[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Olá. estou em duvida sobre a placa mãe, um b550m segura um 5900x?
Sim, e com muita folga

Teste de várias placas no 3700x, 3900x, 3950x e 3950x com OC (200w~)

e compensa eu pega um asus rog strix b550-a gaming por causa do audio? nao aguento mais realtek com audio baixo.

https://www.kabum.com.br/produto/12...50-a-gaming-amd-b550-atx-ddr4-90mb15j0-m0eay0
Aí não faço ideia, teria que pesquisar alguém que testou a placa (ou outra com áudio similar) e testou vs um DAC/Amp externo também, caso só queira ligar um fone de ouvido por exemplo talvez tenha outra opção mais em conta pra ligar direto no USB, não manjo muito dessa parte de áudio e creio que o resultado e quanta amplificação precisa vai variar de fone pra fone também por causa da impedância e talvez outras coisas a se considerar também

Minha experiência pessoal aqui: uso a B550M Mortar e fone Philips SHP2700 (Specs), direto na placa-mãe o som é extremamente baixo, quando boto no Sharkoon Dac Pro S ou no FX-Audio DAC X6 é absurdo a diferença, coisa de 15-20% volume com esses amps ficar mais alto que direto na placa-mãe em 100%, parece que esse Dac da Sharkoon tá sumido por aqui e já vi gente comprando/recomendando similares da Lusya comprados no AliExpress, isso caso queira algo compacto/portátil, sobre o som dessa placa em si infelizmente não sei como ficaria na prática comparado com esses áudio onboard mais fracos e com os dac/amp externos

Qual é seu fone e placa-mãe atual?

Aí não faço ideia, teria que pesquisar alguém que testou a placa (ou outra com áudio similar) e testou vs um DAC/Amp externo também, caso só queira ligar um fone de ouvido por exemplo talvez tenha outra opção mais em conta pra ligar direto no USB, não manjo muito dessa parte de áudio e creio que o resultado e quanta amplificação precisa vai variar de fone pra fone também por causa da impedância e talvez outras coisas a se considerar também

Minha experiência pessoal aqui: uso a B550M Mortar e fone Philips SHP2700 (Specs), direto na placa-mãe o som é extremamente baixo, quando boto no Sharkoon Dac Pro S ou no FX-Audio DAC X6 é absurdo a diferença, coisa de 15-20% volume com esses amps ficar mais alto que direto na placa-mãe em 100%, parece que esse Dac da Sharkoon tá sumido por aqui e já vi gente comprando/recomendando similares da Lusya comprados no AliExpress, isso caso queira algo compacto/portátil, sobre o som dessa placa em si infelizmente não sei como ficaria na prática comparado com esses áudio onboard mais fracos e com os dac/amp externos

Qual é seu fone e placa-mãe atual?
complicado isso ainda existir.

tenho um Sharkoon Dac Pro S, porém, ele fica com chiando no meu fone kz zsn pro.

vlw pela ajuda!! TMJ

tenho um Sharkoon Dac Pro S, porém, ele fica com chiando no meu fone kz zsn pro.

vlw pela ajuda!! TMJ
Mas quanto ao volume, chega a melhorar? Não sei se é o Dac defeituoso nesse caso se fica chiado, chutando pelas specs eu imagino que não precise de um mega amplificador pra esse fone, mas isso só no achismo por meu fone ter maior impedância e menor sensibilidade, e tanto no Pro S quanto no X6 dependendo do som já dói o ouvido se passo dos 25-30% de volume, de madrugada que tem pouco ruído ambiente eu até uso o fone como caixinha de som :haha:

Eu imagino que o resultado na prática seja melhor pegando a B550M Tuf e investir esse dinheiro que sobrar em algo dedicado só ao áudio mesmo porque na placa-mãe o custo extra deve estar espalhado em várias coisinhas extra também, agora o quão melhor é não tenho como dizer, e seria algo a mais pra ligar no USB e/ou tomada também dependendo do Dac/Amp que comprar, direto na placa-mãe tem mais praticidade

e compensa eu pega um asus rog strix b550-a gaming por causa do audio? nao aguento mais realtek com audio baixo.

Não, com a diferença vc consegue um dac externo que vc usa pra sempre e vai ser bem melhor do que qualquer on board de qualquer placa mãe.
No ali tem vários bastante honestos pelo preço e no Br com esses 400 vc tbm acha.
Eu pô exemplo peguei uma G6 uns anos atrás, redirecionei dos EUA saiu uns 450 e leva meu sennheiser HD 650 com muita folga.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

vlw pela ajuda!! TMJ
Ia recomendar esse. Bem barato e bem melhor que os de mobos.
Mas tem que ver isso dae, nunca vi outro relato de chiado, ainda mais em plaquinha USB, pode ser algum problema mesmo.

What the 5800X Should Have Been: AMD Ryzen 7 5700X CPU Review & Benchmarks

Quem dera se tivesse o 5600 e o 5700x desde o lançamento dos Ryzen 5000 :haha:

Última edição:
@insanee420 vc botou qual PPT/TDC/EDC no seu 5800x mesmo?

Eu to fazendo alguns testes aqui

What the 5800X Should Have Been: AMD Ryzen 7 5700X CPU Review & Benchmarks

Quem dera se tivesse o 5600 e o 5700x desde o lançamento dos Ryzen 5000 :haha:

Caraca, em jogo praticamente empata com o 5800X, custando menos e consumindo menos.
Se bem que ele tá caro pro BR, quase mesmo preço do 5800X.

@insanee420 vc botou qual PPT/TDC/EDC no seu 5800x mesmo?

Eu to fazendo alguns testes aqui
95w PPT, 60a TDC, 90a EDC

Caraca, em jogo praticamente empata com o 5800X, custando menos e consumindo menos.
Se bem que ele tá caro pro BR, quase mesmo preço do 5800X.
Poisé, achei que esses 200mhz iam dar um tiquinho a mais pelo menos, mas poucos jogos testados também e infelizmente ele não compara a temperatura, é basicamente o 5800 OEM com nome diferente mas comparando preços atuais não sei se vale tanto com o 5800x saindo por 1550~, a pouca diferença fica mais no multi-core, que dá pra subir no 5700x assim como diminuir no 5800x então acaba dando na mesma, negócio é ir no mais barato :haha:

No Ali e outros lugares lá fora o preço do 5800x já tá na faixa de $300 faz tempo, então se ficarem no mesmo preço acaba perdendo o sentido

95w PPT, 60a TDC, 90a EDC

Poisé, achei que esses 200mhz iam dar um tiquinho a mais pelo menos, mas poucos jogos testados também e infelizmente ele não compara a temperatura, é basicamente o 5800 OEM com nome diferente mas comparando preços atuais não sei se vale tanto com o 5800x saindo por 1550~, a pouca diferença fica mais no multi-core, que dá pra subir no 5700x assim como diminuir no 5800x então acaba dando na mesma, negócio é ir no mais barato :haha:

No Ali e outros lugares lá fora o preço do 5800x já tá na faixa de $300 faz tempo, então se ficarem no mesmo preço acaba perdendo o sentido
No mesmo preço eu pegaria o 5700x porque já vem "ótimo" de fabrica, principalmente em temperatura.

Tô fazendo uns testes aqui com a sua config e -10 em cada core+ 50mhz

No mesmo preço eu pegaria o 5700x porque já vem "ótimo" de fabrica, principalmente em temperatura.

Tô fazendo uns testes aqui com a sua config e -10 em cada core+ 50mhz
Vejo a galera passar tanto tempo testando CO, subindo boost, testando estabilidade tudo que é coisa pra tentar ganhar 1% de desempenho que acho bem mais simples reduzir o PBO na bios e boa, mas pra quem quer usar stock e não pretende mexer em nada aí é bem mais prático mesmo, pelo que vi o preço no Ali está igual, e pra quem tem receio de pegar coisa usada também talvez se sinta mais seguro com o 5700x por ter lançado agora

Tem que ver como vai ficar a estabilidade com CO e boost junto, eu acabei deixando sem boost já que mesmo de 4650 pra 4850 não vejo diferença aqui, o CO acabei fazendo por curiosidade e pra deixar mais um resultado de scores, e ver se mudava algo as temps porque vejo muita gente achando que o undervolt pelo CO vai fazer milagre nas temps mas acaba mudando nada pelo visto, mas não conferi os valores de temp por core na época

Vejo a galera passar tanto tempo testando CO, subindo boost, testando estabilidade tudo que é coisa pra tentar ganhar 1% de desempenho que acho bem mais simples reduzir o PBO na bios e boa, mas pra quem quer usar stock e não pretende mexer em nada aí é bem mais prático mesmo, pelo que vi o preço no Ali está igual, e pra quem tem receio de pegar coisa usada também talvez se sinta mais seguro com o 5700x por ter lançado agora

Tem que ver como vai ficar a estabilidade com CO e boost junto, eu acabei deixando sem boost já que mesmo de 4650 pra 4850 não vejo diferença aqui, o CO acabei fazendo por curiosidade e pra deixar mais um resultado de scores, e ver se mudava algo as temps porque vejo muita gente achando que o undervolt pelo CO vai fazer milagre nas temps mas acaba mudando nada pelo visto, mas não conferi os valores de temp por core na época
Eu fiz esse método que você indicou e ficou muito bom as temperaturas, que era o que mais me incomodava, mesmo com WC bom.

E ainda vou trocar a pasta térmica, usei a padrão que veio do Kraken X53.

Valeu pela dica! :joia:

Eu fiz esse método que você indicou e ficou muito bom as temperaturas, que era o que mais me incomodava, mesmo com WC bom.

E ainda vou trocar a pasta térmica, usei a padrão que veio do Kraken X53.

Valeu pela dica! :joia:
Opa bom saber, quanto baixou de média comparando com stock?

Outro user aqui do fórum relatou por pm que setou em 110w com o Nótus B e ficou nos 70-75c full load, vai ter aquela variação de acordo com a temp ambiente/gabinete/cooler mas a melhora sempre é bem grande comparado com ele stock, e bom que é coisa rápida pra ajustar também

Aqui minha B350 ressuscitou recebendo o 5600, já estava planejando trocar o combo todo pra tirar o gargalo do 1700 que estava em jogos (não era ruim, mas ele não empurra bem VGA).
O up saiu por menos de 500 reais com a venda do 1700, achei que valeu muito apena.

R5 5600 está custando R$1,3k com o frete, enquanto que o R7 5700X está custando 1,9K. Será que vale à pena pagar esses R$600 a mais? O uso do meu PC é essencialmente jogos no momento.

R5 5600 está custando R$1,3k com o frete, enquanto que o R7 5700X está custando 1,9K. Será que vale à pena pagar esses R$600 a mais? O uso do meu PC é essencialmente jogos no momento.
Acho q só vale a pena o 5700x no Aliexpress por uns 1500 em 6x.

Reforço o coro de ir no 5700X do Ali.

Opa bom saber, quanto baixou de média comparando com stock?

Outro user aqui do fórum relatou por pm que setou em 110w com o Nótus B e ficou nos 70-75c full load, vai ter aquela variação de acordo com a temp ambiente/gabinete/cooler mas a melhora sempre é bem grande comparado com ele stock, e bom que é coisa rápida pra ajustar também
Então, antes alguns núcleos chegavam a uns 80c, agora não passam de 65c.

Só fiz teste pelo CPU Z, 650 single e 6100~6300 no multi. No meu caso que é só jogos ficou muito bom!

Euforia de lançamento, eu esperaria um pouco, acho que em junho essas CPUs vão cair drasticamente de preço.

Acho q só vale a pena o 5700x no Aliexpress por uns 1500 em 6x.
Já tem por R$1.535 em 6x com frete grátis.
Com cupom capaz de chegar em 1.4k

Users who are viewing this thread

Voltar