[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Primeiros testes sintéticos do CPU com 3dv cache:

Resumo: pior que a versão 5800x.

Vc vai pagar mais que o dobro de um 5600x para ter 18% mais desempenho em jogos?

Se é que vai ter esse desempenho... Pq na boa... Eu não acredito nisso tudo não, a menos em alguns seletos jogos.

Vc vai pagar mais que o dobro de um 5600x para ter 18% mais desempenho em jogos?

Se é que vai ter esse desempenho... Pq na boa... Eu não acredito nisso tudo não, a menos em alguns seletos jogos.
Tem nego zuando o nome do site xanxogaming que não testou o cpu em nenhum game.

Nos testes do GamerNexus ficou comprovado que a diferença de cache de 19MB do 5500 pra 32MB do 5600 fez falta em jogos.
Acredito que os 96MB do 5800x3d façam bastante diferença sim, mas apenas em jogos.

Hoje um 5800x custa no Ali 1.5k~1.65k reais parcelado. Já o 5600x custa seus 1k~1.1k.
Se o 5800x lançar por mais de 2k na china, já era, não vai vender. Quem vai vender muito é o 5700x.

Última edição:
É então, reparei isso tbm, o fato de ser OEM matou...

Mas, vou repassar ele no valor justo pra alguém, esse processador é ótimo, mesmo "manco" com single channel

No próprio tópico do RMA da AMD tem relato de usuário que conseguiu, só não sei quanto tempo ele tinha comprado, foi recente o relato.

É então, reparei isso tbm, o fato de ser OEM matou...

Mas, vou repassar ele no valor justo pra alguém, esse processador é ótimo, mesmo "manco" com single channel
Tu mandou ticket para o RMA do Brasil ou pelo site Global? Vejo a galera conseguindo pelo Global.

acho que falta sair driver e update de windows para esse novo Ryzen 3D
Vi no Adrena uma noticia com o driver novo com melhorias de performance pro cache 3D. Acho que saiu ontem a noticia

Vi no Adrena uma noticia com o driver novo com melhorias de performance pro cache 3D. Acho que saiu ontem a noticia

também acho que deva sair algum Update para Windows 10 e 11 com melhorias

Intel 12 Gen pra cima só funciona bem no Windows 11 com Updates.

Vejo que a AMD 6000 e 7000 também só funcionam bem no Windows 11.

Teste sintético deve perder para o 5800X por causa dos clocks menores. Ainda tenho curiosidade para ver os ganhos em jogos mas com uma média de uns 30 jogos como o hardware unboxed costuma fazer.

Mas esse processador é para ser somente o último suspiro do AM4. Talvez uma boa para quem está na geração 3000 ou inferior e tem mobo compatível.

Tem nego zuando o nome do site xanxogaming que não testou o cpu em nenhum game.

Nos testes do GamerNexus ficou comprovado que a diferença de cache de 19MB do 5500 pra 32MB do 5600 fez falta em jogos.
Acredito que os 96MB do 5800x3d façam bastante diferença sim, mas apenas em jogos.

Hoje um 5800x custa no Ali 1.5k~1.65k reais parcelado. Já o 5600x custa seus 1k~1.1k.
Se o 5800x lançar por mais de 2k na china, já era, não vai vender. Quem vai vender muito é o 5700x.
No site deles diz "recebemos o processador hoje e estamos entregando uma pequena noção do que este processador é, mais detalhes serão dispostos no dia de amanhã".

5900x tem 64 MB de cache mas em dois ccd eu não sei se cada um tem acesso a 32 ou se os dois tem acesso aos 64...

Se os dois tem acesso aos 64 já dá pra ter uma noção de que o 5800x3d vai ser uns 3% melhor que o 5900.

5900x tem 64 MB de cache mas em dois ccd eu não sei se cada um tem acesso a 32 ou se os dois tem acesso aos 64...

Se os dois tem acesso aos 64 já dá pra ter uma noção de que o 5800x3d vai ser uns 3% melhor que o 5900.
Cada CCD tem seus próprios 32mb de cache. No 5950x/5900x um CCD pode acessar a L3 do outro através do IO die, mas tem uma penalidade de latência por motivos óbvios (se não forem, posso explicar pra quem quiser).

5600 custando R$ 1238,00 (Pichau) ou R$ 1259,00 (Terabyte/Kabum) é um custo-benefício imbatível. Tô me coçando pra finalmente trocar meu 5 1600 gen1, mas acho que vou aguardar pra ver se baixa mais, já que é preço de lançamento.
Eu troquei o meu 1600 (2017) por um 3600X usado na OLX por 600 reais, acho que o dono antigo comprou um 5800X não me lembro.
Foi um UP barato... Estou considerando trocar o 3600X por algo da terceira gen mas não pago 1200 pra ganhar 20% de desempenho não.
No seu caso, seria 40% de melhora... Um valor bem considerável.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Cada CCD tem seus próprios 32mb de cache. No 5950x/5900x um CCD pode acessar a L3 do outro através do IO die, mas tem uma penalidade de latência por motivos óbvios (se não forem, posso explicar pra quem quiser).
Ah se passa pelo IO die, esses 96 exclusivos devem ser significativamente melhores e explica bem pq a AMD só vai colocar stack em CPU com 1 ccd.

Ah se passa pelo IO die, esses 96 exclusivos devem ser significativamente melhores e explica bem pq a AMD só vai colocar stack em CPU com 1 ccd.
A AMD já está usando os 3d-cache nos Milan-X, e em certas tarefas eles são consideravelmente mais rápidos. Acho que só não colocam nas plataformas de consumidor pelo alto custo, consumo de energia e clocks mais baixos.

A AMD já está usando os 3d-cache nos Milan-X, e em certas tarefas eles são consideravelmente mais rápidos. Acho que só não colocam nas plataformas de consumidor pelo alto custo, consumo de energia e clocks mais baixos.
Tu que manja Igor, será que realmente vai fazer toda essa diferença em games? E vai compensar a redução de clock??

ficou uma incognita ate comentei la vo colar aqui pra ver q pessoal acha

a questao é windows se adapta sozinho a esse cache ae maior que o normal? ou precisamos muda uma chave no registro do windows manualmente colocando o tamanho do cache la, pro windows 10 e 11 usar todo cache do cpu direito? tem que ver isso tb, quem sabe responder essa?

ficou uma incognita ate comentei la vo colar aqui pra ver q pessoal acha

a questao é windows se adapta sozim a esse cache ae maior q normal? ou precisamos muda uma chave no registro do windows manualmente colocando tamanho do cache la, pro windows 10 e 11 usar todo cache do cpu direito? tem que ver isso tb, quem sabe responder essa?
Vou mandar o meu puro achismo... Como tem inúmeros Cpus diferentes no mercado e cada um com número diferente de cache ele deve facilmente verificar o tamanho e usar tudo que é possível.

Vou mandar o meu puro achismo... Como tem inúmeros Cpus diferentes no mercado e cada um com número diferente de cache ele deve facilmente verificar o tamanho e usar tudo que é possível.
pois é verdade windows deve acha sozinho quantidade do cache e ja faze as regulagens automatico como sempre

Tu que manja Igor, será que realmente vai fazer toda essa diferença em games? E vai compensar a redução de clock??
Não entendo muito de jogos nem é algo que eu me importe muito. Se formos nos basear no que aconteceu nos Milan-X, acho que teria um ganho de 10~15% em média já que single core perf é algo muito importante, né?

Sobre os clocks, não faço ideia do quanto eles afetam jogos, mas não imagino sendo algo tão dramático visto que a redução foi pequena.

Não entendo muito de jogos nem é algo que eu me importe muito. Se formos nos basear no que aconteceu nos Milan-X, acho que teria um ganho de 10~15% em média já que single core perf é algo muito importante, né?

Sobre os clocks, não faço ideia do quanto eles afetam jogos, mas não imagino sendo algo tão dramático visto que a redução foi pequena.
Chega num clock X que pro 5800x tanto faz... Entre 4650 e 4850 por exemplo não faz diferença praticamente, é apenas pico de voltagem no cpu.
Já o triplo de cache deve dar sim 10 a 15% a mais de performance, pra brigar com o 12700k.

Chega num clock X que pro 5800x tanto faz... Entre 4650 e 4850 por exemplo não faz diferença praticamente, é apenas pico de voltagem no cpu.
Povo do CSGO vai discordar e dizer que percebem se o jogo tá rodando a 600 ou 620 fps a olho nu e que faz muita diferença :melior4:

Em teste recente do Hardware Unboxed (1080P, RTX 3090 Ti), o 12900K empurrou ~15% (DDR4) e quase 20% (DDR5) sobre o 5800X no SOTB. Será impressionante se essa performance do X3D se sustentar na média geral de jogos. Se mesmo com esse clock conseguir acompanhar um 12900K/KS, esse cache é realmente um diferencial absurdo.

Última edição:
Se continuar com esse aumento de IPC/single-core consistente, daqui uns 15 anos vai dar pra jogar GW2 e outros MMORPG no talo na faixa dos 60 fps :bem:

Em teste recente do Hardware Unboxed (1080P, RTX 3090 Ti), o 12900K empurrou ~15% (DDR4) e quase 20% (DDR5) sobre o 5800X no SOTB. Será impressionante se essa performance do X3D se sustentar na média geral de jogos. Se mesmo com esse clock conseguir acompanhar um 12900K/KS, esse cache é realmente um diferencial absurdo.
Se isso se concretizar em todos os jogos acho q talvez até bata um arrependimento de ter pego o 5800x kkkk.
Pelo preço que deve custa talvez nao

Users who are viewing this thread

Voltar