[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Eita, e agora kkkkkk.

Fogo que em jogos eu senti melhora, tipo no CP2077.

Porém no MW2 eu testei o gargalo jogando o tudo no low em HD e deu média de 161 FPS.

O Gráfico mostrava que a GPU em uma situação faria 268 FPS e o processador gargalou em 185.

Da uma olhada nisso:


Mais importante do que o clock máximo é o clock efetivo. As vezes ter um clock máximo maior interfere no desempenho mais consistente do clock efetivo.

Resumindo as vezes mais é menos.
 
Eita, e agora kkkkkk.

Fogo que em jogos eu senti melhora, tipo no CP2077.

Porém no MW2 eu testei o gargalo jogando o tudo no low em HD e deu média de 161 FPS.

O Gráfico mostrava que a GPU em uma situação faria 268 FPS e o processador gargalou em 185.
faz um teste no Aida e fala qual é a latência que seu kit esta reportando
 
faz um teste no Aida e fala qual é a latência que seu kit esta reportando
Segue:

imagem-2022-11-07-201604759.png


E do CPU Z
imagem-2022-11-07-201615808.png


Baixei o Hydra, que faz over automático, porém o diagnóstico dele vai levar muitas horas, estou sem paciência.

Se for pra fazer over que seja algo que realmente mude efetivamente.

Ideal é comparar com outros 5600 para ver se o meu está no padrão ou se tem algo estranho.
 
Pessoal vale a pena mover do 5600g para o 5600x/5700x?
Foco é emulação, já que tenho uma humilde 3050.
só vale se o 5600g não estiver entregando a performance desejada.
 
Boa tarde pessoal, hoje chegou meu 5600 do aliexpress.

Deixei tudo em stock e fiz o teste multi no Cinebench R23, fiquei com 9597 PTS, sabem se está na média? Vi em alguns sites ele batendo 11k.

Já perguntando, tem alguma config tranquila de OVER com PBO no 5600? Meu objetivo é ganhar + frames em jogos competitivos.
O R23 parece baixo a princípio mas sinceramente isso não importa em nada se só quiser jogar, e se quiser ganhar FPS em jogo também vai mudar praticamente nada fazendo over em Ryzen 5000, o ganho vai ser MUITO mais alto se deixar a RAM com os timings bem apertado do que subir o clock em 100-200mhz e acabar deixando instável pra um ganho de 1%, pode tentar fazer o Curve Optimizer também mas vai melhorar mais as temperaturas, sobe um pouco os scores de benchmark mas na prática mesmo não vai sentir mudar nada significativo, na minha opinião galera que fica fazendo OC pra jogos em Ryzen 5000 geralmente só perde tempo, só validam o score em benchmark e as vezes ganha-se uns 5-15% mas em single-core continua praticamente a mesma merda, pelo menos em 99% dos casos :haha:
 
O R23 parece baixo a princípio mas sinceramente isso não importa em nada se só quiser jogar, e se quiser ganhar FPS em jogo também vai mudar praticamente nada fazendo over em Ryzen 5000, o ganho vai ser MUITO mais alto se deixar a RAM com os timings bem apertado do que subir o clock em 100-200mhz e acabar deixando instável pra um ganho de 1%, pode tentar fazer o Curve Optimizer também mas vai melhorar mais as temperaturas, sobe um pouco os scores de benchmark mas na prática mesmo não vai sentir mudar nada significativo, na minha opinião galera que fica fazendo OC pra jogos em Ryzen 5000 geralmente só perde tempo, só validam o score em benchmark e as vezes ganha-se uns 5-15% mas em single-core continua praticamente a mesma merda, pelo menos em 99% dos casos :haha:
To vendo isso mesmo kkk, negócio é deixar em stock e vida que segue.

Meu uso é 100% pra cuspir frames em jogos competitivos rsrs.

A minha preocupação era, como foi uma compra do Ali, se o processador não veio com problema e tal, com performance pior, o que poderia atrapalhar no meu resultado.

Porque o motivo da troca do 3600 para o 5600 foi o gargalo na minha GPU.
 
To vendo isso mesmo kkk, negócio é deixar em stock e vida que segue.

Meu uso é 100% pra cuspir frames em jogos competitivos rsrs.

A minha preocupação era, como foi uma compra do Ali, se o processador não veio com problema e tal, com performance pior, o que poderia atrapalhar no meu resultado.

Porque o motivo da troca do 3600 para o 5600 foi o gargalo na minha GPU.
Do 3600 pra 5600 acho que deve dar um ganho de 15%~ no single-core então aí tem que ver se está de acordo, pelos prints o que parece baixo é apenas o multi-core mesmo, ter coisa aberta e rodando no background baixa o score desses benchmarks então não dá pra dizer 100% se é por isso, além da variação de CPU pra CPU e as vezes algum possível setting diferente na bios porque já vi resultados de 4200-4600 pra Ryzen 5600x e de 5700-6300 pra Ryzen 5800x no Cinebench R20, mas todos só postam o print do score e fica por isso, acho que seria interessante ver o Hwinfo64 detalhado de cada resultado pra poder comparar melhor e isso quase ninguém posta, ver coisas como consumo, voltagem, clocks efetivos etc

Pra subir o multi-core poderia subir o PPT/TDC/EDC manualmente mas seria mais pra benchmark ou softwares que precisem de desempenho all-core mesmo, pra tentar subir um pouco o desempenho a prioridade seria RAM bemmm tunada depois provavelmente boost overdrive em 100-200mhz (na prática, menos de 2% que nem dá pra ver), e pra baixar as temperaturas fazer o CO (e ganhar um pouco de score nos benchmarks), mas pra quem é focado em gaming é praticamente instalar e ser feliz com ele stock mesmo
 
Do 3600 pra 5600 acho que deve dar um ganho de 15%~ no single-core então aí tem que ver se está de acordo, pelos prints o que parece baixo é apenas o multi-core mesmo, ter coisa aberta e rodando no background baixa o score desses benchmarks então não dá pra dizer 100% se é por isso, além da variação de CPU pra CPU e as vezes algum possível setting diferente na bios porque já vi resultados de 4200-4600 pra Ryzen 5600x e de 5700-6300 pra Ryzen 5800x no Cinebench R20, mas todos só postam o print do score e fica por isso, acho que seria interessante ver o Hwinfo64 detalhado de cada resultado pra poder comparar melhor e isso quase ninguém posta, ver coisas como consumo, voltagem, clocks efetivos etc

Pra subir o multi-core poderia subir o PPT/TDC/EDC manualmente mas seria mais pra benchmark ou softwares que precisem de desempenho all-core mesmo, pra tentar subir um pouco o desempenho a prioridade seria RAM bemmm tunada depois provavelmente boost overdrive em 100-200mhz (na prática, menos de 2% que nem dá pra ver), e pra baixar as temperaturas fazer o CO (e ganhar um pouco de score nos benchmarks), mas pra quem é focado em gaming é praticamente instalar e ser feliz com ele stock mesmo

Isso que vou fazer, por enquanto deixo em stock.

Esses Ryzens são esquentadinhos né, o meu 3600 era e esse também rsrs.

Navegando no fórum e sem nada pesado aberto ele fica na média de 55 Cº.
 
Isso que vou fazer, por enquanto deixo em stock.

Esses Ryzens são esquentadinhos né, o meu 3600 era e esse também rsrs.

Navegando no fórum e sem nada pesado aberto ele fica na média de 55 Cº.
A temperatura tende a ser um pouco mais alta sim mas ainda é super tranquilo, esses picos é porque em tarefas leves ele dá boost pro máximo da CPU e a voltagem/temperatura dão um spike mas é coisa de milissegundos, comportamento normal deles mesmo mas caso queira é coisa de 30 segundos pra mudar isso também, só alterar os planos de energia do Windows, aqui eu uso o Balanceado em 99% de uso min/máx aí o boost no 5800x cai de 4,85ghz pra 3,7ghz~ e esses spikes somem, e como jogo em 4k numa 3070 mesmo em 3,7ghz ainda entrega 100% da performance na maioria dos casos (desempenho fica parelho com o 3700x), quando estiver em uso leve pode deixar limitado assim se quiser e daí pra jogos deixar no Desempenho com 100% min/máx, mas se não se incomodar com a temp esses spikes são normais mesmo e dá pra manter com o boost ativado, a média de temperatura/consumo não varia muito pelo que vejo aqui, pra browsing se eu deixo o boost ativado aqui a média de consumo sobe uma mixaria, coisa de 2-3w

pvHZcpj.png


I1prF8k.png


hlIeK30.png


As leituras da mobo do Hwinfo bugaram depois de alguma atualização do Windows, mas os valores atuais sempre reporta certo, assim como a da CPU e outros componentes, temp ambiente no momento em 19,5c e a CPU fica em 25c~

ihZdNkN.png

Eu altero manualmente quando preciso mesmo (coisa de 5 segundos) mas tem gente que usa o powerplanswitcher pra facilitar
 
Última edição:
Eu felizão que a MB passou sem taxa, brochei com o 5700x que o china me mandou. Cheio de pino torto :(
Vou deixar link da loja pra vcs evitarem se possível.
Putz, sinto muito pela sua decepção, tem imagem?
 
Eu felizão que a MB passou sem taxa, brochei com o 5700x que o china me mandou. Cheio de pino torto :(
Vou deixar link da loja pra vcs evitarem se possível.
Que zica hein bro, já comprei 3 processadores da china que vierem certinhos, to esperando o 5800x3d agora, e tu me deixou com medo hehe
 
Eu felizão que a MB passou sem taxa, brochei com o 5700x que o china me mandou. Cheio de pino torto :(
Vou deixar link da loja pra vcs evitarem se possível.

Que bad meu amigo.
Estou usando o 5700x da assinatura há +- um mês e veio certinho, comprado na JS-Computer Store.
 
Eu felizão que a MB passou sem taxa, brochei com o 5700x que o china me mandou. Cheio de pino torto :(
Vou deixar link da loja pra vcs evitarem se possível.

Abre disputa, amigo. Chumbo trocado não dói. Se os chinas estão tentando empurrar produto problemático sem deixar isso claro no anúncio, reclame. Você está no seu direito.
 
Eu felizão que a MB passou sem taxa, brochei com o 5700x que o china me mandou. Cheio de pino torto :(
Vou deixar link da loja pra vcs evitarem se possível.
Peguei meu 5800x3d de outra loja, mas c esse seu relato assim que ele chegar, vou por meu irmão p gravar eu abrindo a caixa q ele vem e dando uma boa olhada nele de cima a baixo, inclusive nos pinos e dando zoom neles c o cel enquanto ele grava, caso tenha algo zuado acho difícil eles refutarem um vídeo abrindo o produto lacrado e tal.
 
Peguei meu 5800x3d de outra loja, mas c esse seu relato assim que ele chegar, vou por meu irmão p gravar eu abrindo a caixa q ele vem e dando uma boa olhada nele de cima a baixo, inclusive nos pinos e dando zoom neles c o cel enquanto ele grava, caso tenha algo zuado acho difícil eles refutarem um vídeo abrindo o produto lacrado e tal.
Isso é padrão mesmo, tem que gravar tudo que recebe principalmente encomenda chinesa pra evitar essas dores de cabeça. Com unboxing gravado a disputa no Aliexpress é causa ganha quase 100% das vezes
 
Última edição:
pessoal, tenho o cooler do ryzen 1700 no 5600 (e está empurrando muito bem) a minha dúvida é se esse (ou outros que não estejam ai) são melhores e tem como gerenciar pleo "4 pinos ARGB" tipo aura sync e afins ?

Amd-ryzen-wraith-ventilador-refrigerador-original-novo-prisma-discri-o-rgb-para-r5-r7-r9-3600.jpg_Q90.jpg_.webp
 
Pois é gurizada, banho de água fria.
Eu estava curioso pra ver como se comportaria um sistema mais fortinho atual, como disse lá no começo, meu kit é um i5 4460 ainda. Só fiz upgrade de VGA e monitor/periféricos nesse período. Pro chegou ontem, MB chegou hoje. Eu fiz umas fotos rapidamente ontem à noite e mandei pro vendedor (pra falar a verdade nem tive tempo de olhar direito todo ele minuciosamente ainda).
Ele me respondeu com um vídeo de como desentorta, com a legenda: espero que possa ajudar... pqp :(
xgdUb9b.jpg

D4mg9uv.jpg

GrKOV4A.jpg

ww9Bic1.jpg

KeS8zwY.jpg

XxcNqZv.jpg
 
Pois é gurizada, banho de água fria.
Eu estava curioso pra ver como se comportaria um sistema mais fortinho atual, como disse lá no começo, meu kit é um i5 4460 ainda. Só fiz upgrade de VGA e monitor/periféricos nesse período. Pro chegou ontem, MB chegou hoje. Eu fiz umas fotos rapidamente ontem à noite e mandei pro vendedor (pra falar a verdade nem tive tempo de olhar direito todo ele minuciosamente ainda).
Ele me respondeu com um vídeo de como desentorta, com a legenda: espero que possa ajudar... pqp :(
xgdUb9b.jpg

D4mg9uv.jpg

GrKOV4A.jpg

ww9Bic1.jpg

KeS8zwY.jpg

XxcNqZv.jpg
Se tiver paciência pra desentortar, seria a solução mais rápida.

Desentorta, vê se funciona, e se sim vive feliz. Se não funcionar, pede reembolso do ali dizendo que o vendedor mandou produto com defeito e não quis reembolsar/trocar.
 
Pois é gurizada, banho de água fria.
Eu estava curioso pra ver como se comportaria um sistema mais fortinho atual, como disse lá no começo, meu kit é um i5 4460 ainda. Só fiz upgrade de VGA e monitor/periféricos nesse período. Pro chegou ontem, MB chegou hoje. Eu fiz umas fotos rapidamente ontem à noite e mandei pro vendedor (pra falar a verdade nem tive tempo de olhar direito todo ele minuciosamente ainda).
Ele me respondeu com um vídeo de como desentorta, com a legenda: espero que possa ajudar... pqp :(
xgdUb9b.jpg

D4mg9uv.jpg

GrKOV4A.jpg

ww9Bic1.jpg

KeS8zwY.jpg

XxcNqZv.jpg
como é só um pino torto é bem simples, e pode pesquisar alguns vídeos na net ..
mas está em TOTAL DIREITO de pedir REEMBOLSO, problema é todo o trabalho de devolução espera de recebimento .... acho bom seguir a dica do amigo ali em cima ... pois se desentortar e constatar que não há perda de performance, não terá problemas (no máximo deve somente tomar cuidado na retirada, principalmente evitar remover quando a pasta termica estiver fria para que o cooler do processador não "saia junto" com o processador, pois ai pode quebrar de vez...


lembro uma vez que recuperei uns 10 processador dual core / core 2 quad que iam jogar fora quando trabalhava em escola de informática, pois os alunos dobraram todos os pinos kkk
 
Eu não faço ideia de quanto foi o mínimo aqui no BR pra esse modelo de processador, mas com base nos preços atuais acho que o mínimo que ele chega é R$850~R$900.
Esse link aí com o desconto do vendedor sai R$703, se a garantia não pesar na sua decisão, dá pra salvar uma grana, díficil processador ser taxado, o 5900x passou ontem por Curitiba sem pagar café.
vle pela dica, acabei pegando numa promo por 970 na pichau, agora to atrás de um air cooler pra ele, alguém tem dicas? queria pagar até uns 250
 
Pois é gurizada, banho de água fria.
Eu estava curioso pra ver como se comportaria um sistema mais fortinho atual, como disse lá no começo, meu kit é um i5 4460 ainda. Só fiz upgrade de VGA e monitor/periféricos nesse período. Pro chegou ontem, MB chegou hoje. Eu fiz umas fotos rapidamente ontem à noite e mandei pro vendedor (pra falar a verdade nem tive tempo de olhar direito todo ele minuciosamente ainda).
Ele me respondeu com um vídeo de como desentorta, com a legenda: espero que possa ajudar... pqp :(
xgdUb9b.jpg

D4mg9uv.jpg

GrKOV4A.jpg

ww9Bic1.jpg

KeS8zwY.jpg

XxcNqZv.jpg
Tá fácil de desentortar isso ai, eu faria com uma lapiseira.

Mas como vc conseguiu entortar?


edit
Li que recebeu assim já, que zica.

Desentorta pô, resolve rápido
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo