CPUs de desktop AMD Ryzen 7000 e placas-mãe AM5 serão lançadas em 15 de setembro, disponibilidade de mercado confirmada.
CPUs de desktop AMD Ryzen 7000 e placas-mãe AM5 são lançadas em 15 de setembro
O slide de apresentação apresentado durante o evento mostra a disponibilidade de mercado das placas-mãe com soquete AMD AM5 e CPUs Ryzen 7000 Desktop em 15 de setembro, que será bem a tempo para o lançamento do outono de 2022 que a AMD havia cotado anteriormente para seus processadores de próxima geração.
Os processadores AMD Ryzen 7000 serão alimentados pela nova arquitetura de núcleo Zen 4, que será uma revisão total da arquitetura. As CPUs manterão o design do chiplet junto com a alta contagem de núcleos. A AMD não confirmou nada em termos de especificações, mas afirma-se que elas serão alimentadas pelo nó de processo de 5 nm da TSMC e são projetadas primeiro para os jogadores. As CPUs Ryzen 7000 utilizarão dois Zen 4 CCDs (Core Complex Dies) baseados no processo TSMC de 5 nm e um único I/O die (IOD) que é fabricado no nó de processo de 6 nm da TSMC.
Recursos esperados da CPU de desktop AMD Ryzen 'Zen 4':
- Até 16 Zen 4 Cores e 32 Threads
- Mais de 15% de aumento de desempenho em aplicativos de thread único
- Novos núcleos de CPU Zen 4 (IPC / Melhorias arquitetônicas)
- Novo nó de processo TSMC de 5 nm com IOD de 6 nm
- Suporte na plataforma AM5 com soquete LGA1718
- Suporte de memória DDR5 de canal duplo
- 28 pistas PCIe (exclusivo da CPU)
- TDPs de 105-120 W (Faixa de Limite Superior ~ 170 W)
As CPUs Ryzen Desktop de próxima geração baseadas em Zen 4 terão o codinome Raphael e substituirão as CPUs Ryzen 5000 Desktop baseadas em Zen 3 que têm o codinome Vermeer. Como esses serão os chips padrão do Zen 4, esperamos ver até 16 núcleos e 32 threads mais uma vez nas próximas CPUs Ryzen 7000 Desktop, mas graças a uma revisão arquitetônica, um novo nó de processo e reorganização do cache (1 MB vs 512 KB), o desempenho teve um bom aumento.
A AMD afirma que suas CPUs de desktop Ryzen 7000 com núcleos Zen 4 oferecerão mais de 15% de ganho de desempenho single - thread em relação ao Zen 3 e atingirão velocidades de clock de cerca de 5 GHz, conforme demonstrado por eles na CES 2022. A demonstração apresentou um Zen 4 Ryzen 7000 não revelado CPU rodando a 5 GHz em todos os núcleos (contagem de núcleos não mencionada), o que significa que a velocidade do clock de thread único seria superior a 5 GHz. Podemos esperar um aumento de até 5 GHz em todos os núcleos na plataforma Zen 4 de próxima geração.
Os processadores também virão equipados com RDNA 2 iGPU que pode ser usado através de conectores HDMI 2.1 FRL e DP 1.4 nas placas mãe AM5 mais recentes Além da CPU e GPU, haverá um conjunto de instruções expandido para aceleração de IA.
As CPUs AMD Ryzen 7000 Desktop apresentarão um formato quadrado perfeito (45x45mm), mas abrigarão um dissipador de calor integrado ou IHS muito robusto. As CPUs terão o mesmo comprimento, largura e altura das CPUs Ryzen Desktop existentes e são vedadas nas laterais para que a aplicação de pasta térmica não preencha o interior do IHS com TIM. É também por isso que os coolers atuais serão totalmente compatíveis com os chips Ryzen 7000.
Quanto aos requisitos de TDP, a plataforma de CPU AMD AM5 apresentará seis segmentos diferentes, começando com a principal classe de CPU de 170 W, recomendada para coolers a líquido (280 mm ou superior). Parece que este será um chip com clock agressivo com voltagens mais altas e com suporte a overclocking da CPU. Este segmento é seguido por CPUs TDP de 120W que são recomendadas para utilizar um resfriador de ar de alto desempenho. Curiosamente, as variantes de 45-105W são listadas como segmentos térmicos SR1/SR2a/SR4, o que significa que elas exigiriam soluções de dissipador de calor padrão ao serem executadas em uma configuração de estoque, portanto, não é necessário muito mais para mantê-las frias.
Quanto ao lançamento, diz-se que os processadores AMD Ryzen 7000 Desktop serão lançados neste outono, o que significa que o mais cedo que veremos os chips em ação é setembro de 2022. É definitivamente surpreendente, já que os fabricantes de placas-mãe estão prontos com seus próximos X670E X670 e B650 e agora estão sendo revelados. A nova plataforma permitirá suporte a DDR5 e PCIe Gen 5.0 pela primeira vez em uma plataforma com CPU AMD.
Comparação de gerações de CPU para desktops AMD Mainstream: