[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Ah sim, se estivesse dando alguma treta aí eu atualizaria também, tive o 5600x/5800x e tinha esse comportamento de dar picos de temp/consumo com algumas coisas também mas depois de testar eu desencanei, deixar o perfil de energia limitado a 99% acabava com isso porque tirava o boost clock, no meu caso meu teto de consumo era 95w~ (meu limite de PPT do 5800x) e os picos eram no máximo coisa de 60c, 65c se muito num dia bem quente, a longo prazo a diferença de temp média e consumo médio acabou sendo irrelevante então desencanei, se usasse o PC 24h com boost a 100% dando esses picos a média ficava tipo 27w consumo e 36c temp, aí se tirasse o clock boost ficava 25w~ consumo e >35c temp, os picos eram bem rápidos e não influenciavam na média então só ignorei, eu pessoalmente só teria me incomodado um pouco se esses picos tivessem jogado o consumo médio de 25w pra sei lá, >40w, mas na prática as médias que é o que me interessa continuaram praticamente iguais
é particularmente a mim sempre incomodou esses picos insanos em tarefas banais, fiz questão de ver a correção disso, era bizarro ver que abrir o word ou mover o mouse fazia meu processador bater picos que jogando algo pesado e usando avx2 não era capaz de fazer kkkkk

Ja que voces falam tanto da 5700x3d e muita gente também...
Afinal qual é a verdade, vejo em youtubers de testes alguns videos mostram que tem diferença gritante na 5600 para a 5700x3d, outros videos é identico, uns falam que nao muda nada, outros que comprarem e sairam de 5600 para 5700x3d disse que mudou da agua pro vinho, ja vi também uns dizendo que acabou a gagueira, travadas. Não nego que desde que comprei a 6750 xt eu não tenho tido paz, não tem um jogo que não tenha gargalo , stuttres, KENA que é um jogo indie que era pra ser "leve" tem gargalo, outro dia nao sei o que aconteceu que fui jogar zerar de novo, tava broxante demais jogar, tanto de gargalo no final do jogo...isso pq tb formatei, tentein win 10, 11. Nao sei se é minha placa, seja em 2k ou 4k independente do jogo...ja vi muita gente reclamando da AMD, mas nao sei se é minha 6750 ou o processador. To aqui pensando, invisto nessa 5700x3d ou uma 4070 super?...Pois meu amigo que tem uma 5600x e 3060ti é zero gargalo ,stutters...

Ja que voces falam tanto da 5700x3d e muita gente também...
Afinal qual é a verdade, vejo em youtubers de testes alguns videos mostram que tem diferença gritante na 5600 para a 5700x3d, outros videos é identico, uns falam que nao muda nada, outros que comprarem e sairam de 5600 para 5700x3d disse que mudou da agua pro vinho, ja vi também uns dizendo que acabou a gagueira, travadas. Não nego que desde que comprei a 6750 xt eu não tenho tido paz, não tem um jogo que não tenha gargalo , stuttres, KENA que é um jogo indie que era pra ser "leve" tem gargalo, outro dia nao sei o que aconteceu que fui jogar zerar de novo, tava broxante demais jogar, tanto de gargalo no final do jogo...isso pq tb formatei, tentein win 10, 11. Nao sei se é minha placa, seja em 2k ou 4k independente do jogo...ja vi muita gente reclamando da AMD, mas nao sei se é minha 6750 ou o processador. To aqui pensando, invisto nessa 5700x3d ou uma 4070 super?...Pois meu amigo que tem uma 5600x e 3060ti é zero gargalo ,stutters...
5600x pra 5700x3D tem uma diferença boa, massss pra você ter algum ganho no fps médio você precisa estar gargalo de CPU (varia de jogo a jogo, resolução, settings do jogo etc), e nesse caso dá pra ver porque o uso de GPU vai ficar abaixo de 98-99% constantemente, as respostas vão variar porque tem gente que faz a troca com 4060, outro 4070 Super, outro 4080, um joga em 1080p, outro 1440p, outro 4k, um joga jogos mais pesados pra GPU, outro pra CPU e assim vai, e o fps mínimo (gagueira, travada, 1%/0.1%, frametime etc) deve ter uma boa melhora independente do fps médio, então se o jogo tá caindo pra <60fps constantemente no 5600 talvez o 5700x3D melhore o suficiente pra isso deixar de acontecer e melhorar bastante a experiência mesmo que o fps médio em si talvez não mude, mas tem alguns jogos que tem problema mais crônico de stutter mesmo por conta de engine, denuvo e outras coisas

Eu acho que o 5700x3D é um bom upgrade, vendendo o 5600 não sai tão caro quanto a troca de GPU, então talvez não inviabilize trocar ambos, mesmo que talvez deixe a GPU pra depois, mas é questão de ver jogo a jogo como tá o uso de GPU aí e o quanto você se incomoda com as quedas mais bruscas de fps

5600x pra 5700x3D tem uma diferença boa, massss pra você ter algum ganho no fps médio você precisa estar gargalo de CPU (varia de jogo a jogo, resolução, settings do jogo etc), e nesse caso dá pra ver porque o uso de GPU vai ficar abaixo de 98-99% constantemente, as respostas vão variar porque tem gente que faz a troca com 4060, outro 4070 Super, outro 4080, um joga em 1080p, outro 1440p, outro 4k, um joga jogos mais pesados pra GPU, outro pra CPU e assim vai, e o fps mínimo (gagueira, travada, 1%/0.1%, frametime etc) deve ter uma boa melhora independente do fps médio, então se o jogo tá caindo pra <60fps constantemente no 5600 talvez o 5700x3D melhore o suficiente pra isso deixar de acontecer e melhorar bastante a experiência mesmo que o fps médio em si talvez não mude, mas tem alguns jogos que tem problema mais crônico de stutter mesmo por conta de engine, denuvo e outras coisas

Eu acho que o 5700x3D é um bom upgrade, vendendo o 5600 não sai tão caro quanto a troca de GPU, então talvez não inviabilize trocar ambos, mesmo que talvez deixe a GPU pra depois, mas é questão de ver jogo a jogo como tá o uso de GPU aí e o quanto você se incomoda com as quedas mais bruscas de fps
É entao, deadspace remake por exemplo, meu amigo com a 3060ti+5600x disse que rodou liso...eu tanto faz 1080, 1440, 4k, isso pra qualquer jogo, mas no deadspace por exemplo, se eu virar o personagem, virara camera ja começa a gagueira, se eu vou correr da umas gagueiras....no KENA se eu corro e durante o caminho da umas leves travadas, horizon forbidden west também tive isso..vendi minha b350 ultima bios atualizada, achando que ia mudar e coloquei uma b550 gaming plus, detalhe que meu amigo tem uma PRIME B350-E..mas aqui com b550, mesma coisa....eu jogo numa tv 4k, mas 90% dos casos eu coloco em 1440p e meu amigo joga num monitor 1440p....vez ou outra eu desativo o vsync e vejo o jogo em 75, 80fps...mas mesmo em fps alto da umas gagueiras, caindo pra 50fps..raramente um jogo fica 100% de uso! Mas irei fazer isso mesmo, ate tenho um comprador pra 5600, so nao peguei a 5700x3d por estar nessa duvida se ia valer a pena ou não!

Última edição:
É entao, deadspace remake por exemplo, meu amigo com a 3060ti+5600x disse que rodou liso...eu tanto faz 1080, 1440, 4k, isso pra qualquer jogo, mas no deadspace por exemplo, se eu virar o personagem, virara camera ja começa a gagueira, se eu vou correr da umas gagueiras....no KENA se eu corro e durante o caminho da umas leves travadas, horizon forbidden west também tive isso..vendi minha b350 ultima bios atualizada, achando que ia mudar e coloquei uma b550 gaming plus, detalhe que meu amigo tem uma PRIME B350-E..mas aqui com b550, mesma coisa....eu jogo numa tv 4k, mas 90% dos casos eu coloco em 1440p e meu amigo joga num monitor 1440p....vez ou outra eu desativo o vsync e vejo o jogo em 75, 80fps...mas mesmo em fps alto da umas gagueiras, caindo pra 50fps..raramente um jogo fica 100% de uso! Mas irei fazer isso mesmo, ate tenho um comprador pra 5600, so nao peguei a 5700x3d por estar nessa duvida se ia valer a pena ou não!
5600 e 5600x é pra ser basicamente idêntico, B350 mesmo pra X570 mais top que exista não é pra afetar, acho que restaria ou a diferença de GPU mas creio que tem gente com AMD que roda liso também, ou talvez drive lento (HD) ou drive problemático, ou talvez algum conflito de software (vejo alguns softwares de monitoramento e de RGB dando problema com frequência) ou alguma coisa no background que esteja afetando

Joguei o Horizon Zero Dawn no 5600x e 5800x e Horizon no geral acho que é um dos jogos mais lisos que já joguei, tanto na 3060 quanto 3070 e 3080 foi lisíssimo a gameplay, Kena eu lembro de ter uns stutters em alguns momentos mas nada crítico durante a gameplay em si, mas na Unreal Engine em geral acho que é mais comum de se ter esses stutters mesmo, se vai consertar 100% isso não dá pra dar certeza, mas no geral é dá uma boa melhora sim nessas quedas

esse Dead space remake é assim mesmo,ele tem muito sttutering independente do processador inclusive acho que é um dos piores no quesito.

AMD desabilita silenciosamente o recurso Loop Buffer do Zen 4 sem penalidade de desempenho

AMD desabilitou silenciosamente o recurso de buffer de loop em sua arquitetura de processador Zen 4 por meio de uma atualização de microcódigo AGESA. Esse desenvolvimento, relatado pela primeira vez pelo site Chips and Cheese, afeta todos os processadores da série Ryzen 7000 e modelos EPYC relacionados. O buffer de loop, um recurso de otimização de energia capaz de armazenar 144 entradas (72 por thread com SMT habilitado), foi implementado pela primeira vez na arquitetura Zen 4 da AMD, mas esteve notavelmente ausente do design mais recente do Zen 5. A função principal do recurso era permitir que o front-end do processador desligasse, mantendo a eficiência operacional. A mudança foi descoberta ao testar uma placa-mãe ASRock B650 PG Lightning emparelhada com um processador Ryzen 9 7950X3D. O monitoramento de desempenho de hardware mostrou que o buffer de loop estava ativo na versão 1.21 do BIOS (AGESA 1.0.0.6), mas deixou de funcionar após a atualização para o BIOS 3.10 com AGESA 1.2.0.2a.

Em um teste de desempenho conduzido pela Chips and Cheese, descobrimos que não há impacto significativo da desativação do recurso, sugerindo que o cache op existente fornece largura de banda suficiente para a operação ideal do processador. O design arquitetônico da AMD historicamente dependeu de seu cache op para funcionalidade semelhante. O recurso parecia experimental, dada a falta de documentação e a ausência de guias de programação para otimização do buffer de loop. Ao contrário dos concorrentes Intel e Arm, que documentaram extensivamente suas implementações de buffer de loop, a abordagem da AMD parecia menos desenvolvida. Embora o raciocínio exato por trás da desativação permaneça obscuro, desabilitar recursos não documentados é um passo na direção certa, principalmente porque a futura iteração da arquitetura Zen não depende de um buffer de loop, como visto com o Zen 5.

xKu4IBF.jpeg

Fontes: Chips and Cheese , via HardwareLuxx

sábado chegou meu 5700X3D, fiz alguns testes rápidos e já senti bastante diferença saindo de um 5600G...
tanto no FPS como na temperatura do processador/quarto :limo:

basicamente só jogo DayZ, que é bastante dependente do CPU, mas imagino que também seja "referência" de melhora de desempenho para outros jogos CPU bound como Tarkov, Rust, PUBG etc - posicionei, tirei o print do antes, troquei o processador, entrei e tirei o print do depois:

antes:
antes.jpg

depois:
depois.jpg

depois do print joguei por uns 30 minutos para ver qualé e senti bem mais fluido

atualment usando com um Air Cooler Rise Mode Gamer Z4 - super básico, mas não deixa superaquecer o processador mesmo em stress test e bem menos barulhento que o cooler box do 5600G
futuramente será trocado por um PA120/PS120 por indicação do @insanee420

Última edição:
Rapazeada, aquela melhoria do windows 11 com ryzen 7000 e 9000, chegou também para os 5000? Meu 5600 está prestes a chegar, e pretendo sair do w10 pro w11, e queria saber se tem alguma atenção que preciso ter acerca do windows.

Pessoal, qual seria um processador mais indicado para colocar numa Gigabyte A320? Atualmente está um R3 2200 e está bem fraquinho.....ideia de gasto por volta dos 500 ou 600 reais no maximo..Obrigado!

Pessoal, qual seria um processador mais indicado para colocar numa Gigabyte A320? Atualmente está um R3 2200 e está bem fraquinho.....ideia de gasto por volta dos 500 ou 600 reais no maximo..Obrigado!
Nesse valor, pra processador novo na caixa no Brasil, o R5 5500.
Se der pra esticar um pouco mais, vai de 5600.
Mercado de usados deve achar eles mais em conta (se for do seu desejo e tiver procedência).

Só verifica antes procedimentos para atualizar a bios pra sua mobo aceitar esses processadores.

sábado chegou meu 5700X3D, fiz alguns testes rápidos e já senti bastante diferença saindo de um 5600G...
tanto no FPS como na temperatura do processador/quarto :limo:

basicamente só jogo DayZ, que é bastante dependente do CPU, mas imagino que também seja "referência" de melhora de desempenho para outros jogos CPU bound como Tarkov, Rust, PUBG etc - posicionei, tirei o print do antes, troquei o processador, entrei e tirei o print do depois:

antes:
antes.jpg

depois:
depois.jpg

depois do print joguei por uns 30 minutos para ver qualé e senti bem mais fluido

atualment usando com um Air Cooler Rise Mode Gamer Z4 - super básico, mas não deixa superaquecer o processador mesmo em stress test e bem menos barulhento que o cooler box do 5600G
futuramente será trocado por um PA120/PS120 por indicação do @insanee420
Esse cooler aí tá segurando bem melhor do que eu imaginei kkkk

Esse cooler aí tá segurando bem melhor do que eu imaginei kkkk

kkkkkkk pois é, me surpreendeu
depois de uma meia hora jogando bateu 80º

ainda tô pre fazer os ajustes de CO/PBO etc então imagino que vai melhorar bastante essa temperatura ainda

Pessoal, boa noite.
Me tirem uma dúvida, porque já tô até triste imaginando a resposta, pois perdi a Black friday.
Minha placa mãe sábado parou de funcionar 2 USBs, e hj a noite, a rede começou a desligar por 1 ou 2 segundos quando estou jogando. É pouco, mas o suficiente para me desconectar do CS. Isso pode significar placa morrendo mesmo? Porque eu tenho um adaptador gigabit de rede USB, e com ele, a Internet não tá caindo.

Bom dia!

Galera como é a relação do 5700X3D com memórias? Sei que os primeiros Ryzen tinha um ganho bom com memórias de alta frequência, mas como tá atualmente?

Estou pensando em pegar esse processador mas a troca de memórias não entra no orçamento. Atualmente tenho um kit 2x8 3000MHz Crucial Ballistix

Bom dia!

Galera como é a relação do 5700X3D com memórias? Sei que os primeiros Ryzen tinha um ganho bom com memórias de alta frequência, mas como tá atualmente?

Estou pensando em pegar esse processador mas a troca de memórias não entra no orçamento. Atualmente tenho um kit 2x8 3000MHz Crucial Ballistix
ganho zero, os ryzen sem ser x3d ganham bem com memórias boas, já os x3d não ganham nada

Ainda tem diferença mas nos X3D realmente a diferença é beeem menor, esse kit da Crucial muito provavelmente é micron e-die e ele é ok pra OC, atrás dos Samsung b-die mas num X3D não vai dar uma diferença absurda, provavelmente dá pra espremer um pouco mais de desempenho se tiver saco de fuçar um pouco

Bom dia!

Eu to com essas memos 4400 DDR4 aqui... No X3D velocidades de 3200 e 3400 com latencia baixa tipo 14 ou 16 é bom
Acima disso diferença é nula, essas minhas de 4400 ainda bem que não paguei um absurdo pois comprei em promoção foi preço de kit 3600 aqui no BR

rapaziada, podem me recomendar uma placa pcie wi-fi e bluetooth boa p colocar num am4 (asus tuf B550m plus)?
nao tive sucesso com uma fenvi de driver intel ax210, devolvi hoje, driver do wifi nao instala de jeito nenhum!

rapaziada, podem me recomendar uma placa pcie wi-fi e bluetooth boa p colocar num am4 (asus tuf B550m plus)?
nao tive sucesso com uma fenvi de driver intel ax210, devolvi hoje, driver do wifi nao instala de jeito nenhum!

.

Entendi errado kkk

Última edição:
Pessoal.

Montei um PC novo com um Ryzen 5600GT e cooler rise mode z4. Com gabinete aberto, o teste de stress do CPUz faz bater 95,5ºC!

Em repouso está 40ºC.

Está certo isso? Peguei esse air cooler barato por supor que seria superior ao cooler box. Ainda não testei o cooler box, não queria violá-lo.

air-cooler-rise-mode-gamer-z4-120mm-white-rm-acz-z4-bw_1662143344_g.jpg

Estou há mais de 10 anos sem me inteirar do mundo dos PCs. Aquele tal de undervolt seria uma boa pedida?

Pessoal.

Montei um PC novo com um Ryzen 5600GT e cooler rise mode z4. Com gabinete aberto, o teste de stress do CPUz faz bater 95,5ºC!

Em repouso está 40ºC.

Está certo isso? Peguei esse air cooler barato por supor que seria superior ao cooler box. Ainda não testei o cooler box, não queria violá-lo.

air-cooler-rise-mode-gamer-z4-120mm-white-rm-acz-z4-bw_1662143344_g.jpg

Estou há mais de 10 anos sem me inteirar do mundo dos PCs. Aquele tal de undervolt seria uma boa pedida?
cooler de 30 reais com 2 heatpipes amigo, isso aí deve ser pior que o coolerbox, te recomendo um deepcool ag500

Users who are viewing this thread

Voltar