CPUs de desktop AMD Ryzen 7000 'Zen 4' confirmadas para apresentar mais de 5,5 GHz de clock, 8% de aumento de IPC, 15% mais alto de thread único e 25% mais alto desempenho por watt.
Hoje, no
Financial Analyst Day , a AMD revelou novas informações sobre seus
processadores Ryzen 7000 equipados com a arquitetura de núcleo Zen 4. De clocks a melhorias de desempenho e IPC, a AMD revelou tudo.
CPUs de desktop AMD Ryzen 7000 'Zen 4': mais de 5,5 GHz de clock, 8% de aumento de IPC, 15% de desempenho de thread único e 25% de melhoria de desempenho/watt
A AMD revelou sua família de CPUs de desktop Ryzen 7000 '
Zen 4 ' codinome Raphael durante a Computex 2022, mas deixou alguns detalhes importantes, como o IPC e os ganhos de desempenho por watt de seu evento. Agora, essas informações foram divulgadas e podemos falar sobre os números de desempenho e IPC apresentados pela fabricante de chips.
Então, começando com o aspecto mais importante, sabíamos pelo número de desempenho de thread único > 15% que a AMD estava apostando muito em clocks maiores, que terão um grande aumento em relação aos chips Zen 3. A AMD já apresentou velocidades de clock de até 5,5 GHz em vários threads em uma parte de 16 núcleos. Agora, a AMD confirmou que de fato atingirá mais de 5,5 GHz em suas CPUs de desktop Ryzen 7000.
No lado do IPC, finalmente temos um valor que varia entre 8-10%, mas em cargas de trabalho específicas de desktop, o Zen 4 fornecerá principalmente uma melhoria de 8%. A elevação de thread único >15% ainda permanece intacta e o desempenho geral por watt foi melhorado em mais de 25%. Com isso, a melhoria geral do desempenho em relação ao Zen 3 é avaliada em mais de 35% (desempenho medido em uma CPU Ryzen 7000 de 16 núcleos / 32 threads no Cinebench MT). Outro importante critério de desempenho é atendido pela largura de banda mais rápida e acesso a dados que é fornecido pela utilização do padrão DDR5
Alguns dos principais recursos destacados para CPUs Zen 4 incluem:
- Desempenho geracional significativo por watt e melhoria de frequência
- 8-10% de instruções por aumento de clock
- 15% de ganho de desempenho de thread único
- Até 125% de largura de banda de memória por núcleo
- Extensão ISA para AI e AVX-512
Em termos de extensões ISA, as CPUs AMD Ryzen 7000 Desktop com núcleos Zen 4 serão equipadas com instruções AI e AVX-512. Portanto, no geral, você pode chamar isso de início na plataforma AM5 e SP5 como uma evolução com a revolução chegando em 2024 na forma do Zen 5. Com isso dito, a AMD também terá uma família Ryzen 7000 V-Cache lançada no próximo ano, o que seria veja ganhos de desempenho semelhantes aos do Zen 3 com V-Cache em relação ao Zen 3.
Comparação de CPUs Intel Raptor Lake vs AMD Raphael Desktop 'Esperada'