[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição e dicas sobre Fontes para computadores

Eu entrei em contato antes dos 7 dias de arrependimento, pedi a troca da fonte.
A fonte bem estável cara, funcionando do jeito que é para funcionar porém deu esse ruído na fan.
Caso dê ruim novamente eu já vou pedir meu dinheiro de volta

Já deixa ligada 24h nos primeiros 7 dias pra testar bem, pq acho que depois dos 7 dias, vão te mandar pro rma da XPG.
 
Já deixa ligada 24h nos primeiros 7 dias pra testar bem, pq acho que depois dos 7 dias, vão te mandar pro rma da XPG.
Vão não, porque é problema recorrente.
Deixaram bem explicito em uma live que fizeram que o RMA é direto com a terabyte, liguei para eles e também falaram que era com a tera.

Qualquer coisa minha mulher processa eles
 
Essa Leadex VI parece que não tem review mesmo. A Leadex VII parece ser excelente e sem nenhum porém, mas a Leadex V parece usar cabos pci-e secundários 20awg, além de um OCP bem baixo perto dos 100% da carga, o que é meio bizarro mas provavelmente por causa do cabo ser mais fino. A VI ficando no meio não dá pra saber pra qual lado ela vai puxar.

Leadex III creio que hoje em dia seja uma das melhores opções nessa faixa de preço. Porém por esse preço eu também desconfiaria dos cabos, pois esse modelo no passado já foi vendido com cabos pci-e secundários 20-22awg, o que não é adequado pra placas de vídeo mais high-end se precisar usar múltiplos cabos. Tenta achar algum unboxing recente que dê pra ver a indicação da grossura nos cabos pci-e pra confirmar.

A Seasonic SSR-850FX tem review no Tom's Hardware:
https://www.tomshardware.com/reviews/seasonic-focus-plus-gold-850-psu,5247.html
Não achei informação em lugar algum dos cabos e os reviews do modelo em específico que achei são de 2019 só.
Tem alguns vídeos no YouTube, inclusive um do teclab avaliando fontes da mesma linha mas de potência diferente. Não sei se há alguma variação, porém até onde vi elas foram aprovadas.
 
Não achei informação em lugar algum dos cabos e os reviews do modelo em específico que achei são de 2019 só.
Tem alguns vídeos no YouTube, inclusive um do teclab avaliando fontes da mesma linha mas de potência diferente. Não sei se há alguma variação, porém até onde vi elas foram aprovadas.
Olhei agora no Cybenetics, e a versão mais recente lá é a Leadex III Gold 550W rev.2 de 2020 que cita cabos pci-e 6+2 pin (540mm+150mm) 18-22awg. As versões de 750w da Leadex III olhei uma ou outra no arquivo de teste e também citam essa grossura, então essa fonte realmente tinha cabos mais finos do que o ideal nessa época ali.

Nas tier lists essa fonte tinha um asterisco citando que os pigtails eram 20-22awg, e que era recomendado usar apenas os cabos principais pra placas de vídeo de maior consumo. Porém faz um tempo que esse aviso sumiu, provavelmente pela atualização da fonte pra cabos mais grossos em todos os pci-e nos lotes mais recentes. Porém sabemos como é o Brasil, por esse preço não duvido ser lote antigo.

Teve um usuário aqui do fórum uns tempos atrás que teve um conector derretido usando uma Leadex III com uma RTX 4090, muito provavelmente por ser uma versão dessa com os cabos secundários mais finos, e por ter que usar todos eles pro adaptador 5.0. Mas não lembro agora qual era o título do tópico e não cheguei a perguntar pra ele verificar a grossura dos cabos pra ver se era isso mesmo.

Enfim, teria que entrar em contato com alguém que comprou ela recentemente, ou comprar uma e talvez pedir devolução se os cabos realmente forem mais finos. Pra uma placa mid-end provavelmente você não vai ter problemas com isso, mas é meio sacanagem sendo que até fontes custo-benefício de 300 ou 400 pila dificilmente vêm com cabos mais finos que 18awg.
 
Olhei agora no Cybenetics, e a versão mais recente lá é a Leadex III Gold 550W rev.2 de 2020 que cita cabos pci-e 6+2 pin (540mm+150mm) 18-22awg. As versões de 750w da Leadex III olhei uma ou outra no arquivo de teste e também citam essa grossura, então essa fonte realmente tinha cabos mais finos do que o ideal nessa época ali.

Nas tier lists essa fonte tinha um asterisco citando que os pigtails eram 20-22awg, e que era recomendado usar apenas os cabos principais pra placas de vídeo de maior consumo. Porém faz um tempo que esse aviso sumiu, provavelmente pela atualização da fonte pra cabos mais grossos em todos os pci-e nos lotes mais recentes. Porém sabemos como é o Brasil, por esse preço não duvido ser lote antigo.

Teve um usuário aqui do fórum uns tempos atrás que teve um conector derretido usando uma Leadex III com uma RTX 4090, muito provavelmente por ser uma versão dessa com os cabos secundários mais finos, e por ter que usar todos eles pro adaptador 5.0. Mas não lembro agora qual era o título do tópico e não cheguei a perguntar pra ele verificar a grossura dos cabos pra ver se era isso mesmo.

Enfim, teria que entrar em contato com alguém que comprou ela recentemente, ou comprar uma e talvez pedir devolução se os cabos realmente forem mais finos. Pra uma placa mid-end provavelmente você não vai ter problemas com isso, mas é meio sacanagem sendo que até fontes custo-benefício de 300 ou 400 pila dificilmente vêm com cabos mais finos que 18awg.
Entendi, obrigado pelas informações amigo.
Deixa eu aproveitar para pedir, tem alguma fonte comprovadamente boa de 750 ou 850w que não custe um olho da cara hoje?

Atualização: pedi pro suporte da Terabyte, mas como era de se esperar, eles não tem essa informação sobre a fonte. Tentei mandar uma mensagem pro suporte da Super Flower, mas mesmo que respondam, se há revisões da fonte, no código do produto não há nada que a discrimine. Aí só talvez pela data de fabricação.
 
Última edição:
Entendi, obrigado pelas informações amigo.
Deixa eu aproveitar para pedir, tem alguma fonte comprovadamente boa de 750 ou 850w que não custe um olho da cara hoje?

Atualização: pedi pro suporte da Terabyte, mas como era de se esperar, eles não tem essa informação sobre a fonte. Tentei mandar uma mensagem pro suporte da Super Flower, mas mesmo que respondam, se há revisões da fonte, no código do produto não há nada que a discrimine. Aí só talvez pela data de fabricação.
Nessas últimas semanas deu uma subida no preço das fontes topo de linha ou alguns modelos desapareceram, o mercado tá bem avacalhado mesmo.

Cara, pelo que vi você vai montar um PC com algo entre Ryzen 5700X/5800X3D/5900X, e uma RTX 4070. Não é um PC de consumo muito alto, placa de vídeo de 200w de tdp e o resto do PC vai consumir no máximo 200 a 230w com cpu em 100%, também não são processadores que consomem demais. Em jogos vai ser um PC que vai consumir na casa dos 350 a 380w em média. Isso em jogos que usam mais processador, pois jogos mais gpu-bound é capaz de mal passar dos 300w.

Talvez seria melhor você pegar uma NZXT C650 Bronze, que é uma fonte bem competente e vai segurar de boa esse PC, e deixar pra comprar uma fonte topo de linha mais pra frente quando o mercado estiver melhor.
 
Última edição:
Nessas últimas semanas deu uma subida no preço das fontes topo de linha ou alguns modelos desapareceram, o mercado tá bem avacalhado mesmo.

Cara, pelo que vi você vai montar um PC com algo entre Ryzen 5700X/5800X3D/5900X, e uma RTX 4070. Não é um PC de consumo muito alto, placa de vídeo de 200w de tdp e o resto do PC vai consumir no máximo 200 a 230w com cpu em 100%, também não são processadores que consomem demais. Em jogos vai ser um PC que vai consumir na casa dos 350 a 380w em média. Isso em jogos que usam mais processador, pois jogos mais gpu-bound é capaz de mal passar dos 300w.

Talvez seria melhor você pegar uma NZXT C650 Bronze, que é uma fonte bem competente e vai segurar de boa esse PC, e deixar pra comprar uma fonte topo de linha mais pra frente quando o mercado estiver melhor.
Então, a configuração é essa mesma, mais provável que vá pra um 7600x, mas a 4070 permanece.
Quanto à fonte, não objetivo pegar uma top de linha, até porque não almejo hardware high end, mas também não me agrada a ideia de comprar algo já pensando em trocar em pouco tempo. Quanto a potência, uns 750W era uma gordura pra justamente não precisar me preocupar por um bom tempo.
Enfim, seguimos aguardando por ora.
 
Por qual Servico de entrega vc pede ou pediu na Venturi?

eu fui ver real os comentarios de uma galera no google e ate falam bem da loja
tem uma galera que esculacha sem motivo, ai eu n tiro a razao do cara ficar puto

Nunca pedi, mas até pediria, pelo que eu vi o único pecado do dono é ser grosso como uma tora de pau-brasil, mas de resto ele normalmente tenta fazer o correto e ao que parece eles tem parceria especial com a Cougar.
 
Boa tarde, meu clampler estourou um capacitor e minha fonte parece estar em curto (220v no terra) tinha uma corsair vs600, para comprar onde moro, estou com duas opções:
- Gigabyte P650B (Bronze 80)
- Cooler Master Masterwatt MPX-6501-AMAAB
Qual das duas é melhor? independente do preço
 
Na tier list de PSUs elas estão iguais, iria na da melhor garantia.
 
a principio vou pegar a cooler master por enquanto, depois me preparo para pegar uma fonte melhor na tier list
 
Galera, uma ajuda. Há muito tempo comprei um PC completo e veio com uma fonte Xigmatek Tauros 600W 80+ Bronze, agora estou fazendo um upgrade de componentes e queria saber se essa fonte aguentaria a nova config.
Seria:
Ryzen5 5500
A520-M
2x 8GB DDR4 3200
RX 7600

Meu medo é essa RX 7600, agradeço a ajuda. Obrigado
 
Eu vi o pessoal falando sobre a venturi
E to com receio de comprar viu
to namorando muito o coolermaster td500mesh v2 q tem la mas puta cagaço de dar errado a compra

na pichau eu nem arrisco pq oq mais tem a gente reclamando dos servicos deles e parece que essa porra de td500 n vende barato em lugar nenhum
Já comprei muita coisa lá... inclusive placa-mãe, meu atual gabinete O11D EVO e 4 kits de ventoinhas Lian Li Sl120 (quem conhece sabe que custam o olho da cara)... recebi tudo certinho sempre...
Reclamação é sobre o atendimento do cara, que é bem rústico kkkk
 
Já comprei muita coisa lá... inclusive placa-mãe, meu atual gabinete O11D EVO e 4 kits de ventoinhas Lian Li Sl120 (quem conhece sabe que custam o olho da cara)... recebi tudo certinho sempre...
Reclamação é sobre o atendimento do cara, que é bem rústico kkkk

O cara basicamente cola conversa do atendimento no reclameaqui e responde ainda perguntando se o cara tem problema, é basicamente um tiozão, eu já ri muito naquela sessão.

Galera, uma ajuda. Há muito tempo comprei um PC completo e veio com uma fonte Xigmatek Tauros 600W 80+ Bronze, agora estou fazendo um upgrade de componentes e queria saber se essa fonte aguentaria a nova config.
Seria:
Ryzen5 5500
A520-M
2x 8GB DDR4 3200
RX 7600

Meu medo é essa RX 7600, agradeço a ajuda. Obrigado

Eu trocaria essa fonte, a única decente da Xigmatek é a Centauro e ela está na posição ESPECULATIVA da tier C, que já é pra fontes mais budgets, o que significa que não existem muito testes dela, a maioria das fontes da Xigmatek é Rank - E (AVOID), então eu sinceramente não colocaria um sistema bom com uma placa nova nessa fonte bomba.
 
O cara basicamente cola conversa do atendimento no reclameaqui e responde ainda perguntando se o cara tem problema, é basicamente um tiozão, eu já ri muito naquela sessão.



Eu trocaria essa fonte, a única decente da Xigmatek é a Centauro e ela está na posição ESPECULATIVA da tier C, que já é pra fontes mais budgets, o que significa que não existem muito testes dela, a maioria das fontes da Xigmatek é Rank - E (AVOID), então eu sinceramente não colocaria um sistema bom com uma placa nova nessa fonte bomba.
Obrigado, acho que vou esperar uma promo de fonte. Eu vi uma na Tera 750w 80plus gold da superframe kyber by xpg, algo sobre ela? Vlw
 
Obrigado, acho que vou esperar uma promo de fonte. Eu vi uma na Tera 750w 80plus gold da superframe kyber by xpg, algo sobre ela? Vlw
Tem testes do Cybenetics:
https://cdn.discordapp.com/attachments/908116145821847587/1155706906090934322/KYBER_750.pdf

Regulagem parece muito boa, porém 15ms de hold-up time e ripple de 40mv em 100% de carga, parece ser semelhante a uma Pylon antiga com mais potência e eficiência, eu diria que é uma boa fonte Tier C. Não é uma fonte topo de linha, tá no mesmo nível da NZXT C Bronze, Corsair CX-M e coisas do tipo, mas o preço tá bom pelo que ela entrega e vai suprir bem qualquer PC mid-end.

Eu só não recomendaria usar com uma placa de vídeo high-end acima dos 300/350w de tdp, creio que os transientes não sejam dos melhores pra essas placas com picos mais severos.

Porém pro seu caso ali de um Ryzen 5500 com RX 7600, é um PC que vai consumir na casa dos 250 a 280w (ou menos se o processador gargalar a placa de vídeo), até uma MSI MAG A550BN aguenta isso aí com os pés nas costas. Se quiser gastar um pouco mais, pega a NZXT C650 Bronze que vai dar no mesmo que pegar uma Kyber pra esse PC aí.
 
Última edição:
Oii, então eu pretendo comprar amanhã uma rtx 4070 ti, e gostaria de saber se minha fonte é o suficiente, não queria trocar agora... no futuro quando eu trocar minha cpu i5 pra uma melhor quem sabe, bom aí não sei se vou escolher um i9 ou algum amd, no momento não manjo muito das peças da amd. Mas enfim, minha fonte é 650w 80plus gold, vou deixar aqui algumas outras peças do meu pc caso precise:

- I5 11600K
- 1 ssd 1tb
- 2 ssd m.2 (um de uns 400gb e outro de 1tb)
- minha placa atual é uma rtx 2060
- placa mãe: B560M-plus da tuf gaming
- ram: 2x8GB (se n me engano q a frequência é 3000)
- 1 Water cooler com 2 fans

Não pretendo fazer overclock, n vejo necessidade de fazer isso, nunca entendi pq fazem na vdd, eu queria saber só se vai dar ruim mesmo, se ja preciso comprar agora, mas eu realmente não queria trocar agora se for possível, desde ja obrigado!
 
Oii, então eu pretendo comprar amanhã uma rtx 4070 ti, e gostaria de saber se minha fonte é o suficiente, não queria trocar agora... no futuro quando eu trocar minha cpu i5 pra uma melhor quem sabe, bom aí não sei se vou escolher um i9 ou algum amd, no momento não manjo muito das peças da amd. Mas enfim, minha fonte é 650w 80plus gold, vou deixar aqui algumas outras peças do meu pc caso precise:

- I5 11600K
- 1 ssd 1tb
- 2 ssd m.2 (um de uns 400gb e outro de 1tb)
- minha placa atual é uma rtx 2060
- placa mãe: B560M-plus da tuf gaming
- ram: 2x8GB (se n me engano q a frequência é 3000)
- 1 Water cooler com 2 fans

Não pretendo fazer overclock, n vejo necessidade de fazer isso, nunca entendi pq fazem na vdd, eu queria saber só se vai dar ruim mesmo, se ja preciso comprar agora, mas eu realmente não queria trocar agora se for possível, desde ja obrigado!
Mantem a sua fonte atual que vai segurar a sua 4070ti, quando ela começar a dar problema aí você troca.
 
Oii, então eu pretendo comprar amanhã uma rtx 4070 ti, e gostaria de saber se minha fonte é o suficiente, não queria trocar agora... no futuro quando eu trocar minha cpu i5 pra uma melhor quem sabe, bom aí não sei se vou escolher um i9 ou algum amd, no momento não manjo muito das peças da amd. Mas enfim, minha fonte é 650w 80plus gold, vou deixar aqui algumas outras peças do meu pc caso precise:

- I5 11600K
- 1 ssd 1tb
- 2 ssd m.2 (um de uns 400gb e outro de 1tb)
- minha placa atual é uma rtx 2060
- placa mãe: B560M-plus da tuf gaming
- ram: 2x8GB (se n me engano q a frequência é 3000)
- 1 Water cooler com 2 fans

Não pretendo fazer overclock, n vejo necessidade de fazer isso, nunca entendi pq fazem na vdd, eu queria saber só se vai dar ruim mesmo, se ja preciso comprar agora, mas eu realmente não queria trocar agora se for possível, desde ja obrigado!
Segura, o TDP é de 285w mas na prática vai ficar abaixo disso, e sobre o porquê de fazerem é simplesmente porque tem ganhos, geralmente dá pra ganhar uns 7%~ de desempenho com overclock, assim como com undervolt você consegue reduzir uns 10-20% do consumo da placa (menor temperatura/ruído) sem perder performance, não é necessário fazer nenhum dos dois mas a placa sempre melhora com overclock e/ou undervolt se comparada com ela rodando stock
 
Galera pretendo pegar um 7800X3D e alguma vga da linha 30 ou 40 da Nvidia. Alguma sugestão de fonte pra ficar tranquilo? (Se precisar mais dados mando aqui o setup pretendido)
Alguma dica ao procurar uma fonte nova?
E a falta de opção é por conta da demanda mesmo? Parece que sumiu tudo e custando um rim!
 
Última edição:
Galera pretendo pegar um 7800X3D e alguma vga da linha 30 ou 40 da Nvidia. Alguma sugestão de fonte pra ficar tranquilo? (Se precisar mais dados mando aqui o setup pretendido)
Alguma dica ao procurar uma fonte nova?
E a falta de opção é por conta da demanda mesmo? Parece que sumiu tudo e custando um rim!
Com um 7800x3D facilita na escolha porque é um CPU bem eficiente, infelizmente tá brabo achar fonte mesmo, no último mês esgotou muita coisa por algum motivo e não reestocaram a maioria

Se souber +- qual GPU vai pegar ou até quanto quer gastar ajudaria a dar uma ideia mas provavelmente olharia uma 750w/850w já, 10 anos de garantia é interessante mas tem boas opções com 5 anos também, quando conferi as de 10 anos estavam praticamente todas esgotadas, não sei agora, mas basicamente ajudaria saber +- a GPU que pretende pegar, se faz questão de 10 anos ou 5 anos de garantia é ok e se faz questão de fontes ATX 3.0 (cabo 12VHPWR nativo) ou pode ser do padrão antigo e daí usar adaptador ou cabo avulso se pegar alguma RTX 4000
 
Com um 7800x3D facilita na escolha porque é um CPU bem eficiente, infelizmente tá brabo achar fonte mesmo, no último mês esgotou muita coisa por algum motivo e não reestocaram a maioria

Se souber +- qual GPU vai pegar ou até quanto quer gastar ajudaria a dar uma ideia mas provavelmente olharia uma 750w/850w já, 10 anos de garantia é interessante mas tem boas opções com 5 anos também, quando conferi as de 10 anos estavam praticamente todas esgotadas, não sei agora, mas basicamente ajudaria saber +- a GPU que pretende pegar, se faz questão de 10 anos ou 5 anos de garantia é ok e se faz questão de fontes ATX 3.0 (cabo 12VHPWR nativo) ou pode ser do padrão antigo e daí usar adaptador ou cabo avulso se pegar alguma RTX 4000
Fala mestre!
Então, eu tenho uma EVGA e a fia da mãe é guerreira demais, então esse "padrão" pra mim é muito desejável, por assim dizer, então acredito que algo com 10 anos de garantia é bacana de se ter.
Eu sinceramente acho 1K numa fonte absurdo, mas gastaria se fosse necessário, e a VGA que pretendia é uma 4070 (mas talvez pegue uma 3070 inicialmente).
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo