• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] CPU Coolers

Senhores,

Comprei o Scythe Fuma 2 na kabum por 357 reais com um cupom de desconto. Aparentemente foi o último do estoque já que minutos depois apareceu como indisponível.
Tava pensando em comprar durante esses dias no lugar do Noctua d15 (conseguiria trazer dos EUA) e resolvi arriscar nesse Fuma 2.

Como a diferença de preço para caso eu comprasse na Amazon dos EUA ficou pequena aproveitei pra ser uma coisa a menos pro parente que trará algumas peças de PC dos EUA pra mim em março.

Quando chegar eu posto a diferença dele para meu Zalman CNPS 9900 Max com o atual processador (4790k).

Quando o ryzen 3800x chegar também posto os resultados.

.
 
Senhores,

Comprei o Scythe Fuma 2 na kabum por 357 reais com um cupom de desconto. Aparentemente foi o último do estoque já que minutos depois apareceu como indisponível.
Tava pensando em comprar durante esses dias no lugar do Noctua d15 (conseguiria trazer dos EUA) e resolvi arriscar nesse Fuma 2.

Como a diferença de preço para caso eu comprasse na Amazon dos EUA ficou pequena aproveitei pra ser uma coisa a menos pro parente que trará algumas peças de PC dos EUA pra mim em março.

Quando chegar eu posto a diferença dele para meu Zalman CNPS 9900 Max com o atual processador (4790k).

Quando o ryzen 3800x chegar também posto os resultados.

.
Top!

Posta sim os resultados.

Eu no seu lugar teria pego o Noctua, acho ele muito louco, mas o Fuma tb é um excelente air cooler!
 
Estou pensando em comprar este air cooler, o que acham dele ?
DEEPCOOL GAMMAXX GT RGB TUF GAMING

Jogando alguns games como Shadow of the Tomb Raider, GTA V ou alguns outros games que consomem mais do processador, eu percebo que meu pc esquenta bastante e parece que vai decolar com o barulho. Uma das soluções que pensei seria trocar o cooler box dele por um cooler melhor. Já pensei em por um water cooler, mas não tenho muito dinheiro agora e acho que com o preço que eu compraria um water cooler de entrada eu conseguiria comprar um air cooler bacana e como nem o processador e nem a placa mãe são liberados pra overclock, creio isso seja mais que o suficiente.

Meu pc:

Intel i5 9400F (cooler box)
GTX 1660 TI
16 GB RAM (2x 8GB)
HD Toshiba 1TB Sata III 3.5" 7200RPM
SSD WD BLUE M.2 NVME 500GB
Asus TUF H310M-PLUS GAMING/BR
AeroCool KCAS 500W Bronze 80 Plus
 
Estou pensando em comprar este air cooler, o que acham dele ?
DEEPCOOL GAMMAXX GT RGB TUF GAMING

Jogando alguns games como Shadow of the Tomb Raider, GTA V ou alguns outros games que consomem mais do processador, eu percebo que meu pc esquenta bastante e parece que vai decolar com o barulho. Uma das soluções que pensei seria trocar o cooler box dele por um cooler melhor. Já pensei em por um water cooler, mas não tenho muito dinheiro agora e acho que com o preço que eu compraria um water cooler de entrada eu conseguiria comprar um air cooler bacana e como nem o processador e nem a placa mãe são liberados pra overclock, creio isso seja mais que o suficiente.

Meu pc:

Intel i5 9400F (cooler box)
GTX 1660 TI
16 GB RAM (2x 8GB)
HD Toshiba 1TB Sata III 3.5" 7200RPM
SSD WD BLUE M.2 NVME 500GB
Asus TUF H310M-PLUS GAMING/BR
AeroCool KCAS 500W Bronze 80 Plus
Vai por mim, qualquer coisa é melhor que esse cooler box nojento da Intel!
 
Vai por mim, qualquer coisa é melhor que esse cooler box nojento da Intel!
Ele é bem ruinzinho mesmo, apesar dele até dar conta do recado pro meu uso a temperatura e barulho estão me incomodando bastante. Eu só não troquei antes pq estava modificando outras coisas no meu pc, mas agora chegou a hora do cooler.
 
Ele é bem ruinzinho mesmo, apesar dele até dar conta do recado pro meu uso a temperatura e barulho estão me incomodando bastante. Eu só não troquei antes pq estava modificando outras coisas no meu pc, mas agora chegou a hora do cooler.
Realmente, é vergonhoso ver a Intel ainda colocar esses cooler boxes nos atuais CPUs dela. Ao menos refaça um modelo decente pra galera, nesse quesito a AMD está melhor (apesar que o Cooler box do 3600 não é bom, mas melhor que esse da Intel).
 
Estou pensando em comprar este air cooler, o que acham dele ?
DEEPCOOL GAMMAXX GT RGB TUF GAMING

Jogando alguns games como Shadow of the Tomb Raider, GTA V ou alguns outros games que consomem mais do processador, eu percebo que meu pc esquenta bastante e parece que vai decolar com o barulho. Uma das soluções que pensei seria trocar o cooler box dele por um cooler melhor. Já pensei em por um water cooler, mas não tenho muito dinheiro agora e acho que com o preço que eu compraria um water cooler de entrada eu conseguiria comprar um air cooler bacana e como nem o processador e nem a placa mãe são liberados pra overclock, creio isso seja mais que o suficiente.

Meu pc:

Intel i5 9400F (cooler box)
GTX 1660 TI
16 GB RAM (2x 8GB)
HD Toshiba 1TB Sata III 3.5" 7200RPM
SSD WD BLUE M.2 NVME 500GB
Asus TUF H310M-PLUS GAMING/BR
AeroCool KCAS 500W Bronze 80 Plus
Vai te atender muito bem!
Nas especificações não fala mas deve ser de 4pinos o conector do fan dele, ai vc configura um curva legal e com o PC em baixa carga de uso vai ficar inaudível o ruido do fan

Ele é bem ruinzinho mesmo, apesar dele até dar conta do recado pro meu uso a temperatura e barulho estão me incomodando bastante. Eu só não troquei antes pq estava modificando outras coisas no meu pc, mas agora chegou a hora do cooler.
Concordo!

Vamos ver se na 10ª geração eles mudam esse lixo
 
Pessoal, algum problema em montar um Fuma 2 invertido? O cover da mobo não permitiu montar da forma convencional, a torre mais gordinha acabou ficando totalmente encima das memos.
Também achei estranho a caixa não vir lacrada, geralmente vem em um plastico ou algum tipo de selo.

6UUhd4e.jpg
 
Última edição:
Pessoal, algum problema em montar um Fuma 2 invertido? O cover da mobo não permitiu montar da forma convencional, a torre mais gordinha acabou ficando totalmente em cima das memos.
Também achei estranho a caixa não vir lacrada, geralmente vem em um plastico ou algum tipo de selo.

6UUhd4e.jpg

Não ficou ideal né, o ar quente saindo do CPU tá batendo na fonte e ficando preso dentro do case, não exatamente preso, mas com o fluxo bem prejudicado, já que não tem nenhum exaustor no topo.
 
Última edição:
Pessoal, algum problema em montar um Fuma 2 invertido? O cover da mobo não permitiu montar da forma convencional, a torre mais gordinha acabou ficando totalmente em cima das memos.
Também achei estranho a caixa não vir lacrada, geralmente vem em um plastico ou algum tipo de selo.

6UUhd4e.jpg
Quando colocar a placa de vídeo isso vai virar uma sauna.

Não dá pra manter o heatsink como está e inverter o sentido/fluxo de ar dos fans ou já está assim? Esse ar quente precisa ir para o fan traseiro e sair do gabinete de alguma forma.
 
Não ficou ideal né, o ar quente saindo do CPU tá batendo na fonte e ficando preso dentro do case, não exatamente preso, mas com o fluxo bem prejudicado, já que não tem nenhum exaustor no topo.
Quando colocar a placa de vídeo isso vai virar uma sauna.

Não dá pra manter o heatsink como está e inverter o sentido/fluxo de ar dos fans ou já está assim? Esse ar quente precisa ir para o fan traseiro e sair do gabinete de alguma forma.
O ar quente tá saindo por trás, a fonte fica na frente. Esse PC provavelmente nunca terá vga off.
A dúvida mesmo era se o desempenho do cooler poderia ser melhor se montado na posição convencional, em full load com um 4670k em stock bateu 67graus depois de 10min.
 
O ar quente tá saindo por trás, a fonte fica na frente. Esse PC provavelmente nunca terá vga off.
A dúvida mesmo era se o desempenho do cooler poderia ser melhor se montado na posição convencional, em full load com um 4670k em stock bateu 67graus depois de 10min.
Ah então acho que tá tranquilo, até porque as temperaturas -a meu ver- estão boas.

Nunca fiz esse teste no NH-D15 mas acho pouco provável que montar os fans de um lado ou de outro representariam muita diferença na temperatura do processador.

Confesso que nunca tinha reparado que o Fuma 2 era 'assimétrico' (fans e torres de espessuras diferentes) até ver sua foto, acho que meu TOC não conseguiria aguentar isso :olar:
 
Rapazeada.

Acabei de montar meu novo PC. As configs dele são as seguintes:

TUF 570X gaming.
Ryzen 5 3600
16GB Crucial
SSD Crucial 480GB
VGA RX 5700xt RedDevil

O gabinete é um nzxt h500 (pesquisei e aparentemente é um gabinete frio).

Comprei também um gammax 400 pra não utilizar o cooler box do Ryzen, pois ouvi que ele não consegue esfriar o processador adequadamente.

Porém, as temperaturas do meu processador estão altas... sem jogar, só navegando na internet, ele fica na média de uns 50 graus, sendo que em temperatura ambiente aqui está 23 graus. O que eu posso ter feito de errado?

PS: coloquei a pasta térmica que vem por padrão no gammax. Uma gota no centro.
 
Rapazeada.
Porém, as temperaturas do meu processador estão altas... sem jogar, só navegando na internet, ele fica na média de uns 50 graus, sendo que em temperatura ambiente aqui está 23 graus. O que eu posso ter feito de errado?
PS: coloquei a pasta térmica que vem por padrão no gammax. Uma gota no centro.
Essas temperaturas eu tinha com o cooler padrão do Ryzen 3600. Então realmente você tem que realizar alguma mudança. Pesquisei esse gabinete, não a fundo, só vi fotos e um videos. Não acho que ele tenha uma boa ventilação, mais vc disse que pesquisou ele antes então vou acreditar que ele realmente é frio. Tenta dar uma verificada na pasta térmica, veja se vc colocou o suficiente. Ja na parte de Software verifica as voltagens, provavelmente deve estar tudo padrão e esses ryzen esquentam bastante com tudo em auto e picos de voltagem a todo momento. Tenho o cooler da minha assinatura e provavelmente o desempenho dele seja o mesmo que o GAMMAX 400 porem pego temperaturas de 40-50 em dias quentes (30-32 graus) e nos dias frios (20-26 graus) fico na temperatura de 30-40 graus. Claro em iddle. Full load não vejo passar de 75 graus.
 
Essas temperaturas eu tinha com o cooler padrão do Ryzen 3600. Então realmente você tem que realizar alguma mudança. Pesquisei esse gabinete, não a fundo, só vi fotos e um videos. Não acho que ele tenha uma boa ventilação, mais vc disse que pesquisou ele antes então vou acreditar que ele realmente é frio. Tenta dar uma verificada na pasta térmica, veja se vc colocou o suficiente. Ja na parte de Software verifica as voltagens, provavelmente deve estar tudo padrão e esses ryzen esquentam bastante com tudo em auto e picos de voltagem a todo momento. Tenho o cooler da minha assinatura e provavelmente o desempenho dele seja o mesmo que o GAMMAX 400 porem pego temperaturas de 40-50 em dias quentes (30-32 graus) e nos dias frios (20-26 graus) fico na temperatura de 30-40 graus. Claro em iddle. Full load não vejo passar de 75 graus.

Pois é. Vou tirar o cooler e colocar ele novamente, pra ser se algo está mal encaixado.

Em relação a quantidade de pasta térmica, coloquei todo o conteúdo que vem no gammax (o que na minha opinião é o ideal, nem muito, nem pouco).

O estranho é q a temperatura oscila demais. Em 1 segundo ela vai de 39 graus pra 49 (sem fazer nada, só com o navegador aberto lendo o fórum). Essa oscilação é normal?

EDIT: A VGA está super fria, com 34 graus... se fosse um problema no gabinete em si, ambos estariam quentes correto?
 
Última edição:
Problema resolvido em uma opção do Windows setando a opção de poupança de energia quando possível. Temperatura dele agora sempre entre 39 e 40 graus. Não há mais oscilação.
 
O estranho é q a temperatura oscila demais. Em 1 segundo ela vai de 39 graus pra 49 (sem fazer nada, só com o navegador aberto lendo o fórum). Essa oscilação é normal?


Entao, tb tenho esse problema de oscilar a temperatura mesmo com o gabinete aberto.
Li em uns fóruns gringos (nao vou lembrar agora qual foi) que isso seria normal, como se fosse um "erro" do sensor qdo o PC esta em idle.
Se vc por uma carga no processador, ele vai se manter estável.

O meu é um R7 3700X
 
Compensa WaterCooler 240mm de até R$ 300,00 no Ryzen 5 3600 (aqueles de entrada, PCYes, DeepCool, Gamemax) ou é melhor investir num AirCooler parrudão (Gammax 400, Gammax GTE, Hyper 212)?
E, se for melhor optar pelo AirCooler, pensando em gastar até esses R$ 300,00 em um, qual vocês recomendam?

Não pretendo fazer OverClock no processador, só quero manter ele bem frio o tempo todo e preservar sua vida útil (eu troco de PC a cada 10 anos mais ou menos kkkkkk).
Vou usar o r5 numa Steel Legend B450 ATX, com uma 1660 Super TUF3 e 16gb 3200mhz.
 
Compensa WaterCooler 240mm de até R$ 300,00 no Ryzen 5 3600 (aqueles de entrada, PCYes, DeepCool, Gamemax) ou é melhor investir num AirCooler parrudão (Gammax 400, Gammax GTE, Hyper 212)?
E, se for melhor optar pelo AirCooler, pensando em gastar até esses R$ 300,00 em um, qual vocês recomendam?

Não pretendo fazer OverClock no processador, só quero manter ele bem frio o tempo todo e preservar sua vida útil (eu troco de PC a cada 10 anos mais ou menos kkkkkk).
Vou usar o r5 numa Steel Legend B450 ATX, com uma 1660 Super TUF3 e 16gb 3200mhz.
Se pretende usar por 10 anos, recomendo Air Cooler.
 
Compensa WaterCooler 240mm de até R$ 300,00 no Ryzen 5 3600 (aqueles de entrada, PCYes, DeepCool, Gamemax) ou é melhor investir num AirCooler parrudão (Gammax 400, Gammax GTE, Hyper 212)?
E, se for melhor optar pelo AirCooler, pensando em gastar até esses R$ 300,00 em um, qual vocês recomendam?

Não pretendo fazer OverClock no processador, só quero manter ele bem frio o tempo todo e preservar sua vida útil (eu troco de PC a cada 10 anos mais ou menos kkkkkk).
Vou usar o r5 numa Steel Legend B450 ATX, com uma 1660 Super TUF3 e 16gb 3200mhz.

Aqui no fórum tem vários donos que tem o 3600 e o Gammaxx 400.
Particularmente recomendo o Gammaxx GT ou o Hyper 212 Black/RGB por serem mais recentes e com melhor sistema de fixação.

A escolha vai depender do seu gabinete, a altura do cooler tem que estar dentro do limite para conseguir fechar a tampa.

A vantagem do wc é o bloco ser mais compacto e o radiador aproveitar o espaço das fans junto a grade do gabinete.
264528.c376c9b9e32f19d6b5a7f9bd7d7adb3f.1600.jpg


270890.dff8ec2add1c5be790984a748777a68a.1600.jpg


286440.e4c41a01f9563652e742b11bdcb373c6.1600.jpg

A desvantagem como o colega citou, é o wc depender da bomba que como qualquer outro componente eletrico pode vir a falhar.
 
Compensa WaterCooler 240mm de até R$ 300,00 no Ryzen 5 3600 (aqueles de entrada, PCYes, DeepCool, Gamemax) ou é melhor investir num AirCooler parrudão (Gammax 400, Gammax GTE, Hyper 212)?
E, se for melhor optar pelo AirCooler, pensando em gastar até esses R$ 300,00 em um, qual vocês recomendam?

Não pretendo fazer OverClock no processador, só quero manter ele bem frio o tempo todo e preservar sua vida útil (eu troco de PC a cada 10 anos mais ou menos kkkkkk).
Vou usar o r5 numa Steel Legend B450 ATX, com uma 1660 Super TUF3 e 16gb 3200mhz.

Besteira algo mais complexo, principalmente a longo prazo e ainda mais pro tipo de uso que vc diz que vai fazer.
 
Besteira algo mais complexo, principalmente a longo prazo e ainda mais pro tipo de uso que vc diz que vai fazer.
Aqui no fórum tem vários donos que tem o 3600 e o Gammaxx 400.
Particularmente recomendo o Gammaxx GT ou o Hyper 212 Black/RGB por serem mais recentes e com melhor sistema de fixação.

A escolha vai depender do seu gabinete, a altura do cooler tem que estar dentro do limite para conseguir fechar a tampa.

A vantagem do wc é o bloco ser mais compacto e o radiador aproveitar o espaço das fans junto a grade do gabinete.
264528.c376c9b9e32f19d6b5a7f9bd7d7adb3f.1600.jpg


270890.dff8ec2add1c5be790984a748777a68a.1600.jpg


286440.e4c41a01f9563652e742b11bdcb373c6.1600.jpg

A desvantagem como o colega citou, é o wc depender da bomba que como qualquer outro componente eletrico pode vir a falhar.

Show. Obrigado pelas respostas. O gabinete que vou usar provavelmente será um Pichau Gadit X, ou semelhante
 
Compensa WaterCooler 240mm de até R$ 300,00 no Ryzen 5 3600 (aqueles de entrada, PCYes, DeepCool, Gamemax) ou é melhor investir num AirCooler parrudão (Gammax 400, Gammax GTE, Hyper 212)?
E, se for melhor optar pelo AirCooler, pensando em gastar até esses R$ 300,00 em um, qual vocês recomendam?

Não pretendo fazer OverClock no processador, só quero manter ele bem frio o tempo todo e preservar sua vida útil (eu troco de PC a cada 10 anos mais ou menos kkkkkk).
Vou usar o r5 numa Steel Legend B450 ATX, com uma 1660 Super TUF3 e 16gb 3200mhz.
eu uso WC e recomendo
 
Fala pessoal, atualmente tenho um zalman cnps10x extreme, preciso troca-lo.
Qual recomenda com desempenho igual ou superior?
 
Fala pessoal, atualmente tenho um zalman cnps10x extreme, preciso troca-lo.
Qual recomenda com desempenho igual ou superior?
Pq vai trocar? Cooler bom ainda.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Compensa WaterCooler 240mm de até R$ 300,00 no Ryzen 5 3600 (aqueles de entrada, PCYes, DeepCool, Gamemax) ou é melhor investir num AirCooler parrudão (Gammax 400, Gammax GTE, Hyper 212)?
E, se for melhor optar pelo AirCooler, pensando em gastar até esses R$ 300,00 em um, qual vocês recomendam?

Não pretendo fazer OverClock no processador, só quero manter ele bem frio o tempo todo e preservar sua vida útil (eu troco de PC a cada 10 anos mais ou menos kkkkkk).
Vou usar o r5 numa Steel Legend B450 ATX, com uma 1660 Super TUF3 e 16gb 3200mhz.
Como a maioria já disse, eu tb recomendo um air.

Vai de Gammaxx 400, barato e desempenho muito bom
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo