[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Será que se manter o PBO limit padrão da amd do 5600x, colocar +50 de clock e tentar descer para -30 no CO, será que dá pra tirar essa tensão louca em full load e conseguir manter pelo menos o desempenho nos jogos do stock ou no máximo perder 5%?
Meu ponto de equilibrio foi essas configurações que você citou: PBO auto + 50Mhz + CO - 20. Aqui nunca passou de 1,3v. E jogando BF2042 e CoD Vanguard a temperatura oscila entre 55º e 65º dependendo do calor do Hell de Janeiro.

Aqui a mesma coisa, para 4.650 nunca vi subir acima de 1.28-1.3mv já em full load ainda não percebi
Sempre usei clock fixo e uso 1.15mv em 4.5 100% estável

Não sei se ele em stock, single core, os jogos irão se beneficiar mais mas em questão de temperatura, 4.5 com 1.15 fica 1000x melhor
Não sei se outros jogos o comportamento nas temps pode ser diferente do que vi aqui até agora, mas no 5600x stock estourando ficava 60c mesmo, e outros jogos de campanha como Control/RDR2 etc ficava nos 45-50c, não cheguei a testar fixo em clock menor porque pro meu caso não acho que vale a pena, <65c tá mega tranquilo pra mim então deixei quieto, o 5600x pela experiência que tive foi muito eficiente em stock, e o CO pelo menos no 5800x não chegou a mudar nada as temperaturas nos sensores que conferi, mas percebi que tem uma discrepância da temp de CPU e da temp por core

QVq0aOe.png

8u19wVM.png

Talvez dê pra notar alguma diferença de temp com o CO vendo os cores individuais mas não testei pra dizer, e mesmo com CO -15 pra cima alguns núcleos aqui no 5800x ele chega nos 1,5v ou perto disso então não sei como funciona 100%, mas nem em jogos nem all-core as temperaturas do Tctl/Tdie ou CCD1 mudaram com ou sem CO

Pelo que eu tinha entendido ele reduziria 3-5mv pra cada -1 mas mesmo com -20 os cores chegam em 1,5v, no all-core parece ficar a mesma tensão MAS all-core o clock fica mais alto pra mesma tensão

Acho que ele só iria esbarrar no limite do TDC mais rápido e, como consequência, reduzir o clock/tensão. Não acho que ele iria segurar as temperaturas nessa faixa aí.
Bem provável, a não ser que a pessoa teste em temp ambiente negativa e esconda esse detalhe :limo: Que é outro problema que vejo as vezes, a galera pega um teste de CPU/cooler a 21c em bancada aberta ou num bom setup pra refrigeração e estranha quando não tem o mesmo resultado

Acho que ele só iria esbarrar no limite do TDC mais rápido e, como consequência, reduzir o clock/tensão. Não acho que ele iria segurar as temperaturas nessa faixa aí.

O 5800X sobe mais rápido que qualquer coisa que tenha visto em PC´s, parece um processador sem cooler ou com cooler box no melhor dos casos.

Aqui eu uso PBO+CO e o ryzenmaster, a máquina não liga com o cooler girando 100%, se eu preciso de single core eu deixo como está se não, habilito um dos perfis no RyzenMaster.

Pois é... No 1700 gostava pois o clock ficava bem mais variavel, pegando clocks baixissimos em iddle, variando entre 1.7 a 3.2.Já o 5600nNo plano equilibrado do windows sempre varia só apenas entre 3.8 e 4.4.
Mudar a % de "Estado de desempenho mínimo" de qualquer plano de energia para um valor bem baixo, tipo 50% ou menos, deve fazer os clocks despencarem quando o processador estiver ocioso. No meu 1600AF, no plano Equilibrado, ele chega a cair para 1440MHz em alguns núcleos, mesmo com o estado de energia C6 desativado na BIOS. Com 100% de carga, ele sobe e permanece normalmente em 3700MHz, 100% estável.

No plano AMD Ryzen Balanced, por sua vez, a frequência só caia até 2800MHz quando idle. Depois descobri que para atingir o clock mínimo com esse plano, tem que ativar a opção na BIOS mencionada, aí é mais prático usar o plano Equilibrado mesmo e só alterar a % de desempenho mínimo.

Última edição:
Não sei se outros jogos o comportamento nas temps pode ser diferente do que vi aqui até agora, mas no 5600x stock estourando ficava 60c mesmo, e outros jogos de campanha como Control/RDR2 etc ficava nos 45-50c, não cheguei a testar fixo em clock menor porque pro meu caso não acho que vale a pena, <65c tá mega tranquilo pra mim então deixei quieto, o 5600x pela experiência que tive foi muito eficiente em stock, e o CO pelo menos no 5800x não chegou a mudar nada as temperaturas nos sensores que conferi, mas percebi que tem uma discrepância da temp de CPU e da temp por core

QVq0aOe.png

8u19wVM.png

Talvez dê pra notar alguma diferença de temp com o CO vendo os cores individuais mas não testei pra dizer, e mesmo com CO -15 pra cima alguns núcleos aqui no 5800x ele chega nos 1,5v ou perto disso então não sei como funciona 100%, mas nem em jogos nem all-core as temperaturas do Tctl/Tdie ou CCD1 mudaram com ou sem CO

Pelo que eu tinha entendido ele reduziria 3-5mv pra cada -1 mas mesmo com -20 os cores chegam em 1,5v, no all-core parece ficar a mesma tensão MAS all-core o clock fica mais alto pra mesma tensão

Bem provável, a não ser que a pessoa teste em temp ambiente negativa e esconda esse detalhe :limo: Que é outro problema que vejo as vezes, a galera pega um teste de CPU/cooler a 21c em bancada aberta ou num bom setup pra refrigeração e estranha quando não tem o mesmo resultado
Pode crer, as vezes eu coloco ele em stock com PBO desativado
Acho que vou continuar nessa, porque no final a diferença de consumo é mínima

Pode crer, as vezes eu coloco ele em stock com PBO desativado
Acho que vou continuar nessa, porque no final a diferença de consumo é mínima
No 5600x acho que qualquer mudança não muda tanto na prática pra maioria, no multi-core até dá pra ganhar uns 8%~ com PBO ou OC fixo, e single-core até dá pra subir um pouco com boost clock +100-200 e/ou CO mas na prática é difícil ver, e também depende bastante do jogo/cpu/resolução/gráficos da pessoa

No CSGO/R6 é fácil de ver, mas pra ver diferença em outros jogos tem que botar uma 6900XT/RTX 3090ti pra jogar em 1080p low, então mesmo que dê diferença no desempenho eu desconsidero porque não é uma situação real pra maioria pelo menos, e no CSGO pode até ser que o cara suba de 400 pra 450fps mas nenhum humano vê a diferença disso na prática também

Quanto fica de consumo com 4,5ghz 1,15v aí? Aqui tanto o 5600x quanto 5800x idle ficam nos 28-30w, em jogos não costumo monitorar, mas pra jogos leves as vezes deixo em 3,7ghz pelo plano de energia mesmo e fica nos 40-45w

No 5600x acho que qualquer mudança não muda tanto na prática pra maioria, no multi-core até dá pra ganhar uns 8%~ com PBO ou OC fixo, e single-core até dá pra subir um pouco com boost clock +100-200 e/ou CO mas na prática é difícil ver, e também depende bastante do jogo/cpu/resolução/gráficos da pessoa

No CSGO/R6 é fácil de ver, mas pra ver diferença em outros jogos tem que botar uma 6900XT/RTX 3090ti pra jogar em 1080p low, então mesmo que dê diferença no desempenho eu desconsidero porque não é uma situação real pra maioria pelo menos, e no CSGO pode até ser que o cara suba de 400 pra 450fps mas nenhum humano vê a diferença disso na prática também

Quanto fica de consumo com 4,5ghz 1,15v aí? Aqui tanto o 5600x quanto 5800x idle ficam nos 28-30w, em jogos não costumo monitorar, mas pra jogos leves as vezes deixo em 3,7ghz pelo plano de energia mesmo e fica nos 40-45w
Onde eu vejo esse consumo pelo hwinfo, e essas informações são 100% reais?

Só um detalhe: não tem como ficar menos que 30w, visto que o controlador de memória fica no IO die, consome quase esses 30w e nunca desliga.

Onde eu vejo esse consumo pelo hwinfo, e essas informações são 100% reais?
Eu geralmente vejo pelo CPU PPT ou CPU Package Power, não vou dizer 100% mas é o que costumo usar de referência e é pra ser bem preciso com uma pequena margem de erro

hkojsg2.png

Na temp de CPU o Afterburner pra mim usa de default o CPU (Tctl/Tdie), enquanto no Ryzen Master parece ser mais próximo do CPU CCD1, e no Hwinfo mostra 43w enquanto Ryzen Master 39w, talvez só atualizem em intervalos diferentes mas bem próximo de qualquer forma, acho que o importante é só usar o mesmo software/sensor sempre pra conferir pra não ter erro

Só um detalhe: não tem como ficar menos que 30w, visto que o controlador de memória fica no IO die, consome quase esses 30w e nunca desliga.
Percebi isso, mesmo quando cai pra 2,2ghz chega no mínimo nuns 27w quando não tem absolutamente nada aberto, fiquei pensando quanto/se cairia reduzindo a ram/IF de 3800 pra 3000 ou abaixo de curiosidade

Percebi isso, mesmo quando cai pra 2,2ghz chega no mínimo nuns 27w quando não tem absolutamente nada aberto, fiquei pensando quanto/se cairia reduzindo a ram/IF de 3800 pra 3000 ou abaixo de curiosidade
Essa coisa de frequência de ram dinâmica é só na ddr5, na 4 fica estático sempre.

Eu geralmente vejo pelo CPU PPT ou CPU Package Power, não vou dizer 100% mas é o que costumo usar de referência e é pra ser bem preciso com uma pequena margem de erro

hkojsg2.png

Na temp de CPU o Afterburner pra mim usa de default o CPU (Tctl/Tdie), enquanto no Ryzen Master parece ser mais próximo do CPU CCD1, e no Hwinfo mostra 43w enquanto Ryzen Master 39w, talvez só atualizem em intervalos diferentes mas bem próximo de qualquer forma, acho que o importante é só usar o mesmo software/sensor sempre pra conferir pra não ter erro

Vou ver isso quando chegar
Vou botar o processador em stock com PBO off vs 4.5ghz

Essa coisa de frequência de ram dinâmica é só na ddr5, na 4 fica estático sempre.
Imaginei que fosse cair um pouco porque minha ram stock é 3000 CL15 e subi pra 3800 CL16 com IF 1:1, só aumentei o DRAM voltage de 1,35v pra 1,4v e deixei o resto de SoC/VDDG etc em auto sempre, então meu pensamento é que talvez pra rodar em 3000 CL15 (ou abaixo) em auto a mobo reduza um pouco as tensões e caia um pouco o consumo junto, porque já vi gente com os Ryzen 5000 e SoC abaixo dos 10w, mas é algo que nunca fui atrás de saber também, desde o 3700x só mudei DRAM voltage e alguns timings primários/secundários, resto auto e boa

Nesse thread no 5600x em auto ele tava com 5w de SoC e setando manual 8,5w, outro user postou o 3600 dele com 1,1v SoC e 1900 IF 1:1 e deu 8,6w de mínimo e 13w máximo, aqui fica em 13-16w, mas talvez em auto as outras tensões fiquem um pouco acima das dele, tô usando assim desde 2019 e como nunca teve instabilidade nem fucei mais

v7OLQbx.png

EDIT: Numa lida rápida parece que 1,1v de VDDG é o máx recomendado pela AMD, e a maioria que vi tá na faixa de 0,95-1,05v, talvez eu tente dar uma reduzida depois

Última edição:

hkojsg2.png

Com sua config padrão, quanto fica o TDP do 5800X quando você joga?

Imaginei que fosse cair um pouco porque minha ram stock é 3000 CL15 e subi pra 3800 CL16 com IF 1:1, só aumentei o DRAM voltage de 1,35v pra 1,4v e deixei o resto de SoC/VDDG etc em auto sempre, então meu pensamento é que talvez pra rodar em 3000 CL15 (ou abaixo) em auto a mobo reduza um pouco as tensões e caia um pouco o consumo junto, porque já vi gente com os Ryzen 5000 e SoC abaixo dos 10w, mas é algo que nunca fui atrás de saber também, desde o 3700x só mudei DRAM voltage e alguns timings primários/secundários, resto auto e boa

Nesse thread no 5600x em auto ele tava com 5w de SoC e setando manual 8,5w, outro user postou o 3600 dele com 1,1v SoC e 1900 IF 1:1 e deu 8,6w de mínimo e 13w máximo, aqui fica em 13-16w, mas talvez em auto as outras tensões fiquem um pouco acima das dele, tô usando assim desde 2019 e como nunca teve instabilidade nem fucei mais

v7OLQbx.png

EDIT: Numa lida rápida parece que 1,1v de VDDG é o máx recomendado pela AMD, e a maioria que vi tá na faixa de 0,95-1,05v, talvez eu tente dar uma reduzida depois
O controlador de memória não conta como parte do consumo do SoC por algum motivo, tem um artigo que o @CaptainFantastic postou várias páginas atrás investigando isso:
vc quem está se fazendo de sonso ao postar testes em idle, sabendo que esses testes em idle é com o pc completamente parado sem rodar nada nem o mouse se mexendo

estamos falando de tarefas que exigem baixo poder de processamento e não modo ocioso e você sabe disso

aqui está o que estamos falando e mais provas do que ocorre

Qual é o ponto aqui?
A AMD elogia a alta eficiência de energia de suas novas CPUs Ryzen 5000 para desktops. E então, eles são eficientes, mas apenas sob carga total (e especialmente no modo ECO).

Ao mesmo tempo, os entusiastas de baixo consumo de energia se perguntam sobre o consumo de energia inesperadamente alto sob carga leve ou zero.

a situação do testes:

Para a minha máquina Ryzen 9 5900X mínima com GPU dedicada, eu poderia reduzi-la a estes números:

27W em inatividade total, monitor desligado
53W para movimento rápido do cursor do mouse e nenhuma outra carga
57 W reproduzindo um vídeo do YouTube
Isso já inclui 8W (inativo) / 10W (caso contrário) para uma placa RTX1650 Super grapcis, uma vez que a CPU não inclui um iGPU. Você pode obter números mais baixos se encontrar uma placa gráfica com menor consumo ocioso.

Para comparação, aqui estão os mesmos testes para um sistema baseado em Intel i7-4790T que construí há 6 anos:

6W em inatividade total
6,5 W de movimento rápido do mouse
9W reproduzindo um vídeo do YouTube

Este sistema possui um iGPU, mas também executa duas portas Ethernet gigabit, três SSDs e várias tarefas em segundo plano.

e algumas conclusões

Mesmo com apenas carga parcial em um núcleo, o pacote da CPU consome na verdade> 35W de todos os planos de energia combinados, tornando-o uma escolha ruim para PCs desktop de baixo consumo.

Não há muito que possamos fazer sobre a alta potência de baixa carga agora, a menos que alguém encontre interruptores para habilitar opções adicionais de economia de energia. Não tive muita sorte com o que o BIOS / AGESA expõe.

Ele mesmo não pareceu entender bem do que se tratava, mas o autor do artigo fez uma investigação bem legal e criou um software bem bacana, aqui o meu VDDIO_MEM sempre fica na casa dos 14~20W, mesmo em idle, no momento que escrevo esse post tá em 14.5W, mas tem aqui outro post com o controlador puxando 20W por si só:

E eu te mostrei o vídeo da minha CPU fazendo exatamente isso e se comportando como deveria.

Infelizmente não achei nenhum teste online com oq vc quer, o máximo que dá pra achar são comparações de notebooks, e só achei com Zen 2:
17-p_1100.webp

No entanto elas não traduzem bem para o desktop já que as APUs da AMD são monolíticas, diferentemente das CPUs de desktop normal. Em tese, um 5600g/5700g iria se comportar de forma similar.

Achei excelente esse site, inclusive instalei a ferramenta e curti bastante os dados que dá pra pegar (inclusive, olha meus limites de consumo acima do stock):
YY8lQie.png

Agora engraçado vc tentar usar ele como argumento pq:
- Ele fez tudo no linux
- Ele está comparando apenas o uso em IDLE, enquanto vc diz que é pra ignorar isso
- Ele comprovou que não se deve confiar cegamente nas leituras de software, mas testar as leituras via HW - que inclusive até tentei lhe explicar isso antes também:

- O consumo das leituras dele bate perfeitamente com oq é encontrando na internet sobre consumo idle de sistemas, onde os ryzen consomem certa de ~50W e as CPUs Intel modernas consomem na casa dos ~40W

A conclusão dele é sobre o fato do controlador de memória não ser somado junto aos dados de consumo do resto da CPU, e este ficar em constantes ~20W de uso (olha o meu VDDIO_MEM Power no print ali), ou seja, vc não consegue um consumo em idle total menor que 20W, porém esses 20W ficam praticamente constantes mesmo com a controladora de memória em uso (testei aqui um bench com as memórias e o uso da controladora só foi para 22W).

Provavelmente com um 5600g ou 5700g teria como obter números de consumo em idle beeeem menores que esse aí, já que eles são monolíticos como eu mencionei previamente, e a controladora de memória deles é também feita em 7nm e não precisa de nenhum interconnect no chip.

Não adianta tentar cismar isso com ele. Daria pra trazer o ponto de que a maioria dos servidores usam linux, e as empresas estão migrando em massa pros EPYC pelo consumo e desempenho que oferecem, mas aí ele viria com desculpa de que servidor tem nada a ver com desktop.

Mudar a % de "Estado de desempenho mínimo" de qualquer plano de energia para um valor bem baixo, tipo 50% ou menos, deve fazer os clocks despencarem quando o processador estiver ocioso. No meu 1600AF, no plano Equilibrado, ele chega a cair para 1440MHz em alguns núcleos, mesmo com o estado de energia C6 desativado na BIOS. Com 100% de carga, ele sobe e permanece normalmente em 3700MHz, 100% estável.

No plano AMD Ryzen Balanced, por sua vez, a frequência só caia até 2800MHz quando idle. Depois descobri que para atingir o clock mínimo com esse plano, tem que ativar a opção na BIOS mencionada, aí é mais prático usar o plano Equilibrado mesmo e só alterar a % de desempenho mínimo.
Quantos % vc seta para "Estado de desempenho mínimo", no plano equilibrado? Temos a mesma cpu e placa mãe, queria ver se meu 1600af tem um comportamento similar ao seu.

Com sua config padrão, quanto fica o TDP do 5800X quando você joga?
Eu uso com 95w de consumo máx, nesse print bateu 85w~ de máximo com o Hwinfo rodando há 8 dias, em jogos a média fica menos que isso mas depende do jogo também, pelo menos do que eu joguei até agora não tem nada que bata no limite ou fique consistentemente nos 90-95w

Ele mesmo não pareceu entender bem do que se tratava, mas o autor do artigo fez uma investigação bem legal e criou um software bem bacana, aqui o meu VDDIO_MEM sempre fica na casa dos 14~20W, mesmo em idle, no momento que escrevo esse post tá em 14.5W, mas tem aqui outro post com o controlador puxando 20W por si só:
Artigo legal, mas o cara podia ter testado num Intel mais recentezinho também kkkkk, não sei como é o comportamento dos Intel atuais pra tarefas leves e como o consumo se compara em situações assim, no máximo bato o olho vez ou outra em algum review que mostra o consumo em idle do sistema e é sempre bem próximo os valores Intel/AMD no geral

Não tenho como medir por HW aqui então só uso o Hwinfo, se deixar o boost 100% sempre ele vai dar os picos de consumo pra tarefas básicas mas sobe e desce tão rapido que se for considerar o uso durante o dia inteiro deve ser uma diferença pequena, só tenho as leituras do Hwinfo aqui mas no meu caso sobe a média de consumo em 3w~ se deixo o boost destravado pra browsing etc

Geralmente pego valores assim de referência, não sei se 100% correto mas imagino que pra uso leve não vá dar muita diferença, 5-10w a mais ou a menos vai levar meses pra ver uns centavos de diferença

i3bOASg.png

PBilK3J.png

E se entendi, pelo seu print aí o 5950x fica na faixa dos 36-37w, creio que o Hwinfo esteja correto ou bem próximo disso (dependendo do sensor) então né?

Aqui no momento Core+SoC power estão em 27w, mas o PPT/Package em 42w e pelo que entendo deveria dar o mesmo valor, talvez no PPT/package já reporte contando com esse valor de VDDIO_MEM?

Última edição:
5800x em idle
MQaIW0p.png

Stress All cores
ND0Hp9T.png

Clock em jogos
z7e0s0d.png

Última edição:
Artigo legal, mas o cara podia ter testado num Intel mais recentezinho também kkkkk
Acho que isso é meio irrelevante, a ideia dele era algum sistema de baixo consumo e a AMD não tem isso.
não sei como é o comportamento dos Intel atuais pra tarefas leves e como o consumo se compara em situações assim, no máximo bato o olho vez ou outra em algum review que mostra o consumo em idle do sistema e é sempre bem próximo os valores Intel/AMD no geral
Um intel atual comum eu creio que o consumo em idle seria bem semelhante, porém acho que as versões T atuais conseguem esses idles de sub-10W, então até mesmo comparar um modelo T com um non-T daria a mesma diferença mostrada no artigo dele.

E se entendi, pelo seu print aí o 5950x fica na faixa dos 36-37w, creio que o Hwinfo esteja correto ou bem próximo disso (dependendo do sensor) então né?
36~45W, sim, o valor total está certo.

Aqui no momento Core+SoC power estão em 27w, mas o PPT/Package em 42w e pelo que entendo deveria dar o mesmo valor, talvez no PPT/package já reporte contando com esse valor de VDDIO_MEM?
Exato, essa diferença entre o total e Core+SoC que não é reportada em canto algum.

Quantos % vc seta para "Estado de desempenho mínimo", no plano equilibrado? Temos a mesma cpu e placa mãe, queria ver se meu 1600af tem um comportamento similar ao seu.

Eu ponho 5%, mas acho que qualquer valor abaixo de 50% já serve, não baixa mais que 1400MHz. Na verdade, eu faço isso com qualquer computador, seja desktop ou laptop. O algoritmo do Windows funciona até que bem e ajusta o clock de acordo com a demanda, eu nem perco meu tempo com outros planos, nem mesmo o ARB.

Acho que isso é meio irrelevante, a ideia dele era algum sistema de baixo consumo e a AMD não tem isso.

Um intel atual comum eu creio que o consumo em idle seria bem semelhante, porém acho que as versões T atuais conseguem esses idles de sub-10W, então até mesmo comparar um modelo T com um non-T daria a mesma diferença mostrada no artigo dele.

Exato, essa diferença entre o total e Core+SoC que não é reportada em canto algum.
Já que estão falando de power draw vou só adicionar a info do consumo idle de Intel que vcs tão discutindo agora, lido do sensor os valores são entre 1.3~3W pros cores e 0.8~2.5W pro System Agent (que seria a contraparte ao SOC dos Ryzen).

Já o sistema inteiro da tomada puxa cerca de 100~110W e do sensor da AX1600i cerca de 80~94W, a 3090Ti idle em 4K@120 reporta 30W de consumo, então descontando ela dá uns 50~64W da CPU, RAM, AIO e SSD, os fans em idle estão parados então não entram na equação.

Estava acompanhando o tópico recentemente em stealth pra rir das asneiras de um certo user aí :limo:

Pelos relatos parece que a maioria dos Intel (dos não-T/U etc mesmo) chegam nesses valores de <10w idle reportado por software, mas quando medem na tomada geralmente dá algo próximo que estranhei, porque se o sistema é 100% igual só mudando CPU não esperava uma diferença de 5-10w só, já que os Intel reportam <10w e os Ryzen ficam na faixa dos 30w

Aah então beleza, geralmente fico de olho no PPT/Package aqui, botei o Core + SoC ali pra ficar de olho porque estranhei, as vezes a soma bate certinho com o Package, mas geralmente fica essa diferença de 15w~ mesmo, mas agora que conferi vi que tem na descrição mesmo :haha: Se duvidar tem o VDDIO_MEM separado e eu escondi junto com os outros 200 sensores que tirei

e291jQd.png

E sobre o consumo
MjTZu1n.png
1yQQKgl.png

Eu gosto de eficiência mas pelo menos aqui acho difícil justificar deixar o clock menor que 3,7ghz, consumo e temp fica praticamente igual, mas ta aí quem quer economizar uns centavos ao longo dos anos

aOdh0FK.png

Pelos relatos parece que a maioria dos Intel (dos não-T/U etc mesmo) chegam nesses valores de <10w idle reportado por software, mas quando medem na tomada geralmente dá algo próximo que estranhei, porque se o sistema é 100% igual só mudando CPU não esperava uma diferença de 5-10w só, já que os Intel reportam <10w e os Ryzen ficam na faixa dos 30w

Aah então beleza, geralmente fico de olho no PPT/Package aqui, botei o Core + SoC ali pra ficar de olho porque estranhei, as vezes a soma bate certinho com o Package, mas geralmente fica essa diferença de 15w~ mesmo, mas agora que conferi vi que tem na descrição mesmo :haha: Se duvidar tem o VDDIO_MEM separado e eu escondi junto com os outros 200 sensores que tirei

e291jQd.png

E sobre o consumo
MjTZu1n.png
1yQQKgl.png

Eu gosto de eficiência mas pelo menos aqui acho difícil justificar deixar o clock menor que 3,7ghz, consumo e temp fica praticamente igual, mas ta aí quem quer economizar uns centavos ao longo dos anos

aOdh0FK.png
Aqui esta bem parecido...
p3XwMjn.png

Users who are viewing this thread

Voltar