPoints : OFF
Override ExtensionPoint : False

DynamicCode:
BlockDynamicCode : OFF
AllowThreadsToOptOut : NOTSET
Override DynamicCode : False

CFG:
SuppressExports : OFF
Override CFG : False
StrictControlFlowGuard : NOTSET
Override StrictCFG : False

BinarySignature:
MicrosoftSignedOnly : OFF
AllowStoreSignedBinaries : OFF
EnforceModuleDependencySigning : OFF
AuditMicrosoftSignedOnly : NOTSET
AuditStoreSigned : OFF
AuditEnforceModuleDependencySigning: NOTSET
Override MicrosoftSignedOnly : False
Override DependencySigning : False

FontDisable:
DisableNonSystemFonts : OFF
Override FontDisable : False

ImageLoad:
BlockRemoteImageLoads : OFF
AuditRemoteImageLoads : OFF
Override BlockRemoteImages : False
BlockLowLabelImageLoads : OFF
AuditLowLabelImageLoads : OFF
Override BlockLowLabel : False
PreferSystem32 : OFF
AuditPreferSystem32 : OFF
Override PreferSystem32 : False

Payload:
EnableExportAddressFilter : NOTSET
AuditEnableExportAddressFilter : NOTSET
Override ExportAddressFilter : False
EnableExportAddressFilterPlus : NOTSET
AuditEnableExportAddressFilterPlus : NOTSET
Override ExportAddressFilterPlus : False
EAFModules : {}
EnableImportAddressFilter : NOTSET
AuditEnableImportAddressFilter : NOTSET
Override ImportAddressFilter : False
EnableRopStackPivot : NOTSET
AuditEnableRopStackPivot : NOTSET
Override EnableRopStackPivot : False
EnableRopCallerCheck : NOTSET
AuditEnableRopCallerCheck : NOTSET
Override EnableRopCallerCheck : False
EnableRopSimExec : NOTSET
AuditEnableRopSimExec : NOTSET
Override EnableRopSimExec : False

SEHOP:
TelemetryOnly : OFF
Override SEHOP : False

Heap:
TerminateOnError : OFF
Override HEAP : False

Child Process:
DisallowChildProcessCreation : NOTSET
Override ChildProcess : False

User Shadow Stack:
UserShadowStack : OFF
UserShadowStackStrictMode : OFF
AuditUserShadowStack : OFF
Override UserShadowStack : False

Última edição:
Alguém está com screen tearing no aplicativo Prime Video quando está assistindo filmes e séries em tela cheia no Windows 11?

Alguém está com screen tearing no aplicativo Prime Video quando está assistindo filmes e séries em tela cheia no Windows 11?
nao tenho prime video aqui rodo videos no mpc-be esse em tela cheia esta ok como fica mpc-be aí
da mesmo screen tearing tb?
SS7tmSn.jpeg

Users who are viewing this thread

• Voltar