• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Testemunhos de rede Mesh

Precisa colocar o modem em bridge antes de ligar o deco, ou o proprio deco já faz isso automaticamente?
Depende.. Quem você quer que faça o roteamento da sua rede? O equipamento da operadora ou o Deco? Ou os dois e ficar com duas redes (DuploNAT)?
Se quiser que seja o roteador da operadora, use o Deco em modo Access Point..
Se quiser que seja o Deco, deixe o roteador da operadora em Bridge.. Daí ele viram um Modem.
 
Bom dia, Camaradas
Estou com um problema de configuração da minha rede mesh. Tenho 2 Tenda Giga e ambos ligados via cabo de rede diretamente do modem. Porém, o "secundário" não pega internet via cabo de rede, apenas por conexão wifi direto do primário. Alguma dica para que ambos trabalhem usando a internet via cabo de rede e mesmo assim permanecem em rede mesh?
 
Última edição:
Fala galera! Estou querendo montar uma rede mesh em um apartamento com 80 m2. Estive olhando os kits com 2 unidades dos modelos Deco M4 (por 799,00) e M5 (1.119,00). Na prática alguém sabe dizer existe alguma diferença de desempenho que compense esse maior valor do Deco M5? Tenho internet de 250 MB é busco uma rede wi-fi estável e com boa velocidade em todos os pontos da casa.
 
Fala galera! Estou querendo montar uma rede mesh em um apartamento com 80 m2. Estive olhando os kits com 2 unidades dos modelos Deco M4 (por 799,00) e M5 (1.119,00). Na prática alguém sabe dizer existe alguma diferença de desempenho que compense esse maior valor do Deco M5? Tenho internet de 250 MB é busco uma rede wi-fi estável e com boa velocidade em todos os pontos da casa.
Melhor e mais barato que os 2
Compre 2 unidades

Ou

Escolha sempre EU adapter
 
Fala galera! Estou querendo montar uma rede mesh em um apartamento com 80 m2. Estive olhando os kits com 2 unidades dos modelos Deco M4 (por 799,00) e M5 (1.119,00). Na prática alguém sabe dizer existe alguma diferença de desempenho que compense esse maior valor do Deco M5? Tenho internet de 250 MB é busco uma rede wi-fi estável e com boa velocidade em todos os pontos da casa.
Cara, eu moro em um apt com +- essas mesmas medidas que vc citou, porém com parede grossas feitas de bloco de concreto, o que impede muito que o sinal seja de qualidade em todos os cômodos, mesmo o ap sendo pequeno. Eu tenho o modem/roteador da NET e coloquei um repetidor em outro cômodo pra melhorar o sinal, mas mudou pouco. Dai semana passada olhei esse Deco M4 e resolvi arriscar comprando dois e foi o que resolveu o meu problema 100%. Pode ir sem medo. O m5 não comprei pq estava bem mais caro em relação ao M4 e n sei se entregaria muito mais qualidade que ele.
 
Alguma kit com 2 peças estilo o Deco m4 que tem um preço mais acessível?

Uso m4 aqui mas um amigo não queria gastar esse valor e se tiver algo parecido com porta Giga com menor custo, casa 2 andares.
 
Bom dia pessoal, se possível alguém opinar em minha dúvida ficarei agradecido.

Minha internet é da net/claro, reformei a casa e fiz cabeamento estruturado, o rack está instalado na lavanderia, possuo um switch gigabit, comprei um tplink archer c6 ac 1200 v3 (mesh) para colocar na área gourmet, minha dúvida é, no corredor da casa deixei uma caixinha já com cabo de rede e uma tomada, porém gostaria de opinião de vocês se compro um extensor RE305 v3 (mesh) utilizando o cabo de rede que deixei passado ou compro outro roteador pra colocar no corredor e deixo como access point ?

Gostaria de utilizar um SSID só..

Obrigado.
 
Bom dia pessoal, se possível alguém opinar em minha dúvida ficarei agradecido.

Minha internet é da net/claro, reformei a casa e fiz cabeamento estruturado, o rack está instalado na lavanderia, possuo um switch gigabit, comprei um tplink archer c6 ac 1200 v3 (mesh) para colocar na área gourmet, minha dúvida é, no corredor da casa deixei uma caixinha já com cabo de rede e uma tomada, porém gostaria de opinião de vocês se compro um extensor RE305 v3 (mesh) utilizando o cabo de rede que deixei passado ou compro outro roteador pra colocar no corredor e deixo como access point ?

Gostaria de utilizar um SSID só..

Obrigado.
O OneMesh da TPLInk só funciona com extensores.. então colocar outro roteador não vai te trazer os benefícios do Mesh..
Eu, no seu caso, pegaria o extensor e ligaria por cabo, caso realmente tanto o C6 quanto o RE305 estejam com o OneMesh habilitados.
 
O OneMesh da TPLInk só funciona com extensores.. então colocar outro roteador não vai te trazer os benefícios do Mesh..
Eu, no seu caso, pegaria o extensor e ligaria por cabo, caso realmente tanto o C6 quanto o RE305 estejam com o OneMesh habilitados.
Primeiramente obrigado pelo retorno, sua sugestão é minha primeira opção, acredito que plugando o cabo de rede no RE305 consigo também habilitar o mesh correto ? A pergunta pode até parecer tola mas pesquisando encontro pouca informação nesse tipo de instalação pois a grande maioria compra esse extensor para ampliar o sinal wifi captando o sinal do roteador e retransmitindo sem o uso do cabo de rede.
 
Primeiramente obrigado pelo retorno, sua sugestão é minha primeira opção, acredito que plugando o cabo de rede no RE305 consigo também habilitar o mesh correto ? A pergunta pode até parecer tola mas pesquisando encontro pouca informação nesse tipo de instalação pois a grande maioria compra esse extensor para ampliar o sinal wifi captando o sinal do roteador e retransmitindo sem o uso do cabo de rede.
Realmente o RE300 não tem porta Ethernet, mas o RE305 tem, o que permite funcionar como AccessPoint.. Infelizmente não tenho esse setup para te garantir que o Onemesh funcione nesse cenário, mas teoricamente tem tudo para fucionar.

Mas a porta Ethernet do RE305 é FAST, o que limitará a conexão à 100mbps.. vi agora nas Specs do extensor..
 
Realmente o RE300 não tem porta Ethernet, mas o RE305 tem, o que permite funcionar como AccessPoint.. Infelizmente não tenho esse setup para te garantir que o Onemesh funcione nesse cenário, mas teoricamente tem tudo para fucionar.

Mas a porta Ethernet do RE305 é FAST, o que limitará a conexão à 100mbps.. vi agora nas Specs do extensor..
Bah.. não tinha me atentado a este fato! Vou pesquisar outro repetidor pois necessito que a porta já seja giga.

Edit:

achei o bicho..

51%2Bo4Y9g0yL._AC_SL1000_.jpg

Acredito que este cara "TP-Link Wi-Fi 6 AX1500 RE505X OneMesh" resolva meu problema.
 
Fiquei pesquisando tantos roteadores bons atuais mas percebi que no caso aqui em casa só resolveria uma das reclamações se for usar rede mesh. Que é o caso de quando troca de área da metade da casa pra outra, tem que trocar de rede, aí cai chamada, cai o que estiver sendo reproduzido, download para, etc.
Não faço ideia de medida da casa, mas por exemplo, da ONT da operadora até a tomada que eu uso meu PC em outro cômodo, gastei 30 metros de fio fazendo curvas pelas paredes, claro. Então chuto que são 25m.
Minha compra anterior seria um TP Link AX10 ou C80 ou o ASUS RT-AC59U.
Mas agora estou pensando nas soluções mesh, TP-Link M4, D-Link Covr 1102 e Intelbras Twibi Giga, por conta dos preços mais baixos.
Será que eles realmente valem muito mais à pena hoje do que comprar um roteador parrudo?

Esqueci de perguntar, se eu pego qualquer um dessas soluções Mesh, elas só vão conversar entre si via cabo?

Por exemplo se eu pego um Deco M4 ou Twibi, obrigatoriamente o primeiro tem que estar via cabo na ONT da operadora, mas o segundo, tem que estar conectado via cabo no primeiro aparelho ou eles vão se comunicar via Wi-fi?
 
Última edição:
Fiquei pesquisando tantos roteadores bons atuais mas percebi que no caso aqui em casa só resolveria uma das reclamações se for usar rede mesh. Que é o caso de quando troca de área da metade da casa pra outra, tem que trocar de rede, aí cai chamada, cai o que estiver sendo reproduzido, download para, etc.
Não faço ideia de medida da casa, mas por exemplo, da ONT da operadora até a tomada que eu uso meu PC em outro cômodo, gastei 30 metros de fio fazendo curvas pelas paredes, claro. Então chuto que são 25m.
Minha compra anterior seria um TP Link AX10 ou C80 ou o ASUS RT-AC59U.
Mas agora estou pensando nas soluções mesh, TP-Link M4, D-Link Covr 1102 e Intelbras Twibi Giga, por conta dos preços mais baixos.
Será que eles realmente valem muito mais à pena hoje do que comprar um roteador parrudo?

Esqueci de perguntar, se eu pego qualquer um dessas soluções Mesh, elas só vão conversar entre si via cabo?

Por exemplo se eu pego um Deco M4 ou Twibi, obrigatoriamente o primeiro tem que estar via cabo na ONT da operadora, mas o segundo, tem que estar conectado via cabo no primeiro aparelho ou eles vão se comunicar via Wi-fi?
Mexe com isso não, mano. Já vai pra linha UniFi, da Ubiquiti.

Pode comprar só os access points, que vc terá um equipamento milhões de vezes superior a esses kitzinhos "mesh".


Edit: Dá uma lida nos posts abaixo, pra ter mais detalhes sobre o assunto. Um deles vai te ajudar comprar cabos UTP.




 
Última edição:
Mexe com isso não, mano. Já vai pra linha UniFi, da Ubiquiti.

Pode comprar só os access points, que vc terá um equipamento milhões de vezes superior a esses kitzinhos "mesh".


Pode me dizer o motivo por que você recomendou o Ubiquiti? Pelo o que eu saiba, ele não tem o beneficio do roaming presente na rede Mesh, não possui wi-fi padrão ax...

Eu concordo com você que os kits Mesh nacionais podem ser chamados de "kitzinhos", mas na minha visão uma rede Mesh com um AX6/3600+AX1800 seria mais interessante pro caso do nosso amigo do que simplesmente os APs da Ubiquiti.

Tô querendo saber na moral, não tô aqui pra criar uma discussão de que um é melhor que o outro.

Vlw!
 
Pode me dizer o motivo por que você recomendou o Ubiquiti? Pelo o que eu saiba, ele não tem o beneficio do roaming presente na rede Mesh, não possui wi-fi padrão ax...

Eu concordo com você que os kits Mesh nacionais podem ser chamados de "kitzinhos", mas na minha visão uma rede Mesh com um AX6/3600+AX1800 seria mais interessante pro caso do nosso amigo do que simplesmente os APs da Ubiquiti.

Tô querendo saber na moral, não tô aqui pra criar uma discussão de que um é melhor que o outro.

Vlw!
Eu recomendei pq sou profissional da área, estudo engenharia elétrica e engenharia de telecomunicações e eu teria que dar uma aula aqui sobre o assunto pra te responder essa questão. Só confia, OK?

Cara, eu já expliquei essa questão de fast roaming neste post, que vc mesmo curtiu. Lê novamente. Mesh NÃO TEM NADA A VER COM fast roaming.

UniFi TEM, SIM, FAST ROAMING. E melhor até que desses kits "mesh".

Ah, e nos Estados Unidos a Ubiquiti já lançou os APs com Wi-Fi 6. Então seria o caso de importar.

Outra coisa: Com o que se pagaria nos equipamentos que vc citou, dá pra comprar 2 APs UniFi tranquilamente. UniFi é solução corporativa, custando o mesmo preço de um kit mesh doméstico que vc exemplificou.

Quer ver ainda mais detalhes? Dá uma pesquisada no YouTube: UniFi interface. Dá uma olhada nos menus da controladora da rede. Faz esses kits "mesh" parecerem coisa de leigo (e são, na verdade). Ah, e UniFi tem gerência centralizada como vantagem.

 
Última edição:
Eu recomendei pq sou profissional da área, estudo engenharia elétrica e engenharia de telecomunicações e eu teria que dar uma aula aqui sobre o assunto pra te responder essa questão. Só confia, OK?

Cara, eu já expliquei essa questão de fast roaming neste post, que vc mesmo curtiu. Lê novamente. Mesh NÃO TEM NADA A VER COM fast roaming.

UniFi TEM, SIM, FAST ROAMING. E melhor até que desses kits "mesh".

Ah, e nós Estados Unidos a Ubiquiti já lançou os APs com Wi-Fi 6. Então seria o caso de importar.

Ah sim, nem tava lembrando desse post, mas agora que você citou eu lembrei.

Bacana demais, sempre aprendendo aqui.

Se me permite abusar do seu conhecimento, gostaria de aproveitar o gancho pra perguntar uma coisa rápida: lá no escritório onde trabalho, com a chegada de mais pessoas, estamos conectando mais coisas na rede e o Archer C6 que tá sendo usado lá como uma solução domestica, não tá dando mais conta, vai ter que rolar a troca pra uma coisa mais bem estruturada. Lá é o modem da Claro rodando em Bridge com um link de 240/20 (deve subir pra 600/35). Como você montaria essa rede? Vi uma galera falando da combinação entre router Mikrotik + Ubiquiti. Como funcionaria nesse caso? Você acabou de dar um ideia das qualidades do Ubiquiti, quais seriam as qualidades do Mikrotik?
OBS: Não tem setor de TI nem nada, é uma empresa recente e em expansão. Eu que cuido dessa parte lá porque tô mais por dentro das tecnologias, mas não é minha função na empresa. :haha:

Vlw!
 
Ah sim, nem tava lembrando desse post, mas agora que você citou eu lembrei.

Bacana demais, sempre aprendendo aqui.

Se me permite abusar do seu conhecimento, gostaria de aproveitar o gancho pra perguntar uma coisa rápida: lá no escritório onde trabalho, com a chegada de mais pessoas, estamos conectando mais coisas na rede e o Archer C6 que tá sendo usado lá como uma solução domestica, não tá dando mais conta, vai ter que rolar a troca pra uma coisa mais bem estruturada. Lá é o modem da Claro rodando em Bridge com um link de 240/20 (deve subir pra 600/35). Como você montaria essa rede? Vi uma galera falando da combinação entre router Mikrotik + Ubiquiti. Como funcionaria nesse caso? Você acabou de dar um ideia das qualidades do Ubiquiti, quais seriam as qualidades do Mikrotik?
OBS: Não tem setor de TI nem nada, é uma empresa recente e em expansão. Eu que cuido dessa parte lá porque tô mais por dentro das tecnologias, mas não é minha função na empresa. :haha:

Vlw!
Vc tem 3 opções que eu recomendaria:

1) UniFi dream machine Pro (UDM Pro) + APs UniFi + cable modem em bridge

2) EdgeRouter (modelo de acordo com o throughput) + APs UniFi + CloudKey Gen2 + cable modem em bridge

3) UniFi dream machine (versão não-pro) + APs UniFi + cable modem em bridge

É o que eu recomendaria, em ordem decrescente. A opção 3 só seria recomendável se o throughput da rede não for alto.

Não vejo por que usar Mikrotik e misturar fabricantes (e gerências, e interfaces, e sistemas, e garantias, e suportes técnicos) diferentes, sendo que dá pra comprar tudo de um fabricante só e simplificar s gerência e a vida de uma empresa sem setor dedicado de TI.

Lembrando do conceito de redes corporativas que vem predominando hoje: Células menores, com menor cobertura individual, e maior número de células espalhadas pelo imóvel. É assim que se expande cobertura sem perder desempenho.

Outro detalhe: O principal trunfo do Wi-Fi 6 sobre o Wi-Fi 5 é o desempenho com múltiplos dispositivos conectados e trafegando dados simultaneamente. Se, mesmo diminuindo o tamanho das células, houver alta densidade de usuários, pode ser recomendável comprar APs com Wi-Fi 6. Aí seria necessário importar.

Alguns podem se perguntar por que falo tanto em Ubiquiti. Será que não tem outro fabricante no mercado? Até tem. Mas com alto desempenho, só a Ubiquiti não cobra licença anual pra manter a solução ativa. Só pesquisar pra descobrir o absurdo de caro que são as soluções da Ruckus, Cisco/Meraki e HP/Aruba.

Tem outros fabricantes que isentam de licenças? Sim. Mas são, por exemplo, TP-Link, Intelbras e D-Link. Acho que não preciso comentar nada sobre estas marcas né?

Obs.: Quando cito o termo "célula" pense no conjunto: access point + área que ele cobre + dispositivos conectados a ele por Wi-Fi.
 
Vc tem 3 opções que eu recomendaria:

1) UniFi dream machine Pro (UDM Pro) + APs UniFi + cable modem em bridge

2) EdgeRouter (modelo de acordo com o throughput) + APs UniFi + CloudKey Gen2 + cable modem em bridge

3) UniFi dream machine (versão não-pro) + APs UniFi + cable modem em bridge

É o que eu recomendaria, em ordem decrescente. A opção 3 só seria recomendável se o throughput da rede não for alto.

Não vejo por que usar Mikrotik e misturar fabricantes (e gerências, e interfaces, e sistemas, e garantias, e suportes técnicos) diferentes, sendo que dá pra comprar tudo de um fabricante só e simplificar s gerência e a vida de uma empresa sem setor dedicado de TI.

Lembrando do conceito de redes corporativas que vem predominando hoje: Células menores, com menor cobertura individual, e maior número de células espalhadas pelo imóvel. É assim que se expande cobertura sem perder desempenho.

Outro detalhe: O principal trunfo do Wi-Fi 6 sobre o Wi-Fi 5 é o desempenho com múltiplos dispositivos conectados e trafegando dados simultaneamente. Se, mesmo diminuindo o tamanho das células, houver alta densidade de usuários, pode ser recomendável comprar APs com Wi-Fi 6. Aí seria necessário importar.

Alguns podem se perguntar por que falo tanto em Ubiquiti. Será que não tem outro fabricante no mercado? Até tem. Mas com alto desempenho, só a Ubiquiti não cobra licença anual pra manter a solução ativa. Só pesquisar pra descobrir o absurdo de caro que são as soluções da Ruckus, Cisco/Meraki e HP/Aruba.

Tem outros fabricantes que isentam de licenças? Sim. Mas são, por exemplo, TP-Link, Intelbras e D-Link. Acho que não preciso comentar nada sobre estas marcas né?

Obs.: Quando cito o termo "célula" pense no conjunto: access point + área que ele cobre + dispositivos conectados a ele por Wi-Fi.
Muito obrigado pela ajuda, amigo, de verdade. Ajudou muito! Vou colocar cada opção dessa ai na ponta do lápis, ver quanto realmente fica e trocar uma ideia com o pessoal lá da empresa. Qualquer dúvida eu volto a perguntar.

Muito obrigado mesmo.

Vlw!
 
Mexe com isso não, mano. Já vai pra linha UniFi, da Ubiquiti.

Pode comprar só os access points, que vc terá um equipamento milhões de vezes superior a esses kitzinhos "mesh".


Edit: Dá uma lida nos posts abaixo, pra ter mais detalhes sobre o assunto. Um deles vai te ajudar comprar cabos UTP.




Realmente, eu dei uma olhada e tá na mesma faixa de preço dos kits mesh.
E lembro que eu trabalhei em um prédio que tinha dentro do escritório um desses bem ali na parede e tinha outros em outros andares.
Tendo a questão do roaming e uma rede só unificada na casa, cobrindo todo o imóvel, tá valendo. É como você citou em outro post, um mesmo sistema administrando.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mexe com isso não, mano. Já vai pra linha UniFi, da Ubiquiti.

Pode comprar só os access points, que vc terá um equipamento milhões de vezes superior a esses kitzinhos "mesh".


Edit: Dá uma lida nos posts abaixo, pra ter mais detalhes sobre o assunto. Um deles vai te ajudar comprar cabos UTP.




Li as postagens recomendadas, nossa, lembrei até do começo da faculdade falando sobre Modelo OSI, rsrs.
Cabos eu tô de boa, lido muito com eles, tanto que sou bem exigente quando preciso comprar.
A ONT da operadora está na sala, montei uma tomada lá com conexões de TV e internet, dela saem cabos que rodam a casa por fora até chegar nos fundos, onde tem outra tomada com conexões de TV e internet. Na época eu não era tão entendido de cabo e fiz uma porta Fast e outra Gigabit. Talvez eu mexa aí. Aí vieram as aulas de redes e passei a ver mais coisas ganhando mais conhecimento.
O que eu vou ter que aprender agora é como medir a casa.
Se for pra gastar com um aparelho desses, que eu vi que está na casa dos 1000 reais, precisa ser um que atenda a casa toda no geral, não deixe sinal fraco em nenhum canto. Coloco no meio da casa, sei lá.
11 equipamentos conectados. Não todos ao mesmo tempo, vão se conectar em horários alternados aí. Pico de uso de 7 ao mesmo tempo.
 
Última edição:
Realmente, eu dei uma olhada e tá na mesma faixa de preço dos kits mesh.
E lembro que eu trabalhei em um prédio que tinha dentro do escritório um desses bem ali na parede e tinha outros em outros andares.
Tendo a questão do roaming e uma rede só unificada na casa, cobrindo todo o imóvel, tá valendo. É como você citou em outro post, um mesmo sistema administrando.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Li as postagens recomendadas, nossa, lembrei até do começo da faculdade falando sobre Modelo OSI, rsrs.
Cabos eu tô de boa, lido muito com eles, tanto que sou bem exigente quando preciso comprar.
A ONT da operadora está na sala, montei uma tomada lá com conexões de TV e internet, dela saem cabos que rodam a casa por fora até chegar nos fundos, onde tem outra tomada com conexões de TV e internet. Na época eu não era tão entendido de cabo e fiz uma porta Fast e outra Gigabit. Talvez eu mexa aí. Aí vieram as aulas de redes e passei a ver mais coisas ganhando mais conhecimento.
O que eu vou ter que aprender agora é como medir a casa.
Se for pra gastar com um aparelho desses, que eu vi que está na casa dos 1000 reais, precisa ser um que atenda a casa toda no geral, não deixe sinal fraco em nenhum canto. Coloco no meio da casa, sei lá.
11 equipamentos conectados. Não todos ao mesmo tempo, vão se conectar em horários alternados aí. Pico de uso de 7 ao mesmo tempo.
No seu lugar, em vez de comprar só um AP mais caro, compraria duas unidades do mais barato da linha (o UAP-AC-LITE).

Dá uma lida no trecho abaixo, que eu gosto muito de frisar. Em redes com fast roaming, quanto menores as células, melhor o desempenho. É uma analogia com o funcionamento da própria internet: descentralização.
Lembrando do conceito de redes corporativas que vem predominando hoje: Células menores, com menor cobertura individual, e maior número de células espalhadas pelo imóvel. É assim que se expande cobertura sem perder desempenho.

Obs.: Quando cito o termo "célula" pense no conjunto: access point + área que ele cobre + dispositivos conectados a ele por Wi-Fi.
 
Temos essa merda na empresa se não comprar a licença você tem um tijolo de mais de 2Mil e a licença custa 3Mil

E um novo já com licença trazendo lá de fora custa uns R$3500

Temos 2 Meraki MX64 sendo que acabou a licença de um deles e está encostado e o outro quando acabar não vai ser renovado. Pior merda que o antigo gerente de TI fez.
 
Temos essa merda na empresa se não comprar a licença você tem um tijolo de mais de 2Mil e a licença custa 3Mil

E um novo já com licença trazendo lá de fora custa uns R$3500

Temos 2 Meraki MX64 sendo que acabou a licença de um deles e está encostado e o outro quando acabar não vai ser renovado. Pior merda que o antigo gerente de TI fez.
Isso aí, meu amigo.

Por isso mesmo, eu acabo não vendo muita saída a não ser Ubiquiti.

Pq fora ela, ou são fabricantes chinesas (como TP-Link e D-Link), que podem até ter produtos OK pro mercado residencial de baixo/médio custo, mas não são lá essas coisas quando o assunto são equipamentos corporativos; ou são produtos xing-ling chapa branca que uma Intelbras ou uma Multilaser da vida compram o projeto e só fabricam.
 
No seu lugar, em vez de comprar só um AP mais caro, compraria duas unidades do mais barato da linha (o UAP-AC-LITE).

Dá uma lida no trecho abaixo, que eu gosto muito de frisar. Em redes com fast roaming, quanto menores as células, melhor o desempenho. É uma analogia com o funcionamento da própria internet: descentralização.
Acredito que 2 AP's atenderiam a residência aqui. Um só já atenderia mais da metade dela.
 
Galera, não sei se essa dúvida se encaixa neste tópico, mas... Estou com um Xiaomi AX1800 e um AX3600 ligados em Mesh através de cabo (foi passado um cabo que deve ter aproximadamente 20~30 metros entre um quarto e a sala). Liguei o router secundário conectado na porta LAN do router primário, até aí tudo bem, só que no router secundário (da sala) o sinal usando o Wi-Fi do Mesh não consegue chegar mais do que uns 200mb~230mb, enquanto no router primário a velocidade chega normalmente nos 600mb+. O cabo utilizado é um CAT5e, eu mesmo que fiz a crimpagem.

Essa perda de velocidade se deve ao tamanho do cabo e / ou versão do mesmo? Teoricamente o CAT5e deveria alcançar estas velocidades sem problemas, né?

**EDIT. Corrigido, pelo jeito quando coloquei o cabo no segundo router ele não reconheceu de primeira, agora está com full speed!
 
Última edição:
Fui ver o preço de 1 unidade do Ubiquiti AC Lite, 740 conto. Imagina pra ter 2.
Realmente não tem nenhum kit que faça o trabalho tão bem que pelo menos fique perto do desempenho de um Ubiquiti?
Porque, preço aqui tá sendo a questão também. Fiquei pesquisando e vendo vídeos, gostei muito do Tenda MW6, Deco M5, mas não sou eu quem vai dar o ok pra compra, então talvez até um Deco M4. Não descarto o Twibi Giga.
A intenção é interligar eles pelos cabos e aproveitar a porta que sobra pra ligar mais coisas nos cabos. O que não puder, fica no wi-fi.
Além disso, o roaming pra ter uma rede só e parar de ter que ficar toda hora trocando no celular as redes diferentes.
Gostei do MW6 da Tenda mostrar a intensidade do sinal quando eles não são interligados pelos cabos, assim dá pra interligar eles sem ter que ficar passando cabos pra lá e pra cá também se for essa a escolha. Dá pra achar o "lugar certo" deles ficarem.
Pelas contas que fizemos aqui, são 170m2 pra cobrir.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo