[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Como você clonou? Qual parametro dos numeros la utilizou?
Eu só selecionei a opção automática lá no roteador. Fiz no desespero mesmo. Sendo bem sincero, não tinha muita noção do que tava fazendo, hahahaha.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

cara, sinceridade utilize o sagemcom como roteador principal e o wifi dele aonde der sinal.
use o C7 configurado especificadamente como acess point e instale ele no local de sua residência que não de sinal do sagemcom.

o pq disso, o c7 possui cpu single core, ate da pra usar ele em modo roteador e gerenciar a sua rede, o problema é o seguinte se vc tiver plano ae de 500Mb assinado provavelmente vai estar recebendo 700Mb down, se tiver acontecendo na sua rede de alguns devices estiverem consumindo a banda o cpu do c7 não vai segurar.
nem se instalar o openwrt no c7 vai salvar o equipamento, principalmente ultima versão dele, firewall novo nft ta pesado e necessita de cpu realmente boa com velocidades altas.

querendo ou não, os modens docsis 3.1 da claro são superiores em poder de processamento, único ruim é a maldita da claro que capa as opções no fw pra configuração mais avançada e do qos.

a e do jeito que vc esta ae com os dois equipamentos em modo router, ta com duplo nat na sua rede, se estiver com cgnat ativo no teu contrato, triplo nat.
vai ter problema arodo relacionado a liberação de porta, e dependendo da aplicação(principalmente jogo p2p) vai da problema.
Brigadão pelas dicas e perdão pela demora para responder. To recebendo 700+MB mesmo. Tenho alguns dispositivos em casa, mas nunca vi o uso da CPU do roteador ficar alto.

Eu acabei conseguindo resolver o problema com as dicas do @alexandren, que também me recomendou seguir as suas. No futuro, acho que vou parar de usar o meu Archer C7. O foda é que esse Sagemcom é um trambolho cheio de luzes fortes que só fica na vertical. A porra do cabo coaxial vai ficar aparente e ainda dificultar o posicionamento pela rigidez. Admito que também fico incomodado com isso, mas a patroa é arquiteta e designer de interiores... Ela falaria pra caralho, hahahahaha.
 
Última edição:
Eu só selecionei a opção automática lá no roteador. Fiz no desespero mesmo. Sendo bem sincero, não tinha muita noção do que tava fazendo, hahahaha.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Brigadão pelas dicas e perdão pela demora para responder. To recebendo 700+MB mesmo. Tenho alguns dispositivos em casa, mas nunca vi o uso da CPU do roteador ficar alto.

Eu acabei conseguindo resolver o problema com as dicas do @alexandren, que também me recomendou seguir as suas. No futuro, acho que vou parar de usar o meu Archer C7. O foda é que esse Sagemcom é um trambolho cheio de luzes fortes que só fica na vertical. A porra do cabo coaxial vai ficar aparente e ainda dificultar o posicionamento pela rigidez. Admito que também fico incomodado com isso, mas a patroa é arquiteta e designer de interiores... Ela falaria pra caralho, hahahahaha.
Fita isolante preta nos leds :haha:
To falando sério, comprei um gabinete da Cougar que me dava o mesmo problema, o led da energia é branco e claro pra desgraça. Desci adesivo em cima. Como ainda precisava enxergar se o hdd tava trabalhando ou não, aí infelizmente tive que meter um adesivo branco mesmo. Fica feio pra desgraça mas resolve o problema e permite ver se tá tudo ligado.
 
Boa noite! Estou usando no momento como roteador o HG8145v5, pretendo passar pra modo bridge .porém estou com receio..pois é primeira vez que utilizo a fibra..e era modelo tbem..alguém pode relatar a experiência com o mesmo em bridge!..no momento utilizo exclusivamente para jogar no Xbox.. via cabo..o Wifi.. e somente para caso a outra internet HFC de algum problema.!
 
Vão instalar um Modem 3.0 aqui, parece ser o Humax. Perguntei se não poderia ser um 3.1 e o cara disse que nessa velocidade só 3.0.

Sem problema. Vão voltar pra instalar um 3.1 depois da reclamação. Da outra vez foi a mesma ladainha. :monkey:
Aqui ele veio com essa conversa, quando eu disse que não aceitaria num instante ele foi pegar um novo 3.1 no carro :limo:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@Thominex Passei nesse cep 58051-830 N° 363 hoje e vi aquelas caixas novas de sobreposição da Claro FTTH, hj de manhã tentei procurar se ja estava disponivel no site e nada, agora fui ver e já tem CLARO FTTH disponível pra contratar :yeah: @KILLME mais uma sobreposição pra conta, não deu pra tirar a foto pois passei rápido hehehe.
 
Última edição:
Aqui ele veio com essa conversa, quando eu disse que não aceitaria num instante ele foi pegar um novo 3.1 no carro :limo:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@Thominex Passei nesse cep 58051-830 N° 363 hoje e vi aquelas caixas novas de sobreposição da Claro FTTH, hj de manhã tentei procurar se ja estava disponivel no site e nada, agora fui ver e já tem CLARO FTTH disponível pra contratar :yeah: @KILLME mais uma sobreposição pra conta, não deu pra tirar a foto pois passei rápido hehehe.
Aqui na região do João Agripino onde moro, nem CTO não tem. Só tem algumas lá na parte de cima, naquela região perto da Ruy Carneiro.
 
Aqui na região do João Agripino onde moro, nem CTO não tem. Só tem algumas lá na parte de cima, naquela região perto da Ruy Carneiro.
Eu também não tinha visto em lugar nenhum da cidade, acabei encontrando nos bancários por coincidência ao passar por la.
 
Eu também não tinha visto em lugar nenhum da cidade, acabei encontrando nos bancários por coincidência ao passar por la.
Na Epitácio é cheio, na Ruy Carneiro também...
 
Mais alguém tem algum "problema" recorrente com o decodificador de TV da Claro? eu tenho 2 aqui e um deles tenho que a cada 2x ou 3x por semana ficar tirando da tomada (reiniciando) porque a imagem fica quadriculada ou então a maioria dos canais ficam pedindo a senha, sendo que eles não bloqueáveis por padrão.
 
Mais alguém tem algum "problema" recorrente com o decodificador de TV da Claro? eu tenho 2 aqui e um deles tenho que a cada 2x ou 3x por semana ficar tirando da tomada (reiniciando) porque a imagem fica quadriculada ou então a maioria dos canais ficam pedindo a senha, sendo que eles não bloqueáveis por padrão.
Sugiro você abrir uma visita pelo app Minha Claro Residencial para que o técnico veja se é necessário a troca do receptor, pois isso não é normal.
Tenho 4 pontos de TV (1 4K e 3 HD) e raramente tenho que retirar os equipamentos da tomada.
 
Aqui ele veio com essa conversa, quando eu disse que não aceitaria num instante ele foi pegar um novo 3.1 no carro :limo:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@Thominex Passei nesse cep 58051-830 N° 363 hoje e vi aquelas caixas novas de sobreposição da Claro FTTH, hj de manhã tentei procurar se ja estava disponivel no site e nada, agora fui ver e já tem CLARO FTTH disponível pra contratar :yeah: @KILLME mais uma sobreposição pra conta, não deu pra tirar a foto pois passei rápido hehehe.
Trocando em miúdos, essa sobreposição é quando a operadora já tem um cabo HFC (Claro/NET) e instala um novo cabo, no caso a FIBRA? A intenção da CLARO é de fato sobrepor? E no caso de um condomínio lançado em 2017, qual seria a chance de sobrepor?
 
Boa noite! Estou usando no momento como roteador o HG8145v5, pretendo passar pra modo bridge .porém estou com receio..pois é primeira vez que utilizo a fibra..e era modelo tbem..alguém pode relatar a experiência com o mesmo em bridge!..no momento utilizo exclusivamente para jogar no Xbox.. via cabo..o Wifi.. e somente para caso a outra internet HFC de algum problema.!
Eu que tenho as 2 versões desse HG/EG-8145v5 posso dizer que é bem fácil e tranquilo passar pro modo bridge, no caso da Claro já tem a opção dedicada no firmware para alterar do modo Router para Bridge sem precisar fazer nenhuma configuração a mais, lembrando que a Claro utiliza IPoE, portanto e só configurar o seu roteador pra conectar em DHCP igual ao modem Docsis.
 
Trocando em miúdos, essa sobreposição é quando a operadora já tem um cabo HFC (Claro/NET) e instala um novo cabo, no caso a FIBRA?
Isso.
A intenção da CLARO é de fato sobrepor?
A sobreposição ocorre nas regiões onde o node que alimenta o coaxial chega no seu limite de capacidade. Como é mais barato passar rede Pon do que quebrar o node em 2 nodes DOCSIS, a Claro escolhe sobrepor.
Daí em diante todas as novas instalações serão na fibra. Só se puxa o cabo coaxial se o cliente quiser TV via HFC. Se usar o app ou o Claro Box é desnecessário.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E no caso de um condomínio lançado em 2017, qual seria a chance de sobrepor?
Isso não tem a ver com a idade do condomínio, e sim com a forma que ele foi construído.
Mas em geral, condomínios tem a tubulação bastante obstruída, especialmente os mais antigos. Os novos de baixo custo também podem ter esse problema.
Em casos de tubulação obstruída, há duas opções: ou deixa tudo como está, pois na sobreposição quem já está no coaxial continua nele, ou a Claro entra em contato com o síndico e migra todos pra fibra.
 
Então vc está em CGNAT, precisa sair primeiro.
Me esqueci que estou usando VPN e acesso remoro. No final do expediente, eu vejo se os IP's batem ou continuam diferentes. Aqui eu tenho FIBRA da Stok Info Telecom Ltda-me.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A sobreposição ocorre nas regiões onde o node que alimenta o coaxial chega no seu limite de capacidade. Como é mais barato passar rede Pon do que quebrar o node em 2 nodes DOCSIS, a Claro escolhe sobrepor.
Daí em diante todas as novas instalações serão na fibra. Só se puxa o cabo coaxial se o cliente quiser TV via HFC. Se usar o app ou o Claro Box é desnecessário.
Na sobreposição, o endereço (CEP) teria as duas opções, Fibra ou HFC ou a mais atual? No caso da TV, a Fibra da Claro não disponibiliza?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Passei nesse cep 58051-830 N° 363 hoje e vi aquelas caixas novas de sobreposição da Claro FTTH, hj de manhã tentei procurar se ja estava disponivel no site e nada, agora fui ver e já tem CLARO FTTH disponível pra contratar :yeah: @KILLME mais uma sobreposição pra conta, não deu pra tirar a foto pois passei rápido hehehe.
Fiz uma comparação com os planos de sua região (PA) e aqui da minha (RJ) e o preço aqui está 20,00 reais mais caro. É fato que o plano HFC, sendo antigo é mais caro? :nooo:
 
Última edição:
Na sobreposição, o endereço (CEP) teria as duas opções, Fibra ou HFC ou a mais atual? No caso da TV, a Fibra da Claro não disponibiliza?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
O serviço de TV por IP (Claro TV Fibra) foi descontinuado em 2021. Só quem já era cliente ainda continua com o serviço ativo.
Nas regiões com sobreposição funciona desta forma: Internet e Fixo são via fibra.
TV pode ser a via HFC (coaxial), Claro Box ou Claro app. As duas últimas opções funcionam via internet de qualquer operadora, incluindo a Claro.
Nas regiões 100% fibra a opção de TV via coaxial não existe. Ou contrata Claro App ou Claro Box.
 
Fita isolante preta nos leds :haha:
To falando sério, comprei um gabinete da Cougar que me dava o mesmo problema, o led da energia é branco e claro pra desgraça. Desci adesivo em cima. Como ainda precisava enxergar se o hdd tava trabalhando ou não, aí infelizmente tive que meter um adesivo branco mesmo. Fica feio pra desgraça mas resolve o problema e permite ver se tá tudo ligado.
Tem uns adesivos pra bloquear luz que parecem bacanas. Sempre cogito comprar.
 
Os caras tiram a opção de desligar LED no firmware. Quando é firmware puro tem opção:

vUtA1sD.png
 
@Thominex Passei nesse cep 58051-830 N° 363 hoje e vi aquelas caixas novas de sobreposição da Claro FTTH, hj de manhã tentei procurar se ja estava disponivel no site e nada, agora fui ver e já tem CLARO FTTH disponível pra contratar :yeah: @KILLME mais uma sobreposição pra conta, não deu pra tirar a foto pois passei rápido hehehe.
Na sobreposição, o endereço (CEP) teria as duas opções, Fibra ou HFC ou a mais atual? No caso da TV, a Fibra da Claro não disponibiliza?
Fiz uma comparação com os planos de sua região (PB) e aqui da minha (RJ) e o preço aqui está 20,00 reais mais caro. É fato que o plano HFC, sendo antigo é mais caro? :nooo:

Trocando em miúdos, essa sobreposição é quando a operadora já tem um cabo HFC (Claro/NET) e instala um novo cabo, no caso a FIBRA?

O serviço de TV por IP (Claro TV Fibra) foi descontinuado em 2021. Só quem já era cliente ainda continua com o serviço ativo.
Nas regiões com sobreposição funciona desta forma: Internet e Fixo são via fibra.
TV pode ser a via HFC (coaxial), Claro Box ou Claro app. As duas últimas opções funcionam via internet de qualquer operadora, incluindo a Claro.
Nas regiões 100% fibra a opção de TV via coaxial não existe. Ou contrata Claro App ou Claro Box.
RESUMO FINAL

No CEP onde tem sobreposição, a Claro dá preferência para instalar Banda Larga e Telefone FIXO com Fibra e se o cliente solicitar TV ele usa o cabo HFC.
Falo isso pq na região do Vanísio, teve sobreposição e a oferta de TV via HFC e fixo + banda larga por meio de Fibra estão presentes no pacote que simulei.
 
Salve pessoal

Instalei Claro FTTH aqui e instalaram a ONT Technicolor TCG2232. Quando coloco a ONT em bridge não tá pegando IPv4, mesmo se esperar bastante.

Alguém conseguiu fazer funcionar em bridge e pegar os IPs certinho no Linux ou pfsense/opnsense?

O detalhe é que quando volto a ONT pro modo roteador, demora umas 3h pra pegar o IPv4 de novo, mas pelo menos tá recebendo IPv4 válido, fora da CGNAT.

Valeu!
 
Salve pessoal

Instalei Claro FTTH aqui e instalaram a ONT Technicolor TCG2232. Quando coloco a ONT em bridge não tá pegando IPv4, mesmo se esperar bastante.

Alguém conseguiu fazer funcionar em bridge e pegar os IPs certinho no Linux ou pfsense/opnsense?

O detalhe é que quando volto a ONT pro modo roteador, demora umas 3h pra pegar o IPv4 de novo, mas pelo menos tá recebendo IPv4 válido, fora da CGNAT.

Valeu!
Aqui usando a ONT Humax HP610, estando ela em modo bridge só pega IP na primeira porta, nas demais não, porém é bem rápido.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo