Meu PC é da assinatura. O jogo tem sérios problemas de otimização em algumas partes. Diferentemente do que alguns relataram, meu uso de processador nunca passou de 10%, e tudo rodou acima de 60 FPS de boa, em 4K com DLSS no modo desempenho, ou em 1440p no DLSS Qualidade, com os presets no Ultra ou no High.
Já tava achando até que tinham resolvido com o patch day one, porque eu já baixei e apliquei. Mas cheguei até metade do capítulo 2, quando os ratos tomam o chão junto com os soldados. E aí simplesmente trava entre 43 ~ 48 fps. Alguns poderiam dizer: "ah, mas é gargalo do processador". Pois é, mas o uso fica em 10% só... E também não é a GPU, porque eu fiz um teste maneiro: coloquei na menor resolução possível, 1024x768, e ainda meti um DLSS no modo ultradesempenho (parece um pixel art), e ainda assim, pasmem: 43 ~ 48 fps. Engraçado que isso é sintoma de gargalo de processador, mas o uso se mantém baixo...
Só tem dois jeitos de não se incomodar com essas quedas no momento: DLSS 3.0 ou mitigar com G-Sync (esse último é mais acessível do que o DLSS 3.0, e melhora bastante a sensação de fluidez).
O restante das cenas, até com os ratos nas masmorras, rodou perfeito acima de 60 fps. Não é à toa que arriou os consoles, que nem DLSS tem para tirar um pouco o impacto. De resto, jogo bonito, mas não vi nada tão impressionante. As expressões faciais são bem bosta, apesar dos cenários, texturas e iluminações serem lindíssimos. Coisa de estúdio pequeno mesmo. Quem gostou do primeiro e não se incomodar com essas quedas, dá pra jogar no PC de boa com VGA Nvidia. Já os donos de AMD, não faço ideia de como se virarão sem DLSS 2.0 pelo menos.