Meu 5800x do ali chegou faz uns poucos dias, não fui taxado e veio a versão stepping 2.
Sobre o curve optimizer do Ryzen Master, há alguma garantia que fique estável? Me sugeriu -16.
Estou usando assim faz uns 2 dias e tudo normal.. Usando um fuma 2 e 120 PPT, 75 TDC e 110 CPU, e temperaturas parecem boas na medida do possível, 70 graus em jogos consumindo 100-110w nos que testei e consumiam mais, mais do que os 84w da placa de vídeo e temperaturas igualando com ela, na casa dos 70, no cinebench r23 chegava a 80 graus.
Ainda vou ficar até a nova gen de placas de vídeo com minha rx 470, mas resolvi testar alguns jogos. E mesmo com a 470, a diferença em jogos para o 1600 é muito grande, até o windows ficou mais rápido e responsivo, isso que nem formatei ele (fiz uma instalação do w11 para testar no sdd, mas não senti diferença usando a antiga do w10).
Teve jogos que os quadros por segundo ficaram 2, 3 vezes maiores, como o league of legends e valorant. Único jogo que não resolveu o problema totalmente, mas melhorou e muito, foi no risk of rain 2, mas é o jogo que não é otimizado (meus amigos tem i9 de nova geração e i7 da décima primeira e também sofrem).
Depois que você usa um monitor 144hz, menos de 90 quadros já fica bem estranho de jogar, e 60 vira os novos 30, resumindo: processador acaba sendo tão importante quanto a placa de vídeo.
Aliás, também comprei memórias novas, XPG Gammix D20, 3200mhz 16-20-20-20-38, 2x8Gb, talvez eu esteja perdendo muito por não estar usando pentes melhores?
E minha placa mãe é uma b450m dsh3 revision 1, e mesmo em stock, no r23 as frequências ficam em 4.3, 4.4 ghz em mult e 4.7, 4.85 em single core, com as temperaturas do VRM abaixo de 70 graus, há alguma chance que os sensores dela estejam ruins? Esperava que essa placa mãe não conseguisse segurar o 5800x em stock.
Outra dúvida que me surgiu, quando eu ativei o eco mode, no cinebench r23 os freq ficaram em 3.6ghz no teste multi core, isso com o resto em stock sem o curve optimizer, pela internet vi que as freq do pessoal ficavam em 4ghz, como no 5700x. No hwInfo, Power Reporting Deviation fica em 163%, pelo o que eu entendi, isso quer dizer que a placa mãe relata que o processador está consumindo 63% mais energia do que o real, alguma chance de isso estar sendo o problema?