[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,023
Estou jogando Overwatch ...
1080p
Media 270fps
1%low 167fps

1440p
Media 208fps
1%low 166fps

Se eu trocar o meu 3600X por um 5700X meu fps vai melhorar em uns 15% ou não vai melhorar em nada?



Minha TV é 60hz.
Joguei com Vsync ligado a 60FPS.

Não notei nenhuma diferença em tempo de resposta jogando a 270, 200 ou 60FPS.
Isso é pq eu uso um teclado e mouse bluetooth sem RGB e sem nada de gamer?

Ou... pra eu ter uma melhor experiência só trocando a tv por um monitor gamer com RGB, ops, digo 240hz.
 
Engraçado que tenho esse cooler na versão com RGB e meu 5600 fica em 55-60 usando o windows e já chegou até em 80 em teste de stress.

Em jogo fica ali em 70-75.
Os picos de temperatura são normais, pra evitar isso (que não é arriscado/danoso ao processador) é só alterar os planos de energia como disse aqui, mas independente do cooler isso vai acontecer, teste de stress aí depende do teste em si porque o comportamento do AIDA64 CPU/FPU não é o mesmo do Cinebench que não é o mesmo do P95 Small FFT e por aí vai, mas isso tudo depende muito do gabinete, temp ambiente e rpm do fan, as vezes vejo gente que reduz mais de 10c só trocando de gabinete, outros testam em 38c ambiente e comparam com pessoas testando a 20-25c etc, tem que levar tudo isso em conta, vou deixar alguns testes rápidos de quando tive o 5600x aqui

Copiando parte do post de outro thread

Rodei o Cinebench R20 10x seguidas aqui só pra testar e bateu 59c de máxima, scores por volta dos 4250, rodando sem PBO já que não faz diferença pro meu uso mesmo tendo margem de temp, só jogo bem de vez em quando mesmo, e a temp ambiente está em 29,5c, boosts single de 4650 (1.26v~) e all-core 4325-4350 (1.1v~)
EDIT: Ah, e o topo do gabinete aqui é tampado com um travesseiro pra minha gata não subir, não sei se chega a influenciar um pouco também

hwyjRir.png
Gp5e2yw.jpg


CPU-Z Bench 20mins
VuCxXxb.jpg


nN8gO65.jpg
^ Lancool II Mesh, Mugen 5 + Phanteks T30

CPU-Z Bench 20min - 76w (PBO Disabled) - PPT 76w, TDC 60A, EDC 90A
Média 53,8c, Single 641, Multi 4900


GMnAAAL.png




CPU-Z Bench 5min - 105w~ (PBO Auto) - PPT 500w, TDC 130A, EDC 110A
Média 67c, Single 644, Multi 5100

+13c e +26w (35%) > +4% score Multi-thread
Voltagem média de 1.146v pra 1.290v e clocks de 4480 pra 4640

kszDSLJ.png


uyBpvt8.jpg
^ Lancool II Mesh, Nótus B + Phanteks T30


Estou jogando Overwatch ...
1080p
Media 270fps
1%low 167fps

1440p
Media 208fps
1%low 166fps

Se eu trocar o meu 3600X por um 5700X meu fps vai melhorar em uns 15% ou não vai melhorar em nada?
Reduz pra 720p/480p com gráficos no mínimo e ve quantos FPS consegue, se continuar o mesmo é o CPU limitando
 
Última edição:
Pois é gurizada, banho de água fria.
Eu estava curioso pra ver como se comportaria um sistema mais fortinho atual, como disse lá no começo, meu kit é um i5 4460 ainda. Só fiz upgrade de VGA e monitor/periféricos nesse período. Pro chegou ontem, MB chegou hoje. Eu fiz umas fotos rapidamente ontem à noite e mandei pro vendedor (pra falar a verdade nem tive tempo de olhar direito todo ele minuciosamente ainda).
Ele me respondeu com um vídeo de como desentorta, com a legenda: espero que possa ajudar... pqp :(
xgdUb9b.jpg

D4mg9uv.jpg

GrKOV4A.jpg

ww9Bic1.jpg

KeS8zwY.jpg

XxcNqZv.jpg

Tá bem tranquilo de desentortar, de um amigo ele entortou na hora de trocar a placa mãe e ficou bem parecido com o seu.
Com uma lapiseira e cuidado conseguiu, já tem uns 2 anos isso e tá firme e forte.
 
