[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Enfim consegui, testei 76/60/90 e ficou ótimo!
A temperatura ficou abaixo dos 60º, não perdeu desempenho, chegando a bater o boost de 4850Mhz e ficando dentro da margem dos 144fps em 2k ultra.
E pelo pouco que testei aqui nem precisas fazer CO.

xT31T4b.jpg

BF V

aIYDxNH.jpg

CoD Vanguard

Edit: agora q eu vi que tenho que mudar o nome do processador no afterburner.
Opa, tava mirando nos 65c e assim caiu logo pros 60c? Antes com os limites mais altos o consumo/temp ficavam mais altos mesmo mantendo o fps igual? Não afetou estabilidade de 1% e 0,1%? Engraçado ver que o consumo parece que ficou no máx em 76-77w, mas se não chega a afetar na prática é o que importa, tava curioso porque o 5600x/5700x que são 76w stock não ficam cravados nesse valor mesmo em jogos mais exigentes, talvez no 5800x fique lá em cima por precisar de 1,5v pra esse boost um pouco mais alto (achismo meu)

Já vi alguém comentar -se não me engano- que numa bios mais recente da Asus liberou a opção de reduzir o Boost clock, não sei se botando -200/-250 no 5800x ele cairia pra 4,6-4,65 e a tensão cairia junto ficando na mesma faixa do 5700x stock mas seria outro teste interessante, só não sei se tem essa opção na bios da Msi, mas de qualquer forma espero que a performance aí se mantenha em 76w/60a/90a sem problemas, e quanto mais gente quiser testar esses valores no 5800x pra jogos mais informação vamos ter aí pra usar de referência

Eu uso 4x8GB 3733CL14 na minha TUF X570-Plus, sem problemas aqui.
Mas nunca tentei usar só dois pentes nos slots A1/B1.

Tu tentou subir um pouco a tensão de sua RAM?

Então é pra funcionar 4x8gb em 3600mhz nessa Asus TUF B550M Plus? (Estou perguntando porque se for, ela deve estar com defeito e tenho que mandar pra garantia).

Ou tem como o Ryzen 5900x só aceitar 2x16gb 3600mhz e não aceitar 4x8gb 3600mhz por alguma fraqueza dele? Isso é possível?

Não tenho conhecimento/confiança pra subir tensão. Mas se subir a tensão e resolver o problema é da placa mãe ou do cpu? Ou da RAM?

Ser CL17 (que não é comum como 16) pode ser o problema?

Então é pra funcionar 4x8gb em 3600mhz nessa Asus TUF B550M Plus? (Estou perguntando porque se for, ela deve estar com defeito e tenho que mandar pra garantia).
Se nem as memórias nem a placa-mãe estiverem com defeito, sim.
Ou tem como o Ryzen 5900x só aceitar 2x16gb 3600mhz e não aceitar 4x8gb 3600mhz por alguma fraqueza dele? Isso é possível?
Na época dos Zen 2, existiam alguns CPUs "premiados" que não faziam 1800 FCLK, mas eram beeem raros. Acho muito improvável ser o caso do seu 5900X.

Não tenho conhecimento/confiança pra subir tensão. Mas se subir a tensão e resolver o problema é da placa mãe ou do cpu?
De nenhum dos dois, seria das memórias que não estão estáveis com a tensão do XMP.

Não tenho conhecimento/confiança pra subir tensão. Mas se subir a tensão e resolver o problema é da placa mãe ou do cpu? Ou da RAM?

Se funciona parcialmente você precisa solicitar suporte das memórias e mobo. Do contrário será uma dor de cabeça.

Se funciona parcialmente você precisa solicitar suporte das memórias e mobo. Do contrário será uma dor de cabeça.
Se nem as memórias nem a placa-mãe estiverem com defeito, sim.

Na época dos Zen 2, existiam alguns CPUs "premiados" que não faziam 1800 FCLK, mas eram beeem raros. Acho muito improvável ser o caso do seu 5900X.

De nenhum dos dois, seria das memórias que não estão estáveis com a tensão do XMP.

Então vocês acham que se o cpu funcionou com 2x16gb 3600mhz, ele consegue funcionar com 4x8gb 3600mhz?
E portanto o problema não é da cpu?

Eu testei todos os pentes da RAM nos slots A2/B2 e todas funcionaram em 3600Mhz. Isso prova que elas não estão avariadas?

E com isso será que é a placa mãe o problema?

Então vocês acham que se o cpu funcionou com 2x16gb 3600mhz, ele consegue funcionar com 4x8gb 3600mhz?

Eu testei todos os pentes da RAM nos slots A2/B2 e todas funcionaram em 3600Mhz. Isso prova que elas não estão avariadas?
Tu precisaria fazer um teste mais extenso de estabilidade pra ter certeza.

Como disse acima, só fazendo mais testes pra ter certeza.

Só testando. As minhas são 2 x 16GB, 3600, CL16 e funcionando normalmente em uma B450-F Strix. Como venho dizendo, eu acho que você deveria parar de se matar e acionar o suporte.

Eu sabia da recomendação de usar nos slots A2/B2 mas não sabia que não funcionava de jeito nenhum, achava que a performance só seria mais baixa.

No caso a placa mãe não suporta 3600mhz nos slots a1/b1 e daí não adianta tentar colocar 4x8gb 3600mhz? Porque com 4x8gb 3600mhz o pc liga mas crasha em todo jogo e dá tela azul no windows, isso é normal? (Já que os slots a1/b1 não aceitam 3600mhz?)

Pra quem quer usar 32gb 3600mhz nessa placa mãe tem que ser sempre 2x16gb?
Como disse não tenho certeza se o sistema sobe com memórias somente no A1/B1 além de 2400mhz(eu acho que não).
Agora com 4 pentes funciona sem problema. subir o clock das memórias é mais fácil em 2 do que em 4 pentes, não é impossível, porém é mais trabalhoso(achar a estabilidade).
experimenta deixar os 3600 e setar 1.45V nas memos, se ficar estável vai diminuindo até travar.
Edit: É bom vc baixar o thaiphoon burner pra saber qual é o chip da sua memória.

Boa tarde galera estou precisando de uma força.

Ao usar uma frequência maiores que 3200 mhz nas memórias ram, a placa mãe já joga a tensão do vcore soc para 1.2v, chegando a até 1.238v e queria saber se consigo e se devo abaixar a tensão do vsoc. Pela bios, na aba advanced voltage settings, não estou conseguindo reduzir, apenas aumentar. O suporte da Gigabyte não me ajudou em nada, dizendo que não fornece informações sobre overclock... na internet também não encontrei ninguém com o mesmo caso, a maioria tem que aumentar as tensões para 1.1v 1.15v.

Estou com memórias 3600 MHz que chegam a 4000 MHz, atualmente usando em 3800 MHz e não queria reduzir para 3200 MHz, já que em 3200 a tensão do soc cai para 1.1v.

Processador Ryzen 5 5600x
Placa mãe B450 Aorus Elite
3pbH3rQ.png
UCERequ.png
Amigo, não sei se já te responderam mas na BIOS vai em PHERIPHERALS, AMD OVERCLOCKING, SOC/UNCORE OC MODE..coloque enabled e na opção SOC VOLTAGE que vai aparecer coloque por exemplo 1100 que é 1.10v...mas se ficar instável suba um pouco...eu aqui uso 1150(1.15v).

Aqui pra não ficar abrindo a tampa do computador para dar clear cmos eu deixo conectado um botão power e jogo ele para acessar na parte traseira do computador.

Peguei de um computador de descarte do meu serviço, vou deixar esse aqui como exemplo.
D_NQ_NP_674487-MLB43677219787_102020-W.jpg

Mas aí como faz, coloca isso na parte que faz o reset?
Porque no manual diz q tem q colocar aquele treco pequeno que eu não sei o nome por 10 segundos e depois ligar o computador. Com isso como seria o processo?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Opa, tava mirando nos 65c e assim caiu logo pros 60c? Antes com os limites mais altos o consumo/temp ficavam mais altos mesmo mantendo o fps igual? Não afetou estabilidade de 1% e 0,1%? Engraçado ver que o consumo parece que ficou no máx em 76-77w, mas se não chega a afetar na prática é o que importa, tava curioso porque o 5600x/5700x que são 76w stock não ficam cravados nesse valor mesmo em jogos mais exigentes, talvez no 5800x fique lá em cima por precisar de 1,5v pra esse boost um pouco mais alto (achismo meu)

Já vi alguém comentar -se não me engano- que numa bios mais recente da Asus liberou a opção de reduzir o Boost clock, não sei se botando -200/-250 no 5800x ele cairia pra 4,6-4,65 e a tensão cairia junto ficando na mesma faixa do 5700x stock mas seria outro teste interessante, só não sei se tem essa opção na bios da Msi, mas de qualquer forma espero que a performance aí se mantenha em 76w/60a/90a sem problemas, e quanto mais gente quiser testar esses valores no 5800x pra jogos mais informação vamos ter aí pra usar de referência

Te falar que fiquei surpreso! Mas foi um teste rápido, agora que eu cheguei a esse valor eu jogar por mais tempo e confirmar se vai firmar do jeito que eu quero. Mas gostei de brincar com esses valores, assim eu vou adicionando potência ao processador da maneira que eu preciso. Como já cheguei na meta ideal pra jogar 2k, tá de bom tamanho usar assim. Aí quando eu migrar pro 4k vou subindo essas valores pra chegar em uma nova futura meta.

Eu não cheguei a comparar 1% ou 0,1%, mirei mesmo na média e no frametime.

Sobre o consumo sim, não passou desses valores. Inclusive é o mesmo consumo de quando eu usava o 5600X com over, ficava nessa faixa.

E o boost clock que você comentou, na bios tem o boost override cpu, que se eu não me engano dá pra colocar valores negativos chegando a essa frequência. Não seria a mesma coisa?

Última edição:
Mas aí como faz, coloca isso na parte que faz o reset?
Porque no manual diz q tem q colocar aquele treco pequeno que eu não sei o nome por 10 segundos e depois ligar o computador. Com isso como seria o processo?

Só deixar encaixado nos pinos do clear cmos.
Quando vc precisar dar o reset na Bios vc vai segurar o botão desse cabo ai por 10 segundos, vai ficar mais fácil pra você resetar a sua Bios quando precisar.

Aqui pra não ficar abrindo a tampa do computador para dar clear cmos eu deixo conectado um botão power e jogo ele para acessar na parte traseira do computador.

Peguei de um computador de descarte do meu serviço, vou deixar esse aqui como exemplo.
D_NQ_NP_674487-MLB43677219787_102020-W.jpg
onde compra isso dai

onde compra isso dai
Montadinho assim você consegue em gabinete velho(tira do Botão "Power" ou "reset")... As peças individuais encontra em lojas de componentes eletrônicos.

Como disse não tenho certeza se o sistema sobe com memórias somente no A1/B1 além de 2400mhz(eu acho que não).
Agora com 4 pentes funciona sem problema. subir o clock das memórias é mais fácil em 2 do que em 4 pentes, não é impossível, porém é mais trabalhoso(achar a estabilidade).
experimenta deixar os 3600 e setar 1.45V nas memos, se ficar estável vai diminuindo até travar.
Edit: É bom vc baixar o thaiphoon burner pra saber qual é o chip da sua memória.

Entendi. O chip da memória é Hynix.

Tu precisaria fazer um teste mais extenso de estabilidade pra ter certeza.

Como disse acima, só fazendo mais testes pra ter certeza.
Certo.

Só testando. As minhas são 2 x 16GB, 3600, CL16 e funcionando normalmente em uma B450-F Strix. Como venho dizendo, eu acho que você deveria parar de se matar e acionar o suporte.

Qual o modelo do seu kit de RAM?

Mandei a pergunta pra Asus, esperando responder.

Muito obrigado mesmo a vocês pela ajuda. Agradeço imensamente.

uma duvida

Minha a320 biostar suporta ryzen 4xxx e 5xxx?

Se eu atualizar a bios eu perco a compatibilidade ao ryzen 1xxx?

Uso Ryzen 3 1200 com 8gb 2400 mhz corsair...

Para funcionar com 4 pentes você tem que fazer uma configuração de memoria considerando elas dual rank mesmo sendo 1 rank que vai funcionar de boa, é chato configurar mas no final você acha o limites usando os 4 pentes e fica de boa.

Ia criar um tópico lá fora, mas acho que vou tentar aqui primeiro já que a maioria tem experiência com AMD.

Eu tenho esse PC da assinatura, e desde anteontem, logo quando fechei o Fortnite, a máquina desligou e quando liguei novamente, ele fica travado no led branco, que é o q-led da GPU.

Fiquei praticamente o restante da noite toda e o dia inteiro ontem procurando pelo fix, e nada do que eu achava resolveu.

O que eu já fiz:

Tirar a placa de vídeo do riser (era 3.0) e ligar direto na placa mãe;
Limpar vga e memos com borracha plástica;
Tirar e recolocar a CPU;
Resetei BIOS 32324213 vezes, tirando bateria, etc;
Testei outra placa de video;
Outro monitor;
Cabo HDMI e DP e sem nada ligado;
Ligar sem a vga, desligar, espetar a vga e ligar de novo;

Nada disso resolveu =/
E pelo o que andei vendo, esse problema aparenta acontecer mais do que eu esperava.
E pra completar, placa mãe da ASUS tem 1 ano de garantia (tem 1 ano e meio que comprei essa >.>)

Agradeço desde já se alguém tiver uma sugestão do fix desse problema.

Só deixar encaixado nos pinos do clear cmos.
Quando vc precisar dar o reset na Bios vc vai segurar o botão desse cabo ai por 10 segundos, vai ficar mais fácil pra você resetar a sua Bios quando precisar.

Pô, show essa ideia.
Vou dar uma procurada nesse cabo.

Para funcionar com 4 pentes você tem que fazer uma configuração de memoria considerando elas dual rank mesmo sendo 1 rank que vai funcionar de boa, é chato configurar mas no final você acha o limites usando os 4 pentes e fica de boa.

Que configuração é essa?

Amigo, não sei se já te responderam mas na BIOS vai em PHERIPHERALS, AMD OVERCLOCKING, SOC/UNCORE OC MODE..coloque enabled e na opção SOC VOLTAGE que vai aparecer coloque por exemplo 1100 que é 1.10v...mas se ficar instável suba um pouco...eu aqui uso 1150(1.15v).
Nossa muito obrigado mesmo, estava precisando dessa resposta kkk, já tinha encontrado essa opção e tinha visto que configura em mv então teria que colocar 1100, mas não encontrei ninguém alterando isso aí fiquei com receio pq não tinha certeza de como funcionava, vlw pela ajuda.

Estou querendo montar um pc gamer mas, por enquanto.. não vou por placa de video.. qual melhor ryzen eu poderia escolher? pensei até em um 9 5900 ..

Nossa muito obrigado mesmo, estava precisando dessa resposta kkk, já tinha encontrado essa opção e tinha visto que configura em mv então teria que colocar 1100, mas não encontrei ninguém alterando isso aí fiquei com receio pq não tinha certeza de como funcionava, vlw pela ajuda.
Pois é...o vcore máximo que a AMD recomenda é 1.20v e aqui também estava em 1.23v setado automaticamente pela mobo quando coloquei o 5600x.

Estou querendo montar um pc gamer mas, por enquanto.. não vou por placa de video.. qual melhor ryzen eu poderia escolher? pensei até em um 9 5900 ..
Com video onboard as duas melhores opções são o 5600G(6/12) e 5700G(8/16).

Os modelos com final X não possuem vídeo integrado...porém tem desempenho melhor que os com final G.

Pô, show essa ideia.
Vou dar uma procurada nesse cabo.

Que configuração é essa?
procODT 43.6 ou até menor para diminuir a resistências ôhmicas da comunicação com o die quando usado 4 pentes.
RTT_NOM /7 para usar 4 pentes.
RTT_WR /3 para usar memoria 2 rank ou 4 pentes.
RTT_PARK /1 mudar o valor para 2 rank ou 4 pentes.

Última edição:
procODT 43.6 ou até menor para diminuir a resistências ôhmicas da comunicação com o die quando usado 4 pentes.
RTT_NOM /7 para usar 4 pentes.
RTT_WR /3 para usar memoria 2 rank ou 4 pentes.
RTT_PARK /5 mudar o valor para usar os dois juntos.

Obrigado pela dica, vou setar essas configuraçõe no pc.

Com relação a parte: RTT_PARK /5 mudar o valor para usar os dois juntos. O que muda pro RTT_PARK /1 ? De todas as configurações com 4 pentes que eu vi são sempre com final 1.

Obrigado pela dica, vou setar essas configuraçõe no pc.

Com relação a parte: RTT_PARK /5 mudar o valor para usar os dois juntos. O que muda pro RTT_PARK /1 ? De todas as configurações com 4 pentes que eu vi são sempre com final 1.
Ops falha minha, é 1 mesmo, /5 é para usar memoria 1 rank.

Users who are viewing this thread

Voltar