[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

consumo do 13700kf ja acho fora do normal, meu antigo 12700k era uma maravilha de frio, ainda bem que para jogar maioria dos jogos nao esquenta, mas BF esquenta muito
Não vi essa diferença toda ai não hein, meu 12700k eu já achava quente e bem gastão, o 13700kf piorou um pouquinho, mas nada demais
 

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não vi essa diferença toda ai não hein, meu 12700k eu já achava quente e bem gastão, o 13700kf piorou um pouquinho, mas nada demais
Aqui deu uma diferença, o 13700k deu mais trabalho para fazer um UV e manter as temperaturas boas
 

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Aqui deu uma diferença, o 13700k deu mais trabalho para fazer um UV e manter as temperaturas boas

Que estranho, aqui foi de boa, meu 13700kf permitiu um undervolt até maior que o 12700k, mas comparando ambos em stock não foi uma diferença grande

Ambos são quentes pra mim...kkkkk
 
Que estranho, aqui foi de boa, meu 13700kf permitiu um undervolt até maior que o 12700k, mas comparando ambos em stock não foi uma diferença grande

Ambos são quentes pra mim...kkkkk
Como ficou seu undervolt?
 

Intel anuncia CPUs para desktop “Raptor Lake Refresh” de 14ª geração, Core i9-14900K de 24 núcleos com clock de 6,0 GHz custa US$ 589​


Intel lança processadores Intel Core de 14ª geração para desktop para entusiastas​

Os mais recentes processadores Intel oferecem as frequências de desktop mais rápidas do mundo, a melhor experiência de desktop do mundo para entusiastas e overclocking incomparável para um desempenho incrível.
vPhNjkc.jpg


B8PVRQN.jpg



O que há de novo: hoje, a Intel lançou a nova família de processadores Intel® Core™ 14ª geração para desktop, liderada pelo Intel® Core™ i9-14900K. Esta família de processadores para desktop de última geração inclui seis novos processadores para desktop desbloqueados no lançamento, oferecendo até 24 núcleos e 32 threads e até 6 GHz de frequência prontos para uso. Além disso, o Intel® Core™ i7-14700K chega com 20 núcleos e 28 threads graças a mais quatro núcleos eficientes (E-cores) em comparação com a geração anterior. E o Extreme Tuning Utility (XTU) da Intel agora apresenta o novo recurso AI Assist, trazendo overclock guiado por IA com um clique para selecionar processadores de desktop Intel Core de 14ª geração desbloqueados 1 .

Desde a introdução de nossa arquitetura híbrida de desempenho, a Intel tem elevado consistentemente o padrão de desempenho de desktops. Com nossos processadores Intel Core de 14ª geração, mostramos mais uma vez por que os entusiastas recorrem à Intel para obter a melhor experiência de desktop disponível no mercado atualmente.
–Roger Chandler, vice-presidente e gerente geral da Intel, Enthusiast PC and Workstation, Client Computing Group

0jhCNAf.jpg


WXZ6OcB.jpg


oLCCqz6.jpg


8jfFlgy.jpg



Le1siIo.jpg









Por que é importante: O papel da CPU nos jogos e na criação nunca foi tão importante. Os processadores Intel Core de 14ª geração para desktop – equipados com a arquitetura híbrida de desempenho avançado da Intel – oferecem aos entusiastas de PC o desempenho computacional de que precisam sem comprometer o fluxo de trabalho do usuário 2 .

No topo da pilha de processadores Intel Core de 14ª geração para desktop, o i9-14900K – o processador para desktop mais rápido do mundo, com velocidades de 6 GHz prontas para uso – oferece aos jogadores a vantagem necessária para permanecerem no topo 3 . E com 25% mais núcleos no i7-14700K, os criadores irão desfrutar de ganhos significativos de desempenho nas suas cargas de trabalho multithread. Combinados com a melhor experiência de overclock do mundo e compatibilidade com as placas-mãe existentes da série 600/700, os processadores Intel Core de 14ª geração para desktop oferecem o poder de computação e o desempenho que os entusiastas exigem 4 .

Sobre a melhor experiência de desktop do mundo: com velocidades de clock mais rápidas para cima e para baixo na pilha de processadores – lideradas pelas frequências turbo de 6 GHz do carro-chefe i9-14900K – a família de processadores de desktop Intel Core de 14ª geração proporciona a melhor experiência de desktop do mundo para entusiastas5.


gW2rM2X.jpg



TS5r64g.jpg




A arquitetura híbrida de desempenho avançado da Intel continua a oferecer o desempenho computacional que os entusiastas exigem em seus fluxos de trabalho diários:

  • A melhor plataforma de jogos: os processadores Intel Core de 14ª geração proporcionam uma experiência de jogo envolvente com até 23% de aumento no desempenho de jogos em comparação com os principais processadores da concorrência, enquanto novos recursos focados em jogos, como o Intel® Application Optimization (APO), garantem aplicações melhores do que nunca. threading junto com o agendamento de threads do aplicativo Intel® Thread Director existente 6,7 .
  • Liderança contínua em overclocking: os processadores Intel Core de 14ª geração desbloqueados continuam a oferecer uma experiência de overclocking incomparável para todos – de especialistas a iniciantes2. Os processadores de desktop desbloqueados de última geração agora incluem o novo recurso Intel® XTU AI Assist para overclocking guiado por IA, bem como suporte para velocidades DDR5 XMP muito além de 8.000 megatransferências/segundo (MT/S).
  • A melhor conectividade da categoria: a mais recente família de processadores para desktop da Intel vem equipada com suporte integrado para Wi-Fi 6/6E e Bluetooth® 5.3, bem como suporte discreto para as novas tecnologias sem fio Wi-Fi 7 e Bluetooth 5.4. Além disso, os processadores Intel Core de 14ª geração para desktop incluem suporte para Thunderbolt™ 4, bem como para a futura conectividade com fio Thunderbolt 5 – com suporte para até 80 Gbps de largura de banda bidirecional 8 .
  • Compatibilidade com chipsets das séries 600/700: Os processadores Intel Core de 14ª geração para desktop permanecem compatíveis com os chipsets Intel das séries 600 e 700, dando aos entusiastas a capacidade de atualizar facilmente seus sistemas existentes e desfrutar de jogos de última geração e desempenho de criação.

Intel lança família de processadores Intel Core de 14ª geração para desktop para entusiastas
rENoUzz.jpg


Roger Chandler da Intel, vice-presidente e gerente geral de Enthusiast PC e Workstation no Client Computing Group, fornece um mergulho profundo na nova linha de processadores Intel Core de 14ª geração para desktop. Ele estará disponível globalmente por meio de varejo online/na loja e sistemas de parceiros a partir de 17 de outubro de 2023. Liderada pelo Core i9-14900K/KF — o processador para desktop mais rápido do mundo — esta família de processadores para desktop de última geração inclui seis novos processadores para desktop desbloqueados no lançamento, oferecendo até 24 núcleos e 32 threads e até 6 GHz de frequência prontos para uso. Além disso, o Intel Core i7-14700K chega com 20 núcleos e 28 threads graças a mais quatro núcleos eficientes (E-cores) em comparação com a geração anterior. E o Extreme Tuning Utility (XTU) da Intel agora apresenta o novo recurso AI Assist, trazendo overclock guiado por IA com um clique para selecionar processadores de desktop Intel Core de 14ª geração desbloqueados

yrA2cX3.jpg


Tr7ueuh.jpg


ZwD73M6.jpg


ChuoTjw.jpg
 
  • Continued Overclocking Leadership: Intel Core 14th Gen unlocked processors continue to offer an unparalleled overclocking experience for everyone – from experts to beginners2. Latest-generation unlocked desktop processors now include the new Intel® XTU AI Assist feature for AI guided overclocking, as well as support for DDR5 XMP speeds well beyond 8,000 megatransfers/second (MT/S).



 
Última edição:
Esperava mais caro o processador
Sim, paguei mais que isso no 13900K... creio que houve uma queda do dolar dessa mesma época no ano passado pra cá... sobre o 14900K, tô até agora analisando e tentando descobrir a diferença para o 13900K... realmente é apenas os 200MHz em stock?
 
Bom pessoal estive sem relatar a respeito do delid pq eu não consegui obter ganho nenhum com o delid, eu refiz 3x e msm certificando tudo, não mudou nada, eu desconfio que o problema tá no meu Galahad (é o terceiro que eu recebi da garantia e aparentemente tem o mesmo problema dos anteriores), porém eu descobri algo interessante, estava tendo problema de inconsistência de training no meu perfil de OC de RAM, tinha boot que passava e outros não, eu tentei de tudo e não resolvia, eu fui descobrir ao fazer esses delid que eu não havia apertado o suficiente o thermalright contact frame, msm depois de apertar com a chave em pé e a parte pequena dela na mão até onde dava com minha força, foi necessário virar a chave para ganhar mais força e girei 1/4 nos 4 parafusos, com isso eu tô tendo estabilidade boot após boot, coisa que era impossível, então fiquem atentos no aperto que colocam nos seus thermalright bracket, pois dependendo pode influenciar positivamente ou negativamente no seu potencial de OC de RAM.

A respeito do Galahad, eu pretendo trocar ele por algum de outra marca ou arriscar a sorte de novo no Galahad 2 Trinity Performance (tem sido imbatível esse AIO, o melhor atualmente), mas só de ver os relatos no Reddit de reclamações no 2 que já tinham no 1 eu fico com o pé atrás, vou pensar o que fazer, mas de fato meu OC de CPU tá muito prejudicado por isso, tô tendo que usar underclock da frequência padrão pois não consigo refrigerar direito ele em stock...

zZlgBqo.png


Se eu tiver saco eu tento 4300CL15-15-15-35 (limite que meu IMC da post em Gear 1 é 4300Mhz), mas imagino que vá pedir muito SA pro meu gosto e prefiro ficar abaixo dos 1.35v que é o safe pra 24/7. O XMP dessa RAM não é nada bom, é 4266CL16-19-19-39 1.50v, eu considero um milagre eu ter passado stress teste com apenas ***1.51v DRAM*** - 1.40v VDDQ e 1.35v SA (provavelmente consigo abaixar esse SA).
 
Bom pessoal estive sem relatar a respeito do delid pq eu não consegui obter ganho nenhum com o delid, eu refiz 3x e msm certificando tudo, não mudou nada, eu desconfio que o problema tá no meu Galahad (é o terceiro que eu recebi da garantia e aparentemente tem o mesmo problema dos anteriores), porém eu descobri algo interessante, estava tendo problema de inconsistência de training no meu perfil de OC de RAM, tinha boot que passava e outros não, eu tentei de tudo e não resolvia, eu fui descobrir ao fazer esses delid que eu não havia apertado o suficiente o thermalright contact frame, msm depois de apertar com a chave em pé e a parte pequena dela na mão até onde dava com minha força, foi necessário virar a chave para ganhar mais força e girei 1/4 nos 4 parafusos, com isso eu tô tendo estabilidade boot após boot, coisa que era impossível, então fiquem atentos no aperto que colocam nos seus thermalright bracket, pois dependendo pode influenciar positivamente ou negativamente no seu potencial de OC de RAM.

A respeito do Galahad, eu pretendo trocar ele por algum de outra marca ou arriscar a sorte de novo no Galahad 2 Trinity Performance (tem sido imbatível esse AIO, o melhor atualmente), mas só de ver os relatos no Reddit de reclamações no 2 que já tinham no 1 eu fico com o pé atrás, vou pensar o que fazer, mas de fato meu OC de CPU tá muito prejudicado por isso, tô tendo que usar underclock da frequência padrão pois não consigo refrigerar direito ele em stock...

zZlgBqo.png


Se eu tiver saco eu tento 4300CL15-15-15-35 (limite que meu IMC da post em Gear 1 é 4300Mhz), mas imagino que vá pedir muito SA pro meu gosto e prefiro ficar abaixo dos 1.35v que é o safe pra 24/7. O XMP dessa RAM não é nada bom, é 4266CL16-19-19-39 1.50v, eu considero um milagre eu ter passado stress teste com apenas ***1.51v DRAM*** - 1.40v VDDQ e 1.35v SA (provavelmente consigo abaixar esse SA).

Kct, tu apertou sem dó o contact frame? Pelo que ví o aperto deveria ser somente o suficiente pra prender o processador no lugar, e o giro teria que ser igual em todos os parafusos.
Quanto c ta pegando nas temps nesse cpu em teste de stress? Viu se havia falha de contato do block através da marca da pasta térmica?
 
Kct, tu apertou sem dó o contact frame? Pelo que ví o aperto deveria ser somente o suficiente pra prender o processador no lugar, e o giro teria que ser igual em todos os parafusos.
Quanto c ta pegando nas temps nesse cpu em teste de stress? Viu se havia falha de contato do block através da marca da pasta térmica?
Não foi sem dó, eu girei 45 graus (não foi nem 1/4 na real) após eu não conseguir apertar com a chavinha em pé (a parte dela menorzinha segurando no dedão), aí eu botei ela daquele jeito ''deitada'' que fica o pedaço maior dela (do L) e girei 45 graus, acredite eu tava sofrendo com problema de inconsistência desde quando eu comprei essa CPU por não ter feito isso antes, inclusive até um problema que eu tinha que era tirar a RAM dos slots pra trocar a pasta térmica da CPU e etc e facilitar, quando eu colocava a RAM de novo acontecia de não reconhecer, tinha que tirar e por uma em um slot, a outra em outro, e fazer umas loucura assim pra reconhecer, após esse aperto eu tirei a RAM de tudo quanto é jeito e sempre reconheceu rápido, então resolveu isso tbm. Mas sim o giro foi igual em todos parafusos, sei disso.

Aqui em dia quente, que é uns 28-30 de ambiente a 225W no Cinebench R23 os 10 min lá bate entre 80-85 graus (com delid e sem delid era assim), detalhe é um Galahad 360mm com 3 fans Phanteks T30 a 2000 RPM (70% de rotação), a melhor fan do mundo pra radiador. Não havia falha, inclusive meu delta de core to core é extremamente baixo, fica entre 2-3 graus o mais frio pro mais quente e o contato tá bom com a pasta.
 
power-multithread.png

Consumo de energia em relação as outras CPU, lembrando que isso seria no turbo bost
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


minimum-fps-1920-1080.png
Esse consumo sem power limit só em stress test, em uso normal não chega nem perto disso.

Umas memórias mais rápidas podem tirar essa diferença nos mínimos em 1080p, ainda estão usando DDR5 6000 CL36.

Bom pessoal estive sem relatar a respeito do delid pq eu não consegui obter ganho nenhum com o delid, eu refiz 3x e msm certificando tudo, não mudou nada, eu desconfio que o problema tá no meu Galahad (é o terceiro que eu recebi da garantia e aparentemente tem o mesmo problema dos anteriores), porém eu descobri algo interessante, estava tendo problema de inconsistência de training no meu perfil de OC de RAM, tinha boot que passava e outros não, eu tentei de tudo e não resolvia, eu fui descobrir ao fazer esses delid que eu não havia apertado o suficiente o thermalright contact frame, msm depois de apertar com a chave em pé e a parte pequena dela na mão até onde dava com minha força, foi necessário virar a chave para ganhar mais força e girei 1/4 nos 4 parafusos, com isso eu tô tendo estabilidade boot após boot, coisa que era impossível, então fiquem atentos no aperto que colocam nos seus thermalright bracket, pois dependendo pode influenciar positivamente ou negativamente no seu potencial de OC de RAM.

A respeito do Galahad, eu pretendo trocar ele por algum de outra marca ou arriscar a sorte de novo no Galahad 2 Trinity Performance (tem sido imbatível esse AIO, o melhor atualmente), mas só de ver os relatos no Reddit de reclamações no 2 que já tinham no 1 eu fico com o pé atrás, vou pensar o que fazer, mas de fato meu OC de CPU tá muito prejudicado por isso, tô tendo que usar underclock da frequência padrão pois não consigo refrigerar direito ele em stock...

zZlgBqo.png


Se eu tiver saco eu tento 4300CL15-15-15-35 (limite que meu IMC da post em Gear 1 é 4300Mhz), mas imagino que vá pedir muito SA pro meu gosto e prefiro ficar abaixo dos 1.35v que é o safe pra 24/7. O XMP dessa RAM não é nada bom, é 4266CL16-19-19-39 1.50v, eu considero um milagre eu ter passado stress teste com apenas ***1.51v DRAM*** - 1.40v VDDQ e 1.35v SA (provavelmente consigo abaixar esse SA).
Não manjo de delid mas não precisaria de um contact frame específico?

A pressão correta do contact frame e também do cooler/dissipador influenciam não só no overclock das memórias, apertar demais pode causar BSODs/WHEA aleatórios também. Eu já tive problemas com crashes aleatórios mesmo com as memórias em 4800Mhz, era o dissipador apertado demais. Resolveu só de aliviar um pouco a pressão do dissipador no processador/socket.

Bom dia, pedi um 14700kf aqui, mas vi que ainda n tem bios serie 14 kkkkk e agora po. Sera que demora gigabyte atualizar
Gigabyte soltou BIOS com suporte pra 14th gen pra várias mobos já tem um tempo, dá uma conferida.
 
Esse consumo sem power limit só em stress test, em uso normal não chega nem perto disso.

Umas memórias mais rápidas podem tirar essa diferença nos mínimos em 1080p, ainda estão usando DDR5 6000 CL36.


Não manjo de delid mas não precisaria de um contact frame específico?

A pressão correta do contact frame e também do cooler/dissipador influenciam não só no overclock das memórias, apertar demais pode causar BSODs/WHEA aleatórios também. Eu já tive problemas com crashes aleatórios mesmo com as memórias em 4800Mhz, era o dissipador apertado demais. Resolveu só de aliviar um pouco a pressão do dissipador no processador/socket.


Gigabyte soltou BIOS com suporte pra 14th gen pra várias mobos já tem um tempo, dá uma conferida.
Então Japa , mas nao consta ainda nem suporte na pagina da placa, que esquisito isso , mas se funcionar entao tabom quando chega vo por logo.
 
power-multithread.png

Consumo de energia em relação as outras CPU, lembrando que isso seria no turbo bost
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


minimum-fps-1920-1080.png
Moral da história: Mesmo desempenho do 13900KS, consumindo menos (exceto em jogos) e esquentando mais... inclusive a MSI já anunciou que aumentará a temperatura de thermal throttling para a 14ª geração, agora será de 115ºC, permitindo um OC sustentado mais agressivo... boa sorte para quem quiser arriscar :D

Por fim, o que todo mundo já sabia mas só faltava a Intel confirmar no desktop: A 14ª geração será a última a utilizar o "i" no nome, a próxima será Core (para refresh/uArch antiga) e Core Ultra (para lançamento/uArch lançada).
 
Moral da história: Mesmo desempenho do 13900KS, consumindo menos (exceto em jogos) e esquentando mais... inclusive a MSI já anunciou que aumentará a temperatura de thermal throttling para a 14ª geração, agora será de 115ºC, permitindo um OC sustentado mais agressivo... boa sorte para quem quiser arriscar :D

Por fim, o que todo mundo já sabia mas só faltava a Intel confirmar no desktop: A 14ª geração será a última a utilizar o "i" no nome, a próxima será Core (para refresh/uArch antiga) e Core Ultra (para lançamento/uArch lançada).
Isso não é novidade até onde sei, a Apex tem regulagem pra aumentar a temperatura do T-junction também.
 
O 14700K tá muito honesto pra um refresh! Em 125W ficou com a mesma performance no CB24 de um 13700K em 253W. Já esse 14900K aí é meme…
 
Esse consumo sem power limit só em stress test, em uso normal não chega nem perto disso.

Umas memórias mais rápidas podem tirar essa diferença nos mínimos em 1080p, ainda estão usando DDR5 6000 CL36.


Não manjo de delid mas não precisaria de um contact frame específico?

A pressão correta do contact frame e também do cooler/dissipador influenciam não só no overclock das memórias, apertar demais pode causar BSODs/WHEA aleatórios também. Eu já tive problemas com crashes aleatórios mesmo com as memórias em 4800Mhz, era o dissipador apertado demais. Resolveu só de aliviar um pouco a pressão do dissipador no processador/socket.


Gigabyte soltou BIOS com suporte pra 14th gen pra várias mobos já tem um tempo, dá uma conferida.
Não no caso do relid, a altura que vc perde é muito pouca ao remover a solda/selante para precisar de outro contact frame, agora no direct die aí sim precisa de várias coisas.
 
Aparentemente o QA da intel não está lá essas coisas e tem algumas CPUs saindo com IMCs bem meia boca (até piores do que os da 13th gen em alguns casos):
 
Aparentemente o QA da intel não está lá essas coisas e tem algumas CPUs saindo com IMCs bem meia boca (até piores do que os da 13th gen em alguns casos):


Só falta lançarem daqui a pouco o 14900KS hahaha

E derrepente com a 4090 a fonte de 1000w ficou pequena para a demanda...
 
O 14700K tá muito honesto pra um refresh! Em 125W ficou com a mesma performance no CB24 de um 13700K em 253W. Já esse 14900K aí é meme…
Acho que costuma ser o padrão esse comportamento, reduzindo o consumo máximo sempre melhora absurdamente a eficiência, e como o 14th tem mais e-cores deve compensar um pouco aí também, nos Ryzen dá pra ver comportamento similar com Eco Mode ou redução de PPT também, ou também undervolt em GPUs que melhora bastante a performance/watt, se reduzir o 13700k pros mesmos 125w a performance vai ficar abaixo mas não deve ser tão distante como a diferença parece ser de um a 125w vs o outro a 250w~
 
Moral da história: Mesmo desempenho do 13900KS, consumindo menos (exceto em jogos) e esquentando mais... inclusive a MSI já anunciou que aumentará a temperatura de thermal throttling para a 14ª geração, agora será de 115ºC, permitindo um OC sustentado mais agressivo... boa sorte para quem quiser arriscar :D

Por fim, o que todo mundo já sabia mas só faltava a Intel confirmar no desktop: A 14ª geração será a última a utilizar o "i" no nome, a próxima será Core (para refresh/uArch antiga) e Core Ultra (para lançamento/uArch lançada).
Caraio. 115graus? Imagina o calor do ambiente...... aqui 50 graus ja to passando mau no 13600kf
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo