[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3



Depois de ver esse teste, estou pensando seriamente em pegar um skylake, no caso i3, ao invés de pegar um i5 haswell.
Considerando durabilidade e custo benefício, você optaria por quais dos 2?
 


Depois de ver esse teste, estou pensando seriamente em pegar um skylake, no caso i3, ao invés de pegar um i5 haswell.
Considerando durabilidade e custo benefício, você optaria por quais dos 2?

Eu pegaria i3 6º gen, já que ele já suporta DDR4 e o socket 1151 suporta tanto 6º gen como a prox 7º gen. Dai poderia dar um up para um i5-7600.
 
Não sei, mas a maioria de nós, compramos mais pelo nome, do que pelo benefício! Enfim acho que AMD vai incomodar muito a Intel e eu dependendo do desempenho do Zen, vou compra-lo em 2018.
Isso que você falou demonstra bem como a coisa está estagnada, você está com um processador que foi lançado em 2011 e só pretende trocá-lo em 2018! (Eu estou no mesmo barco, estava sentindo que o meu i5 2400 não estava dando conta do recado e para não ter que dar um up em toda a plataforma botei um Xenon de 4 c/8t DA MESMA GERAÇÃO e só pretendo trocá-lo em 2018).

Vendo avaliação daquele i3 kabylake destravado para overclock (e que já vem com um clock base alto p/ kct) parece que os zen tem potencial para dar uma sacudia no mercado, não que vá revolucionar a performance, só que deve fazer a intel parar de cobrar o que bem intende dos seus processadores, se não agora, num médio prazo....
 
  • Curtir
Reações: wmh
que demora pra sair benchs do ryzen!!
 
Isso que você falou demonstra bem como a coisa está estagnada, você está com um processador que foi lançado em 2011 e só pretende trocá-lo em 2018! (Eu estou no mesmo barco, estava sentindo que o meu i5 2400 não estava dando conta do recado e para não ter que dar um up em toda a plataforma botei um Xenon de 4 c/8t DA MESMA GERAÇÃO e só pretendo trocá-lo em 2018).

Vendo avaliação daquele i3 kabylake destravado para overclock (e que já vem com um clock base alto p/ kct) parece que os zen tem potencial para dar uma sacudia no mercado, não que vá revolucionar a performance, só que deve fazer a intel parar de cobrar o que bem intende dos seus processadores, se não agora, num médio prazo....

Pois é Amigo, está estagnado mesmo, não vejo necessidade de trocar de pc, salvo alguns casos(render,monitores com hz altos e etc). Ah e não é só o meu pc que tem 5 anos, meu celular tb, um S3 ! hueauheauhae
Eu sou gamer e só jogo game multiplayer(Squad, wargame, bf1), e esse meu pc está rodando td que com fps altos de boa, para que vou troca-lo ? Se eu fosse youtuber ou sentisse tesão por ter uma máquina nova de 2 em 2 anos, mas não é o caso:sei: .
 
Depois de muita pesquisa, eu decide o que vou fazer. Quero mudar o PC da assinatura, deixando somente gabinete, HD e fonte.

Vou comecar comprando uma GTX 1070 agora nesse final de ano (ainda nao decide marca e nem modelo) e utilizar ela na minha configuracao atual ate trocar o resto. O que acham? Sera que vai rodar melhor do que minha atual placa? Nao me importa o gargalo, pq em ate 6 meses pretendo trocar o resto.
Com o lancamento da 7a geracao da intel vou tentar aproveitar se algum preco da 6a vai abaixar e comprar algum i7 (provavelmente um i7 6700, nao tenho interesse em overclock), juntamente comprarei uma H170 Pro Gaming que foi me indicada aqui no forum e um par de memorias DDR4 (2x8)

Alguma opiniao sobre a minha ideia? Estou fazendo algo de muito errado? E seriam essas as melhores opcoes? Alguma sugestao?
Desde ja, agradeco
 
Depois de muita pesquisa, eu decide o que vou fazer. Quero mudar o PC da assinatura, deixando somente gabinete, HD e fonte.

Vou comecar comprando uma GTX 1070 agora nesse final de ano (ainda nao decide marca e nem modelo) e utilizar ela na minha configuracao atual ate trocar o resto. O que acham? Sera que vai rodar melhor do que minha atual placa? Nao me importa o gargalo, pq em ate 6 meses pretendo trocar o resto.
Com o lancamento da 7a geracao da intel vou tentar aproveitar se algum preco da 6a vai abaixar e comprar algum i7 (provavelmente um i7 6700, nao tenho interesse em overclock), juntamente comprarei uma H170 Pro Gaming que foi me indicada aqui no forum e um par de memorias DDR4 (2x8)

Alguma opiniao sobre a minha ideia? Estou fazendo algo de muito errado? E seriam essas as melhores opcoes? Alguma sugestao?
Desde ja, agradeco
Vc realmente precisa comprar uma GTX 1070 ? Uma 1060 aguenta qualquer jogo em FullHD/Ultra 60fps. A 1070 é mais indicada para resolução QuadHD (1440p) ou 144hz/Ultra.
E sim, se com um i5 de 4º/6º gen a 1070 gargala, imagina com um 2º gen.
Estaria mt bom uma h170 + i7 (embora i5 aguente bem FullHD), mas coloque 1x8 ou 2x8 RAM. Os jogos estão começando a consumir mais que 8GB, e não é legal comprar um setup novo com RAM no mínimo. Com a diferença da 1060, vc pode pegar um SSD top (Samsung 850 EVO de 250 ou 500GB) e ter bem mais desempenho em geral.
 
Vc realmente precisa comprar uma GTX 1070 ? Uma 1060 aguenta qualquer jogo em FullHD/Ultra 60fps. A 1070 é mais indicada para resolução QuadHD (1440p) ou 144hz/Ultra.
E sim, se com um i5 de 4º/6º gen a 1070 gargala, imagina com um 2º gen.
Estaria mt bom uma h170 + i7 (embora i5 aguente bem FullHD), mas coloque 1x8 ou 2x8 RAM. Os jogos estão começando a consumir mais que 8GB, e não é legal comprar um setup novo com RAM no mínimo. Com a diferença da 1060, vc pode pegar um SSD top (Samsung 850 EVO de 250 ou 500GB) e ter bem mais desempenho em geral.

Os motivos da minha escolha da 1070 sobre a 1060 são:

A longo prazo levaria mais tempo para trocar de placa caso eu escolha a 1070
Atualmente possuo apenas um monitor fullhd mas até o final do ano prentendo comprar mais um para ser o principal que tenha 144hz
E eu tô encontrando modelos da 1070 por 1800, apenas 300 de diferença para alguns modelos da 1060

Eu tô precisando de um i7 de qualquer forma, pois estou precisando mexer com alguns programas de edições, então o i7 é necessário de qualquer forma. Só estou esperando a 6a abaixar os preços ou a 7 me apresentar algum muito surpreendente que duvido muito.

Eu sei que vai ter um gargalo absurdo com meu i5 atual, mas isso não é problema pois ele será temporário. Só queria saber se o gargalo dele faria com que eu rodasse os jogos com menos fps do que minha 7970 atual.

Verdade sobre as memórias, por isso eu vou botar 2x8gb como foi dito

O SSD sem duvidas está nos meus planos, nem que seja 60gb só pra Windows e outras poucas coisas. Mas a prioridade é o fps do game atualmente. Depois deu comprar tudo, eu procuro por SSD's.

Minha ideia ainda parece muito errada?
Uma outra ideia seria fazer um overclock nesse 2500k para diminuir o gargalo, e por causa disso estou cogitando trocar e pegar um i7 xxxxK para fazer over. Essa mobo (H170) serve nesse caso?
 
Última edição:
Os motivos da minha escolha da 1070 sobre a 1060 são:

A longo prazo levaria mais tempo para trocar de placa caso eu escolha a 1070
Atualmente possuo apenas um monitor fullhd mas até o final do ano prentendo comprar mais um para ser o principal que tenha 144hz
E eu tô encontrando modelos da 1070 por 1800, apenas 300 de diferença para alguns modelos da 1060

Eu tô precisando de um i7 de qualquer forma, pois estou precisando mexer com alguns programas de edições, então o i7 é necessário de qualquer forma. Só estou esperando a 6a abaixar os preços ou a 7 me apresentar algum muito surpreendente que duvido muito.

Eu sei que vai ter um gargalo absurdo com meu i5 atual, mas isso não é problema pois ele será temporário. Só queria saber se o gargalo dele faria com que eu rodasse os jogos com menos fps do que minha 7970 atual.

Verdade sobre as memórias, por isso eu vou botar 2x8gb como foi dito

O SSD sem duvidas está nos meus planos, nem que seja 60gb só pra Windows e outras poucas coisas. Mas a prioridade é o fps do game atualmente. Depois deu comprar tudo, eu procuro por SSD's.

Minha ideia ainda parece muito errada?
Uma outra ideia seria fazer um overclock nesse 2500k para diminuir o gargalo, e por causa disso estou cogitando trocar e pegar um i7 xxxxK para fazer over. Essa mobo (H170) serve nesse caso?
Não, teria que pegar mobo Z170 para overclock. Além de comprar um cooler razoável, mesmo que de ar. A 1060 já serviria sem problemas com o seu i5, mas a 1070 talvez valha por mais tempo pela diferença de preço. Mas seria por conta em risco, já que ficaria com um gargalo considerável.
i7 e 16GB para edição é padrão, não precisa ter dúvida nisso.
Não sei te dizer se o gargalo faria a nova GPU ficar pior q a antiga, mas pode haver essa possibilidade. Talvez com over no seu possa melhorar, mas n será da água pro vinho.
Pense apenas nisso de risco em pegar um ou outro e em fazer sistema com over ou n. Over ao meu ver só serve pra dar uma sobrevida na CPU para aguentar GPU's mais potentes ou ter mais vida útil (relacionado ao uso dos softwares futuros e não do consumo mais desgastante do overclock no hardware).
 
Galera eu tenho um computador bem antigo e que fui fazendo pequenos upgrades ao longo dos anos e sempre me atendeu muito bem, mas nesses jogos mais recentes ele vem passando bastante dificuldade (ARMA III, AC Syndicate, Forza Horizon 3), queria saber se vocês acham que vale a pena fazer um último upgrade nele afim de dar a última sobrevida ao meu computador, vale a pena trocar de vga ou meu cpu vai gargalar muito?

Minha configuração atual:
Placa-mãe: ECS G41T-M7
CPU: Core 2 Quad Q6600
RAM: 2x4GB DDR3 (8GB Total)
VGA: R9 270X TurboDuo 2GB
Fonte: Thermaltake TR2 500W

Será que vale a pena pegar uma placa de vídeo mais nova, tipo a RX470? Eu teria um ganho de desempenho expressivo em cima da minha R9 270X? O meu processador é bem velhinho mas em alguns jogos ele até consegue empurrar bem a 270X, porem outros jogos (como os que citei) ele passa muito sufoco e todos os núcleos ficam quase sempre em 100% de uso e a VGA em 90~95%. Faço algum upgrade ou espero e troco de plataforma logo de uma vez?
 
Estou a duas semanas com meu pc novo, eu saí do amd 1100t para plataforma intel com o i7 4970, vou te falar que a diferença é monstra. Quando vi meu pc ligando em 3 segundos fiquei louco... :isquero:
 
Galera eu tenho um computador bem antigo e que fui fazendo pequenos upgrades ao longo dos anos e sempre me atendeu muito bem, mas nesses jogos mais recentes ele vem passando bastante dificuldade (ARMA III, AC Syndicate, Forza Horizon 3), queria saber se vocês acham que vale a pena fazer um último upgrade nele afim de dar a última sobrevida ao meu computador, vale a pena trocar de vga ou meu cpu vai gargalar muito?

Minha configuração atual:
Placa-mãe: ECS G41T-M7
CPU: Core 2 Quad Q6600
RAM: 2x4GB DDR3 (8GB Total)
VGA: R9 270X TurboDuo 2GB
Fonte: Thermaltake TR2 500W

Será que vale a pena pegar uma placa de vídeo mais nova, tipo a RX470? Eu teria um ganho de desempenho expressivo em cima da minha R9 270X? O meu processador é bem velhinho mas em alguns jogos ele até consegue empurrar bem a 270X, porem outros jogos (como os que citei) ele passa muito sufoco e todos os núcleos ficam quase sempre em 100% de uso e a VGA em 90~95%. Faço algum upgrade ou espero e troco de plataforma logo de uma vez?

Amigo, faz um mês que saí de um Core 2 Quad Q9650 e nem imaginava o poder dessa GTX 960....sugiro investir em processador mais novo! Essa sua VGA com CPU novo e atual vai proporcionar uma nova experiência que provável que vc ainda não vivenciou, como no meu caso.

Abçs!
 
Galera eu tenho um computador bem antigo e que fui fazendo pequenos upgrades ao longo dos anos e sempre me atendeu muito bem, mas nesses jogos mais recentes ele vem passando bastante dificuldade (ARMA III, AC Syndicate, Forza Horizon 3), queria saber se vocês acham que vale a pena fazer um último upgrade nele afim de dar a última sobrevida ao meu computador, vale a pena trocar de vga ou meu cpu vai gargalar muito?

Minha configuração atual:
Placa-mãe: ECS G41T-M7
CPU: Core 2 Quad Q6600
RAM: 2x4GB DDR3 (8GB Total)
VGA: R9 270X TurboDuo 2GB
Fonte: Thermaltake TR2 500W

Será que vale a pena pegar uma placa de vídeo mais nova, tipo a RX470? Eu teria um ganho de desempenho expressivo em cima da minha R9 270X? O meu processador é bem velhinho mas em alguns jogos ele até consegue empurrar bem a 270X, porem outros jogos (como os que citei) ele passa muito sufoco e todos os núcleos ficam quase sempre em 100% de uso e a VGA em 90~95%. Faço algum upgrade ou espero e troco de plataforma logo de uma vez?
Vai gargalar sim (Sua CPU vai fazer 10 anos anos que foi lançada que vem). Ideal seria botar um i3 ou i5 e VGA poderia até manter.
No máx botar uma RX 460 4GB, já que 2GB hj em dia é facilmente consumido.
Porém nessa brincadeira vc teria que botar um 6º gen ou pegar um 4º gen usado.
 
Galera eu tenho um computador bem antigo e que fui fazendo pequenos upgrades ao longo dos anos e sempre me atendeu muito bem, mas nesses jogos mais recentes ele vem passando bastante dificuldade (ARMA III, AC Syndicate, Forza Horizon 3), queria saber se vocês acham que vale a pena fazer um último upgrade nele afim de dar a última sobrevida ao meu computador, vale a pena trocar de vga ou meu cpu vai gargalar muito?

Minha configuração atual:
Placa-mãe: ECS G41T-M7
CPU: Core 2 Quad Q6600
RAM: 2x4GB DDR3 (8GB Total)
VGA: R9 270X TurboDuo 2GB
Fonte: Thermaltake TR2 500W

Será que vale a pena pegar uma placa de vídeo mais nova, tipo a RX470? Eu teria um ganho de desempenho expressivo em cima da minha R9 270X? O meu processador é bem velhinho mas em alguns jogos ele até consegue empurrar bem a 270X, porem outros jogos (como os que citei) ele passa muito sufoco e todos os núcleos ficam quase sempre em 100% de uso e a VGA em 90~95%. Faço algum upgrade ou espero e troco de plataforma logo de uma vez?

Amigo estava com o mesmo problema que o seu, eu estava com o amd 1100t, e morrendo para jogos...
Olha o que eu fiz, peguei meu kit placa mãe + processador + memória ram e consegui trocar pelo processador i7 4790 + R$600, pronto daí eu comprei placa mãe e novas memórias.
Estava com meu kit mais de 5 anos, tipo é outra vida....
Voltei a ter tesão pelo meu computador...
Estou com meu PC a duas semanas...
 
Não, teria que pegar mobo Z170 para overclock. Além de comprar um cooler razoável, mesmo que de ar. A 1060 já serviria sem problemas com o seu i5, mas a 1070 talvez valha por mais tempo pela diferença de preço. Mas seria por conta em risco, já que ficaria com um gargalo considerável.
i7 e 16GB para edição é padrão, não precisa ter dúvida nisso.
Não sei te dizer se o gargalo faria a nova GPU ficar pior q a antiga, mas pode haver essa possibilidade. Talvez com over no seu possa melhorar, mas n será da água pro vinho.
Pense apenas nisso de risco em pegar um ou outro e em fazer sistema com over ou n. Over ao meu ver só serve pra dar uma sobrevida na CPU para aguentar GPU's mais potentes ou ter mais vida útil (relacionado ao uso dos softwares futuros e não do consumo mais desgastante do overclock no hardware).
Voce acha que seria mais jogo caso eu esperasse as futuras CPUs da AMD e da Intel para poder comparar preco e potencia e entao comprar o sistema todo de uma vez? (CPU, GPU, Mobo, Ram)
Se esse fosse o caso, poderia comprar um SSD por agora e deixar o resto para o ano de 2017. Seria melhor assim?
 
Voce acha que seria mais jogo caso eu esperasse as futuras CPUs da AMD e da Intel para poder comparar preco e potencia e entao comprar o sistema todo de uma vez? (CPU, GPU, Mobo, Ram)
Se esse fosse o caso, poderia comprar um SSD por agora e deixar o resto para o ano de 2017. Seria melhor assim?
Acho sempre melhor comprar os produtos novos, então seria jogo vc pegar logo uma mobo socket 1151 (6º gen), já que esse socket vai ser suportado pela 7º gen tb.
Dai vc pega um i3-6100 e quando lançar a 7º gen vc pode pegar um i5 ou i7 se precisar.
Sua GPU pode dar galho ainda, o problema são os 2GB. Eu faria o teste com mobo e cpu nova (RAM nova tb, já que teria que comprar 8GB DDR4) e se a GPU estivesse ok continuava. Trocaria por uma RX 460 4GB pelo menos.
 
Acho sempre melhor comprar os produtos novos, então seria jogo vc pegar logo uma mobo socket 1151 (6º gen), já que esse socket vai ser suportado pela 7º gen tb.
Dai vc pega um i3-6100 e quando lançar a 7º gen vc pode pegar um i5 ou i7 se precisar.
Sua GPU pode dar galho ainda, o problema são os 2GB. Eu faria o teste com mobo e cpu nova (RAM nova tb, já que teria que comprar 8GB DDR4) e se a GPU estivesse ok continuava. Trocaria por uma RX 460 4GB pelo menos.

Mas desse modo eu nao acabaria gastando mais? Comprando um i3 e depois trocando por um I7.
Acho que prefiro segurar por enquanto e pegar um i7 6a ou 7a gen dependendo do CxB no ano que vem. Nessa mesma epoca pego uma GPU, mobo e memorias DDR4.
E como eu disse, pegar um SSD de 240GB agora
 
Saiu no reddit da AMD agora, possível bench de um Ryzen engineering sample, rodando a 3.15GHz/3.3GHz Turbo:



Tradução do artigo feita num comentário:

[] Performances - Raw computations

H.264 encoding 1080p & H.265, Wprime, PovRay 3.7, Blender 3D, 3DSMax 2015 / Mental Ray, Corona Benchmark

With it's true eight cores, Zen accomplishes prowesses despite it's limited frequency of 3.3 Ghz. It's getting dangerously close - for Intel - of the Intel 6900K while offering performance comparable to the Core i7 5960X which has an identical frequency ( 3.3 Ghz in Turbo mode). AMD's allegations a few months ago seem to check out in practice, and this is an excellent news. Compared to the FX-8370, we witness a performance gain of arround 35% for equal clockspeeds, matching there two with the manufacturer's previsions (40%)

[] Video games performances

Far Cry 4, GRID: AutoSport, Battlefield 4, Arma III, X3:TC, The Witcher 3 : Wild hunt, Anno 2070

If the results might seem clearly more disappointing on the average of the tested games, it fits to keep in mind than the tested prototype was an octo-core with a quite low frequency (in particular in Turbo mode). Meanwhile, the tested games stay very sensitive to the frequency and keep struggling to exploit more than four cores. Hard in those conditions to compare it with a Core i7 6700k of which frequency's are over 4 Ghz. Remains that the Zen architecture shows an efficiency we haven't saw at AMD since a very long time.

[] Electric consumtion

Measures took at full load (in watts)

The measurement of the electric consumption of the Zen CPU was took with an amps meter on the ATX 12V connector at full load. While this method is less precise than the usual one we do on the oscilloscope, it gives a good idea of the performances of the 14 nm LPP of Global Foundries. Once removed losses from the motherboard's VRMs, we can estimate that the processor consumes a bit less than 90 W, a value very close to that of an 6900K. A result that gives good faith in the future.

Editor's opinion:

The Zen architecture should allow ZEN to seriously come back on the CPU market, including the high-end segment abandoned since long. Intel thus risks to suffer a violent [untranslatable French gibberish], a well-deserved consequence for their years of lazyness and arrogance ( The 1 900€ core i7 6950X shall stay the perfect illustration of that). If we hope the comeback of a real concurrency on the processor market, all is not won yet for AMD. While the octocores look on schedule, the constructor must finalize quickly the quad-core derivatives with vastly higher frequencies than the current prototypes: 3.8 see 4.0 or 4.2 Ghz seems like the minimum to tickle the last Kaby Lake. At last, remains a sizeable unknown : the prices. If some rumours talk of a prety low price grid, we doubt AMD will cut down their CPU while they at last have a chance to make up for their years of losses. At must, do not fuck up in the last straight line ...
 
Se for real a performance está excelente para 3.1/3.3ghz. Chega a ser inacreditável que a AMD vai conseguir andar junto com a arquitetura broadwell.

Se tudo der certo vai ter 4c/8t com mesma performance do 6700K mas por preço de i5.:mr:
 
Estou a duas semanas com meu pc novo, eu saí do amd 1100t para plataforma intel com o i7 4970, vou te falar que a diferença é monstra. Quando vi meu pc ligando em 3 segundos fiquei louco... :isquero:
Se o seu Phenom X6 1100t tivesse com SSD também ligaria em 3s.
 
Amigo, faz um mês que saí de um Core 2 Quad Q9650 e nem imaginava o poder dessa GTX 960....sugiro investir em processador mais novo! Essa sua VGA com CPU novo e atual vai proporcionar uma nova experiência que provável que vc ainda não vivenciou, como no meu caso.

Abçs!
Será que com um CPU mais novo (um i5 ou equivalente) eu conseguiria tirar um desempenho a mais da minha placa de vídeo atual? O Q9650 é bem mais forte que meu Q6600 - se você diz ter tido um ganho considerável com a troca, é provável que eu também tenha, certo?
Vai gargalar sim (Sua CPU vai fazer 10 anos anos que foi lançada que vem). Ideal seria botar um i3 ou i5 e VGA poderia até manter.
No máx botar uma RX 460 4GB, já que 2GB hj em dia é facilmente consumido.
Porém nessa brincadeira vc teria que botar um 6º gen ou pegar um 4º gen usado.
Esse processador só comigo tem uns 8 anos, eu sei que infelizmente vou ter que trocar, mas queria saber se teria como adiar essa troca mais um pouco (parece que não)...
Pelo que vi em alguns comparativos essa minha placa de vídeo tem a performance bem parecida com a da RX460 - então nesse caso seria melhor trocar de plataforma, certo?

Dos Intel de 4°Geração você me recomendaria qual - i5, i7? E desses mais novos da 6° Geração? E ainda rola dual core para jogos hoje em dia?
Amigo estava com o mesmo problema que o seu, eu estava com o amd 1100t, e morrendo para jogos...
Olha o que eu fiz, peguei meu kit placa mãe + processador + memória ram e consegui trocar pelo processador i7 4790 + R$600, pronto daí eu comprei placa mãe e novas memórias.
Estava com meu kit mais de 5 anos, tipo é outra vida....
Voltei a ter tesão pelo meu computador...
Estou com meu PC a duas semanas...
Pois é, na realidade eu estava bem tranquilo com meu computador só jogando uns jogos RTS, mas aí voltei a me interessar por esses jogos mais "mainstream" e o desempenho do meu pc acabou me decepcionando, por isso queria fazer um up... Mas se não tiver jeito mesmo, eu vou vender tudo e juntar um grana e partir para um pc novo do zero.
====================================================================================​
A minha dúvida na realidade seria - vale a pena colocar uma RX470 no meu pc atual, ou troco o conjunto todo e continuo minha 270X? O gargalo do meu cpu seria grande suficiente a ponto de não ter ganho nenhum com uma placa de vídeo mais forte?
 
em games que é o que interessa achei um pouco decepcionante a performance. Mal iguala um i5 6600, sendo que os kaby lake ja estão quase aí e vão oferecer performance melhor tb. AMD continua muito atrás , infelizmente.
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo