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Também não sabemos o quão bem o SSD está resfriado no PS5. A MS explicou o resfriamento e como a solução SSD pode basicamente executar uma largura de banda de armazenamento constante.
A chave do XSX é que a MS divulga os números, do armazenamento aos teraflops, à largura de banda da memória e aos relógios, todos constantes e previsíveis. Não há overlock ou underlock. Você sabe em que velocidade seu armazenamento irá atingir, em qual velocidade sua CPU e núcleos de CPU serão esgotados, qual será a velocidade de sua memória etc. Isso facilita muito a otimização porque eles tornaram o desempenho sustentado e previsível.
Então, estamos basicamente recebendo um SSD PCIe 4.0 no PS5. Com isso vem mais calor - esse é o custo da velocidade. Existe uma sincronização de calor? Trava no sistema de refrigeração em geral? Seu add de SSDs precisa de uma sincronização de calor ou o desempenho sofrerá? Eles precisam de um dissipador de calor específico?
Parece que a engenharia da Microsoft chegou à conclusão de que uma unidade PC m.2 pode não ser ideal para um desempenho sustentado previsível. Eles também podem ter concluído que o PCIe 4.0 ficará muito quente. m.2 SSDs em laptops e desktops de alto desempenho não podem suportar a transferência devido ao calor sem algum mod maciço. Se a MS descobriu como fornecer um sistema de armazenamento de alta velocidade com excelente transferência de calor, podemos descobrir na vida real que a velocidade do PS5 não é impressionante.
É bem possível que, sem o resfriamento adequado, o sistema PS5 possa ter que acelerar para velocidades mais baixas para se manter mais frio em relação ao SSD .
A pergunta que precisa ser respondida é: a Sony fez isso para obter armazenamento em alta velocidade que está muito à frente - ou eles fizeram isso para que pudessem obter armazenamento para combinar com o que veremos no XSX, porque não não projetar uma solução para refrigeração?
A RAM que importa no Xbox é muito superior e permitirá um rendimento mais rápido e ciclos menos desperdiçados. Será fácil alocar para endereços de memória específicos associados à memória de velocidade mais alta. A vantagem de E / S do PS5 pode não ser muito se o resfriamento não for adequado e o MS estiver correto e eles tiverem resfriado adequadamente para que a E / S possa ser mantida e não diminuir.
A Sony não é tão boa em refrigeração. Ouvi dos desenvolvedores que a Sony não está exibindo o PS5 porque tem problemas térmicos. A Microsoft não tem problema em deixar o DF fazer um vídeo e mostrá-los enquanto a Sony precisa apressar uma apresentação para combater. Sei dos desenvolvedores que têm os kits que eles acham que o Xbox é mais fácil de otimizar e eles sentem que os jogos terão uma aparência muito melhor no Xbox após o lançamento, porque levará tempo para otimizar o PS5 e descobrir isso.
Foi-me dito que não é tão ruim quanto o que aconteceu com o PS3, mas um pouco semelhante. O Xbox 360 era muito mais direto, enquanto a arquitetura do PS3 não era. Esta não é a célula, mas será necessário muito trabalho em relação a relógios, etc., para descobrir como otimizar. Eles acabarão, mas o primeiro ano pode ter alguns títulos mais difíceis que parecem visivelmente piores que o XSX .
A única vantagem do PS5, a E / S, pode não ser uma se não conseguirem resfriar a unidade. E a questão da expansão é real. Você precisa de um dissipador de calor no seu SSD aprovado ? A solução Xbox pode ser mais cara, mas também pode ser mais consistente e fácil de lidar, já que você não precisa abrir o gabinete. A MS também pode solicitá-los em massa antecipadamente para reduzir o custo inicial.
Eu vou dizer, o jeito da MS é bem legal e lembra um cartão Switch ou um cartão antigo do Gamecube save e conectá-lo ao sistema de um amigo. A configuração da Microsoft permite que você leve seu jogo digital com você, pré-baixado, para jogar nos consoles XSX de outras pessoas depois de fazer login na sua conta. O PS5 não pode fazer isso - não com os jogos mais recentes. Seu armazenamento externo não é rápido o suficiente, enquanto o Xbox é.
comentou sobre PS5 vs. Xbox Series X: uma complicada batalha de velocidades de SSD e GPU , 19 de março de 2020, 1:23 EDT
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Também deve ser observado que a velocidade média não tem sentido. Eu trabalho com desenvolvedores e os gerencio. A otimização é simples porque você codifica apenas para garantir que os dados visuais sejam entregues em determinados endereços de memória que mapeiam para a memória de velocidade mais alta e coisas que nunca precisam de tanto mapeamento para as de largura de banda mais baixa. O áudio não precisa de alta velocidade.
Na verdade, esse é um brilhante pedaço de engenharia da Microsoft que será fácil de codificar, exatamente como a memória é endereçada. São basicamente algumas linhas de código.
As velocidades estáveis também facilitam a otimização, porque o software não precisa solicitar que o sistema acelere os relógios na CPU versus GPU etc. A Sony faz isso e leva mais tempo para otimizar e testar para obter o equilíbrio certo. Eles chegarão lá e encontrarão métodos mais fáceis, mas ouvi dizer que o Xbox é mais fácil de otimizar e codificar imediatamente. Provavelmente, isso significa que a primeira série de títulos que são multiplataforma pode parecer e jogar significativamente melhor em alguns aspectos. Disseram-me que é basicamente a diferença entre o X1X e o PS4 Pro agora, com base nos kits de desenvolvimento e no que se sabia sobre especificações (nunca me disseram as especificações, mas me disseram que o Xbox era o mais poderoso e geral) impressionante dos dois).
Também espero que o Xbox consiga fazer mais do que a Sony, como o aprimoramento AI HDR de títulos anteriores e, possivelmente, a capacidade de adicionar HDR ao streaming de vídeo que não o possui (sugerido pelo que eu já ouvi, não confirmado). Não tenho certeza se o PS5 também possui a capacidade de armazenamento em cache de memória do XSX , mas o tempo dirá. Pode não ter o mesmo tipo de função de retomar, porque isso requer algum trabalho especial no sistema operacional e com o armazenamento para que ele funcione diretamente do que ouvi.
No momento, parece que a única coisa definitiva que o PS5 tem sobre o XSX é que ele pode carregar uma parte de um jogo em 1-3 segundos mais rápido que o XSX . Há alguns desenvolvedores de jogos em grandes estúdios que me dizem há alguns meses que muitos acham que a Sony estragou a arquitetura e tem tentado consertá-la, especialmente quando todos os vazamentos vieram da Microsoft.
Tenho a sensação de que o lançamento do Xbox será muito suave desta vez e o da Sony pode ser difícil com muitos problemas. Aparentemente, seus testes internos estão tendo alguns problemas de aquecimento, por isso há uma preocupação com a própria versão da Sony do círculo vermelho da morte. Essa é uma das razões pelas quais o hardware pode não ter sido exibido - eles não têm o resfriamento planejado e talvez precisem acelerar abaixo da potência informada para impedir que a máquina superaqueça e desligue.
A Microsoft mostrou sua confiança. Eles trouxeram pessoas de fora para olhar e usá-lo. A Sony não teve e teve que montar uma apresentação técnica após a queda dos vídeos do DF. Não se surpreenda se o PS5 sair após o XSX , mesmo considerando os prováveis atrasos atuais.
comentou sobre PS5 x Xbox Series X: uma complicada batalha de velocidades SSD e GPU , 18 de março de 2020 às 20:03 EDT
COMENTÁRIO 1 RESPOSTA, 13 RECS
Trabalho no negócio. Eles já são. A otimização para o PS5 é muito mais difícil. Pelo que ouvi, parece que a maioria dos jogos multiplataforma pode começar no XSX e ser portada. O DevKit para Xbox deve ser muito melhor para trabalhar e testar.
Eu também ouvi antes desse material do Coronavirus que o PS5 estava atrasado e talvez precisasse atrasar até o verão de 2021 enquanto o hardware do Xbox estava pronto. A Sony ainda não está completamente concluída com as especificações finais para os desenvolvedores, então há um pouco de limbo.
Eles não estavam prontos para revelar nada tão cedo. A Microsoft os fez forçar a mão porque estão à frente do lado da engenharia e do software.
comentou sobre PS5 vs. Xbox Series X: uma complicada batalha de velocidades de SSD e GPU , 18 de março de 2020 às 19:49 EDT
COMENTÁRIO 3 RESPOSTAS, 14 RECS
10 GB de RAM no Xbox são 112 GB / s mais rápidos que o PS5. É aqui que as texturas, modelos, etc. de alta fidelidade serão carregados. Eles têm uma taxa de transferência muito mais rápida na unidade da APU por causa disso, levando a menos ciclos perdidos e processamento mais eficiente. É provável que as diferenças gráficas sejam maiores do que a diferença de 18% no poder bruto nos diz.
A E / S aprimorada realmente se refere apenas ao carregamento na memória, mas além de 2 GB / s as diferenças se tornam bastante insignificantes. Com a configuração de compactação, é provável que o Xbox possa preencher toda a RAM disponível em um período teórico de 2,7 segundos contra 1,6 segundos no PS5. A maioria das pessoas não se importa com um segundo extra.
Há também uma vantagem da APU: os núcleos de computação e os núcleos da CPU operam em frequências definidas no Xbox, enquanto o PS5 é variável. Haverá muito mais otimização necessária no PS5, especialmente considerando as cargas térmicas. A Microsoft projetou o poder para ser previsível. É possível que o PS5 possa fornecer mais energia em rajadas curtas, mas não pode sustentar essa energia.
Eu acho que quando os primeiros títulos de ambos forem testados, veremos o Xbox ter melhores visuais e taxas de quadros com o PS5 carregando-o em alguns segundos mais rápido. Também é mais provável que o PS5 tenha problemas de calor e ruído do ventilador por causa de seu design, embora sua pilha de refrigeração possa nos dizer mais.
O interessante é que a Sony era bastante leve em detalhes e não revelou o visual. Eu acho que a Microsoft está muito à frente na engenharia e provavelmente já está construindo especificações e protótipos na atualização que ocorrerá em 2-3 anos após o lançamento, enquanto a Sony pode estar apenas fazendo conceitos leves, porque parece que ainda está tentando bloquear completamente no próximo console gen.
Não ficaria surpreso ao ver a Sony atrasar o console por mais tempo do que as necessidades de fabricação e a Microsoft encontrar uma maneira de iniciá-lo a tempo. Parece que a MS tem um processo de fabricação bastante simples e projetado para isso.
comentou sobre PS5 vs. Xbox Series X: uma complicada batalha de velocidades de SSD e GPU , 18 de março de 2020 às 18h11 EDT
COMENTÁRIO 17 RECS
Deve-se notar também que 10 GB de RAM do XSX são 112 GB / s mais rápidos que qualquer RAM do PS5 . É aí que a maioria dos visuais estará.
A largura de banda do SSD é boa, mas não será tão perceptível para a maioria das pessoas. Pense em uma tela de carregamento. 10 GB de dados que entram na memória do sistema na tela de carregamento levariam cerca de 1,25 segundos no PS5 para carregar com técnicas de compactação e 2,08 segundos no Xbox.
Quando você ultrapassa os 2 GB / s, a velocidade de carregamento para preencher a RAM é insignificante para a maioria das pessoas.
Portanto, para carregar aproximadamente 13 GB de memória disponível (considerando a sobrecarga do sistema), o Xbox levaria 5,4 segundos para carregar com largura de banda mínima. O PS5 faria 13GB em 2,36 segundos. Menos da metade do tempo, mas estamos falando de segundos. Quando você alcança as velocidades do PCIe 3.0, é realmente uma diferença tão pequena.
Se estivéssemos falando de 100MB / s contra 230MB / s (o equivalente à diferença entre os dois), então ele IRIA importa, porque 10GB na Xbox seriam necessários 100 segundos contra 44 segundos para o PS. Mas quando você chega a 2 GB / s aproximadamente, as velocidades realmente se tornam cada vez menos material e a velocidade de E / S menos importante.
O grande problema são os 10 GB de memória muito mais rápidos no Xbox para você visual. Isso significa mais largura de banda de dados para a CPU / GPU e menos ciclos perdidos por causa disso.
Meu palpite é que o Xbox será mais fácil de otimizar a partir do que foi lançado e apresentará melhores taxas de quadros e fidelidade gráfica em geral. Ficará muito interessado em ver o desempenho comparativo do ray tracing e a capacidade de adicionar aprimoramento HDR a títulos antigos por meio de aprimoramento de IA.