Meu Ryzen 5600 já chegou no Brasil, só esperando desenrolar o processo aduaneiro...

Lembrei que alguns Ryzen com mal cuidado podem sair colados no cooler ao remover, tem alguma recomendação em específica que possa evitar isso quando eu for trocar?
 
Eu uso uma seringa pra desentortar.
É bem bom.
Qdo minha esposa desentortou os pinos pra mim ela usou uma que o buraco encaixava no pintinho, foi bem fácil.

Quantos pinos eu já quebrei? Uns 150.
Quantos processadores já perdi por pino quebrado? 2.
Tem uns que nem soldando o pino de volta não volta a vida :(.
 
Meu Ryzen 5600 já chegou no Brasil, só esperando desenrolar o processo aduaneiro...

Lembrei que alguns Ryzen com mal cuidado podem sair colados no cooler ao remover, tem alguma recomendação em específica que possa evitar isso quando eu for trocar?
Rodar benchmark/stress por algum tempo pra esquentar a pasta e soltar mais fácil (se precisar, reduzir RPM dos fans pra esquentar mais), e se continuar difícil tentar passar alguma linha/fio dental ou algo fino o suficiente pra tentar passar entre o cooler e a CPU
 
Meu Ryzen 5600 já chegou no Brasil, só esperando desenrolar o processo aduaneiro...

Lembrei que alguns Ryzen com mal cuidado podem sair colados no cooler ao remover, tem alguma recomendação em específica que possa evitar isso quando eu for trocar?
faca um teste de stress de CPU para aquecer bem antes de desmontar, ajuda a evitar que o processador saia colado no dissipador. E vai girando o dissipador para quebrar a pasta termica velha antes de puxar...
 
Meu Ryzen 5600 já chegou no Brasil, só esperando desenrolar o processo aduaneiro...

Lembrei que alguns Ryzen com mal cuidado podem sair colados no cooler ao remover, tem alguma recomendação em específica que possa evitar isso quando eu for trocar?

Quando eu retiro, eu não puxo de uma vez, eu dou uma leve girada sentido horário e anti-horário no cooler gentilmente para sentir que não está colado e retiro o cooler.
 
Meu Ryzen 5600 já chegou no Brasil, só esperando desenrolar o processo aduaneiro...

Lembrei que alguns Ryzen com mal cuidado podem sair colados no cooler ao remover, tem alguma recomendação em específica que possa evitar isso quando eu for trocar?
Aqui no meu eu rodei o stress do cpu-z por uns 5 minutos e depois eu girei um pouco algumas vezes o dissipador.

O meu não tem como rodar porque o parafuso que vem por trás da MOBO fica ali travando, mas só de fazer isso algumas vezes ele saiu de boas, sem forçar.
 
pessoal, tenho o cooler do ryzen 1700 no 5600 (e está empurrando muito bem) a minha dúvida é se esse (ou outros que não estejam ai) são melhores e tem como gerenciar pleo "4 pinos ARGB" tipo aura sync e afins ?

Amd-ryzen-wraith-ventilador-refrigerador-original-novo-prisma-discri-o-rgb-para-r5-r7-r9-3600.jpg_Q90.jpg_.webp
Qual versão eh? Tô usando um wraith prism do 2700x no 5600 e leva tranquilo,controlo a cor pelo programa da amd tb(n lembro o nome agora).

Besteira pegar esses cooler da amd se for gastar,pelo valor acha coisa melhor ainda. E outra que se tá dando conta,n esquenta em mudar por firula de aparência
 
Estou jogando Overwatch ...
1080p
Media 270fps
1%low 167fps

1440p
Media 208fps
1%low 166fps

Se eu trocar o meu 3600X por um 5700X meu fps vai melhorar em uns 15% ou não vai melhorar em nada?



Minha TV é 60hz.
Joguei com Vsync ligado a 60FPS.

Não notei nenhuma diferença em tempo de resposta jogando a 270, 200 ou 60FPS.
Isso é pq eu uso um teclado e mouse bluetooth sem RGB e sem nada de gamer?

Ou... pra eu ter uma melhor experiência só trocando a tv por um monitor gamer com RGB, ops, digo 240hz.


Tem quer ter um monitor de no mínimo 144hz. Para sentir a fluidez em jogar de 60fps ou 270 fps....
 
Agora voltando a falar sobre performance do meu Ryzen chinês, estou sentindo que meu caso é parecido com o do brother de algumas páginas atrás, parece que é um processador que não chega a 100% da sua performance real, não sei se é por conta da temperatura, config da bios ou a peça em si.

Fiz aqui o teste no Cinebench r20 e deu 3624 pontos, sendo que em vários sites de review ele pega na média 4200.

Usei o HWINFO para acompanhar as estatísticas:

Temp máxima Tctl/tdie = 76 Cº
Clock efetivo = 3,887
Consumo chegou a 77W

Ainda acho que algo está mal configurado para perder tanta performance.

Por ex, vi um vídeo no YT do Forza horizon em uma 3060 + o 5600 rodando em FHD no low a mais de 200 fps.
Testei aqui no meu forza com tudo no low em fhd e não chegou a 200, ficou ali em 160-170.
 
Agora voltando a falar sobre performance do meu Ryzen chinês, estou sentindo que meu caso é parecido com o do brother de algumas páginas atrás, parece que é um processador que não chega a 100% da sua performance real, não sei se é por conta da temperatura, config da bios ou a peça em si.

Fiz aqui o teste no Cinebench r20 e deu 3624 pontos, sendo que em vários sites de review ele pega na média 4200.

Usei o HWINFO para acompanhar as estatísticas:

Temp máxima Tctl/tdie = 76 Cº
Clock efetivo = 3,887
Consumo chegou a 77W

Ainda acho que algo está mal configurado para perder tanta performance.

Por ex, vi um vídeo no YT do Forza horizon em uma 3060 + o 5600 rodando em FHD no low a mais de 200 fps.
Testei aqui no meu forza com tudo no low em fhd e não chegou a 200, ficou ali em 160-170.
Olhando teu relato, um amigo comprou um 5600 a um tempo atrás lá na china e fala a mesma coisa que você.
Parece que não ta com a performance real da parada, ele tem reclamado comigo do fps dele no BF 5, alguns canais no youtube chega a quase 200 fps e ele chega a 120-150 no máximo nas mesmas configurações
 
Olhando teu relato, um amigo comprou um 5600 a um tempo atrás lá na china e fala a mesma coisa que você.
Parece que não ta com a performance real da parada, ele tem reclamado comigo do fps dele no BF 5, alguns canais no youtube chega a quase 200 fps e ele chega a 120-150 no máximo nas mesmas configurações
Sim, é isso que sinto.

Fui na bios e ativei o PBO com scalar em 1x, limites da placa mãe, Boost de 200, CO all cores negativo de 15

Cinebench saiu de 3639 para 4171.

Só que a temperatura máxima saiu de 76 pra 81,5.

Acho que se na prática aumentar frame só com esse pequeno aumento de temp vale a pena.

Esses Ryzens são esquentadinhos, negócio é arrumar um WC depois.

Vou tentar agora colocar o CO negativo em 20 e subir o scalar pra 2x.
 
Sim, é isso que sinto.

Fui na bios e ativei o PBO com scalar em 1x, limites da placa mãe, Boost de 200, CO all cores negativo de 15

Cinebench saiu de 3639 para 4171.

Só que a temperatura máxima saiu de 76 pra 81,5.

Acho que se na prática aumentar frame só com esse pequeno aumento de temp vale a pena.

Esses Ryzens são esquentadinhos, negócio é arrumar um WC depois.

Vou tentar agora colocar o CO negativo em 20 e subir o scalar pra 2x.
No caso dele, ele travou em 4.6 com 1.12mv e ainda sente que não tem toda performance do processador
 
No caso dele, ele travou em 4.6 com 1.12mv e ainda sente que não tem toda performance do processador
Normalmente quando trava os cores ele perde desempenho em single core, que é o que normalmente os games usam mais.

Vou fazer alguns testes pra ver se chego em um meio termo.

Edit.: Aparentemente ficou pior o desempenho em jogo, senti maior o gargalo.
 
Última edição:
Temp máxima Tctl/tdie = 76 Cº
Clock efetivo = 3,887
Consumo chegou a 77W

Ainda acho que algo está mal configurado para perder tanta performance.

Por ex, vi um vídeo no YT do Forza horizon em uma 3060 + o 5600 rodando em FHD no low a mais de 200 fps.
Testei aqui no meu forza com tudo no low em fhd e não chegou a 200, ficou ali em 160-170.
Tenta atualizar o chipset driver também por via das dúvidas, e tinha nada rodando/aberto durante o teste? E chegou a testar a temp com gabinete aberto também? Achei a temp meio alta considerando que são apenas 76w apesar de ainda ser tranquilo até os 90c, algo que pode influenciar em jogos também são as memórias, tunando elas o ganho em jogos é melhor que ativando PBO/boost overdrive praticamente sempre, mas vai depender do die em si, dá pra tentar OC fixo também como falaram acima, no 5600 talvez ajude porque o clock máx é 4,4/4,45 e com OC deve dar pra setar em 4,6ghz all-core

Fui na bios e ativei o PBO com scalar em 1x, limites da placa mãe, Boost de 200, CO all cores negativo de 15

Cinebench saiu de 3639 para 4171.

Só que a temperatura máxima saiu de 76 pra 81,5.

Acho que se na prática aumentar frame só com esse pequeno aumento de temp vale a pena.

Esses Ryzens são esquentadinhos, negócio é arrumar um WC depois.

Vou tentar agora colocar o CO negativo em 20 e subir o scalar pra 2x.
Já foi um salto grande aí, pra quanto foi o consumo nesse caso? E também, se o uso for pra jogos recomendo testar em jogos mesmo, já que benchmark não representa o mesmo cenário, geralmente os 200mhz de boost extra vão dar coisa de 2% a mais no máx masss se tiver algo errado com o processador ou algo assim quem sabe não dá um resultado diferente
 
Tava afim de aproveitar minha mobo AM4 e fazer um upgrade do meu R5 3600 pra um CPU da geração 5000, pra segurar meu kit por mais um bom tempo.
Como eu só uso pra jogos, acho que o 5800X é besteira. Pensei num 5700X, pois acho que posso inclusive manter o mesmo cooler que uso no meu 3600, um gammax 400, uma vez que o 5700X tem o mesmo tdp do 3600.

Vcs acham que vale a pena fazer esse upgrade? Tá custando uns 1400 conto o 5700X, acho que o preço tá legal pelo que ele oferece.
 
Tenta atualizar o chipset driver também por via das dúvidas, e tinha nada rodando/aberto durante o teste? E chegou a testar a temp com gabinete aberto também? Achei a temp meio alta considerando que são apenas 76w apesar de ainda ser tranquilo até os 90c, algo que pode influenciar em jogos também são as memórias, tunando elas o ganho em jogos é melhor que ativando PBO/boost overdrive praticamente sempre, mas vai depender do die em si, dá pra tentar OC fixo também como falaram acima, no 5600 talvez ajude porque o clock máx é 4,4/4,45 e com OC deve dar pra setar em 4,6ghz all-core


Já foi um salto grande aí, pra quanto foi o consumo nesse caso? E também, se o uso for pra jogos recomendo testar em jogos mesmo, já que benchmark não representa o mesmo cenário, geralmente os 200mhz de boost extra vão dar coisa de 2% a mais no máx masss se tiver algo errado com o processador ou algo assim quem sabe não dá um resultado diferente
Já estou desistindo de tentar mais coisas e meio que aceitando que talvez essa cpu chinesa não é 100%.

O ideal é comparar com alguma comprada no BR.

Vou acabar deixando tudo em stock e vida que segue.
 
Tava afim de aproveitar minha mobo AM4 e fazer um upgrade do meu R5 3600 pra um CPU da geração 5000, pra segurar meu kit por mais um bom tempo.
Como eu só uso pra jogos, acho que o 5800X é besteira. Pensei num 5700X, pois acho que posso inclusive manter o mesmo cooler que uso no meu 3600, um gammax 400, uma vez que o 5700X tem o mesmo tdp do 3600.

Vcs acham que vale a pena fazer esse upgrade? Tá custando uns 1400 conto o 5700X, acho que o preço tá legal pelo que ele oferece.
Esse 5800X3D aqui tá saindo por R$1657,63 aqui pra mim com o cupom mundonovo120 e ganha 5% de cashback. Faz simulação da compra pra ver quanto fica o valor total.

Fiz a compra agorinha, mas moro nos EUA, está mais barato que comprar aqui mesmo.
 
Esse 5800X3D aqui tá saindo por R$1657,63 aqui pra mim com o cupom mundonovo120 e ganha 5% de cashback. Faz simulação da compra pra ver quanto fica o valor total.

Fiz a compra agorinha, mas moro nos EUA, está mais barato que comprar aqui mesmo.
Vcs compram cpu da aliexpress de boas mesmo? E se vier zicado?
Última compra minha na aliexpress me fodi, um pedal de guitarra que veio com problema, passou os 15 dias só q eles dão pra vc contestar pois eu não estava em casa esse período.
 
Vcs compram cpu da aliexpress de boas mesmo? E se vier zicado?
Última compra minha na aliexpress me fodi, um pedal de guitarra que veio com problema, passou os 15 dias só q eles dão pra vc contestar pois eu não estava em casa esse período.
É loteria, eu estou trocando mais pela oportunidade mesmo, e como vou repassar o 5800X vai dar um desconto.

No seu caso foi meio que tempo desencontrado, mas tenho amigos que já fizeram e foi de boa.
 
É loteria, mas cara, é bem raro acontecer. E diferentemente das GPUs, onde os caras botam novo, e é usado muitas das vezes, é raro uma CPU sendo vendida como nova, ser usada. Eu troquei o PC inteiro no Ali (5600 + B550 + 2x16Gb 3200 + 6600M) nesses últimos 3 meses, tirando o AK400, que peguei por aqui mesmo, e foi tudo sussa. Eu pegaria o 3D se puder também.

E CPU e memos, se der errado, são bem de boa pra mandar também. Tem uma pá de tutoriais de youtubers de hardware do ali que passaram por isso.
 
Obrigado pra gurizada que deu as dicas de desentortar os pinos.
Hoje à tardinha arrumei um tempo e desentortei todos (9 tortos - 5 em 2 canos e 4 nas laterais).
Usei um estilete novo bem fino e funcionou maravilhosamente bem para alinhar as fileiras perfeitamente.
Ligou de primeira com a BIOS mais nova disponível no site da Gigabyte.
Fiz poucos testes, mas aparentemente está tudo certo. No Bench de CPU do AIDA temperatura máxima foi 57C, é baixa assim mesmo?
Experimentei o XMP em 4000 com as memórias da Asgard e bootou normalmente, mas não fiz teste nenhum de estabilidade de mem'ria ainda.
Pra quem vem de um i5 de 4a geração é inacreditável o salto de performance. Show de bola!! :)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo