[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Boa noite a todos, eu tenho um Ryzen 2600x e estava atrás de uma placa mãe ATX com um bom VRM custo beneficio e que tivesse pelo menos 6 satas.
Acabei boletando a Asrock Fatal1ty B450 Gaming K4 por R$ 634,00. Pergunto, é uma boa placa? tem alguma melhor nessa faixa de preço? futuramente quero pegar um 3800x.
 
Bom Dia Srs.
nos próximos dias pretendo estar migrando do meu guerreiro 4790k para um 3700x.

sei que muitos vão perguntar pq o 3700x sendo que o 3800x esta no "mesmo" valor?

pretendo comprar a cpu pelo Aliexpress e lá é possivel encontrar o 3700x a 1.300 , quando o 3800x não tem preço diferenciado la e aqui no br esta na casa de 1.700
são 400 reais de diferenca que praticamente paga as memorias.

enfim , quero montar um CxB sim , porem que não me falte qualidade , as memo eu já pretendo pegar as 3200 ou acima ( mais sem frescuras de rgb , platinum n sei o que la e e etc ) apenas tendo uma frequencia boa ja em stock.

dúvidas.. Alguem comprou cpu recentemente pelo ALIEXPRESS??
mobo , eu ja tenho algumas em mente , quais recomendam na faixa de 600,00 ? pensando que num futuro eu possa usar a serie 4xxx ( em stock , claro )


Obrigado
 
Salve rapazeada.
Tenho um pente de 8gb e comprei um de 4gb de um amigo que estava vendendo o PC.
Os pentes são do mesmo modelo (hyperX preto, padrao). Ele funciona em dual channel do mesmo jeito ? Li de um tal flex mode, mas nao entendi direito como funciona.
O processador é um 3600.

Pra quem tinha essa mesma duvida:


Pelo que entendi fica 8GB em DC e os outros 4GB em single. Deu uma boa melhorada com relação ao SC que eu usava so com 8GB.
Overclock tb foi de boa, consegui subir ate 2866mhz usando o XMP da memoria, sem atelrar nada nos timings, so a voltagem e o VSOC.
 
Bom Dia Srs.
nos próximos dias pretendo estar migrando do meu guerreiro 4790k para um 3700x.

sei que muitos vão perguntar pq o 3700x sendo que o 3800x esta no "mesmo" valor?

pretendo comprar a cpu pelo Aliexpress e lá é possivel encontrar o 3700x a 1.300 , quando o 3800x não tem preço diferenciado la e aqui no br esta na casa de 1.700
são 400 reais de diferenca que praticamente paga as memorias.

enfim , quero montar um CxB sim , porem que não me falte qualidade , as memo eu já pretendo pegar as 3200 ou acima ( mais sem frescuras de rgb , platinum n sei o que la e e etc ) apenas tendo uma frequencia boa ja em stock.

dúvidas.. Alguem comprou cpu recentemente pelo ALIEXPRESS??
mobo , eu ja tenho algumas em mente , quais recomendam na faixa de 600,00 ? pensando que num futuro eu possa usar a serie 4xxx ( em stock , claro )


Obrigado
Dentre as mobos citadas, iria de Asrock Fatal1ty b450 Gaming K4 por ter vrm's melhores q as demais.
 
Não sei se aqui é o lugar certo mas se puderem tirar minha dúvida agradeceria muito. Sai de um i7 4790K e peguei um R5 3600, ta tudo funcionando perfeitamente, mas queria saber se eu perco desempenho deixando as memórias no padrão XMP dela (3000Mhz 2x8GB Ballistix) e com o Infinity Fabric em 1800Mhz. Tô pesquisando sobre o DRAM calculator pra tentar depois, mas a principio quando tentei subir as memórias pra
3600Mhz o PC nem quis dar boot, então deixei 3000Mhz mesmo e subi o IF.

Edit: Eu fiz uns testes e vi que a latência subiu deixando assim, mas mesmo assim notei que as quedas bruscas diminuiriam testando com o Assassin's Creed Origins que exige muito do processador, por isso fiquei na dúvida se deixar as memo só no XMP e o IF em 1800Mhz poderia ser bom para os jogos.
 
Última edição:
Não sei se aqui é o lugar certo mas se puderem tirar minha dúvida agradeceria muito. Sai de um i7 4790K e peguei um R5 3600, ta tudo funcionando perfeitamente, mas queria saber se eu perco desempenho deixando as memórias no padrão XMP dela (3000Mhz 2x8GB Ballistix) e com o Infinity Fabric em 1800Mhz. Tô pesquisando sobre o DRAM calculator pra tentar depois, mas a principio quando tentei subir as memórias pra
3600Mhz o PC nem quis dar boot, então deixei 3000Mhz mesmo e subi o IF.

Edit: Eu fiz uns testes e vi que a latência subiu deixando assim, mas mesmo assim notei que as quedas bruscas diminuiriam testando com o Assassin's Creed Origins que exige muito do processador, por isso fiquei na dúvida se deixar as memo só no XMP e o IF em 1800Mhz poderia ser bom para os jogos.
Entao, oq é recomendado pelo pessoal e ate a propria amd é deixar a frequencia da ram e o if 1:1, ouse seja 3000mhz com if 1500mhz, mas se tu percebeu que melhorou as quedas bruscas é valido fazer testes pra ver se nao é puro placebo. Recomendo usar o dram calculator pra aumentar a frequencia da ram, pelo menos 3600mhz acredito que vai facil.
 
Uma coisa que gostaria que alguém explicasse como ativar o pbo e o auto oc juntos ao mesmo tempo? Só consigo ativar o PBO...
 

acabei de comprar essa placa mae pro meu r7 2700, li muitos sites e vi listas de VRM que classificavam bem ela ate, segurando um r9 3900x em stock, porém, olhando da marca, fiz uma boa compra?vejo bastante gente falando da steel legend e essa estava quase no mesmo preço, pesquisei e arrisquei
 
O cooler Wraith Spire RGB funcionam certinho nos Ryzen 3 e 5? E qualquer placa mãe tem conector pro cabo rgb dele?
 
Última edição:

acabei de comprar essa placa mae pro meu r7 2700, li muitos sites e vi listas de VRM que classificavam bem ela ate, segurando um r9 3900x em stock, porém, olhando da marca, fiz uma boa compra?vejo bastante gente falando da steel legend e essa estava quase no mesmo preço, pesquisei e arrisquei
Fica tranquilo, excelente placa. ASRock é uma das melhores, se não a melhor, marca de mobos.
 
Galera, boa tarde.

Desde que eu montei o meu PC que ele fica dando tela azul eventualmente. Eu acredito que possa ser por conta da memória. Eu comprei um pente de 2666mhz e minha placa mãe suporta até 2400mhz sem oc.

O que eu devo fazer para contornar esse problema?


Obs.: eu coloquei o comando no cmd "wmic MEMORYCHIP get speed" e ele diz que a memória está rodando a 2400mhz
Obs2.: o programa blue screen view diz que o erro é causado pelo driver ntoskrnl.exe

Ryzen 5 2600 @3.4 Ghz
Msi B450m gaming plus
8Gb Hyperx 2666mhz
Rx 570
Corsair Cx450
 
Fica tranquilo, excelente placa. ASRock é uma das melhores, se não a melhor, marca de mobos.
Asrock nunca foi nem nunca será a melhor marca de mobo, alem de ser muito menor que asus, gigabyte e MSi sempre foi uma marca segunda linha, exceto pela Taichi todas usam mosfets e componentes genéricos de baixa qualidade.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A placa mãe eu concordo que parece ser uma mobo muito boa.
Fala Edu, eu monto os PCs pros caras e to sabendo que o começo de ano foi meio conturbado ali, mas os caras nao vao te deixar na mao nao, qualquer coisa fala comigo que ja dou uma cobrada neles.
 
Asrock nunca foi nem nunca será a melhor marca de mobo, alem de ser muito menor que asus, gigabyte e MSi sempre foi uma marca segunda linha, exceto pela Taichi todas usam mosfets e componentes genéricos de baixa qualidade.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Fala Edu, eu monto os PCs pros caras e to sabendo que o começo de ano foi meio conturbado ali, mas os caras nao vao te deixar na mao nao, qualquer coisa fala comigo que ja dou uma cobrada neles.
Entendi. Desculpa por achar errado, é que falei baseado nas coisas que li.
 
Entendi. Desculpa por achar errado, é que falei baseado nas coisas que li.
nao po só to tentando ajudar, mas vejo muito hype em cima dessa placa que nao vale o que custa
 
Asrock nunca foi nem nunca será a melhor marca de mobo, alem de ser muito menor que asus, gigabyte e MSi sempre foi uma marca segunda linha, exceto pela Taichi todas usam mosfets e componentes genéricos de baixa qualidade.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Fala Edu, eu monto os PCs pros caras e to sabendo que o começo de ano foi meio conturbado ali, mas os caras nao vao te deixar na mao nao, qualquer coisa fala comigo que ja dou uma cobrada neles.

Tô ligado que vc está em parceria com eles, sei que nessa época é complicado também, mas os caras precisam ser mais transparentes.

O problema é que se fosse para mim eu ficaria de boa, mas o b.o é que eu confiei nela e comprei uma placa para um amigo lá, e agora se lascamos já que está em uma enrolação para enviar. Tanto que comprei um placa simples essa da Gigabyte que vc tanto recomenda para segurar as pontas pra ele até resolvermos esse problema.

Dito isso, fica nossa experiencia com essa gigabyte b450m gaming, plaquinha porreta hem! R7 3700x stock batendo 4.4ghz em vários momentos e a todo instante na casa dos 4.3ghz em todos oc núcleos jogando. Trabalhando fica sempre em 4.125ghz tanto que ele está quase me pedindo para cancelarmos a compra e ele ficar de vez com essa da giga.

Mas vlw pela preocupação:joia:
 
Tô ligado que vc está em parceria com eles, sei que nessa época é complicado também, mas os caras precisam ser mais transparentes.

O problema é que se fosse para mim eu ficaria de boa, mas o b.o é que eu confiei nela e comprei uma placa para um amigo lá, e agora se lascamos já que está em uma enrolação para enviar. Tanto que comprei um placa simples essa da Gigabyte que vc tanto recomenda para segurar as pontas pra ele até resolvermos esse problema.

Dito isso, fica nossa experiencia com essa gigabyte b450m gaming, plaquinha porreta hem! R7 3700x stock batendo 4.4ghz em vários momentos e a todo instante na casa dos 4.3ghz em todos oc núcleos jogando. Trabalhando fica sempre em 4.125ghz tanto que ele está quase me pedindo para cancelarmos a compra e ele ficar de vez com essa da giga.

Mas vlw pela preocupação:joia:
Eu recomendo por causa disso mesmo, até o 3800X ela nao deve em nada para modelos bem mais caros a nao ser que precise de mais portas Sata e m2, mas de resto é impecável, vou chamar o gabriel aqui e pedir para resolver essa fita logo, loja pequena as vezes se enrola toda mesmo to ligado, foda.

O ruim é que nao tenho nada a ver com a loja ai fico me sentindo mal em recomendar e dar um BO desse. A GK é apenas um cliente meu, tanto que os PCs como sou eu que monto e envio nunca houve atraso ou qualquer problema.
 
  • Curtir
Reações: Mil
Entao, oq é recomendado pelo pessoal e ate a propria amd é deixar a frequencia da ram e o if 1:1, ouse seja 3000mhz com if 1500mhz, mas se tu percebeu que melhorou as quedas bruscas é valido fazer testes pra ver se nao é puro placebo. Recomendo usar o dram calculator pra aumentar a frequencia da ram, pelo menos 3600mhz acredito que vai facil.

Fiz os testes aqui e realmente só foi efeito placebo, usei o DRAM cauculator e subi pouca coisa por causa da minha placa mãe, fui ver as especificações e a ASRock diz que só tem suporte até 3200Mhz em processadores de terceira geração, acima disso qualquer coisa que eu coloque ele já não quer dar boot, mesmo minha memória aparentemente suportando até os 3600Mhz.
 
Fiz os testes aqui e realmente só foi efeito placebo, usei o DRAM cauculator e subi pouca coisa por causa da minha placa mãe, fui ver as especificações e a ASRock diz que só tem suporte até 3200Mhz em processadores de terceira geração, acima disso qualquer coisa que eu coloque ele já não quer dar boot, mesmo minha memória aparentemente suportando até os 3600Mhz.
Pois é, vi essas especificações também, mas o pessoal no tópico da Ballistix, sobe ela pra 3400 CL14 e 3600 CL 16 e roda de boa. Hj vou tentar colocar a minha em 3400
 
Bom Dia Srs.
nos próximos dias pretendo estar migrando do meu guerreiro 4790k para um 3700x.

sei que muitos vão perguntar pq o 3700x sendo que o 3800x esta no "mesmo" valor?

pretendo comprar a cpu pelo Aliexpress e lá é possivel encontrar o 3700x a 1.300 , quando o 3800x não tem preço diferenciado la e aqui no br esta na casa de 1.700
são 400 reais de diferenca que praticamente paga as memorias.

enfim , quero montar um CxB sim , porem que não me falte qualidade , as memo eu já pretendo pegar as 3200 ou acima ( mais sem frescuras de rgb , platinum n sei o que la e e etc ) apenas tendo uma frequencia boa ja em stock.

dúvidas.. Alguem comprou cpu recentemente pelo ALIEXPRESS??
mobo , eu ja tenho algumas em mente , quais recomendam na faixa de 600,00 ? pensando que num futuro eu possa usar a serie 4xxx ( em stock , claro )


Obrigado
Eu saí de um 4790k overclocked a 4.7 e não notei ganhos nos jogos que eu costumo jogar, mas se vc quiser os 16 threads aí sim, compensa bastante. 1300 reais realmente é um bom preço. Só não sei como e a garantia
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fiz os testes aqui e realmente só foi efeito placebo, usei o DRAM cauculator e subi pouca coisa por causa da minha placa mãe, fui ver as especificações e a ASRock diz que só tem suporte até 3200Mhz em processadores de terceira geração, acima disso qualquer coisa que eu coloque ele já não quer dar boot, mesmo minha memória aparentemente suportando até os 3600Mhz.
Máximo q consegui com kit igual ao seu foi 3400 14 17 14 31
Acima disso não deu boot nem cl16. Pode ser azar e meu kit de ram ser ruim
 
Última edição:
Eu saí de um 4790k overclocked a 4.7 e não notei ganhos nos jogos que eu costumo jogar, mas se vc quiser os 16 threads aí sim, compensa bastante. 1300 reais realmente é um bom preço. Só não sei como e a garantia
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Máximo q consegui com kit igual ao seu foi 3400 14 17 14 31
Acima disso não deu boot nem cl16. Pode ser azar e meu kit de ram ser ruim
Mas tá ótimo. 3400 CL14 é melhor do que 3600 CL16
 
Fiz os testes aqui e realmente só foi efeito placebo, usei o DRAM cauculator e subi pouca coisa por causa da minha placa mãe, fui ver as especificações e a ASRock diz que só tem suporte até 3200Mhz em processadores de terceira geração, acima disso qualquer coisa que eu coloque ele já não quer dar boot, mesmo minha memória aparentemente suportando até os 3600Mhz.

Se a RAM for de 3200 mhz, já roda em 3200 mhz por padrão ou é necessário mexer no XMP na BIOS dessa placa? Estou aguardando a minha chegar junto com o 5 3600 e a RAM de 3200 mhz e vi a galera falando que em algumas placas para rodar acima de 3000mhz tem que ativar o XMP na BIOS.
 
Pessoal, coloquei o meu 3500x pra funcionar. Estou usando o PC nesse momento com ele. Ainda fazendo alguns testes. Segue algumas fotos:



Agora é vender o 2600.
 
Pessoal, coloquei o meu 3500x pra funcionar. Estou usando o PC nesse momento com ele. Ainda fazendo alguns testes. Segue algumas fotos:



Agora é vender o 2600.

Ñ tenho acompanhado muito o tópico, mas vale a pena sair de um 6c 12t para um 6c 6t ?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo