[TÓPICO DEDICADO] Testemunhos de rede Mesh

Pessoal, mudei com a patroa para um apartamento de porte médio, daqueles antigos, com parede bem grossa. Queria saber se é necessário uma rede mesh ou se um Tenda AC-10 ou similar já resolveria o problema.
 
Pessoal, mudei com a patroa para um apartamento de porte médio, daqueles antigos, com parede bem grossa. Queria saber se é necessário uma rede mesh ou se um Tenda AC-10 ou similar já resolveria o problema.
Dependerá de vários fatores. Se o apartamento for pequeno, um roteador apenas pode ser que atenda sua necessidade.
 
Mesh é novo pra mim, mas vamos lá.

Gostaria de ligar um Mesh cabeado do modem da Vivo Fibra e outro por wifi do primeiro aparelho mesh.

Modem Vivo - cabo rede - 1°Mesh

1°Mesh - wifi - 2°Mesh.

Qual voces me indicariam, tem algum que compense no Aliexpress?
Qual velocidade de internet que voce vai usar?
Vale lembrar que usar conexão Wifi para outro equipamento Mesh vai usar metade de sua capacidade..

Por enquanto o AX6 ta ligado por cabo cat6 no provedor e entre o AX6 e AX5 está sendo feito sem fio, mas já comprei cabos cat6 pra fazer essa conexão.
Seu Wifi está se conectando com 1.4gbps de velocidade..
Isso dignifica que ele está conectado em duas streams de 160MHz usando 256QAM.

O problema é que conectado por Wifi no AX5, ele gasta boa parte da velocidade para fechar essa conexão, e te deixa apenas com a outra metade para usar.
Desligue o Mesh e faça o teste do Wifi apenas no AX6.

Pessoal, mudei com a patroa para um apartamento de porte médio, daqueles antigos, com parede bem grossa. Queria saber se é necessário uma rede mesh ou se um Tenda AC-10 ou similar já resolveria o problema.

Depende da velocidade do seu link, tamanho do Apto, numero de paredes, qual o tipo de banda e o quanto de velocidade vc espera nos pontos mais distantes.

Um AC10 cobria meu AP de 120m² com sinal 2.4Ghz.. dava pra pegar até uns 30mbps nos cantos do AP..

Mas se a ideia é ter 300mbps em todo comodo, vai precisar colocar pontos MEsh espalhados na planta do AP.
 
Qual velocidade de internet que voce vai usar?
Vale lembrar que usar conexão Wifi para outro equipamento Mesh vai usar metade de sua capacidade..


Seu Wifi está se conectando com 1.4gbps de velocidade..
Isso dignifica que ele está conectado em duas streams de 160MHz usando 256QAM.

O problema é que conectado por Wifi no AX5, ele gasta boa parte da velocidade para fechar essa conexão, e te deixa apenas com a outra metade para usar.
Desligue o Mesh e faça o teste do Wifi apenas no AX6.



Depende da velocidade do seu link, tamanho do Apto, numero de paredes, qual o tipo de banda e o quanto de velocidade vc espera nos pontos mais distantes.

Um AC10 cobria meu AP de 120m² com sinal 2.4Ghz.. dava pra pegar até uns 30mbps nos cantos do AP..

Mas se a ideia é ter 300mbps em todo comodo, vai precisar colocar pontos MEsh espalhados na planta do AP.

Por enquanto Vivo Fibra 300/150, mas alterar por 600/300.
 
Esse adaptador Wifi Atheros QCA9377 tem realmente um pico de velocide de 433mbps (Peak Speed: 433 Mbps).

Mas pra isso acontecer, o Airties precisa estar configurado pra operar a 80MHz de largura na rede 5GHz.
Faça um teste desligando o Mesh e deixando apenas o ponto ligado por cabo para prover Wifi.. Pois pode ser que ele use parte da banda de 5Ghz para se conectar com os outros pontos..
Pluguei cabo em todos os MESH e pelo que entendi só tem duas disponibilidades no MESH para conectar em 433mbps e o resto é em 150mbps. Não era bem minha expectativa, pois esperava que todos os hardwares compatíveis pudessem usar os 433mbps (em casa há 3 notebooks em uso). Outra coisa também que notei é que a distância do ponto MESH afeta consideravelmente a velocidade: 3 metros de distância sem nada no meio do caminho faz a velocidade cair de 150mbps para 70 - 80 mbps.

Me frustrei um pouco com a experiência de velocidade, mas pelo menos a conectividade é boa: consigo realmente WIFI na casa toda com continuidade entre os MESH instalados.
 
Dependerá de vários fatores. Se o apartamento for pequeno, um roteador apenas pode ser que atenda sua necessidade.
Aproximadamente 110m² em uma medição meio grosseira aqui, só q são paredes antigas, na época q faziam paredes ainda e não membranas. Acabei pegando um Huawei AX3 Dual Core, vi bastante elogios sobre ele. Acha q será o necessário?
 
Aproximadamente 110m² em uma medição meio grosseira aqui, só q são paredes antigas, na época q faziam paredes ainda e não membranas. Acabei pegando um Huawei AX3 Dual Core, vi bastante elogios sobre ele. Acha q será o necessário?
Desculpe a franqueza, mas não sei onde vc viu elogios sobre esse roteador.. certamente não foi por aqui..
Ele é um dos mais fracos AX6 do mercado. A não ser que tenha pago um valor muito atraente para poder usar vários em Mesh, não é uma boa recomendação..

Frequency Range WS7100Power OutputRule PartsGrant NotesApp #
2.412-2.462 GHz 221.3 mW15CCC2.1
5.18-5.24 GHz 88.3 mW15ECC1.1
5.745-5.825 GHz 111.4 mW15ECC1.2

Roteadores bons hoje em dia (inclusive os Docsis 3.1 da Claro) estão vindo com mais de 900mW de potencia nos 5.8GHz.
Edit: O AC10 tem praticamente a mesma potencia do AX3 Dual, mas em 2.4Ghz ele tem quase 4x mais potencia.

Frequency Range AC10Power OutputRule PartsGrant NotesApp #
2.412-2.462 GHz 793 mW15CCC, MO1.1
5.18-5.24 GHz 94 mW15ECC, MO2.1
5.745-5.825 GHz139 mW15ECC, MO2.2
 
Última edição:
Desculpe a franqueza, mas não sei onde vc viu elogios sobre esse roteador.. certamente não foi por aqui..
Ele é um dos mais fracos AX6 do mercado. A não ser que tenha pago um valor muito atraente para poder usar vários em Mesh, não é uma boa recomendação..

Frequency Range WS7100Power OutputRule PartsGrant NotesApp #
2.412-2.462 GHz221.3 mW15CCC2.1
5.18-5.24 GHz88.3 mW15ECC1.1
5.745-5.825 GHz111.4 mW15ECC1.2

Roteadores bons hoje em dia (inclusive os Docsis 3.1 da Claro) estão vindo com mais de 900mW de potencia nos 5.8GHz.
Edit: O AC10 tem praticamente a mesma potencia do AX3 Dual, mas em 2.4Ghz ele tem quase 4x mais potencia.

Frequency Range AC10Power OutputRule PartsGrant NotesApp #
2.412-2.462 GHz793 mW15CCC, MO1.1
5.18-5.24 GHz94 mW15ECC, MO2.1
5.745-5.825 GHz139 mW15ECC, MO2.2
Obrigado pelas informações, vou colocar aqui e fazer os testes quando chegar, conforme for devolvo, então. Espero q um seja suficiente, n queria comprar outro. (Paguei 330,00).

O meu modem é esse Docsis 3.1. Eu comprei o roteador apenas para conseguir um sinal melhor para o apartamento, n precisa pegar em cada canto. Vc acha q com esse AX3 eu n vou ganhar nada em relação a isto?
 
Boa tarde, irei colocar uma rede mesh na casa nova que ficará pronta em uns 2 meses, porém não conheço muito de rede e gostaria de ajuda para escolher os equipamentos. A casa tem 2 pisos, sendo o de baixo com 180m² porém sem paredes a área do living e espaço gourmet que é a area desejada a ser roteada, e o piso de cima onde ficam os 3 dormitórios tem em torno de 80m².

Tinha pensado em colocar 2 roteadores mesh no piso terreo, nas extremidades, e 1 para o piso superior dentro do meu quarto que é meio centralizado, daria certo? qual marca e modelo me recomendam?

A internet será de 150-250mb ainda não decidi o plano, pretendo usar os roteadores mesh conectados por cabo para ter total estabilidade, assim como esse mesh que pretendo ter no quarto seria para puxar um cabo para meu computador.

Edit: A casa terá automação(interruptores, tv, ar-condicionado), funciona normal com estes dispositivos mesh?
 
Tinha pensado em colocar 2 roteadores mesh no piso terreo, nas extremidades, e 1 para o piso superior dentro do meu quarto que é meio centralizado, daria certo? qual marca e modelo me recomendam?
A ideia parece ser boa, principalmente por estarem ligados no cabo.
Fica agora a dúvida de quanto vc pretende investir nesse setup e qual a tecnologia que vc pretende usar.. Se usar um Wifi5 vc pode ficar limitado no futuro, mas custa mais barato.
Se usar Wifi6, vc pode garantir uma vida util maior, mas custa um pouco mais.

Eu uso um AX6 e um AX5 em mesh cabeado e consigo 400 dos 500mbps no meu celular na rua, em frente de casa.

Sobre IoT, funciona sim.. Eu acabei ligando a junção de bandas e consigo conectar os Sonoffs e lampadas Tuya sem maiores dificuldades..
 
A ideia parece ser boa, principalmente por estarem ligados no cabo.
Fica agora a dúvida de quanto vc pretende investir nesse setup e qual a tecnologia que vc pretende usar.. Se usar um Wifi5 vc pode ficar limitado no futuro, mas custa mais barato.
Se usar Wifi6, vc pode garantir uma vida util maior, mas custa um pouco mais.

Eu uso um AX6 e um AX5 em mesh cabeado e consigo 400 dos 500mbps no meu celular na rua, em frente de casa.

Sobre IoT, funciona sim.. Eu acabei ligando a junção de bandas e consigo conectar os Sonoffs e lampadas Tuya sem maiores dificuldades..
Com 1k eu conseguiria montar esse sistema? Caso sim, em Wifi5 ou 6? Quais aparelhos me recomenda dentro dessa faixa? estourando 1500 caso seja muito necessário gastar mais para realmente ficar bom, creio que wifi 5 pra wifi 6 no momento e com a minha velocidade de conexão, não faria diferença, ainda mais que no computador que é onde preciso da rede melhor, irei utilizar cabeado.

Pesquisei este ax6, achei varios valores, pensei que mesh era só aqueles roteadores menores tipo ponto de acesso, este é, diriamos, "padrão normal", talvez 2 deles já dariam conta da casa toda, as redes 2.4 e 5 são separadas ou ele alterna automaticamente noo dispositivo?
 
Última edição:
Com 1k eu conseguiria montar esse sistema? Caso sim, em Wifi5 ou 6? Quais aparelhos me recomenda dentro dessa faixa? estourando 1500 caso seja muito necessário gastar mais para realmente ficar bom, creio que wifi 5 pra wifi 6 no momento e com a minha velocidade de conexão, não faria diferença, ainda mais que no computador que é onde preciso da rede melhor, irei utilizar cabeado.

Pesquisei este ax6, achei varios valores, pensei que mesh era só aqueles roteadores menores tipo ponto de acesso, este é, diriamos, "padrão normal", talvez 2 deles já dariam conta da casa toda, as redes 2.4 e 5 são separadas ou ele alterna automaticamente noo dispositivo?
SObre recomendação dos equipamentos Mesh, como disse, eu só tenho o da Redmi..
Já ví gente aqui falando muito bem, mas também mal dos roteadores Deco M4 e M5.. Assim como da Intelbras Twibi Giga e Giga+, que são os Tenda MW5 e MW6..
Meu amigo pegou um M4 por recomendação minha e está gostando. Ele tem um sobrado bem comprido e consegue 250mbps em toda a casa..

Sobre a junção de redes, nos Redmi eu posso ligar ou desligar essa junção.. Aqui eu to testando ligado já há alguns meses e nao tive problemas.
 
Valeu @tecpix, sempre auxiliando.
Entre o M4 e o M5, kit com 3, o M5 é mais recomendável?
Não consegui achar aquele tipo de info de potência que você sempre traz pra comparar.
Pelo que vi ele deve ter um pouco mais de potência.
Não penso num kit 6 nesse momento pois a diferença de preço é gritante.
Pensei em pegar dois AX6 mas não sei se seria suficiente. Pra casa hoje, térrea com 240m, talvez, mas pro sobrado que fica pronto no meio do ano acho que não (provavelmente precisaria de dois no andar de baixo e um no de cima).
 
Entre o M4 e o M5, kit com 3, o M5 é mais recomendável?
Não consegui achar aquele tipo de info de potência que você sempre traz pra comparar.
Pelo que vi ele deve ter um pouco mais de potência.
O M5 tem mesmo um pouco mais de potencia nos canais baixos em 5GHz, mas é algo em torno de 0,5dBm.. não vai dobrar o alcance.. numa conta no papel de pão, pra dobrar o alcance, a potencia precisa subir 10x..

De resto, ele tem o dobro de RAM que o M4, o que significa que cada nó do M5 consegue lidara com 64 equipamentos simultaneos enquanto o M4 conseguiria 32..

DevicePHY modesCPU1FLA1RAM1Radio1Radio22.412-2.462 GHz5.18-5.24 GHz5.745-5.825 GHzFCC date
TP-LINK Deco E4R
FCC ID:
TE7E4
abgn+ac

AC1200
Qualcomm Atheros
QCA9561
750 MHz
16 MiB128 MiBQualcomm Atheros
QCA9561
2x2:2, bgn
Qualcomm Atheros
QCA9886
2x2:2, an+ac
197 mW195 mW192 mW2019-03-02
TP-LINK Deco M4R
FCC ID:
TE7M4R
abgn+ac

AC1200
Qualcomm Atheros
QCA9563
750 MHz
16 MiB128 MiBQualcomm Atheros
QCA9563
2x2:2, bgn
Qualcomm Atheros
QCA9886
2x2:2, an+ac
610 mW480 mW500 mW2018-10-19
TP-LINK Deco M5
FCC ID:
TE7M5
abgn+ac

AC1300
Qualcomm
IPQ4019
717 MHz
4 cores
32 MiB256 MiBQualcomm
IPQ4019
2x2:2, bgn
Qualcomm
IPQ4019
2x2:2, an+ac
403.6 mW539.5 mW404.6 mW2017-03-01

Os valores de potencia eu pego do FCCID.. Tem o link de cada homologacao na primeira coluna.
 
Com 1k eu conseguiria montar esse sistema? Caso sim, em Wifi5 ou 6? Quais aparelhos me recomenda dentro dessa faixa? estourando 1500 caso seja muito necessário gastar mais para realmente ficar bom, creio que wifi 5 pra wifi 6 no momento e com a minha velocidade de conexão, não faria diferença, ainda mais que no computador que é onde preciso da rede melhor, irei utilizar cabeado.

Pesquisei este ax6, achei varios valores, pensei que mesh era só aqueles roteadores menores tipo ponto de acesso, este é, diriamos, "padrão normal", talvez 2 deles já dariam conta da casa toda, as redes 2.4 e 5 são separadas ou ele alterna automaticamente noo dispositivo?
Ja pensando no futuro (que na verdade é o hoje), o Deco X20 está se tornando uma boa opção.

https://www.fastshop.com.br/web/p/d...ador-wireless-deco-x20-ax1800-tp-link-decox20

Comprando através do Zoom há Cashback de 8% (cerca de R$107).
 
Alguém sabe me dizer a diferença entre os Xiaomi AX1800 branco e preto? tirando o formato e o preço(branco mais barato), me parecem ter specs parecidas. Caso use os dois na mesma rede, será que da pra fazer mesh, pretendia usar o preto que tem formato mais bonito num lugar onde ficaria exposto, e o branco dentro de um quadro de luz, já que o preto não deve caber.

D_NQ_NP_849114-MLB48466327017_122021-O.webp

D_NQ_NP_739438-MLA45674224096_042021-O.webp
 
Alguém sabe me dizer a diferença entre os Xiaomi AX1800 branco e preto? tirando o formato e o preço(branco mais barato), me parecem ter specs parecidas. Caso use os dois na mesma rede, será que da pra fazer mesh, pretendia usar o preto que tem formato mais bonito num lugar onde ficaria exposto, e o branco dentro de um quadro de luz, já que o preto não deve caber.

D_NQ_NP_849114-MLB48466327017_122021-O.webp

D_NQ_NP_739438-MLA45674224096_042021-O.webp
Se os dois forem da mesma região (ambos globais ou ambos chineses), sim..

agora.. Quadro de luz? Com fios e metal em volta? Vai criar uma gaiola de faraday..
 
Se os dois forem da mesma região (ambos globais ou ambos chineses), sim..

agora.. Quadro de luz? Com fios e metal em volta? Vai criar uma gaiola de faraday..
Não não, é um quadro exclusivo para rede que deixei na casa para facilitar a passagem dos fios ou caso seja necessário switch e etc. O quadro e a tubulação de energia elétrica são separados.

Quanto ao router, o ax1800 branco é global e o ax1800 torre preto é chinês pelo que entendi, então não funcionariam junto, estou decidido a comprar 2 ax1800 torre preto, caso seja necessário este terceiro no quadro eu compro depois. Consegui por 400 reais direto aqui no BR, é um bom roteador e valor a ser pago?
 
Não não, é um quadro exclusivo para rede que deixei na casa para facilitar a passagem dos fios ou caso seja necessário switch e etc. O quadro e a tubulação de energia elétrica são separados.

Quanto ao router, o ax1800 branco é global e o ax1800 torre preto é chinês pelo que entendi, então não funcionariam junto, estou decidido a comprar 2 ax1800 torre preto, caso seja necessário este terceiro no quadro eu compro depois. Consegui por 400 reais direto aqui no BR, é um bom roteador e valor a ser pago?
Teoricamente não deveriam funcionar, pois cada um faz a sincronização em servidores de locais diferentes, o que pode inviabilizar o "enlace"..
Mas não desista por causa da minha postagem.. Faça o teste.. Resete ambos os roteadores e instale o ultimo firmware.. Ligue ambos no cabo e tente fechar o mesh do principal com o satélite.

Sobre pagar R$400 num AX1800 preto torre no BR, é um bom valor. Primeiro por que ele saiu de linha e não se acha mais em nenhum lugar. Segundo é que o roteador que o substituiu (AX3000) é apenas Dual Core ao invés de QuadCore.
Se for o CHines, melhor ainda.. Pois o firmware global limita a potencia dos transmissores para 23dB (200mW) enquanto o chines libera o total de 30dB (1000mW), o que aumenta bastante o alcance.
 
Última edição:
Alguém aqui tem mesh via roteador AX3 da Huawei ? Funciona direitinho ?
Queria substituir meu Twibi por 2 AX3
 
Ta fechando a conexão em qtos mbps?
Entre 960Mb/s e 1200Mb/s em 5GHz/80MHz

573Mb/s em 2.4GHz/40MHz

Vou tirar esse final de semana pra fazer uns testes mais parrudos... vou pegar uma placa com 160MHz de largura de banda pra tentar extrair o máximo do X60.

No geral é ta se saindo um ótimo equipamento.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo