Olha, quero ver alguém rodar o 5800x full load num Gammaxx 400 a menos de 80c, aqui no Nótus B que é bem similar mas com o
Phanteks T30 de fan a 100% ficou na faixa dos 78-82c em load stock com 31c~ ambiente, isso num gabinete bem ventilado, se botar num gabinete de acrílico fechado, temp ambiente acima de 35c como algumas regiões tem, e fan stock pode botar fácil uns 95-100c aí kkkkk
Acho que o desentendimento é mais uma confusãozinha só, reduzir o PPT/TDC/EDC no PBO Limits não é tecnicamente undervolt, mas tem o
efeito de undervolt de reduzir as temperaturas, e o PBO Limits não mexe nos clocks diretamente, mas reduzindo o limite de corrente o processador acaba reduzindo o clock em all-core load dependendo da aplicação mas o single-core fica intacto em 4,85 ainda e os clocks continuam dinâmicos, a não ser que a pessoa tenha mexido algo na Bios ou no perfil de energia no Windows
Aqui tanto 2,2ghz (min 5% Windows) quanto 3,7ghz (min 99% Windows) o consumo/temp é praticamente o mesmo então não vejo vantagem em deixar menos que 3,7 como mínimo, e OC/PBO realmente vai fazer praticamente 0 diferença pra single-core se a pessoa quer ganhar desempenho, mas o fato é que o 5800x é terrível em stock, assim como a linha KS da intel é terrível quanto a eficiência/temp também, mas pra linha KS não é a proposta dela mesmo, no 5800x eu acho que foi burrice ter lançado assim, poderiam ter capado o multi em 1% e lançado ele nos 120w~ e já ajudaria muito, mas não duvidaria se tivessem espremido esses % a mais pra fechar 6000 redondo no R20, já que muita gente vive de score de benchmark
Teve um cara que pediu ajuda com o 5800x dele aí indiquei reduzir o PBO Limits mas ele reclamou que caiu o score dos benchs (ele só usava pra jogos), aí viu um vídeo de algum youtuber falando do CO, foi lá e tacou -30 em tudo, agora o sistema da 10 reboot por dia mas o cara tá feliz, afinal o score do benchmark subiu
Quanto ao melhor "undervolt" por PBO Limits aí vai depender dos fatores de cada um como gabinete/cooler/temp ambiente e qual temp cada um fica confortável em manter, mas acho quase que necessário dar uma reduzida do 5800x stock pra maioria dos casos, e isso também acaba fazendo com que seja mais tranquilo no VRM de outras placas mais de entrada, aqui pra mim 95w é o ponto perfeito, pra outros vai ser 105-125w, e pra outros que não ligam pra eficiência, tem refrigeração absurdamente boa e temp ambiente controlada vão poder até rodar acima de stock
Pros Ryzen 5000 não tem mais mesmo, acho que acabou nos 3000x
Altera manualmente o plano de energia e bota 5% no mínimo que chega nos 2,2ghz~, mas pelo menos aqui, o consumo/temp em 2,2ghz não mudam nada de 3,7ghz~, então acabei mantendo 99% de uso mínimo