[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Imagino que seja similar ao box e se for realmente, eu acho um porre esse sistema de presilhas e recomendo outros coolers até por isso, bem mais fácil os que são apenas 2 parafusos kkkk

Os coolers box AM4 são todos parafusados

Solução com otimo cxb é pegar o thermaright Assasin X 120 R SE.
Hoje eu vou tentar fazer uma gambiarra com um Corsair A70 e ver se tem algum ganho, também tenho um outro dinossauro aqui parado, H50i, mas preciso de um bracket pra colocar no AM4.

Não resolvendo pego esse cooler que tú mandou, não quero ficar gastando grana com o PC, quase não tenho tempo pra usar, pegue o processador por ser o último upgrade nesse meu AM4, não compensava gastar atualizando pra AM5 e não usar constantemente.

Acho que vou anunciar por 300 na OLX, aí como o comprador sempre dá uma chorada, baixo pra 250.

E que bug é esse da sua placa-mãe? Clock não baixa ou os núcleos não estacionam (core parking) quando o processador está com pouca? Não resolve com atualização de BIOS? Talvez alterando alguma das opções abaixo e o estado mínimo de desempenho nas configurações de energia avançada do Windows:

20241209-163100.jpg
Vi relatos em foruns gringos que nessa placa mãe os ryzen 5000 não conseguem entrar no menor estado de economia de energia(c6 state) algo assim. Resultando em temperaturas altas em idle.

Nossa, eu acho esses coolers com presilha terríveis, kkkk. Prefiro muito mais a praticidade de só parafusar com o wraith stealth. Tenho um redragon tyr, e é insuportável retirar ele
Rapaz, cooler com presilhas como o Wraith Prism, Max e o Redragon Tyr é muito mais fácil de instalar, pois não precisa remover aquelas duas peças peças pretas e nem parafusar nada. Enquanto coolers como o Stealth e Spire precisa removê-las e parafusar no backplate stock ou customizado se for um cooler aftermarket.

E o problema de parafusar é que tem que ter bastante cuidado, torqueando os parafusos em cruz e conferindo o nivelamento, pra não correr o risco de apertar ele torto e estragar a rosca. No meu só não é mais difícil porque você rosqueia na verdade as porcas e elas têm molas, aí eu rosqueio dois de uma diagonal ao mesmo tempo e no mesmo ângulo, pra ficar sempre nivelado e com pressão mais ou menos igual.

Próximo plataforma que eu tiver, eu vou optar por um cooler mais compacto, que seja mais fácil de instalar e remover. De preferência que não seja torre, já que encaixar a fan com aqueles dois arames é um porre, e um tamanho que não atrapalhe alcançar a trava do slot PCIe x16.

Última edição:
Os coolers box AM4 são todos parafusados
Eita não lembro tão bem então, usei o Wraith Prism do meu 3700x um tempo e lembro que a fixação era por 2 presilhas porque foi muito mais sofrido pra botar/tirar que os coolers "padrão" que são só 2 parafusos kkkk

Eita não lembro tão bem então, usei o Wraith Prism do meu 3700x um tempo e lembro que a fixação era por 2 presilhas porque foi muito mais sofrido pra botar/tirar que os coolers "padrão" que são só 2 parafusos kkkk

Puts é verdade, o wraith prism é presilha mas como ele foi bem menos comum cheguei a montar só um dele

Puts é verdade, o wraith prism é presilha mas como ele foi bem menos comum cheguei a montar só um dele
o que veio no 5600gt foi um com 4 parafusos não sei qual é o modelo do wraith mas é horroroso, o 5600gt com pbo desativado batia 80 graus ao abrir navegador durante uma reunião no teams, melhor coisa que fiz foi achar um deepcool ag500 por 190 reais e botar nele, agora nem a 60 graus jogando chega

Stealth é fraquinho mesmo, o Spire dá conta se não for super exigente e o Prism eu diria que é bem competente, não fica tanta coisa atrás dos single-tower 120mm em desempenho apesar de ser meio barulhento, dá pra usar tranquilo no 7700/7900 apesar que quem pega um CPU desses dificilmente tá com o orçamento tão apertado kkkk, mas quebra um galhão mesmo que temporariamente

putz é ele mesmo, que porcaria enorme isso kkkkk era melhor não mandar e tirar uns 10 dólares do valor

Não acho, montei um pc compacto aqui pra escritório com o 5600GT e ficou bem ok as temperaturas, nesse caso eu jamais gastaria com um outro cooler e qualquer coisa de baixo custo seria pior que ele.

Lembro que nosR5 1600 vinha um Spire sem led, era realmente bem melhor que o stealth
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Stealth é fraquinho mesmo, o Spire dá conta se não for super exigente e o Prism eu diria que é bem competente, não fica tanta coisa atrás dos single-tower 120mm em desempenho apesar de ser meio barulhento, dá pra usar tranquilo no 7700/7900 apesar que quem pega um CPU desses dificilmente tá com o orçamento tão apertado kkkk, mas quebra um galhão mesmo que temporariamente

Problema dele é o barulho e a presilha, mas era bem bonito antes do ARGB aparecerem.

5600 aplicado com muita dor de cabeça, kkkk. Esse Redragon Tyr é muito grande. Pedi ajuda ao meu pai no fim das contas, e ele só conseguiu tirar desparafusando as bases para reduzir a pressão das presilhas. No Battlefield V, que era um jogo que eu tinha muito gargalo com o 3300x em 64 players, ficou perfeito. Sem stutterings, 144 fps a maior parte do tempo (só cai porque eu tenho apenas 16gb de ram, e tem horas que fica no limite). No CS2, sai de 150 fps de média para 244.
Também reduziu drasticamente o tempo de compilação de shaders no RPCS3, Yuzu e jogos. Melhorou bastante também meus trabalhos em docker e kubernetes. Muito satisfeito com o upgade. Agora é vender meu 3300. Pedi 300 reais, pra chorarem até 250. Preço justo?

PS: Curioso que a temperatura CAIU em relação ao 3300x. Em pico, o anterior ficava com 76 graus. O 5600 Não passa de 72, mesmo com mais clock. Será que é porque o 3300x era um CCD ou os 3000 são mais quentes mesmo?

5600 aplicado com muita dor de cabeça, kkkk. Esse Redragon Tyr é muito grande. Pedi ajuda ao meu pai no fim das contas, e ele só conseguiu tirar desparafusando as bases para reduzir a pressão das presilhas. No Battlefield V, que era um jogo que eu tinha muito gargalo com o 3300x em 64 players, ficou perfeito. Sem stutterings, 144 fps a maior parte do tempo (só cai porque eu tenho apenas 16gb de ram, e tem horas que fica no limite). No CS2, sai de 150 fps de média para 244.
Também reduziu drasticamente o tempo de compilação de shaders no RPCS3, Yuzu e jogos. Melhorou bastante também meus trabalhos em docker e kubernetes. Muito satisfeito com o upgade. Agora é vender meu 3300. Pedi 300 reais, pra chorarem até 250. Preço justo?

PS: Curioso que a temperatura CAIU em relação ao 3300x. Em pico, o anterior ficava com 76 graus. O 5600 Não passa de 72, mesmo com mais clock. Será que é porque o 3300x era um CCD ou os 3000 são mais quentes mesmo?
Reddragon Tyr é do tamanho dos Gamaxx... Grande? Vai ver um Noctua NH-D15

Põ, meio barulhento é elogio :haha:
O 3700X veio com o Wraith Prism, era abrir qualquer coisa que o bicho parecia querer dar uma decolada.

Mas dava conta do serviço obviamente... Ainda que eu reclame que é barulhento mas nada no nível do cooler box da época dos Phenom, Athlon xp da vida, essa desgraça não sabia o que era idle, toda hora era barulhento. O Wraith Prism em idle dá até pra esquecer que o pc tá ligado

Meu único porém com esse sistema de presilhas da AMD era a força que você precisava fazer naquela presilha na hora de soltar, pqp... Dava uma agonia danada fazer isso, fora a posição em uns gabinetes que não facilita também

470184395_10221622669394457_7036681328304850537_n.jpg

Coloquei o monstro mas só testei com 1 cooler, o outro não está querendo ficar no lugar, suporte quebrou😔 Mas vou pensar em alguma coisa pra segurar.
No Cinebench 2023 chegou em 84°
Creio que pra uso normal, a temperatura vai ficar "ok"
470234527_10221622967681914_2043170906669076843_n.jpg

470128431_10221622968641938_8509407505433652052_n.jpg

470154694_10221622969761966_7682622940652222220_n.jpg

470129063_10221623027083399_3083599531866784640_n.jpg

Estou pra comprar um processador agora no Natal ou começo do ano que vem, estou querendo gastar entre 2000~2300, qual é o melhor?
Ryzen 7 7700, Ryzen 9 5900XT, Ryzen 7 5700G... Ou algum outro?

Desinstalei o Asus armory creater e a cpu está 3ºc mais fria agora. Nunca mais instalo este programa, negócio bugado do cacete.

Desinstalei o Asus armory creater e a cpu está 3ºc mais fria agora. Nunca mais instalo este programa, negócio bugado do cacete.
Não é de hoje e vale para basicamente qualquer aplicativo similar oferecido pelos fabricantes.

Controle de fans prefiro fazer diretamente via Bios, no caso das luzinhas uma alternativa é o OpenRGB.

Não é de hoje e vale para basicamente qualquer aplicativo similar oferecido pelos fabricantes.

Controle de fans prefiro fazer diretamente via Bios, no caso das luzinhas uma alternativa é o OpenRGB.
Pior que eu deixava por causa que era instalado automaticamente. Mas tava bugando quando desligava o pc e continuava ligado o rgb da placa-mãe, mesmo colocando na bios que era para desativar quando desligado. Ai resolvi tirar logo o programa, já que nem usava mesmo.
Mas sobre tirar todos os programas de terceiros, ainda prefiro usar o icue do que setar tudo na bios ou usar OpenRGB da vida.

Signal RGB pra mim é excelente e mais facil de usar.

Estou pra comprar um processador agora no Natal ou começo do ano que vem, estou querendo gastar entre 2000~2300, qual é o melhor?
Ryzen 7 7700, Ryzen 9 5900XT, Ryzen 7 5700G... Ou algum outro?
Qual o uso? Só jogo, ou algo que realmente exija mais núcleos? E já está preso a alguma plataforma ou vai comprar tudo do zero? O único porém de pegar AM4 é saber que a plataforma toda já tá em fim de vida, por outro lado os preços tão bem melhores, AM5 ainda tá meio salgado.

Precisa dar uma olhada mais caso a caso, porque o single core do 5900XT e do 5700G ou o 5700X3D perde bastante comparando com o 7700, agora se for algo que realmente use vários núcleos e bem, o 5900XT ainda vai ser mais rápido que o 7700. Pra jogo só, o 7700 vai ser mais rápido mesmo, mas também colocaria na conversa o 5700X3D, hoje tá na casa dos R$ 1450-1500. O 5700G também tem o porém de em alguns casos ser um tanto mais lento que o 5700X, principalmente em jogos por ter cache L3 menor, fora só ser compatível com PCIe 3.0. Mas... vídeo integrado, se for pra coisa simples, talvez não precise nem gastar com GPU.

Qual o uso? Só jogo, ou algo que realmente exija mais núcleos? E já está preso a alguma plataforma ou vai comprar tudo do zero? O único porém de pegar AM4 é saber que a plataforma toda já tá em fim de vida, por outro lado os preços tão bem melhores, AM5 ainda tá meio salgado.

Precisa dar uma olhada mais caso a caso, porque o single core do 5900XT e do 5700G ou o 5700X3D perde bastante comparando com o 7700, agora se for algo que realmente use vários núcleos e bem, o 5900XT ainda vai ser mais rápido que o 7700. Pra jogo só, o 7700 vai ser mais rápido mesmo, mas também colocaria na conversa o 5700X3D, hoje tá na casa dos R$ 1450-1500. O 5700G também tem o porém de em alguns casos ser um tanto mais lento que o 5700X, principalmente em jogos por ter cache L3 menor, fora só ser compatível com PCIe 3.0. Mas... vídeo integrado, se for pra coisa simples, talvez não precise nem gastar com GPU.

Basicamente jogos, mas eu trampo com design e mexo um pouco com edição de vídeo.
Atualmente to com AM4 mesmo e não compensa eu trocar pra AM5, mas como eu to com uma 3080 e usando um Ryzen 7 2700x eu to precisando trocar logo

Basicamente jogos, mas eu trampo com design e mexo um pouco com edição de vídeo.
Atualmente to com AM4 mesmo e não compensa eu trocar pra AM5, mas como eu to com uma 3080 e usando um Ryzen 7 2700x eu to precisando trocar logo

Mete um 5700x3D ai e seja feliz

Users who are viewing this thread

Voltar