Obvio que empresa coloca lucro na frente e deve ser assim mesmo(embora o custo ambiental e social não deva ser tão negligenciado é papel do Estado nesse caso). Mas pq será que consoles sempre tiveram exclusivos? Pq o lucro vem não da venda de consoles, mas da venda de jogos, acessórios e tudo mais associado. Os exclusivos fazem parte da estrategia de vender o console. A MS está mudando de estratégia pq a divisão Xbox está faturando pouco perto de seus objetivos.
Se a participação da MS no mercado de consoles diminuir, como tudo leva a crer que vai, o numero de assinaturas do Gamepass pode ir diminuindo, maioria está nos consoles, e o que eles ganham em venda de jogos de terceiros em sua loja pode diminuir, e microtransações podem diminuir. Podem não, já estão diminuindo. Olha o faturamento de Marvel Rivals.
In the article on 80 Level, the numbers are broken down to show that
Marvel Rivals has brought in around $54.5 million on Steam, $27.3 million on PlayStation, and $2.7 million on Xbox, plus more from the Chinese server operated by NetEase for a total of roughly $136 million. As a free-to-play game,
all revenue comes from players purchasing cosmetics either through the in-game store or the
seasonal battle pass, which offers a variety of rewards for playing.
Olha os números de faturamento na plataforma Xbox. São muito baixos. Absurdamente baixos. Se a plataforma tiver menos acessos em sua loja, o faturamento de Fortnite, e outros jogos free-to-play será menor. Me parece que vc olha para apenas uma parte da equação. Sim, no curto prazo concordo que estar em mais plataformas vai ampliar lucros, isso é obvio. Mas no longo prazo, ou até médio prazo, tem grandes chances da queda de faturamento em microtransações e vendas na sua própria loja digital despencarem ainda mais.
O pessoal da MS sabe disso, mas eles estão apostando que a maioria dos usuários de Xbox vão ficar aonde estão devido a sua biblioteca digital. É uma aposta. Eu convivo com muitos gamers, acompanho a indústria, e tenho uma percepção diferente, existe sim, o pessoal que devido a biblioteca digital tende a ficar, mas esse percentual é minoritário, os jogadores mais casuais não ligam, migram com facilidade. Tem tb aquela galera que gosta de mídia física, esses já estão migrando. Tem tb aqueles que querem ter acesso aos exclusivos da sony mais os jogos da MS, e preferem comprar jogos, não são atraídos pelo Gamepass e por ai vai.
No PC a Steam tem amplo domínio. Até acredito que está crescendo no PC, pq lá o espaço para crescer é grande. Mas veremos se é suficiente para compensar as perdas no console. A diminuição de competitividade é outro problema. A Sony já nem sente pressão do Xbox, na próxima geração, pode querer espremer ainda mais dinheiro dos consumidores.
Se o portátil for excelente, se o Xbox OS revolucionar jogar no PC, sim, eles podem ter no futuro uma fatia ainda maior, e de quebra garantir a retrocompatibilidade de seus jogos no PC (ai vendo meu Xbox Series X de boa). Torço pelo melhor, em termos de software, eles estão desenvolvendo muita coisa do meu interesse, agora em termos de hardware, e participação no mercado em sua loja, tenho sérias dúvidas. Acho que todo mundo concorda que é melhor para o Xbox seria vender na sua loja, e não ter que dividir com Steam ou Playstation. Até por isso, a disputa pelas lojas virtuais é tão forte.