• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Minha B550 Steel legend morreu depois de algumas quedas de energia que houveram na minha cidade enquanto estava fora :crycat:

Ver se acho alguma outra B550 ou X570 com precinho bom, vi que tem uma B550 Tomahawk em promo na loja que explode por uns 1.1k, vou ver se vale a pena e pesquisar outras opções.
Peguei a tomahawk mesmo, único contra que vi eram as poucas USB traseiras, mas isso não me incomoda tanto, e acho que a MSI é a única fabricante que dá 3 anos de garantia pra mobo aqui no br (apesar de ter um certo trauma com a marca, pelo menos daria pra usar a garantia nesse caso, diferentemente da minha falecida steel legend).
 
Alguém já testou a AGESA 1207 para ver se realmente resolve os stutterings com Ryzen 5000 + Win 11?
 
Peguei a tomahawk mesmo, único contra que vi eram as poucas USB traseiras, mas isso não me incomoda tanto, e acho que a MSI é a única fabricante que dá 3 anos de garantia pra mobo aqui no br (apesar de ter um certo trauma com a marca, pelo menos daria pra usar a garantia nesse caso, diferentemente da minha falecida steel legend).
Uma coisa que só lembrei agora, alguém sabe dizer se placas da MSI conseguem dar POST sem uma GPU presente? As vezes uso meu pc sem nenhuma gpu e acesso remotamente, mas vi que algumas placas barram isso (e modelos antigos das MSIs não deixavam vc dar boot sem gpu de forma alguma).
 
Uma coisa que só lembrei agora, alguém sabe dizer se placas da MSI conseguem dar POST sem uma GPU presente? As vezes uso meu pc sem nenhuma gpu e acesso remotamente, mas vi que algumas placas barram isso (e modelos antigos das MSIs não deixavam vc dar boot sem gpu de forma alguma).
Acredito que não seja possível fazer isso. Essa placa mãe não tem vídeo integrado. A não ser que tu tenha um processador com video integrado.
 
Acredito que não seja possível fazer isso. Essa placa mãe não tem vídeo integrado. A não ser que tu tenha um processador com video integrado.
Na minha falecida steel legend isso era possível, isso não tem relação com vídeo integrado, mas sim do firmware da placa mãe liberar o post mesmo sem display.
 
Na minha falecida steel legend isso era possível, isso não tem relação com vídeo integrado, mas sim do firmware da placa mãe liberar o post mesmo sem display.
Nunca vi isso

Que eu saiba se está sem VGA vai dar falha por não encontrar ela

Conta mais sobre esse esquema ai
 
Nunca vi isso

Que eu saiba se está sem VGA vai dar falha por não encontrar ela

Conta mais sobre esse esquema ai
Não tem muito segredo, se a bios for bem feita ela vai ignorar não ter display e vai ligar normal, e aí vc pode acessar remotamente como desejar. Eu sempre fiz isso em todos os PCs que tive sem vídeo integrado, mas parece que tem algumas mobos atualmente que dão erro no POST por não ter encontrado saída de vídeo.
 

CPUs de desktop AMD Ryzen 7000 e placas-mãe AM5 serão lançadas em 15 de setembro, disponibilidade de mercado confirmada.​


sAsNx7X.png



CPUs de desktop AMD Ryzen 7000 e placas-mãe AM5 são lançadas em 15 de setembro​

O slide de apresentação apresentado durante o evento mostra a disponibilidade de mercado das placas-mãe com soquete AMD AM5 e CPUs Ryzen 7000 Desktop em 15 de setembro, que será bem a tempo para o lançamento do outono de 2022 que a AMD havia cotado anteriormente para seus processadores de próxima geração.


Os processadores AMD Ryzen 7000 serão alimentados pela nova arquitetura de núcleo Zen 4, que será uma revisão total da arquitetura. As CPUs manterão o design do chiplet junto com a alta contagem de núcleos. A AMD não confirmou nada em termos de especificações, mas afirma-se que elas serão alimentadas pelo nó de processo de 5 nm da TSMC e são projetadas primeiro para os jogadores. As CPUs Ryzen 7000 utilizarão dois Zen 4 CCDs (Core Complex Dies) baseados no processo TSMC de 5 nm e um único I/O die (IOD) que é fabricado no nó de processo de 6 nm da TSMC.

Recursos esperados da CPU de desktop AMD Ryzen 'Zen 4':

  • Até 16 Zen 4 Cores e 32 Threads
  • Mais de 15% de aumento de desempenho em aplicativos de thread único
  • Novos núcleos de CPU Zen 4 (IPC / Melhorias arquitetônicas)
  • Novo nó de processo TSMC de 5 nm com IOD de 6 nm
  • Suporte na plataforma AM5 com soquete LGA1718
  • Suporte de memória DDR5 de canal duplo
  • 28 pistas PCIe (exclusivo da CPU)
  • TDPs de 105-120 W (Faixa de Limite Superior ~ 170 W)

ECOjPHS.png



7kURBJj.png




As CPUs Ryzen Desktop de próxima geração baseadas em Zen 4 terão o codinome Raphael e substituirão as CPUs Ryzen 5000 Desktop baseadas em Zen 3 que têm o codinome Vermeer. Como esses serão os chips padrão do Zen 4, esperamos ver até 16 núcleos e 32 threads mais uma vez nas próximas CPUs Ryzen 7000 Desktop, mas graças a uma revisão arquitetônica, um novo nó de processo e reorganização do cache (1 MB vs 512 KB), o desempenho teve um bom aumento.


A AMD afirma que suas CPUs de desktop Ryzen 7000 com núcleos Zen 4 oferecerão mais de 15% de ganho de desempenho single - thread em relação ao Zen 3 e atingirão velocidades de clock de cerca de 5 GHz, conforme demonstrado por eles na CES 2022. A demonstração apresentou um Zen 4 Ryzen 7000 não revelado CPU rodando a 5 GHz em todos os núcleos (contagem de núcleos não mencionada), o que significa que a velocidade do clock de thread único seria superior a 5 GHz. Podemos esperar um aumento de até 5 GHz em todos os núcleos na plataforma Zen 4 de próxima geração.

Os processadores também virão equipados com RDNA 2 iGPU que pode ser usado através de conectores HDMI 2.1 FRL e DP 1.4 nas placas mãe AM5 mais recentes Além da CPU e GPU, haverá um conjunto de instruções expandido para aceleração de IA.

Bezt0sQ.jpg



As CPUs AMD Ryzen 7000 Desktop apresentarão um formato quadrado perfeito (45x45mm), mas abrigarão um dissipador de calor integrado ou IHS muito robusto. As CPUs terão o mesmo comprimento, largura e altura das CPUs Ryzen Desktop existentes e são vedadas nas laterais para que a aplicação de pasta térmica não preencha o interior do IHS com TIM. É também por isso que os coolers atuais serão totalmente compatíveis com os chips Ryzen 7000.

7vVpuub.jpg



Quanto aos requisitos de TDP, a plataforma de CPU AMD AM5 apresentará seis segmentos diferentes, começando com a principal classe de CPU de 170 W, recomendada para coolers a líquido (280 mm ou superior). Parece que este será um chip com clock agressivo com voltagens mais altas e com suporte a overclocking da CPU. Este segmento é seguido por CPUs TDP de 120W que são recomendadas para utilizar um resfriador de ar de alto desempenho. Curiosamente, as variantes de 45-105W são listadas como segmentos térmicos SR1/SR2a/SR4, o que significa que elas exigiriam soluções de dissipador de calor padrão ao serem executadas em uma configuração de estoque, portanto, não é necessário muito mais para mantê-las frias.


6IAHtbC.png



Quanto ao lançamento, diz-se que os processadores AMD Ryzen 7000 Desktop serão lançados neste outono, o que significa que o mais cedo que veremos os chips em ação é setembro de 2022. É definitivamente surpreendente, já que os fabricantes de placas-mãe estão prontos com seus próximos X670E X670 e B650 e agora estão sendo revelados. A nova plataforma permitirá suporte a DDR5 e PCIe Gen 5.0 pela primeira vez em uma plataforma com CPU AMD.

GznmDdL.png



6znwevm.png



Comparação de gerações de CPU para desktops AMD Mainstream:​



ThYj6fu.png
 
Boa tarde cara, minha humilde Asus a320 tbm recebeu essa bios e queria atualizar. Mas uso ryzen 5 2600. Será que ela só vai suportar ryzen 3000 pra frente se eu atualizar? Vi que algumas acontece isso.
Não sei dizer ao certo, mas acredito que vai funciona, pesquisando aqui tem as versões que suporta.
Pelo que li, a Asus bloqueio a reversão para Bios anteriores, então de for atualizar, pense nisso.
 
Minha B550 Steel legend morreu depois de algumas quedas de energia que houveram na minha cidade enquanto estava fora :crycat:

Ver se acho alguma outra B550 ou X570 com precinho bom, vi que tem uma B550 Tomahawk em promo na loja que explode por uns 1.1k, vou ver se vale a pena e pesquisar outras opções.
Eu tenho uma gigabyte b550m aorus elite que é excelente e tem um precinho bacana, não tenho que reclamar em nada....
 
Eu tenho uma gigabyte b550m aorus elite que é excelente e tem um precinho bacana, não tenho que reclamar em nada....
Eu tenho preferência por full ATX e já peguei a tomahawk mesmo, mas obrigado pela indicação 😊
 
Só dando um feedback, chegou ontem meu AK620 pra substituir o Gammaxx 400 (em push/pull, com 2 fans Pichau Feather X) e já gostei do que vi. Coube perfeitamente no Gadit X. Ainda não testei muito, mas a priori reduziu 4ºC no teste de stress do AIDA64. Acredito que vá baixar mais, pois a pasta tem o tempo de cura (Mastergel Maker, antes estava com a MX-4). Deve baixar mais uns 2ºC. Fiz esse teste na mesma temp. ambiente (antes de trocar o Gammaxx 400, fiz o teste e depois refiz com o AK620 logo após a troca).
Hj está frio aqui (por incrível que pareça kkkkkk) então os testes não podem ser comparados. Assim que esquentar novamente, faço os testes em jogos.
O cooler é extremamente silencioso, mesmo com rotação em 100%, é pouco audível, impressionante. Fora que ele é bonitão kkkkkkkkk.
 
Alguém acha que compensa atualizar a bios da asus tuf gaming b550m?
Estou há 3 dias com o 5600x nela, rodou de boa e está rodando, veio com a bios 2403.
Vi no site que tá na bios 2803.
Não sei se mexo em algo que está funcionando.
 
Alguém acha que compensa atualizar a bios da asus tuf gaming b550m?
Estou há 3 dias com o 5600x nela, rodou de boa e está rodando, veio com a bios 2403.
Vi no site que tá na bios 2803.
Não sei se mexo em algo que está funcionando.
Atualizei para a 2803 hoje, está tudo OK. Com a versão anterior estava dando uns stutterings aleatórios.
 
Eu costumo não atualizar se não estiver com problemas e estiver tudo funcionando ok, as vezes melhora pra uma pessoa e buga pra outra então prefiro deixar quieto kkkkk
 
Eu costumo não atualizar se não estiver com problemas e estiver tudo funcionando ok, as vezes melhora pra uma pessoa e buga pra outra então prefiro deixar quieto kkkkk
Talvez a exceção para essa regra seja justamente o caso atual, que foi feita a correção dos problemas de stuttering com o fTPM.
Alguém acha que compensa atualizar a bios da asus tuf gaming b550m?
Se a bios em questão tiver a correção do fTPM, acho válido atualizar, ainda que não use W11. Eventualmente todo mundo vai acabar atualizando.
 
Uma coisa que só lembrei agora, alguém sabe dizer se placas da MSI conseguem dar POST sem uma GPU presente? As vezes uso meu pc sem nenhuma gpu e acesso remotamente, mas vi que algumas placas barram isso (e modelos antigos das MSIs não deixavam vc dar boot sem gpu de forma alguma).
Por padrão não dava, mas depois de ler um post no reddit, parece que foi falha da MSI mesmo e corrigiram em um update, atualizei a bios e consegui bootar sem GPU


Uma coisa chata é que não tem opção de desligar o RGB da placa pela própria UEFI, tenho de fazer isso via software, mas pelo menos o openrgb dá conta disso.
 
AM5 eventualmente vai ter seu próprio tópico né.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo