[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início

Olá pessoal, pros que adquiriram mobos b550 pra cima, aquele problema de ser preciso do secador em dias úmidos foi solucionado?
Tenho uma B550, umidade altíssima aqui (moro em cidade litorânea), e nem sabia que esse problema existia.

Trocou pra várias marcas porcarias, gigabite é só nome, asrock eu não quero nem de graça. Asus nunca tive, não posso comentar.
Sempre que puder pegue uma MSI, você será feliz. Ressalto que não quero desmerecer as coisas que vc já teve e sim pelo histórico que já tive com essas marcas a única que não me deu problema é a MSI.
Tenho asrock atualmente e a única marca que tive problema foi justamente a MSI, não acho que adianta muita coisa usar uma experiência pessoal como regra pros outros.

Pelo que vi o problema acontece geralmente em cidades litorâneas ou com alta umidade. Pra quem tem AC, nunca vi ngm reclamar por conta do AC puxar a umidade. Posso estar falando abobrinhas, não sou conhecer de todos os termos técnicos e tals, mas o padrão achado e por experiência própria é o que vem ocorrendo.
Meu irmão está com uma b450m com o 3700x que passei pra ele com 0 problemas também.

É bem estranho mesmo, mesmo que a temp ambiente do cara estivesse bem mais alta um bom WC 360mm era pra ficar mais frio que meu AC 120mm ou pelo menos igual, não manjo nada de WC mas to chutando que esses casos que vejo de temp alta com WC deve ser problema na bomba, os fans desse PF360 são ótimos pelas specs mas sem ter um bom comparativo controladinho não dá pra chutar como é o desempenho também

Até pensei esses tempos em trocar pro Fuma 2 só pra ver se daria alguma diferença mas como uso em 95w aqui se mudar algo creio que seria mínimo, deve ser mais perceptível rodando em TDP mais alto, tenho interesse em testar o NH-U12A e os A12x25 de curiosidade também mas nos preços daqui sem chance
Sai do gammax 400 pro fuma 2 no meu 5950x, teve menos de 2% de diferença em desempenho, mas temperaturas em geral caíram uns 8ºC. Se eu soubesse que ia ser só essa diferença, não teria mudado, não dou a mínima pra CPU torrando contanto que não perca muito desempenho.

Por outro lado, dizem que o 5800x esquenta mais que o 5950x e que o 5900x, então vai saber.

E vamos de b.o.

Faz 1 ano que comprei um Ryzen 7 3700X do Ali (alô SZCPUSTORE) que até então no dia a dia funcionava que era uma beleza, não subia tanto no OC mas é normal, loteria do silício (será mesmo?)
Eis que HOJE eu ligo o PC e ele para o BOOT com erro de DRAM, até aí pensei "maldito overclock, parecia estar estável, mas não"... Zerei BIOS, tirei OC e blá blá blá e nada, em resumo o PC só funciona com 1 pente de memória ligado, se colocar o DUAL CHANNEL, ou usar a conexão B1/B2 ele não funciona..
Achei que era a MOBO, porém, testei um Ryzen 3800X no meu setup e coloquei o 3700X no outro..

Problema: o processador só funciona em single Channel, colocou 2 pentes? Já era, nem post da...
"Sem galantia complou puquê quis"... Lá se vai uma grana em processador novo...

Vou só esperar esse lançamento do 5700X e partiu 🙃

OBS: aliás, por quanto poderia vender o 3700X? Pensei em R$500, mesmo com esse defeito é um baita processador e pra uma build simples vai que vai ..
Vai pro RMA, já teve casos que aceitaram CPUs do ali depois de uma certa insistência.

Pessoal será que alguém já viu esse problema?

Meu sistema:
3700X (stock - PBO AUTO)
ASUS TUF X570-PLUS WIFI (BIOS 4022)
32GB (2x16) 3000 Crucial BallistiX (OC 3600 mas está bem conservador)
Armazenamento
NVme 1TB Sabrent (principal)
SSD 512 SATA Crucial
2x HD 1TB cada
VGA: 1070Ti
Fonte KingWing 650 Platinum

Acontece que de meses em meses o PC da crash e corrompe a inicialização do Windows 10. (isso mesmo, meses em meses)
Não sei mais o que fazer.. O último crash foi em Janeiro/2022 e hoje (06/04/2022) aconteceu novamente.

Já até deixei um Pendrive de Recuperação aqui e por enquanto tem revolvido, mas é chato (e bem assutador) visto que eu uso o PC para trabalho.

Alguém tem ideia do que pode ser?

Segue print do RyzenMaster:

Se alguém puder ajudar agradeço muito.

Att.

Pessoal será que alguém já viu esse problema?

Meu sistema:
3700X (stock - PBO AUTO)
ASUS TUF X570-PLUS WIFI (BIOS 4022)
32GB (2x16) 3000 Crucial BallistiX (OC 3600 mas está bem conservador)
Armazenamento
NVme 1TB Sabrent (principal)
SSD 512 SATA Crucial
2x HD 1TB cada
VGA: 1070Ti
Fonte KingWing 650 Platinum

Acontece que de meses em meses o PC da crash e corrompe a inicialização do Windows 10. (isso mesmo, meses em meses)
Não sei mais o que fazer.. O último crash foi em Janeiro/2022 e hoje (06/04/2022) aconteceu novamente.

Já até deixei um Pendrive de Recuperação aqui e por enquanto tem revolvido, mas é chato (e bem assutador) visto que eu uso o PC para trabalho.

Alguém tem ideia do que pode ser?

Segue print do RyzenMaster:

Se alguém puder ajudar agradeço muito.

Att.

Isso aconteceu comigo algumas vezes. Era overclock instável de memória.
Recomendo ficar um tempo (1~2 meses) usando o XMP original e ver se o problema persiste.

Eita, fiquei um tempo longe. Já tem preço no 5700X no Brasil? Já lançou?

Isso aconteceu comigo algumas vezes. Era overclock instável de memória.
Recomendo ficar um tempo (1~2 meses) usando o XMP original e ver se o problema persiste.
Obrigado pelo retorno.

Então vou desativar o OC das memórias e verificar se daqui alguns meses nada ocorre.

Sai do gammax 400 pro fuma 2 no meu 5950x, teve menos de 2% de diferença em desempenho, mas temperaturas em geral caíram uns 8ºC. Se eu soubesse que ia ser só essa diferença, não teria mudado, não dou a mínima pra CPU torrando contanto que não perca muito desempenho.

Por outro lado, dizem que o 5800x esquenta mais que o 5950x e que o 5900x, então vai saber.
Realmente no desempenho não vai mudar a não ser que a pessoa esteja fritando o CPU e dando throttling (que por alguns relatos que vejo do 5800x não é tão raro até), eu troquei do Mugen 5 que é um tijolo pro Nótus B que tem -2 heatpipes e 40% menos massa e no 5600x em 76w deu 0 diferença de temp praticamente, não cheguei a testar no 5800x mas imagino que o heatsink dele vai/possa fazer diferença com consumo mais alto, ou talvez se estivesse batendo 80c ao invés de 55c pudesse ver alguma diferença na prática, complicado de testar mas agora vi que mais heatpipe/maior nem sempre é igual a melhor desempenho na prática, quanto a temp é algo meio pessoal também, tem gente que fica tranquilo em 85c e outros passou de 70c já tá em pânico mesmo sendo super tranquilo pro hardware

Pra all-core o 5800x deve ser o mais quente seguido do 5900x e 5950x considerando que os 3 tem 142w de PPT stock mas os Ryzen 9 tem 2 CCD pra ajudar, 5800x tem uma densidade térmica absurda aí botam num gabinete forninho com 35-40c ambiente e já era, engraçado que as pessoas falam "pretendo rodar em stock mesmo" achando que vai rodar mais frio mas em stock é justamente onde ele é extremamente ineficiente, no GN quando foi testado com OC em 4,7ghz o consumo do Blender pelo menos continuou o mesmo, então pra quem quer desempenho all-core acho que no 5800x especificamente faz mais sentido OC fixo (ou ajustar perfeitamente o PBO talvez), e pra quem quer single com melhores temps tentar limitar o PBO Limits, no 5900x/5950x imagino que tenha uma queda mais brusca se reduzir dos 142w, pra all-core pelo menos

Agora no single-core não sei como fica a temp dos Ryzen 9 porque o boost é até mais alto e já vi relatos de gente batendo 1,55v quando passa dos 5ghz, imagino que possa dar picos altos de temp também, e sempre fico numa confusão de qual sensor considerar, costumo usar o CCD1/Tdie do Hwinfo, mas o Afterburner mostra o Tctl/Tdie, e se for ver o Core Temp individual sempre é uns 5-10c abaixo de ambos

O meu fuma 2 no 5800x stock ficou aceitável em jogos, porém em teste de stress bate 80~85 graus fácil.
Pretendo fazer o esquema aí do negativo... Não entendi muito bem ainda como faz kkk

no 5900x/5950x imagino que tenha uma queda mais brusca se reduzir dos 142w, pra all-core pelo menos
Coisa de 8~12% pelo que testei reduzindo de 142 pra 95 quando tava com o Gammax, acho que postei uns testes rápidos que fiz umas páginas atrás.

No fuma eu só fiz aumentar o limite de 142 e nem lembro quanto deixei (0 motivos, só achei que podia e fiz), não notei muitos ganhos e as temps continuam ok sem thermal throttling.

Como meu uso é majoritariamente multi core, não posso comentar nem sinto as diferenças de single (que é mais importante pra jogos, né).

O meu fuma 2 no 5800x stock ficou aceitável em jogos, porém em teste de stress bate 80~85 graus fácil.
Pretendo fazer o esquema aí do negativo... Não entendi muito bem ainda como faz kkk
Eu não sei onde fica na bios de outras fabricantes exatamente, aqui na MSI estava assim

blnIsHP.jpg

Precision Boost Overdrive em Advanced pra poder liberar a opção do Curve Optimizer, mas a opção pra alterar é PBO Limits aqui pra mim, esse 142w/95a/140a é o valor dele em stock, eu uso ele com 95w PPT, 60a TDC e 90a EDC e testei com 110w/85a/100a também, eu uso basicamente pra jogos e LAME encoding e só testei nesses 2 "presets", acho que seria interessante testar mudar valores individualmente pra ver o quanto afetam se subir por exemplo de 5a em 5a o EDC, depois o EDC etc, mas acho chato demais testar isso e como 95w/60a/90a já deu boa pra mim mantive assim :haha:

Em 95w deu um drop gigante nas temps aqui, single manteve e multi caiu um pouquinho, aí o Curve Optimizer compensa um pouquinho a perda de desempenho multi, na prática o ganho de single só vejo em benchs mesmo, e não notei diferença de temps pelos sensores Tctl/Tdie nem CCD1/Tdie, massss talvez se olhar os Core Temp individualmente pode ter reduzido, não pensei em ver isso quando testei

Coisa de 8~12% pelo que testei reduzindo de 142 pra 95 quando tava com o Gammax, acho que postei uns testes rápidos que fiz umas páginas atrás.

No fuma eu só fiz aumentar o limite de 142 e nem lembro quanto deixei (0 motivos, só achei que podia e fiz), não notei muitos ganhos e as temps continuam ok sem thermal throttling.

Como meu uso é majoritariamente multi core, não posso comentar nem sinto as diferenças de single (que é mais importante pra jogos, né).
Bem menos do que imaginei então, pelos reviews do 5700x até agora parece ter uma perda de 15%~ de multi comparado ao 5800x, não sei se fizeram ele 76w ou 88w stock, aqui no 5800x de 142w pra 95w caiu 3,5% no CPU-Z e 7% no R20, e as vezes a pessoa usa um software diferença e pode ser até menos (ou mais, mas quase ninguém chegou a testar aqui acho kkk), já de 95w pra 88w o multi caiu tanto quanto de 142w pra 95w, então acho que a partir daí começa a não valer a pena

Depois de aplicar o CO o CPU-Z ficou igual e o R20 caiu 3%, achei excelente porque a temp caiu 15-20c aqui, então muita gente poderia acabar usando um cooler bem mais barato tranquilamente, mas parece ter uma neura de que está capando demais o processador assim e subutilizando/desperdiçando, quando o 5700x é basicamente isso mas com perdas até maiores, sem contar que grande parte aqui tem foco apenas em jogos

Última edição:
Eu não sei onde fica na bios de outras fabricantes exatamente, aqui na MSI estava assim

blnIsHP.jpg

Precision Boost Overdrive em Advanced pra poder liberar a opção do Curve Optimizer, mas a opção pra alterar é PBO Limits aqui pra mim, esse 142w/95a/140a é o valor dele em stock, eu uso ele com 95w PPT, 60a TDC e 90a EDC e testei com 110w/85a/100a também, eu uso basicamente pra jogos e LAME encoding e só testei nesses 2 "presets", acho que seria interessante testar mudar valores individualmente pra ver o quanto afetam se subir por exemplo de 5a em 5a o EDC, depois o EDC etc, mas acho chato demais testar isso e como 95w/60a/90a já deu boa pra mim mantive assim :haha:

Em 95w deu um drop gigante nas temps aqui, single manteve e multi caiu um pouquinho, aí o Curve Optimizer compensa um pouquinho a perda de desempenho multi, na prática o ganho de single só vejo em benchs mesmo, e não notei diferença de temps pelos sensores Tctl/Tdie nem CCD1/Tdie, massss talvez se olhar os Core Temp individualmente pode ter reduzido, não pensei em ver isso quando testei
Você alterou esses 3 valores e mais o curve optimizer ou só os 3 ?
No curve optimizer tem que ir dando -X e ir testando né. É a relação clock x Voltagem a menos do que o padrão né?

Você alterou esses 3 valores e mais o curve optimizer ou só os 3 ?
No curve optimizer tem que ir dando -X e ir testando né. É a relação clock x Voltagem a menos do que o padrão né?
De início eu testei só o PBO Limits pra usar de base os valores de temperatura e scores de bench, aí guardei os valores em 142w, 110w e 95w, depois de ter ficado satisfeito com os resultados em 95w aí fiz o CO pra ver qual a diferença que ele faz de fato, o PBO Limits é coisa de 30 segundos na bios e boa

Agora o CO vai variar de CPU e por core também, cada -1 é 3-5mv a menos se não me engano, então se aplicar -10 ao invés do core pegar 1,5v em 4,85ghz é pra ficar em 1,45-1,47v (se não me engano, faz tempo que li sobre), então isso leva a crer que é pra diminuir as temps né? Pelo CPU-Z e R20 que rodei não mudou a temperatura no Tctl/Tdie nem CCD1/Tdie aqui, mas não conferi Core Temp individualmente, que tem valores um pouco abaixo do Tctl e CCD1, talvez seja aí onde se note uma diferença mesmo

Como não tenho muito saco pra ficar testando, pro CO eu botei de cara -10 nos 2 melhores cores (os melhores geralmente aceitam valor menor) e -15 no resto, passou 1 semana estável aí passei pra -15 e -20, passou umas 2 semanas estável (Bench, jogos, idle/browsing), aí resolvi testar stream em 1080p60 6000kbps x264 medium enquanto jogava e deu 1 reboot, no Event Viewer do Windows mostra qual foi o core, no caso aqui era meu 2º melhor core, reduzi de -15 pra -10 e rebootou de novo, botei de -10 pra -5 e aí passou normal, mas como dá pra ver é uma situação bem específica, mas que caso alguém use pra trabalho pode ser perigoso perder algo, as vezes se exagerar no valor do CO, pode ficar instável em idle/browsing ao invés de load de bench/jogos, mas geralmente vejo isso acontecer mais em quem quer botar -30 em tudo de uma vez porque viu um vídeo no YT dizendo que vão ganhar 2% de performance assim :haha:

De início eu testei só o PBO Limits pra usar de base os valores de temperatura e scores de bench, aí guardei os valores em 142w, 110w e 95w, depois de ter ficado satisfeito com os resultados em 95w aí fiz o CO pra ver qual a diferença que ele faz de fato, o PBO Limits é coisa de 30 segundos na bios e boa

Agora o CO vai variar de CPU e por core também, cada -1 é 3-5mv a menos se não me engano, então se aplicar -10 ao invés do core pegar 1,5v em 4,85ghz é pra ficar em 1,45-1,47v (se não me engano, faz tempo que li sobre), então isso leva a crer que é pra diminuir as temps né? Pelo CPU-Z e R20 que rodei não mudou a temperatura no Tctl/Tdie nem CCD1/Tdie aqui, mas não conferi Core Temp individualmente, que tem valores um pouco abaixo do Tctl e CCD1, talvez seja aí onde se note uma diferença mesmo

Como não tenho muito saco pra ficar testando, pro CO eu botei de cara -10 nos 2 melhores cores (os melhores geralmente aceitam valor menor) e -15 no resto, passou 1 semana estável aí passei pra -15 e -20, passou umas 2 semanas estável (Bench, jogos, idle/browsing), aí resolvi testar stream em 1080p60 6000kbps x264 medium enquanto jogava e deu 1 reboot, no Event Viewer do Windows mostra qual foi o core, no caso aqui era meu 2º melhor core, reduzi de -15 pra -10 e rebootou de novo, botei de -10 pra -5 e aí passou normal, mas como dá pra ver é uma situação bem específica, mas que caso alguém use pra trabalho pode ser perigoso perder algo, as vezes se exagerar no valor do CO, pode ficar instável em idle/browsing ao invés de load de bench/jogos, mas geralmente vejo isso acontecer mais em quem quer botar -30 em tudo de uma vez porque viu um vídeo no YT dizendo que vão ganhar 2% de performance assim :haha:
Cara isso que eu achei estranho e não entendi.
Se o negativo é pra reduzir voltagem em relação ao mesmo clock, o núcleo pior é justamente onde vc tem que colocar pouco negativo.
Melhores núcleos -10 ou -15 e piores -5 ou -10.

OU eu entendi errado.

o @RHBH explicou na pagina 1 mas ficou essa duvida

Se o negativo é pra reduzir voltagem em relação ao mesmo clock, o núcleo pior é justamente onde vc tem que colocar pouco negativo.

OU eu entendi errado.

Depende do q vc quer. Vc deixando eles com mais tensão vai liberar eles alcancarem clocks mais altos, visto que são bons.

Se quiser só deixar eles nos mesmos clocks dos demais, aí vc reduz mais tensão mesmo.

Depende do q vc quer. Vc deixando eles com mais tensão vai liberar eles alcancarem clocks mais altos, visto que são bons.

Se quiser só deixar eles nos mesmos clocks dos demais, aí vc reduz mais tensão mesmo.
O que eu gostaria é undervolt sem perder muito desempenho, igual eu faço na 3080. 0.818v pra 1800+- de clock, ao invés de 1.0v pra 1950mhz padrão.

O que eu gostaria é undervolt sem perder muito desempenho, igual eu faço na 3080. 0.818v pra 1800+- de clock, ao invés de 1.0v pra 1950mhz padrão.
Ambos são undervolt, a questão é do quanto de desempenho que vc quer ter x o quanto vc quer reduzir o consumo

OU eu entendi errado.

Então, é o que dá a entender mesmo, pelo que me lembro tem algo a ver com os melhores cores serem utilizados mais frequentemente, e de fato lendo os relatos a maioria das pessoas precisa usar um valor menor justo nos melhores cores pra não ter problemas, mas aí fiquei encucado também porque no meu caso o problema foi no 2° melhor core que está em -5 nessa situação específica, o melhor core está em -15 ainda, pelo que vi no Hwinfo em single-core eles continuam batendo próximo de 1,5v pra 4,85ghz então não notei essa redução em single, mas em all-core foi consistente, tem um vídeo legal que fala um pouco sobre o PBO2 em geral e mais info nos comments de outros users

Usando como exemplo meu PC no momento, quase 3 dias com o Hwinfo aberto e nesse tempo rodei Horizon Zero Dawn, Genshin Impact e Lost Ark, tanto Tctl e CCD1 estão consistentes em 60c máx (as vezes CCD1 fica mais quente, as vezes mais frio, não vejo muita consistência), Vcore máxima de 1,47v, tirei o VID por core um tempo atrás pra facilitar visualização do que eu queria infelizmente kkk
Core 1 (2° melhor) está em -5
Core 2 (melhor) está em -14
Core 0/3/4/5/6/7 estão em -19

nkAadZ9.png

Agora se pegar Core Temp individual

lv4EvvS.png

Core 1 (2°melhor) que está em -5 tem temp levemente acima do Core 2 (melhor), minha teoria é de que se estiverem no mesmo valor, o melhor core vai ficar um pouco mais quente porque é o mais utilizado, o 2° melhor é utilizado com um pouco menos de frequência mas como está com um undervolt menor pelo CO, acaba ficando com a média de temp um pouco acima

Como só quer reduzir as temperaturas, eu testaria 95w PPT, 60a TDC e 90a EDC, se possível valida os resultados nos jogos antes e depois pra confirmar se altera a temperatura/desempenho de alguma forma aí, não é tecnicamente undervolt no sentido de reduzir voltagem, mas na prática é o efeito que isso tende a alcançar

Tanto stock quanto com CO meu single-core chega em 4850mhz e não alterou, mas no all-core o clock fica um pouco mais alto, no CPU-Z a voltagem não reduziu, mas no R20 por exemplo reduziu

Sem CO
1,19v e 4390mhz clock average
2sucfxn.png

Com CO
1,19v mas 4500mhz clock average
mdwUlAy.png
Sem CO
1,126v e 4120mhz~ average

5PdWF34.png

Com CO
1,093v e 4200mhz~ average, talvez a temp esteja até menor mesmo, mas coisa de 1c~
gcWkIxx.png

Não consigo afirmar que o resultado vai ser o mesmo em todo lugar por causa disso, eu jogo pouca coisa e pode ser que dê uma diferença justo nesses casos que não tenho como testar, o CPU-Z por exemplo só puxa 124w em stock porque bate no limite de EDC antes, já o R20 chega nos 142w, assim como jogos diferentes se comportam diferente na GPU no power draw

Última edição:
Testa no RyzenMaster.

O meu eu deixo PBO 95/60/90 para ligar a máquina e posso deixar assim mas o consumo em idle ou usando um core é alto, faz barulho e não tem ganhos efetivos pra mim.

Pelos meus testes o máximo Fullcore é 4,4GHZ dando de 1,25 a 1,3V mas limitado ao consumo de 95W.

Dai dentro do Windows habilito o RyzenMaster (Com o PBO na configuração de cima) e não da crash, pau ou que for mas a partir dai quem manda é o RyzenMaster e o consumo vai passar dos 95W.

3,80 GHZ com 1,0000V OK (Mem 3600 MHZ)
4,20 GHZ com 1,1500V OK (Mem 3600 MHZ)
4,40 GHZ com 1,2000V OK (Mem 3600 MHZ)
4,60 GHZ com 1,2500V OK (Mem 3600 MHZ)

Eu uso no cotidiano 4,00 GHZ com 1,0075V OK (Mem 3600 MHZ) pois tenho memórias 3600 da Netac.

Placa-mãe, over nas memórias etc ... tudo isso influencia na estabilidade.

O benchmark do OCCT já da uma baita ajuda se está estável ou não.

O ponto de equilíbrio que eu achei no meu 5600X foi: PBO no auto com + 50Mhz e CO com -25 em todos os cores. O negócio é meio doido, que qualquer alterção que eu faço a pontuação no Cinebench R23 é sempre menor. Ontem eu fiz o último teste com a config acima, diminuindo o CO para - 20, rodei o teste e além de esquentar mais, deu menos uns 200 pontos. Aí vai ficar nisso mesmo.

Jogando CoD Vanguard, a temperatura oscila entre 55º - 65º e em teste de stress, fica na casa dos 77º com o WC da assinatura. Isso no abafado do Rio de Janeiro.

Pessoa, queria a opinião de vcs:

- Asus TUF Gaming B550-Plus Wi-Fi II - R$ 1.364,90 à vista na Pichau
ou
- MSI MAG B550 Tomahawk - R$ 1.399,90 à vista na Terabyte

Seria para usar um R7 5800X. Wifi e BT na Asus me interessam bastante, mas não são essenciais se a Tomahawk for melhor.

Outra coisa, esses preços estão bons ou compensa esperar mais? Não tenho pressa pq ainda vou comprar a placa de vídeo.

ou

Seria para usar um R7 5800X. Wifi e BT na Asus me interessam bastante, mas não são essenciais se a Tomahawk for melhor.

Outra coisa, esses preços estão bons ou compensa esperar mais? Não tenho pressa pq ainda vou comprar a placa de vídeo.

A MSI se não me engano tem 03 anos de garantia seria um ponto a favor. Nâo vou opinar nas mobos pois eu não as conheço e não acompanho o mercado ultimamente.

• Curtir
Reações: f2b
O meu eu deixo PBO 95/60/90 para ligar a máquina e posso deixar assim mas o consumo em idle ou usando um core é alto, faz barulho e não tem ganhos efetivos pra mim.
Quanto fica de consumo em idle pra 95/60/90 aí? E quanto tem ficado com 4ghz fixo?

Realmente a melhor config vai depender da preferência e uso específico de cada usuário, aqui quando eu quero limitar o clock em 3,7ghz só uso o preset de energia do Windows mesmo, na prática pra browsing etc a média de consumo/temperatura é insignificante se deixo com boost máximo (2w~ a mais), mas realmente não faz diferença deixar 4,85ghz pra browsing por exemplo, e vai depender de jogo/resolução/GPU etc também então são muitas variáveis, aqui fica na faixa de 28w~ idle, possivelmente varia o consumo do SoC também dependendo do IF de cada pessoa e outras coisas ligadas ao IOD, que não são ligadas aos cores/CCD mas vão ser lidas junto no PPT/Package Power

Boost limitado pelo Windows mesmo e uso leve fica assim, estava 31c~ ambiente nesse pic

FGGIO0u.png

O ponto de equilíbrio que eu achei no meu 5600X foi: PBO no auto com + 50Mhz e CO com -25 em todos os cores. O negócio é meio doido, que qualquer alterção que eu faço a pontuação no Cinebench R23 é sempre menor. Ontem eu fiz o último teste com a config acima, diminuindo o CO para - 20, rodei o teste e além de esquentar mais, deu menos uns 200 pontos. Aí vai ficar nisso mesmo.
Esses benchmarks são bons pra dar uma ideia mas varia na faixa de 1-2% geralmente mesmo, chegou a testar em algum jogo stock vs atual? Eu só tenho resultados de benchmark também, e pra jogo é complicado porque só dá pra ver o resultado em casos específicos, e geralmente pra testar essas mínimas diferenças tem que ter uma RTX 3090 e testar no 1080p low, que apesar de confirmar uma diferença consistente não é uma situação real pra maioria

ou

Batendo o olho rápido, a Tomahawk tem header USB-C pra gabinete e mais headers pra fan e a TUF tem mais USB traseiros e o BT/Wifi, no mais as outras poucas diferenças que devem ter vão ser mínimas

• Curtir

ou

Se for pra comprar no BR pagando caro acho melhor ir na MSI, mas tem a TUF com wifi no aliexpress por 600 reais, eu paguei 654 em 12x

• Curtir

ou

Ia de Tomahawk pelos 3 anos.

• Curtir

Users who are viewing this thread

Voltar